Micro-Produção - Novato

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
SOLDOURADO
Membro
Membro
Registado: terça nov 17, 2009 5:26 pm

Micro-Produção - Novato

Mensagem por SOLDOURADO »

olá a todos.
como disse sou novato e queria iniciar-me na micro-produção.
quero colocar um seguidor solar no meu jardim e tenho o seguinte orçamento:
seguidor solar com 2 eixos+quadro de control+mastro 4,5 m.
16 paineis energy solutions 230 wp
inversor sunny boy 3300
contador + modem
cabo, conectores e dispositivo de proteção
a baixada vai dar muito trabalho pois é subterranea
isto pela quantia de 22.000 € + iva
agora eu não sei se é uma boa proposta e se com este equipamento vou ter
a rentabilidade que se espera. será que é um preço justo? e o equipamento é bom?
a potencia contratada na edp é de 6,9 kwa
agradeço desde já as vossas opinioes

jgago
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 31, 2009 6:55 am

Re: Micro-Produção - Novato

Mensagem por jgago »

eu no seu caso pedia vários orçamentos, quase de certeza que arranjará orçamentos com oscilações de 3 a 4 mil euros.

também pensaria em fazer um aumento de potência para 10,35 kw e assim já conseguirá vender os 3,68 kw à edp. faça as contas de quanto lhe custa mais 2 painéis, o inversor sunny boy seguinte e o aluguer mensal do contador.

em relação à qualidade do material na sua descrição só fala no inversor ele parece-me ser bom, pelo menos é dos mais conhecidos. os painéis solares devem devem ser de uma marca qualquer depois são remarcados para energy solutions. em relação ao seguidor tenha em atenção à qualidade do material.

atenção que nesse orçamento não deve contemplar o preço dos trabalhos de obra civil (construção de um bom maciço caso seja necessário. não venha o vento e vem tudo para ao chão).

já agora veja também quanto lhe custa as manutenções anuais uma vez que os sistema electro-mecânicos devem ser verificados anualmente.

por último não compre nada sem ter a inscrição feita no site. ou combine isso com a empresa que lhe quer vender o material.

cumpts,
joão

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

o preço se for com o maciço e valas, construção civil é bom....
senão é caro!

relativamente ao sistema, aconselho o inversor kaco com 3600pt para essa instalação....
tenho um sunnyboy 3800pt e se fosse hoje não o colocaria.... ou colocaria o fronius ou o kaco 3600.

os painéis procure os que tiverem menos decaimente com a temperatura (ainda mais importante num seguidor.... )... os melhores são os sanyo neste aspecto, mas o preço é proibitivo!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
SOLDOURADO
Membro
Membro

muito obrigado ao jgago e tambem ao valter silva pelos vossos posts.
pois eu tenho mais 2 orçamentos, mas eu achei este o mais interessante.
tenho outro mais barato com as seguintes caracteristicas:
identico seguidor solar
21 paineis suntech 180 wp
inversor e resto igual ao 1º orçamento
preço 20.800 + iva
e depois outro orçamento com paineis sanyo 210 wp
22.500 + iva
só que não gostei muito da estrutura, era em toda em ferro e depois mandavam
galvanizar (penso que é assim que se diz).
os orçamentos comtemplam já o maciço e valas. eu pedi para ser orçamento
com chave na mão.
o seguidor do 1º orçamento é um degertraker 5000nt (não sei se será bom?)
quanto ao inversor que o valter silva me aconselha, vou falar com o possivel instalador
para ver qual a possibilidade de poder trocar.
eu estou numa zona muito fria de inverno e muito quente no verão, será que os
energy solutions serão indicados, para um inverno rigido e um verão muito quente?

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

soldourado Escreveu:muito obrigado ao jgago e tambem ao valter silva pelos vossos posts.
pois eu tenho mais 2 orçamentos, mas eu achei este o mais interessante.
tenho outro mais barato com as seguintes caracteristicas:
identico seguidor solar
21 paineis suntech 180 wp
inversor e resto igual ao 1º orçamento
preço 20.800 + iva
e depois outro orçamento com paineis sanyo 210 wp
22.500 + iva
só que não gostei muito da estrutura, era em toda em ferro e depois mandavam
galvanizar (penso que é assim que se diz).
os orçamentos comtemplam já o maciço e valas. eu pedi para ser orçamento
com chave na mão.
o seguidor do 1º orçamento é um degertraker 5000nt (não sei se será bom?)
quanto ao inversor que o valter silva me aconselha, vou falar com o possivel instalador
para ver qual a possibilidade de poder trocar.
eu estou numa zona muito fria de inverno e muito quente no verão, será que os
energy solutions serão indicados, para um inverno rigido e um verão muito quente?

no 2º orçamento nao diz o nº de paineis,mas se a potencia total ultrapassar os 4000wp,ou estiver perto disso, e dado que sao paineis sanyo"o melhor que anda ai no mercado"está num preço de nao se deitar fora.
e atençao se esta numa zona muito quente os paineis sanyo sao os mais indicados.cumpr.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
SOLDOURADO
Membro
Membro

obrigado jama
eu tambem achei que o orçamento dos sanyo era uma boa opção.
porem fui ao estaleiro ver os paineis e não gostei muito do que vi.
estavam a fazer os seguidores em tubo de ferro, algum aproveitado
de outras obras e depois mandavam zincar.
fiquei desiludido.
falei hoje com a empresa que possivelmente me irá fazer a montagem
para ver se podiam trocar o inversor por um kaco 3600. disseram que
podem trocar, o preço não altera o orçamento, mas o que teem orçamentado,
disseram-me eles que é melhor. (será????)

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro
Registado: quinta nov 19, 2009 10:18 am

Mensagem por Nuno M. G. Santos »

caro soldourado

os seguidores degger costumam ser bem reconhecidos. para microgeração é sempre recomendado o 5000, que dá até 40m2.

no entanto, na próxima semana, terei uma proposta para outra marca, que, pelo menos em termos de qualidade, espero poder recomendar.

como ainda não detalhámos os preços, não posso garantir, mas, com elevado grau de probabilidade devo conseguir um conjunto a roçar os 23.000€, com instalação e iva incluídos com seguidor. como tem apenas 6.9 kva de potência contratada, recomendo um kaco 3500xi (que vai até 3800wp), com um conjunto pv aproximado de 4000wp. com alguma elasticidade, talvez um pouco mais barato.

assim que tiver um noção mais bem definida do preço, aviso.

estou disponível para outros esclarecimentos através de

Código: Selecionar todos

por mp, edit by serges
cumprimentos e votos de muito sol

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

nuno m. g. santos Escreveu:caro soldourado

os seguidores degger costumam ser bem reconhecidos. para microgeração é sempre recomendado o 5000, que dá até 40m2.

no entanto, na próxima semana, terei uma proposta para outra marca, que, pelo menos em termos de qualidade, espero poder recomendar.

como ainda não detalhámos os preços, não posso garantir, mas, com elevado grau de probabilidade devo conseguir um conjunto a roçar os 23.000€, com instalação e iva incluídos com seguidor. como tem apenas 6.9 kva de potência contratada, recomendo um kaco 3500xi (que vai até 3800wp), com um conjunto pv aproximado de 4000wp. com alguma elasticidade, talvez um pouco mais barato.

assim que tiver um noção mais bem definida do preço, aviso.

estou disponível para outros esclarecimentos através de

retirado
cumprimentos e votos de muito sol
eu recomendo o kaco 3600 pt...... e colocar uns 4,2kw de potência de painéis....
esses 23000 estão dentro do preço se incluirem tudo o que é construção civil.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro

não sei se o soldourado já fez a candidatura no site ou se já foi aprovada.

se sim, terá feito um pedido de 3.45kw, pois tem apenas um contrato de 6.9kva.

se lá puser um kaco3600, não passa na inspecção! tem mais de 3.45kw de potência nominal e, legalmente, não passa!

como é lógico, só depois de uma avaliação no local é que se pode argumentar um preço.

a "bricolage" da instalação é por vezes, mais complicada do que poderá parecer à partida. se tiver que passar o contador de consumo de dentro da moradia para o muro exterior (limite da propriedade, cumprindo as regras técnicas), partindo um quintal acimentado, empedrado, ladrilhado e tendo que o compor, compreenderá que não se pode apresentar um preço pela internet. nem creio que seja para orçamentação que o fórum existe. (aliás, até já me chamaram isso à atenção...)

um valor indicativo deve andar nos 23000euros, chave na mão.

mas é lógico que se o produtor em causa for um construtor civil (ou família de um, ou empregado de um), lhe fica mais em conta para ele se for ele próprio a abrir o buraco e e fazer a sapata de acordo com os desenhos técnicos que eu lhe enviar, acertando os valores no fim. imagine que tenho que levar a minha retroscavadora para bragança ou para vila real de santo antónio. só em combustível, e tempo perdido, imagine...

o que lhes posso dizer é que, em média, é possível instalar um seguidor solar a rondar os 23000€. ou 23.500, ou o que for acordado, dependendo do trabalho de ramais que houver para fazer, e do que ficar na responsabilidade do microprodutor. custa mais 25% que os 18500€ - 19000€ de um sistema fixo, mas também dá mais 25%, 30%, 35%, dependendo do mês.

cumprimentos sinceros

nmgsantos

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

nuno m. g. santos Escreveu:não sei se o soldourado já fez a candidatura no site ou se já foi aprovada.

se lá puser um kaco3600, não passa na inspecção! tem mais de 3.45kw de potência nominal e, legalmente, não passa!
caro nuno,

é garantido e (deveria ser) sabido pelos instaladores que existe um modelo kaco 3600 para portugal.... que tem 3,45kw de potência nominal.

a minha segunda micro-produção terá essa inversor .... já vi uma inspeccionada a 3,45kw com este inversor kaco 3600 pt ....

não é engano, "nem coisa estranha", é apenas um modelo alterado para os 3,45kw... o mesmo acontece no sma 3800 pt que para portugal apenas tem 3,68kw de potência nominal.

cumprimentos
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro

caro valter

respondo apenas com aquilo que sei, à data que sei:

inversores kaco certificados para microgeração (à data de 21 de novembro de 2009 - 11:11).

http://www.renovaveisnahora.pt/cons_equip

kaco gmbh powador 1501xi u07-132 2013-03-26 com transformador de isolamento
kaco gmbh powador 2002 u09-111 2012-05-25
kaco gmbh powador 2500xi u09-191 2012-09-04
kaco gmbh powador 3002 u09-111 2012-05-25
kaco gmbh powador 3500xi u07-133 2013-03-26
kaco gmbh powador 3501xi u07-132 2013-03-26 com transformador de isolamento
kaco gmbh powador 3600xi u09-191 2012-09-04

http://kaco-newenergy.de/en/site/servic ... /index.xml

http://kaco-newenergy.de/en/binary/680/ ... wnload.xml 3500xi
http://kaco-newenergy.de/en/binary/436/ ... wnload.xml 3600xi

nesta data, estes são os únicos inversores kaco certificados, e não estou a dizer que não haja um 3600pt com 3450 de potência nominal. de momento, não está presente na lista...

nos kaco certificados (presentes no site à data de hoje, e excluindo conhecimentos particulares com quaisquer inspectores), os mais interessantes podem ser:

3500xi - 3450w nominal - 3800wp
3600xi - 3600w nominal - 4000wp

(nota: posso estar a falhar, pois não reli na íntegra as regras técnicas e não vi se há possibilidade de instalar um que seja "parecido, da mesma marca, ou com caracterísicas semelhantes". estou a deduzir que só os da lista podem ser instalados, e é assim que temos procedido desde sempre, mesmo avaliando a actualização regular da lista.)

nada mais havendo a acrescentar

cumprimentos

nuno m. g. santos

por mp, edit by serges

Autor do tópico
SOLDOURADO
Membro
Membro

obrigado a todos pelas vossas respostas. mas continuo muito confuso.
ainda não consegui fazer o registo. já tentei mas não consegui.
decidi deixar uma empresa instaladora faze-lo. vamos a ver se é na próxima.
já vi que os orçamentos estão dentro do que é aceitavel. eu tinha muito medo
que devido á minha inexperiencia me pudessem enganar.
os orçamentos que tenho são todos chave na mão, incluem todos os trabalhos.
mas agora ainda fiquei mais preocupado com o que escreveu o nuno, dizendo que com
o inversor orçamentado, não passa. então mas se não passar, não será responsabilizada
a empresa contratada? será que terei eu que pagar a re-inspeção.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

nuno m. g. santos Escreveu:caro valter

respondo apenas com aquilo que sei, à data que sei:

inversores kaco certificados para microgeração (à data de 21 de novembro de 2009 - 11:11).

http://www.renovaveisnahora.pt/cons_equip

kaco gmbh powador 1501xi u07-132 2013-03-26 com transformador de isolamento
kaco gmbh powador 2002 u09-111 2012-05-25
kaco gmbh powador 2500xi u09-191 2012-09-04
kaco gmbh powador 3002 u09-111 2012-05-25
kaco gmbh powador 3500xi u07-133 2013-03-26
kaco gmbh powador 3501xi u07-132 2013-03-26 com transformador de isolamento
kaco gmbh powador 3600xi u09-191 2012-09-04

http://kaco-newenergy.de/en/site/servic ... /index.xml

http://kaco-newenergy.de/en/binary/680/ ... wnload.xml 3500xi
http://kaco-newenergy.de/en/binary/436/ ... wnload.xml 3600xi

nesta data, estes são os únicos inversores kaco certificados, e não estou a dizer que não haja um 3600pt com 3450 de potência nominal. de momento, não está presente na lista...

nos kaco certificados (presentes no site à data de hoje, e excluindo conhecimentos particulares com quaisquer inspectores), os mais interessantes podem ser:

3500xi - 3450w nominal - 3800wp
3600xi - 3600w nominal - 4000wp

(nota: posso estar a falhar, pois não reli na íntegra as regras técnicas e não vi se há possibilidade de instalar um que seja "parecido, da mesma marca, ou com caracterísicas semelhantes". estou a deduzir que só os da lista podem ser instalados, e é assim que temos procedido desde sempre, mesmo avaliando a actualização regular da lista.)

nada mais havendo a acrescentar

cumprimentos

nuno m. g. santos

por mp, edit by serges
caro nuno e soldourado,

confirmadissímo.... tenho já o meu novo inversor em casa, é o kaco powerdor 3600xi e tem 3450w de potência nominal !!!
se quiserem tiro fotos

é a tal versão para portugal, o modelo completo é o 3600xi dcs pt.

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Nuno M. G. Santos
Membro
Membro

moderado por violar as regras do fórum.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

valter silva Escreveu:
nuno m. g. santos Escreveu:não sei se o soldourado já fez a candidatura no site ou se já foi aprovada.

caro nuno,

é garantido e (deveria ser) sabido pelos instaladores que existe um modelo kaco 3600 para portugal.... que tem 3,45kw de potência nominal.

a minha segunda micro-produção terá essa inversor .... já vi uma inspeccionada a 3,45kw com este inversor kaco 3600 pt ....

não é engano, "nem coisa estranha", é apenas um modelo alterado para os 3,45kw... o mesmo acontece no sma 3800 pt que para portugal apenas tem 3,68kw de potência nominal.

cumprimentos
para uma instalaçao de 3.68kw.qual sera o inversor kaco aprovado,será que o 3600xi com 3600w de potencia nominal e 4000w de maxima ,passa na inspecçao?é que se for um kaco com 3.45kw de nominal fica abaixo da potencia de 3.68kw.e ira dar menos rendimento .ou sera que nao havera inversores kaco para a ligaçao 3.68 aprovados para pt?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

jama Escreveu:
valter silva Escreveu:

caro nuno,

cumprimentos
para uma instalaçao de 3.68kw.qual sera o inversor kaco aprovado,será que o 3600xi com 3600w de potencia nominal e 4000w de maxima ,passa na inspecçao?é que se for um kaco com 3.45kw de nominal fica abaixo da potencia de 3.68kw.e ira dar menos rendimento .ou sera que nao havera inversores kaco para a ligaçao 3.68 aprovados para pt?
que eu saiba inversores da marca kaco ou sma só existe o 3,68kw, sma3800pt.
para 3,68kw destas duas marcas ou metes o kaco 3600xi (com 3600kw) ou o sma 3800pt....
existem outras marcas aprovadas, podes procurar outros... os fronius tb são muito bons (e caros), mas só existe de 3,5kw para as instalações de 3,68kw.

verifica outras marcas e diz aqui à malta

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
SOLDOURADO
Membro
Membro

olá a todos.
soube hoje pela empresa que ficou de me fazer o registo
que o tinham conseguido fazer.
fiquei muito feliz.
sendo assim vou continuar a actualizar com fotos do local e fotos da montagem, até
que fique a funcionar.
que me dizem?

hà!!
vou aceitar o 1º orçamento, que me parece não estar nada mal.

joaopedro
Membro
Membro
Registado: terça jan 05, 2010 2:45 pm

Mensagem por joaopedro »

olá a todos

como entusiasta deste tipo de equipamentos, futuro microprodutor (2010) e tendo alguns conhecidos que instalaram este tipo de equipamento tenho visto os mais diversos equipamentos e preços para as mesmas soluções. no entanto, analisando o tipo de equipamento, custo do mesmo, garantia dos equipamentos e instalador (muito importante) e respectiva produção (factura edp) constatei que é necessário ter alguma frieza na hora de decisão.

afim de me tornar microprodutor, pedi vários orçamentos, a várias empresas e constatei que há realmente diferenças assinalaveis quer em termos de produção, preços...

neste momento estou inclinado para solução fotovoltaica de 3.68kw c/seguidor de uma empresa da zona do porto, que para além de fabricar os seguidores, tem paineis de elevada qualidade e um serviço, e um bom serviço.

o equipamento proposto foi o seguinte:
1 - seguidor solar de 2 eixos de 30m2 da capa,
24 - paineis capa 175m (premiun 0/+3%)
1- inversor sma sb3800 ou kaco 3600xi ou danfoss ulx 3600hvo ;
1 - contador actaris + modem
1 - cabo, conectores e dispositivo de proteção
montagem, incrição e respectiva taxa de srm, acompanhamento da inspecção incluida
21.000 € + iva

Responder

Voltar para “Micro-Produção”