Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

qual foi a dificuldade com a tomada?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

de inicio não estava projectado o isolamento daquela parede, então tive de emendar a caixa, depois os fios eram curtos, etc..

depois recortar o pvc certinho, etc.

eu quando comprei o material pensava que era sempre estrada de vez enquando tenho uns contra tempos.

mas tudo a correr 5 estrelas, não acabo é no prazo que estipulei.

um abraço.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

uma maneira facil de resolver isso era arrancar a caixa e move-la para o lado de onde vem os fios. deste modo eles "crescem" o suficiente para montar a nova caixa na superficie do isolamento...
ps: eu teria optado por usar wallmate em vez de lã de rocha. tem melhor comportamento com a humidade...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

não usei wallmate porque essa parede é a unica que é conjunta com o vizinho e pelo que li a lã de rocha é a melhor tanto na absorção acustica como no isolamento acustico, pode perde um pouco na humidade mas prontos o som esta primeiro (neste caso).

um abraço

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Mensagem por CIMENTO »

jackslater Escreveu:gosto de fazer as coisas certinhas e o tempo não dá para tudo pensei que até domingo que vem ia ter a 2ª de mao de verniz no tecto, a parede que encosta com o vizinho isolada e ainda acabamentos vários mas estou atrsado e logo o manual que prometi esta atrasado. mas para os mais interessados/urgentes deixo aqui umas fotos do isolamento da parade.

aquela tomada na parede deu cá uma trabalheira.

depois faço o manual faça voce mesmo.
está a ficar com muito bom aspecto

qual é a altura máxima que tens ? consegues andar em pé ? é que parece ser um pouco baixo, ou é da perspectiva ?

aquela "espuma" branca é barreira pára vapor ?

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

a altura máxima é de 2,10 metros e a minima é de 1,10, são 60 metros quadrados, mas com 1,75 de altura só se aproveita metade.

este fim-de-semana se tudo correr bem acabo a parede e dou a 2ª demão de verniz no forro do tecto.

fica a faltar lá umas pinturas em dois pilares e no outro top, mas fica para janeiro, ah e o chão que tambem já tenho o pavimento só será colocado em janeiro.

a espuma branca é aquela que se usa no chão para o flutuante quiz por aquilo para isolar mais um pouco e assim fica tb entre as ripas de madeira.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

jackslater

quanto é que te ficou o lambrim pvc (se posso perguntar!)

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

ficou-me uma pequena fortuna, são placas de 38 cm por 2,60 metros, cada caixa traz 4 placas a 30 euros, ou seja só em pvc gastei 90 euros, em lã de rocha 50 euros (não chegou bem tb trazia o wallmate). as ripas de 4 cm por 5cm ficaram-me em 16 euros (numa serração) são 14 ripas de 2,60m.

aquela parede fica cara.

e o tecto tb me ficou carissimo.

Moliko
Membro
Membro
Registado: quarta dez 23, 2009 7:13 pm

Mensagem por Moliko »

boa tarde a todos... desde já parabéns a todos os membros.
apesar de já ter lido muitos tópicos nunca me tinha registado... mas agora decidi-me

queria colocar uma dúvida. eu tenho uma moradia em sintra.
a parede exterior é parede dupla de alvenaria de tijolo furado (30x20x11) com caixa de ar parcialmente preenchida com wallmate de 30mm fixas ao pano anterior. a moradia tem 2 pisos, com sotão não acessível. a cobertura é inclinada.
o construtor não isolou a laje da cobertura. a minha dúvida é a seguinte:

eu queria isolar o chão do sótão (e com isto isolar a laje de cobertura). o sótão não é acessível pelo interior, nem faço intenções de o utilizar no futuro.

quero usar poliuretano. a minha dúvida é qual usar... roofmate? wallmate (pelo que li aqui é uma solução semelhante ao roofmate caso não seja para ser "pisado")? floormate?
e caso seja o roofmate o indicado, que tipo? sl, pt, tg ?
eu vou aplicar o isolamento directamente no chão do sótão... é preciso fixá-lo com argamassa? cola? ou basta ficar assente no chão?
os recantos (vigas e afins) serão retocados com poliuretano em spray.

agradecia ajuda nesta dúvida... é que tudo o que tenho lido é sobre isolamento de sótãos em que o mesmo irá ser usado... o que não é o meu caso... eu apenas quero que a laje da cobertura fique isolada... mais nada!

agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar, este fórum tem sido uma biblioteca de conhecimento, mas no meio de tanta coisa perdi-me... peço que me ajudem a encontrar a luz

um grande abraço aos foristas e votos de um feliz natal.

ivo

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

moliko Escreveu:boa tarde a todos... desde já parabéns a todos os membros.
apesar de já ter lido muitos tópicos nunca me tinha registado... mas agora decidi-me

queria colocar uma dúvida. eu tenho uma moradia em sintra.
a parede exterior é parede dupla de alvenaria de tijolo furado (30x20x11) com caixa de ar parcialmente preenchida com wallmate de 30mm fixas ao pano anterior. a moradia tem 2 pisos, com sotão não acessível. a cobertura é inclinada.
o construtor não isolou a laje da cobertura. a minha dúvida é a seguinte:

eu queria isolar o chão do sótão (e com isto isolar a laje de cobertura). o sótão não é acessível pelo interior, nem faço intenções de o utilizar no futuro.

quero usar poliuretano. a minha dúvida é qual usar... roofmate? wallmate (pelo que li aqui é uma solução semelhante ao roofmate caso não seja para ser "pisado")? floormate?
e caso seja o roofmate o indicado, que tipo? sl, pt, tg ?
eu vou aplicar o isolamento directamente no chão do sótão... é preciso fixá-lo com argamassa? cola? ou basta ficar assente no chão?
os recantos (vigas e afins) serão retocados com poliuretano em spray.

agradecia ajuda nesta dúvida... é que tudo o que tenho lido é sobre isolamento de sótãos em que o mesmo irá ser usado... o que não é o meu caso... eu apenas quero que a laje da cobertura fique isolada... mais nada!

agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar, este fórum tem sido uma biblioteca de conhecimento, mas no meio de tanta coisa perdi-me... peço que me ajudem a encontrar a luz

um grande abraço aos foristas e votos de um feliz natal.

ivo
se o sotão não vai ser utiilizado, eu adoptaria a solução mais simples

placas de wallmate (mais baratas que o roofmate e julgo maior cobertura) directamente no chão, nem sei se me daria ao trabalho de fixá-las com cimento cola talvez só com uns pesos por cima (calhaus !).

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

já isolei a casa de banho, só estou à espera de orçamentos para acabá-la.

os trabalhos deverão incluir tudo o necessário para receber as loiças, à excepção dos azulejos, mosaicos e loiças que serão por minha conta.

resumindo:
*parte da canalização/esgotos
*betonilha
*rebocar paredes
*aplicar azulejos
*aplicar mosaicos
Anexos
Foto0491.jpg
Foto0491.jpg (72.08 KiB) Visto 7923 vezes

jackslater
Membro Silver
Membro Silver

boas pessoal,

o meu sotão esta a quase pronto, falta lá umas molduras que termino esta semana, agora falta o chão, e tenho uma duvida que é a seguinte:

1º ofereceram-me pavimento flutuante mas só dá para metade, gostarida de saber se comprar outro de outra marca é uma boa ideia ou devo de comprar tudo novo? o que me ofereçeram é de 1,20 m de comprido e o que esta á venda é de 1,40 acham que existe problema?
ou será que existe uma união para se colocar entre os dois pavimentos?

muito obrigado

bom ano

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas,

podes colocar um friso de transição entre os pavimentos, sem qualquer problema.
em vez de fazeres uma união a direito, podes (por exemplo) fazer um quadrado de uma cor e o resto à volta de outra... podes ser criativo.

a união é uma espécie de t que tem uma peça no chão onde encaixa e ficam as abas a cobrir o resto. pode ser à cor do pavimento (ou não) ou de metal. acho que no bricomarché se vende.

tipo isto

Imagem

cumps,

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm

Mensagem por Hugo »

viva,

desde já confesso que não li as 16 páginas deste tópico, se já alguém deu esta sugestão peço desculpa, também devo dizer que a solução que optei não é propriamente barata em remodelação porque terá de haver "destruição" mas quando se faz de novo fica bem mais barato e melhor que as soluções tradicionais de telhado com vigamento de madeira ou viga de cimento pré-esforçado.

também eu tinha um telhado de telha de barro com vigamento de betão pré-esforçado e após anos a ponderar a melhor solução acabei por partir aquela porcaria toda e trocar tudo por painel sandwish, para quem não sabe o que é pode googlar mesmo por "painel sandwish" ou ver em www.erfi.pt que foi lá que comprei.

optei pelo painel de 5cm de espessura, fica em +- 20€/m2, é só aplicar e fica-se logo acabado a cobertura o isolamento e o acabamento do tecto tudo ao mesmo tempo e não é preciso mais nada, quem quiser (não foi o meu caso) há umas ripas para colocar as telhas e quem vê de fora fica com o mesmo aspecto de um telhado tradicional de telha de barro.

cumprimentos,
h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável

http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

remates da casa de banho e open com espuma de isolamento
Anexos
Foto0524.jpg
Foto0524.jpg (61.59 KiB) Visto 7568 vezes
Foto0521.jpg
Foto0521.jpg (84.6 KiB) Visto 7568 vezes
Foto0520.jpg
Foto0520.jpg (83.9 KiB) Visto 7568 vezes

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

mais duas
Anexos
Foto0528.jpg
Foto0528.jpg (60.56 KiB) Visto 7567 vezes
Foto0525.jpg
Foto0525.jpg (53.9 KiB) Visto 7567 vezes

pedro oliveira
Membro
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 7:39 am

Mensagem por pedro oliveira »

tenho uma grande dor de cabeça com a condensação na casa de banho, mas grande mesmo!!
se fosse possivél gostaria que me esclarecessem algumas duvidas.
já pintei algumas vezes o tecto para "apagar" as manchas negras que aparecem todos os invernos, é possivél que as varias camadas de tinta funcionem como uma esponja acelerando o processo de aparecimento dos fungos?
qual o melhor tratamento a dar ao tecto para prevenir estas manchas?
por cima deste tecto fica o sotão, serva apenas para arrumos, isolar o chão do sotão com roofmate pode ajudar? há soluções mais económicas?

desculpem a bateria de perguntas!

melhores cumprimentos

pedro oliveira

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

boas,

acho que estás a ver a coisa da forma errada.
será que a humidade vem de fora, ou é a humidade dos banhos que não sai?
já vi tanto caso de pessoas que pensam ter humidade a entrar e o mal é a humidade que não sai.

quanto à pintura, se pintares por cima da humidade e esta ainda lá estiver nas paredes, não te adianta da muito.

uma das possiveis soluções (se for humidade interna) é aumentar a ventilação do wc, abrindo janelas depois dos banhos e quando houver sol, etc...

se for de fora, só vendo. o sótão está isolado ou é com telhas à mostra?
de qualquer forma, se a humidade te aparece no tecto e for externa, de algum lado terá de vir. do sótão (mesmo aberto) só estou a ver acontecer isso se houver infiltrações (que se vêm por cima).

tenta por umas fotos de cima, baixo, lados, etc a ver se chegamos lá.

cumps

pedro oliveira
Membro
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 7:39 am

Mensagem por pedro oliveira »

desde já muito obrigado pela ajuda,

é claramente condensação dos vapores do banho, só o tecto do wc fica assim, o sotão tem placa e não tem infiltrações ou humidade. tenho um extractor, future 100, tentei ver qual o caudal de extracção mas não encontro em lado nenhum. penso que seja pequeno. a ideia era isolar termicamente o tecto, para o tornar menos frio, por influência da temperatura no sotão, e diminuir a condensação de vapores no mesmo.
quanto à tinta, cada vez que pinto, limpo o tecto, mas não removo a tinta velha, e dá-me a ideia que cada vez o processo de escurecimento é mais rápido.

já agora como posso por cá fotos?

agradeço a colaboração

melhores cumprimentos

pedro oliveira

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

boas,

usa um servidor de imagens tipo o imageshack ou assim e depois colocas o link para as mesmas.

uma coisa que podes fazer é colocar tecto falso hidrófogo, pintada com tinta que respire e isolamento entre o tecto falso e o tecto "verdadeiro". se calhar é melhor que isolar o tecto todo (mas é mais chato que são obras dentro de casa.

para isolar o sótão, tens exemplos aqui no forum, mas depende das tuas condições, tanto da casa como do €€€.

cumps,

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”