Licenciatura - Engenharia da Energia

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

Licenciatura - Engenharia da Energia

Mensagem por Senge »

boas amigos,

gostava uma opinião vossa, não sei bem que curso tirar.

eu sempre adorei informática e sempre estudei sobre isso. tirei o 12ºano tecnológico de informática e agora estou a tirar um curso de especialização tecnológica de nível 4, ou seja, um bacharelato em gestão de redes e computação com certificado da cisco ccna.

mas eu adoro também energias renovaveis, aqui em santarém não há nenhum sitio para tirar engenharia informática ou electrónica.

estou a estudar no isla - santarém e existe o seguinte curso engenharia da energia, mais info: http://www.unisla.pt/0910/index.php?opt ... itemid=109.

gostava de opiniões!!! llolololololololol

cumps

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Licenciatura - Engenharia da Energia

Mensagem por joaquimdelisboa »

olá senge

de vez em quando aparecem neste espaço perguntas interessantes...

quereres decidir o teu futuro pelas opiniões que aqui possamos deixar, é uma delas!

mas vamos lá então a dar opinião!

para já devo dizer-te que gosto muito de provérbios. eles revelam muita sabedoria, especialmente aquela que é ... " de experiência feita".

assim o primeiro provérbio que te lembro é: "todas as opiniões ouvirás... mas a tua não deixarás"!!! que tal?

de seguida remeto-te para outra "verdade" : "devemos cavalgar a onda quando ela está a encher"! e que onda está agora a encher? a das energias renováveis... sem sombra de dúvida.
um ponto a favor...

e sobre informática, venho lembrar-te: " para se trabalhar em informática não é preciso ser "maluco"... mas ajuda muito"!
se optares pela carreira de informática tem em mente que quando fores chamado para resolver um problema, a situação é sempre de crise e o prazo que te dão é que ... "ontem já era tarde". que quando souberes alguma coisa sobre determinada máquina ou sistema já haverá outro a sair, do qual terás que aprender tudo de novo... ou quase.
e que os teus amigos estarão dispostos a pagar as horas à mulher a dias e ao jardineiro que lhes apara a relva, mas de ti... esperam que vás lá a casa resolver a encrenca do computador e que te sintas pago com a cerveja e os amendoins.
depois.... sabias que é entre os informáticos que a taxa de divórcio é mais elevada???!!!

por último... "mesmo que optes por ser varredor de ruas... esforça-te por seres o melhor varredor do mundo"!!!

considera as minhas palavras.... "um presente de natal".

joaquimdelisboa
"informático do tempo da fita-perfurada"!

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

Mensagem por Senge »

joaquimdelisboa Escreveu:olá senge

de vez em quando aparecem neste espaço perguntas interessantes...

quereres decidir o teu futuro pelas opiniões que aqui possamos deixar, é uma delas!

mas vamos lá então a dar opinião!

para já devo dizer-te que gosto muito de provérbios. eles revelam muita sabedoria, especialmente aquela que é ... " de experiência feita".

assim o primeiro provérbio que te lembro é: "todas as opiniões ouvirás... mas a tua não deixarás"!!! que tal?

de seguida remeto-te para outra "verdade" : "devemos cavalgar a onda quando ela está a encher"! e que onda está agora a encher? a das energias renováveis... sem sombra de dúvida.
um ponto a favor...

e sobre informática, venho lembrar-te: " para se trabalhar em informática não é preciso ser "maluco"... mas ajuda muito"!
se optares pela carreira de informática tem em mente que quando fores chamado para resolver um problema, a situação é sempre de crise e o prazo que te dão é que ... "ontem já era tarde". que quando souberes alguma coisa sobre determinada máquina ou sistema já haverá outro a sair, do qual terás que aprender tudo de novo... ou quase.
e que os teus amigos estarão dispostos a pagar as horas à mulher a dias e ao jardineiro que lhes apara a relva, mas de ti... esperam que vás lá a casa resolver a encrenca do computador e que te sintas pago com a cerveja e os amendoins.
depois.... sabias que é entre os informáticos que a taxa de divórcio é mais elevada???!!!

por último... "mesmo que optes por ser varredor de ruas... esforça-te por seres o melhor varredor do mundo"!!!

considera as minhas palavras.... "um presente de natal".

joaquimdelisboa
"informático do tempo da fita-perfurada"!
boas,

gostei do comentário.

eu falo realmente em estudos, mas sempre trabalhei em informática, por exemplo, pt comunicações, tmn, pt pro, axa seguros. tenho 23 anos mas comecei a trabalhar cedo.. eheh

tive de deixar os estudos, agora acho que deveria ir mais além, mas acho que ja sei bastante coisa sobre "informática", no meu caso muito de redes. depois conheço o mercado onde ir procurar trabalho se precisar e tal. no entanto, penso... e se seguir o curso de energias, eu gosto, mas onde vou procurar trabalho?

acho que fico em chão para seguir segurança...lol. também pode ser por não conhecer a área...

sempre quis abrir uma empresa... de informática..lol. em energias posso abrir uma empresa de quê? produzir alguma coisa? vendas não gosto, é uma prisão lojas!

além de ter já alguma experiência de vida, parece que estou baralhado... o que não me costuma acontecer!

depois não sei bem se essa licenciatura de energias é boa...lol

cumps

NunoM
Membro
Membro
Registado: domingo dez 27, 2009 10:39 am

Mensagem por NunoM »

boas

o que se tem feito nos últimos anos é criar as engenharias em tudo e mais alguma coisa e depois as saídas profissionais são muito limitadas porque os cursos são demasiado específicos.eu penso que uma licenciatura deve ser o mais abrangente possível e tem que ter uma forte base teórica. depois, pode e deve ser complementada por formações mais específicas (mais práticas).

isto para dizer que eu escolheria uma licenciatura em eng. mecânica ou electrotécnica. no caso da electrotécnica podes optar por um ramo de correntes fracas ou electrónica que tem uma grande parte de informática e programação, coisas que conheces bem. no fim (e durante) do curso podes complementar essa formação mais teórica com cursos de formação na área das renováveis. hoje em dia uma licenciatura não é o fim, é só uma base.

Responder

Voltar para “Geral”