o “sun21”, um catamarã unicamente movido a energia solar, saiu hoje de basileia para tentar atravessar o oceano atlântico e chegar a nova iorque. em caso de sucesso, esta será a primeira embarcação a fazer aquela travessia apenas com a energia do sol.
o catamarã de doze toneladas, com uma largura de 6,60 metros de largura e 14 de comprimento, tem dois motores eléctricos alimentados por uma cobertura com 60 metros quadrados de painéis solares.
além de entrar para o livro do guinness dos recordes, o objectivo da iniciativa é alertar a opinião pública para a necessidade de “fazer da protecção do clima uma prioridade absoluta”, explicou o responsável pela iniciativa, martin vosseler.
“é preciso mudar os nossos hábitos de consumo de energia e recorrer, com a máxima eficácia, às fontes renováveis. é isso que este barco simboliza”, salientou este médico de 58 anos.
“cada motor consome em electricidade o equivalente a quatro máquinas de café”, salientou um dos seus dois construtores, richard mesple.
o “sun21”, com uma autonomia de 18 horas à velocidade máxima, poderá navegar durante a noite e com mau tempo. o “maior desafio para a tripulação será integrar um novo parâmetro de navegação, além das correntes e dos ventos: o nível de luz solar”, precisou mesple.
no total, cinco pessoas vão viajar a bordo do “sun21”.
a viagem começou hoje com o “baptismo” do barco em basileia, na suíça, e a sua promoção ao longo do rio reno até roterdão. aqui deverá apanhar “boleia” de um cargueiro até espanha, a fim de evitar esta época do ano do golfo da gasconha. depois, a expedição retomará de sevilha a viagem de 12.900 quilómetros, via canárias, cabo verde e florida, até nova iorque, onde deverá chegar no início de maio de 2007.
fonte:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1273568


imagens retiradas de:
http://www.netscape.com/viewstory/2006/ ... frame=true