Acordo ortográfico 2009
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Re: Acordo ortográfico 2009
tirando o "u" tremado, que em portugal nunca se usou, todo o resto, é maior a confusão, que a simplificação.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
- Registado: terça nov 24, 2009 11:17 pm
né nada ,é só habito.
o resto é que são palavras feias :
ditongos
oxítonas
monossílabos tónicos
paroxítonos
acento diferencial de tonicidade
hiatos
acento agudo
proparoxítonos
prefixos pan ou circun
tirando tudo isto até é facil , eu vou tirando aos poucos ...vão ver que fica muito melhor!!!
o resto é que são palavras feias :
ditongos
oxítonas
monossílabos tónicos
paroxítonos
acento diferencial de tonicidade
hiatos
acento agudo
proparoxítonos
prefixos pan ou circun
tirando tudo isto até é facil , eu vou tirando aos poucos ...vão ver que fica muito melhor!!!
-
oxítonas, paroxítonos, acento diferencial de tonicidade, hiatos, proparoxítonos. meu deus, que mais nos reserva este acordo
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
pois mas isto não é acordo é a nossa gramática lol!!!
quem não sabe a gramática (como eu principalmente estas belas palavras ) ...fica a olhar e a pensar que é isto???
aula 1
oxítona = aguda
origem: wikipédia,
uma palavra oxítona na língua portuguesa é uma palavra cujo acento tônico recai na última sílaba, também se chamam palavras agudas ou oxítono.
são acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a - as, e - es, o - os, em - ens. não são acentuadas as paroxítona e é um vocábulo cujo acento tónico recai na penúltima sílaba. também são chamadas palavras graves. então as paroxitonas que apresentam as mesmas terminações.
[editar] exemplos
eis aqui alguns exemplos:
* anzol - an zol
* computador - com pu ta dor
* cristal - cris tal
* curió - cu ri ó
* jesus - je sus
* ali - a li
* luar - lu ar
* maná - ma ná
* nós - nós
* paiol - pai ol
* pardal - par dal
* sabiá - sa bi á
* também - tam bém
* cajá - ca já
* maracanã - ma ra ca nã'
quem não sabe a gramática (como eu principalmente estas belas palavras ) ...fica a olhar e a pensar que é isto???
aula 1
oxítona = aguda
origem: wikipédia,
uma palavra oxítona na língua portuguesa é uma palavra cujo acento tônico recai na última sílaba, também se chamam palavras agudas ou oxítono.
são acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a - as, e - es, o - os, em - ens. não são acentuadas as paroxítona e é um vocábulo cujo acento tónico recai na penúltima sílaba. também são chamadas palavras graves. então as paroxitonas que apresentam as mesmas terminações.
[editar] exemplos
eis aqui alguns exemplos:
* anzol - an zol
* computador - com pu ta dor
* cristal - cris tal
* curió - cu ri ó
* jesus - je sus
* ali - a li
* luar - lu ar
* maná - ma ná
* nós - nós
* paiol - pai ol
* pardal - par dal
* sabiá - sa bi á
* também - tam bém
* cajá - ca já
* maracanã - ma ra ca nã'
-
pois, os nomes: esdrúxulas, graves e agudas, já os conhecia, mas agora oxítona, paroxítona desconhecia completamente (que palavrões).
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
uma lei ( ou regra ), não pode ser retroativa, penso eu. a lei ou a regra sempre vale do momento de sua promulgação para frente.
perdi muita massa cefálica nos anos de estudo, aprendendo as regras que hoje conheço ( e algumas ainda não aplico ), e tomei a decisão de que continuarei a escrever e à expressar-me da forma que aprendi.
não é justo que um bolo de burocratas, demagogos de plantão, reunam-se numa mesa, tomando cafezinhos, à mudar o destino de todas as pessoas.
revolto-me contra ela. e se considerarem desobediência civil, que me prendam. podem cercear minha liberdade. nunca meu pensamento.
perdi muita massa cefálica nos anos de estudo, aprendendo as regras que hoje conheço ( e algumas ainda não aplico ), e tomei a decisão de que continuarei a escrever e à expressar-me da forma que aprendi.
não é justo que um bolo de burocratas, demagogos de plantão, reunam-se numa mesa, tomando cafezinhos, à mudar o destino de todas as pessoas.
revolto-me contra ela. e se considerarem desobediência civil, que me prendam. podem cercear minha liberdade. nunca meu pensamento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
pois parece mesmo, que o melhor é ficar como estávamos, desde que nos entendamos todos
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
também estou de acordo, bem, eu cá não estudei muito, só 4 anitos. vou continuar a escrever como aprendi, e nada mais, o resto é conversa.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!
-
- Membro Silver
está bem, eu fiz um esforço para se actualizarem e tentei dar um empurranzinho ...
mas como tenho filhos ,e só por não escrever " ke ": ) sou cota,...quero acompanhar os meu netos no dia em que escreverem pera .
pôr isso deixo eu este tópico ...e vou eu apreender . já que estão todos contra , e eu aqui ,era estar contra a maré ...de muitos ...
mas por estar na conversa apreendi ,outras designações ás palavras graves ,agudas esdrúxulas.
mas como tenho filhos ,e só por não escrever " ke ": ) sou cota,...quero acompanhar os meu netos no dia em que escreverem pera .
pôr isso deixo eu este tópico ...e vou eu apreender . já que estão todos contra , e eu aqui ,era estar contra a maré ...de muitos ...
mas por estar na conversa apreendi ,outras designações ás palavras graves ,agudas esdrúxulas.
-
agora é que é...
conversor e revisor de textos chega em fevereiro
acordo ortográfico chega à net
uma ferramenta para fazer a conversão dos documentos no pc, segundo as regras do acordo ortográfico, está a ser ultimada pelo instituto de linguística teórica e computacional (iltec).
a partir de fevereiro,as ferramentas estarão disponíveis de forma gratuita no portal da língua portuguesa revela a investigadora sílvia barbosa, que integra a equipa do projecto do iltec.
as aplicações desenvolvidas pelo iltec incluem um conversor de documentos e um revisor de texto, e um vocabulário ortográfico com 200 mil palavras, que poderão ser descarregadas para o computador.
o projecto foi iniciado em junho de 2009, e a sua componente linguística está assegurada, estando em fase de conclusão o suporte informático e a criação das bases de dados, que irão assegurar a conversão da anterior grafia das palavras para o novo formato.
recorde-se que o acordo ortográfico descreve as novas regras ortográficas, mas não explica quais são as diferenças entre as novas regras e as anteriores. para tornar mais fácil a percepção das mudanças, o portal da língua portuguesa tem disponível online a listagem de todas as regras de escrita que são alteradas, com descrição ‘amigável’, complementada com exemplos práticos.
as palavras afectadas pelo acordo ortográfico são 4 497, o que corresponde a menos de 4% do total. destas, 2 703 apresentam modificações na grafia; as restantes são apenas variantes que passam a ser legalmente válidas em toda a cplp.
com o estatuto de associação privada sem fins lucrativos o iltc resulta de uma parceria entre a fundação para a ciência e a tecnologia, a universidade de lisboa e a universidade nova da lisboa.
'português' 'acordo_ortografico' 'cplp' 'lusofonia'
http://www.observatoriodoalgarve.com/cn ... icia=34162
conversor e revisor de textos chega em fevereiro
acordo ortográfico chega à net
uma ferramenta para fazer a conversão dos documentos no pc, segundo as regras do acordo ortográfico, está a ser ultimada pelo instituto de linguística teórica e computacional (iltec).
a partir de fevereiro,as ferramentas estarão disponíveis de forma gratuita no portal da língua portuguesa revela a investigadora sílvia barbosa, que integra a equipa do projecto do iltec.
as aplicações desenvolvidas pelo iltec incluem um conversor de documentos e um revisor de texto, e um vocabulário ortográfico com 200 mil palavras, que poderão ser descarregadas para o computador.
o projecto foi iniciado em junho de 2009, e a sua componente linguística está assegurada, estando em fase de conclusão o suporte informático e a criação das bases de dados, que irão assegurar a conversão da anterior grafia das palavras para o novo formato.
recorde-se que o acordo ortográfico descreve as novas regras ortográficas, mas não explica quais são as diferenças entre as novas regras e as anteriores. para tornar mais fácil a percepção das mudanças, o portal da língua portuguesa tem disponível online a listagem de todas as regras de escrita que são alteradas, com descrição ‘amigável’, complementada com exemplos práticos.
as palavras afectadas pelo acordo ortográfico são 4 497, o que corresponde a menos de 4% do total. destas, 2 703 apresentam modificações na grafia; as restantes são apenas variantes que passam a ser legalmente válidas em toda a cplp.
com o estatuto de associação privada sem fins lucrativos o iltc resulta de uma parceria entre a fundação para a ciência e a tecnologia, a universidade de lisboa e a universidade nova da lisboa.
'português' 'acordo_ortografico' 'cplp' 'lusofonia'
http://www.observatoriodoalgarve.com/cn ... icia=34162
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
fico pessimista quanto a esse resultado... como se lê "iltc resulta de uma parceria entre a fundação para a ciência e a tecnologia, a universidade de lisboa e a universidade nova da lisboa" : são só parcerias portuguesas. não se enxerga qualquer outra, de outro país lusófono. o acordo deverá ser para todos os países de expressão portuguesa, e não creio que o brasil, angola ou moçambique se submeta a parcerias entre organismos portugueses sem o seu aval! nem os portugueses farão o mesmo se os outros não o fizerem! (lol).tó miguel Escreveu:agora é que é... : o iltc resulta de uma parceria entre a fundação para a ciência e a tecnologia, a universidade de lisboa e a universidade nova da lisboa.
-
- Membro Platinium
afinal a agência lusa começou a adoptar as novas regras do acordo.
"lisboa, 29 jan (lusa) - às zero horas de sábado, a agência lusa passa a distribuir o noticiário escrito nos termos do acordo ortográfico, cumprindo a vocação de ser "uma agência global" nos territórios onde o português é a língua oficial."http://aeiou.visao.pt/acordo-ortografic ... je=f546104
"lisboa, 29 jan (lusa) - às zero horas de sábado, a agência lusa passa a distribuir o noticiário escrito nos termos do acordo ortográfico, cumprindo a vocação de ser "uma agência global" nos territórios onde o português é a língua oficial."http://aeiou.visao.pt/acordo-ortografic ... je=f546104
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
porque se ade escrever ke, e não qe. segundo dizem o k nem faz parte do alfabeto português
Inté
-
- Membro Platinium
lrds Escreveu:porque se ade escrever ke, e não qe. segundo dizem o k nem faz parte do alfabeto português
o acordo ortográfico de 1990 restaura a letra k no alfabeto português, sem contudo restaurar o seu uso prévio, que continuará restrito às abreviaturas, às palavras com origem estrangeira e seus derivados. no brasil, o ao-1990 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009 e findo o período de transição de quatro anos, será a única norma vigente a partir de 1° de janeiro de 2013
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/k