Lampadas Fluorescentes tubulares
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: sábado jun 13, 2009 1:51 am
Lampadas Fluorescentes tubulares
boa noite,
tenho procurado na net mas a informação não é muita.
1.gostaria de saber se ao ligar e desligar uma lampada fluorescente com balastro convencional 5 ou 6 vezes durante 1 hora consome mais do que a manter ligada durante 2 ou 3 horas?
2.sei que com os balastros convencionais ligar e desligar este tipo de lampadas diminui bastante a sua vida util. no caso dos balastros electronicos acontece o mesmo?
3.qual a redução de consumo ao instalar um balastro electronico?
obrigado
tenho procurado na net mas a informação não é muita.
1.gostaria de saber se ao ligar e desligar uma lampada fluorescente com balastro convencional 5 ou 6 vezes durante 1 hora consome mais do que a manter ligada durante 2 ou 3 horas?
2.sei que com os balastros convencionais ligar e desligar este tipo de lampadas diminui bastante a sua vida util. no caso dos balastros electronicos acontece o mesmo?
3.qual a redução de consumo ao instalar um balastro electronico?
obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm
Re: Lampadas Fluorescentes tubulares
claro que não gasta mais. a ideia de que essas lâmpadas gastam muito no arranque é completamente falsa.jorgesousa Escreveu:1.gostaria de saber se ao ligar e desligar uma lampada fluorescente com balastro convencional 5 ou 6 vezes durante 1 hora consome mais do que a manter ligada durante 2 ou 3 horas?
não diminui substancialmente a vida das lâmpadas...2.sei que com os balastros convencionais ligar e desligar este tipo de lampadas diminui bastante a sua vida util. no caso dos balastros electronicos acontece o mesmo?
a redução de consumo é mínima, a grande vantagem é a eliminação daquele ruído de 50 hz típico3.qual a redução de consumo ao instalar um balastro electronico?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
1- segundo um programa da discovery o consumo no arranque é igual a 20 segundos de uso
2- penso que a redução de vida ocorre nos 2. tenho experiencia com lampadas compactas cá em casa.
3-se o que voce quer é luz, é necessário electricidade para a ter. a unica redução que pode ocorrer é nas temperaturas do balastro. mas as compactas com balastro electronico tambem aquecem por isso...
2- penso que a redução de vida ocorre nos 2. tenho experiencia com lampadas compactas cá em casa.
3-se o que voce quer é luz, é necessário electricidade para a ter. a unica redução que pode ocorrer é nas temperaturas do balastro. mas as compactas com balastro electronico tambem aquecem por isso...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
vi um programa na tv que é o mythbusters, caçadores de mitos, e num dos episódios eles trataram disso e provaram que o liga e desliga não consome mais, e penso que o tempo foi de poucos segundos (acho que não chegou aos 10 s) ou seja a partir desses 10 s apagadas já compensa desligar as lampadas.
eu tenho na minha loja vários tipos de lampadas tubulares, das antigas e das electronicas.
posso afirmar que duram menos tempo com o liga e desliga, mas eu faço isso várias vezes por hora, pois tenho uma série de lampadas ligadas o dia todo e uma série de reforço que ligo sempre que entram clientes e posso afirmar que as lampadas da 2ª série são mudadas com mais frequencia e que as compactas se gastam mais depressa que as antigas.
mas a tua pergunta é se gasta mais em 1 hora com liga e desliga ou em 2 ou 3 horas sempre ligada, não tenho dúvidas que gasta mais ligadas 1 a 2 horas do que 1 hora, a não ser que se ligue e desligue de minuto a minuto.
eu tenho na minha loja vários tipos de lampadas tubulares, das antigas e das electronicas.
posso afirmar que duram menos tempo com o liga e desliga, mas eu faço isso várias vezes por hora, pois tenho uma série de lampadas ligadas o dia todo e uma série de reforço que ligo sempre que entram clientes e posso afirmar que as lampadas da 2ª série são mudadas com mais frequencia e que as compactas se gastam mais depressa que as antigas.
mas a tua pergunta é se gasta mais em 1 hora com liga e desliga ou em 2 ou 3 horas sempre ligada, não tenho dúvidas que gasta mais ligadas 1 a 2 horas do que 1 hora, a não ser que se ligue e desligue de minuto a minuto.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
concordo integralmente e ...master Escreveu:vi um programa na tv que é o mythbusters, caçadores de mitos, e num dos episódios eles trataram disso e provaram que o liga e desliga não consome mais, e penso que o tempo foi de poucos segundos (acho que não chegou aos 10 s) ou seja a partir desses 10 s apagadas já compensa desligar as lampadas.
comfirmam-se as minhas opiniões...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm
o grande problema está na diminuição do tempo de vida não no consumo.
avaliei o arranque com um medidor de consumos e ele não acusa nenhum consumo alto no arranque. bem pelo contrário, de início mede menos e depois conforme vai aquecendo vai consumindo mais ao mesmo tempo que aumenta a iluminação e depois estabiliza (passado aprox 1 min) na potência descrita pelo fabricante.
o arranque deve ser quase instantaneo e não representa problema.
a tempo de vida é que diminui bastante. instalei uma luz fluorescente na hall de entrada do prédio em fevereiro e a lâmpada fundiu em junho. durou bem menos que uma incadescente normal, com a grande desvantagem que as fluorescentes são altamente poluidoras devidos aos nível de mercúrio que possuiem.
é um erro colocar fluorescentes em locais de iluminação de curta duração. não compensa economicamente e poluiem muito mais devido ao mercúrio que possuem.
avaliei o arranque com um medidor de consumos e ele não acusa nenhum consumo alto no arranque. bem pelo contrário, de início mede menos e depois conforme vai aquecendo vai consumindo mais ao mesmo tempo que aumenta a iluminação e depois estabiliza (passado aprox 1 min) na potência descrita pelo fabricante.
o arranque deve ser quase instantaneo e não representa problema.
a tempo de vida é que diminui bastante. instalei uma luz fluorescente na hall de entrada do prédio em fevereiro e a lâmpada fundiu em junho. durou bem menos que uma incadescente normal, com a grande desvantagem que as fluorescentes são altamente poluidoras devidos aos nível de mercúrio que possuiem.
é um erro colocar fluorescentes em locais de iluminação de curta duração. não compensa economicamente e poluiem muito mais devido ao mercúrio que possuem.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
nas flourescentes, incluir as compactas tambem, já que estas tambem são flourescentes.
a melhor alternativa seria led (bastantes) ou as novas incandescentes de halogénio.
a melhor alternativa seria led (bastantes) ou as novas incandescentes de halogénio.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
exactamente,
actualmente a melhor solução em termos ecologicos/economicos para iluminação de curta duração são os leds.
actualmente a melhor solução em termos ecologicos/economicos para iluminação de curta duração são os leds.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm
tinha ideia que as de halogénio consumiam muita energia!crohn Escreveu:nas flourescentes, incluir as compactas tambem, já que estas tambem são flourescentes.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
consideram as economizadoras fluorescentes? se sim, estou em desacordo, tenho umas no quarto que se usam durante segundos e se apagam e elas já dura há 3 anos...nuno veloso Escreveu:tinha ideia que as de halogénio consumiam muita energia!crohn Escreveu:nas flourescentes, incluir as compactas tambem, já que estas tambem são flourescentes.
quanto ás lâmpadas de led´s.. ecologicamente.. e etc, tudo bem..mas por favor.. convenhamos que os preços não são propriamente de sonho...
acreditem que as de halogéneo apesar de trabalharem a 12 v consomem bastante mais.. há vários tópicos que referem isso... só se existe alguma nova tecnologia que desconheço.. mas as novas tecnologias geralmente são mais caras.. é uma espécie de pescadinha de rabo na boca...
acho tenho de comprar um burro...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
creio que aqui encontram a resposta a todas as questões:
http://www.arena.com.pt/energ5.html
tenho 2 fluorescentes tubulares na cozinha de 36wcada, são as unicas, á dois dias atrás troquei paras as eco da philips que são em tudo igual mas consomem 32w cada.
estou a pensar em colocar balastros elétronicos pois penso que além de poupar alguns watts aumenta a vida útil das lâmpadas e ainda aumenta a sua luminosidade.
ah, e elimina aquele cintilar.
estas de 32w dão a mesma luz das de 36w, são é difíceis de encontrar á venda sem ser por encomenda.
tenho 2 fluorescentes tubulares na cozinha de 36wcada, são as unicas, á dois dias atrás troquei paras as eco da philips que são em tudo igual mas consomem 32w cada.
estou a pensar em colocar balastros elétronicos pois penso que além de poupar alguns watts aumenta a vida útil das lâmpadas e ainda aumenta a sua luminosidade.
estas de 32w dão a mesma luz das de 36w, são é difíceis de encontrar á venda sem ser por encomenda.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
não acham um exagero utilizar-se lâmpadas a 32w e 36w, podendo-se consumir lâmpadas de 1w a 3w máximo (para cozinha)? então e as de leds?hugoriba Escreveu:creio que aqui encontram a resposta a todas as questões:
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
até achava, se elas dessem a mesma luminosidade...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
tubulares de leds ainda não são solução, principalmente pela luminosidade fraca.
no entanto deve-se ter em conta o consumo que se poupa, pois para substituir 2 lampadas de 18 w fluorescentes e ter a mesma luz, é necessário 3 lampadas leds de 6 w (18w)
as lampadas de leds por não aquecerem, também são boa escolha em alguns casos, por ex. lojas e locais pequenos, também não usam balastro nem arrancador.
a duração das leds é superior e não queimam com o acende e apaga.
gasta-se metade da luz, no entanto o preço das leds é excomunal ainda.
possuo 4 lampadas de leds de 60 cms e 3 de 120 cms, o restante são tubulares fluorescentes e 1 dúzia de tubulares electronicas.
no entanto deve-se ter em conta o consumo que se poupa, pois para substituir 2 lampadas de 18 w fluorescentes e ter a mesma luz, é necessário 3 lampadas leds de 6 w (18w)
as lampadas de leds por não aquecerem, também são boa escolha em alguns casos, por ex. lojas e locais pequenos, também não usam balastro nem arrancador.
a duração das leds é superior e não queimam com o acende e apaga.
gasta-se metade da luz, no entanto o preço das leds é excomunal ainda.
possuo 4 lampadas de leds de 60 cms e 3 de 120 cms, o restante são tubulares fluorescentes e 1 dúzia de tubulares electronicas.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
pretendo trocar os balastros das minhas 2 lâmpadas tubulares fluorescentes t8 36w (eu uso as eco 32w da philips que comprei recentemente) por uns balastros eletronicos mas não sei bem a solução a usar... é que com estas lâmpadas a luz por vezes cintila...
estive a ver estes da osram que têm as medidas iguais aos de origem, existem mais algumas opções?
serão rápidos no arranque? consomem menos que os convencionais?
http://www.osram.pt/osram_pt/profission ... index.html
estive a ver estes da osram que têm as medidas iguais aos de origem, existem mais algumas opções?
serão rápidos no arranque? consomem menos que os convencionais?
http://www.osram.pt/osram_pt/profission ... index.html