Informação de extras no apoio do governo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Informação de extras no apoio do governo

Mensagem por c_s_amaral »

jose jose Escreveu:
c_s_amaral Escreveu:
cblfreitas Escreveu:
...
por outro lado o ts também não é só desvantagens: menor investimento, menos manutenção, menos possibilidade de avarias, logo mais simplicidade.
os ts têm um circuito primário muito mais curto, o que faz com que comece a produzir calor muito mais rapidamente. pode parecer um pormenor sem importância, mas no inverno pode fazer alguma diferença, principalmente nos dias em que os períodos de sol são curtos, pois enquanto o cf ainda está a aquecer o primário o ts já está a aquecer a água.

eu tenho um cf á 3 anos se fosse agora preferia um ts acho que ts so ficam a perder no peso que fazem no telhado e esteticamente .
o meu está soldado à estrutura metálica que suporta a telha, que por sinal é bem resistente e tem as "pernas" assentes na placa.

na estética é que fica claramente a perder para os cf.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

teresasilva Escreveu:viva a todos

os colegas poderiam expor aqui (na integra) o contrato do tal pmelink ...

pode ser que tb aqui exista vigarice, do ponto de vista juridico, como no caso westech components sem certificação en 12976

obrigado.
apreciaríamos que ao invés de denuncias ao vento, trouxesse ao debate fatos e provas, pois sem elas, seu texto cai na vala comum do denuncismo e seus posts passam a ser lidos pelos usuários apenas como reclamação de alguém que tem interesse em denegrir a imagem de uma empresa. a chamada "dor de cotovelo". portanto, sem substância alguma.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

manuelcar Escreveu:quanto a mim não devemos pagar nada pelo suporte, ou pagamos e reclamamos no próprio dia por motivos de incumprimento do contrato.
agora, a questão estética também é relevante.
boas o problema é que reclamar só nos prejudica.

fiz a minha reclamação para a pmelink faz amanhã 30 dias, e sabe o que dizem, à e tal estamos a aguardar a resposta da marca, já nem ponho aqui o nome dela porque na minha opinião andam a ler este forum e agora fazem chantagem.
acham normal que demorem tanto tempo a responder, só têm que dizer, paga ou não paga, custa assim tanto?
já ando nesta porcaria desde 5 de agosto e quando é que me livro disto? mesmo que me deem uma resposta por estes dias o instalador já está ocupado até pelo menos 20 de fevereiro. quando é que vou ter os meus paineis, sim meus porque já os paguei. acham que vale apena reclamar? este país é uma republica das bananas dirigido por senhores feudais a que tudo lhes é permitido.
boas festas!
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

e agora a última

acabou de me ligar o instalador, falou com a marca que disse que a pmelink lhes deu razão!
quando eu lhes ligava diziam, sim senhor que eu tinha direito à estrutura e agora isto.
pelo menos tenho a instalação marcada para dia 1 de março!!!
para já vou pagar, até porque o instalador disse-me que está a acabar o prazo para a entrada de novas instalações e depois iria ser mais complicado, enfim é o país que temos.
Inté

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

já aqui foi dito por muitos foristas, incluindo eu, que existe no programa várias marcas e vários instaladores.
não acho que devas falar com a pmelink, deves falar directamente com os instaladores e perguntar directamente se o suporte têm custos e que custos, pois há quem leve dinheiro pelo suporte e há quem não leve, e tu podes depois escolher ou mudar com a pmelink.
as empresas têm direito a levar custos pelo suporte, mas havendo quem não os leve, o cliente pode escolher.
já agora e como existem aqui vários instaladores, tenta saber se alguém quer fazer o trabalho e quanto leva pela estrutura, sempre ajudas aqui um dos colegas.
Dos Fracos Não Reza a História...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:e agora a última

acabou de me ligar o instalador, falou com a marca que disse que a pmelink lhes deu razão!
quando eu lhes ligava diziam, sim senhor que eu tinha direito à estrutura e agora isto.
pelo menos tenho a instalação marcada para dia 1 de março!!!
para já vou pagar, até porque o instalador disse-me que está a acabar o prazo para a entrada de novas instalações e depois iria ser mais complicado, enfim é o país que temos.

boas

realmente isto é pior que a republica das bananas!
a pmelink tambem deixa muito a desejar, não responde as reclamações dos clientes, podera já recebeu o dinheiro.
quanto a mim devias telefonar para a pmelink para confirmar se realmente é assim, o que o instalador te disse e depois devias ver se vale a pena pagares uns paineis e mais um suporte e veres se não arranjas outra marca que instale os paineis e que não leve nada pela estrutura e que te fique mais barata.
porque com a quantidade de marcas e pelo que tenho lido aqui, há muitas marcas que não cobram pela estrutura, e quanto ao tempo de montagem em dois meses (isto diz o instalador, porque por cada dia de chuva vai ser mais um dia para a frente que não tens os paineis instalados) deves arranjar outra marca.
e pelo menos não te sentes roubado.
só me resta desejar boa sorte e umas boas festas!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

quando declaramos ter um telhado plano a estrutura que vem com os colectores permite a inclinação recomendada. e não pagamos mais por isso. é assim um sistema chave na mão. se declaras um telhado inclinado eles poupam na estrutura e não descontam esse dinheiro. admito que as aranhas sejam estruturas customizadas e não incluídas porque têm que ser feitas manualmente.

a reclamação é um direito e um dever. mas deve ser assertiva e certeira para dar resultados.
Porreiro, pá!

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

mais uma vez vos digo, isto não tem nada a ver com instaladores, é com a marca.
já aqui mencionei mais do que uma vez que liguei para a marca que me confirmaram tudo.
estrutura para telhado plano incluida, para inclinado não, resposta dada pela própria marca. e mais, da primeira vez que falei ao tel. com eles disseram-me logo que podia anular a encomenda. só que, é mais fácil ver um melro branco, do que devolverem-me o dinheiro. já tinha a experiência de ter anulado uma encomenda à norquente, e estive 3 semanas à espera do dinheiro e eles caladinhos, quando ligo e pergunto quando mo devolvem, dizem-me que dá muito trabalho, é preciso uma série de papelada, que têm de me enviar para eu assinar, e depois devolver, e que era melhor mudar para outra marca, se eu estivesse interessado, e foi o que fiz.
na minha opinião, o intermediario, pml, só serve para uma coisa, ficar com uma percentagem do dinheiro que pagamos, mais nada!

boas festas!
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:boas

já aqui mencionei mais do que uma vez que liguei para a marca que me confirmaram tudo.
estrutura para telhado plano incluida, para inclinado não, resposta dada pela própria marca. e mais, da primeira vez que falei ao tel. com eles disseram-me logo que podia anular a encomenda. só que, é mais fácil ver um melro branco, do que devolverem-me o dinheiro. já tinha a experiência de ter anulado uma encomenda à norquente, e estive 3 semanas à espera do dinheiro e eles caladinhos, quando ligo e pergunto quando mo devolvem, dizem-me que dá muito trabalho, é preciso uma série de papelada, que têm de me enviar para eu assinar, e depois devolver, e que era melhor mudar para outra marca, se eu estivesse interessado, e foi o que fiz.
na minha opinião, o intermediario, pml, só serve para uma coisa, ficar com uma percentagem do dinheiro que pagamos, mais nada!

boas festas!

boas

tambem estou a chegar a essa conclusão a pmelink abotôa-se com a comissão, e depois está-se a borrifar já enviei um email no dia 15 de dezembro e até agora ainda não me responderam, tenho um painel cheio de vapor, ja falei com o instalador no dia 2 de dezembro e ainda não vieram resolver o problema.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

alexjp4 Escreveu:

boas festas!

boas

tambem estou a chegar a essa conclusão a pmelink abotôa-se com a comissão, e depois está-se a borrifar já enviei um email no dia 15 de dezembro e até agora ainda não me responderam, tenho um painel cheio de vapor, ja falei com o instalador no dia 2 de dezembro e ainda não vieram resolver o problema.
boas

ainda bem que algumas pessoas já se aperceberam que isto não funciona como devia. basta que tenhamos um problema e que tenhamos que expor o nosso ponto de vista e já estamos feitos, é lamentavel.

boas festas!
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:
alexjp4 Escreveu:

boas festas!

boas

boas

ainda bem que algumas pessoas já se aperceberam que isto não funciona como devia. basta que tenhamos um problema e que expomos um ponto de vista diferente e já estamos feitos, é lamentavel.

boas festas!
Inté

nonuke
Membro
Membro
Registado: segunda ago 31, 2009 9:39 pm

Mensagem por nonuke »

a solução por mim utilizada para os suportes foi a seguinte: como pretendia o sistema cf 300lts, e com uma iclinação superior ao da minha telha (20º), na altura da inscrição seleccionei a opção de telhado plano. assim quando o equipamento chegou, o instalador montou os suportes inclinados a 45º por cima da telha e não tive que fazer nenhum pagamento extra à vulcano.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

precisamente. uma cruzinha no formulário muda tudo.
Porreiro, pá!

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

manuelcar Escreveu:precisamente. uma cruzinha no formulário muda tudo.
eu escolhi para telhado inclinado e mandaram suportes que davam para os 2 tipos de telhados,

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

c_s_amaral Escreveu:
eu escolhi para telhado inclinado e mandaram suportes que davam para os 2 tipos de telhados,
boas
e não pagaste nada por isso? e já agora qual a marca. se assim fôr é mais uma acha para a fogueira. a mim ninguém me convence do contrário. os paineis devem ser montados com a inclinação correcta, sem termos de pagar pela estrutura, desde que não se altere a mesma.
mais uma vez digo, preço chave na mão!!!
boas festas
Inté

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado

lrds Escreveu:
c_s_amaral Escreveu:
boas
e não pagaste nada por isso? e já agora qual a marca. se assim fôr é mais uma acha para a fogueira. a mim ninguém me convence do contrário. os paineis devem ser montados com a inclinação correcta, sem termos de pagar pela estrutura, desde que não se altere a mesma.
mais uma vez digo, preço chave na mão!!!
boas festas
o kit incluia os suportes para telhado inclinado e se são fosse assim nem sei como e que podiam instalar o sistema, pois o suporte para os colectores e para o deposito tinha as "patas" soldadas.

o sistema é um solahart 300l

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

ora viva!

tenho deparado com uma situação, que de um modo geral parece já aceite pela maioria dos foristas, quanto aos metros de tubagem (10m) incluídos no “pacote” sem mais custos adicionais, em que é comum encontrar afirmações como:
“…a verdade é que os contratos só referem especificamente os 10 metros de tubagem e não são claros quanto ao resto.”
“ainda ninguem se queixou por ter que pagar os metros de tubo que sejam necessários a mais para alem dos 10m”
“caso seja necessário mais de 10mts de tubo este será pago a parte”
“estão incluidos 10 mts de tubagem, se forem precisos mais de 10 mts de tubagem pagasse”

muito sinceramente, o que está escrito em português no contrato, ponto 9.4 e cito:
“…o comprimento máximo de tubagem incluído no preço pago pelo cliente pressupõe 10 metros de distância entre colectores solares e a ligação à rede de água sanitárias.”
é afirmado que o tubo incluído no preço tem de permitir fazer a ligação entre colectores e águas sanitárias. como pressupõe a distancia entre os dois elementos a 10 metros, logo se o sistema para trabalhar correctamente precisa de uma ligação para água fria e outra para a água quente, não vejo como é possível realizar tal operação apenas com 10m de tubagem…
se fosse para permitir o uso de 10 metros de tubagem, quem redigiu o contrato não precisava de estar com “tanta conversa”, bastava dizer: …o comprimento máximo de tubagem incluída no preço é de 10 metros.
basta ler no dicionário de português o significado de distância, e cito “espaço de medida entre dois pontos, dois lugares ou dois objectos;…” etc.
penso que não há outra interpretação possível do parágrafo citado, ou então, temos de mudar o significado das palavras no dicionário.

concluído a minha interpretação do texto, temos 20 metros de tubo pago, que tecnicamente apenas tem de permitir o correcto funcionamento do sistema até…6 anos?

desejo votos sinceros de boas festas a todos.

paulo

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas
cao paulo

nao sao 20 metros de tubagem mais sim 10 metros

nesses 10 metros inclui a tubagem de agua fria e quente
ou seja sao 10 metros de tubagem dupla
inclui tb cabo electrico se for caso de resistência electrica (10mts)

o que me parece é que foi uma distância encontrada por quem redigiu o contrato porque nao tem a minima noção do que são 10 metros
se não vejamos
se a interligação (caso ts) de água fria estiver no rés do chao de uma casa e a da quente tb se a casa tiver mais que 2 pisos so ai ja faz 6 metros mais desvios e tal 10 metros e no limite em situações normais

posso dizer que ja fiz muitas instalações e só por uma vez cobramos os metros de tubo a mais
tb eram 30 metros

de resto nunca levo e tenho o conhecimento que alguns dos meus colegas na zona tb não levam
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas
cao paulo

nao sao 20 metros de tubagem mais sim 10 metros

nesses 10 metros inclui a tubagem de agua fria e quente
ou seja sao 10 metros de tubagem dupla
inclui tb cabo electrico se for caso de resistência electrica (10mts)

o que me parece é que foi uma distância encontrada por quem redigiu o contrato porque nao tem a minima noção do que são 10 metros
se não vejamos
se a interligação (caso ts) de água fria estiver no rés do chao de uma casa e a da quente tb se a casa tiver mais que 2 pisos so ai ja faz 6 metros mais desvios e tal 10 metros e no limite em situações normais

posso dizer que ja fiz muitas instalações e só por uma vez cobramos os metros de tubo a mais
tb eram 30 metros

de resto nunca levo e tenho o conhecimento que alguns dos meus colegas na zona tb não levam
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

viva, jmsf

pelas suas palavras, deduzo que existe sensibilidade para esta questão e usa sensatez quanto ao exigir o pagamento do tubo extra, pois como diz raramente o faz. quanto a mim é de enaltecer esta postura, mas quando a “coisa dá para o torto” o que prevalece, como todos sabemos, é o que está escrito em qualquer contrato.

a sua afirmação que são 10 metros de tubo, concerteza não se baseia na interpretação do parágrafo 9.4 do contrato cliente/pmelink, pois até respeito a sua opinião mas não estou de acordo quanto à interpretação, ou existe algum documento, acordo ou instrução entre pmelink/instaladores/marcas para fundamentar a sua afirmação?

quanto a quem redigiu o contrato pmelink/cliente não ter a mínima noção do que são 10 metros, não tem qualquer fundamento, porque até pode nem saber, não está em causa e penso que para todos quantos assinaram o contrato, o importante é que está lá textualmente escrito e a sua interpretação das palavras lá colocadas no seu conjunto. não vou aqui apresentar novamente a justificação porque, conforme já justifiquei, esse parágrafo só tem uma interpretação possível e creio sinceramente que foi essa a intenção de quem o relatou.

quero deixar claro que a interpretação deste parágrafo não me afecta pessoalmente, porque na minha instalação não vou precisar dos 10 metros de tubo, e mais, até já “facilitei” o trabalho ao instalador, depois de fazer a encomenda do ts, fiz chegar uma linha de água fria ao telhado onde vai ficar instalado o ts.

renovo votos de boas festas

paulo

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”