boa tarde.
acabei de me registar no forum pois estou com algumas duvidas relativamente ao investimento na área das energias renovaveis, onde estou a dar os primeiros passos.
o meu caso concreto:
tenho um terreno, descampado, de cerca de meio hectar, onde estudo uma possivel instalação de alguns paineis para produção de energia que possa vender à edp.
esta instalação será isolada, isto é, não existe nenhuma moradia (contador) no local.
alguém me pode ajudar no sentido de saber se existe viabilidade no projecto?..quais os incentivos?..área mínima de painéis a instalar?..licenciamento na câmara municipal?..por onde começar?...
nuri batista
duvida..investimento paineis
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda dez 21, 2009 12:11 pm
-
- Membro
- Registado: terça jan 05, 2010 2:45 pm
Re: duvida..investimento paineis
neste momento ainda não existe legislação para esse efeito, no entanto está para breve a alteração do dl actual para permitir instalações de de bt >3.68kw e até mt, o que para o seu caso deve ser o que interessa.
o programa do governo para 2010 vai reforçar a aposta neste sector e possivelmente dentro de 4/5 meses segundo me foi confidenciado pela dgge deverá estar tudo pronto.
o programa do governo para 2010 vai reforçar a aposta neste sector e possivelmente dentro de 4/5 meses segundo me foi confidenciado pela dgge deverá estar tudo pronto.
-
- Membro
- Registado: terça jan 05, 2010 2:45 pm
Re: duvida..investimento paineis
esqueci-me de dizer que para vender energia à edp terá sempre que ter uma baixada, em bt ou mt senão não poderá injectar a electricidade produzida na rede pública.
quanto a licenciamento, segundo me disseram, se for em microgeração não há qualquer tipod e problema.
quanto a licenciamento, segundo me disseram, se for em microgeração não há qualquer tipod e problema.