Problemas com Bailarina

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Problemas com Bailarina

Mensagem por lrds »

boas

aqui na minha aldeia muita gente, quase todas as casas, tem bailarina. como sistema de segurança apenas têm a valvula. acho que não há problemas de segurança visto que praticamente todas são alimentadas por deposito, a pressão da água não vai além de 1 quilo.
mas, no meu caso é alimentada por água da rede, que vem a uns 3,5. apesar de ter instalado à entrada da bailarina um reductor de pressão, noto que quando a água começa a aquecer, se tapar a valvula de segurança, a pressão chega aos 20 que é o maximo do manómetro. ora se a a valvula falhar pode rebentar a bailarina?
por aquilo que tenho lido por aqui, acho que devia montar um vaso de expansão. é que a valvula de segurança está regulada para 6 quilos e depois está sempre a pingar. o vaso iria evitar isso?
no fim de contas a bailarina é uma caldeira. ou estarei enganado?
alguém que perceba do assunto por favor me diga alguma coisa, como e em que local o aplico, se for o caso. obrigado
Inté

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Re: Problemas com Bailarina

Mensagem por truka »

ora viva.
nessa situação penso que o melhor será colocar um depósito com sistema de autoclismo antes da bailarina.
assim a pressão se for elevada fará retorno pelo tanque,que deve ter um respirador.
no entanto a pressão da água quente terá a ver com a altura a que estiver o tanque.

cumps.
truka.
Sempre a aprender.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

e o que é uma bailarina??
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

ferra Escreveu:e o que é uma bailarina??
boas
uma bailarina não é mais do que uma caldeira a lenha para aquecer água. talvez o nome venha da forma dela, que é alta e estreita. elegante portanto.
não consigo pôr aqui uma foto. vá ao google e digite «bailarinas a lenha» hão-de aparecer muitas.
vou pôr aqui um ficheiro mas, não sei , percebo pouco de pôr aqui imagens.
bailarina.jpg
bailarina.jpg (3.04 KiB) Visto 14024 vezes
Última edição por lrds em terça jan 19, 2010 10:40 am, editado 1 vez no total.
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

truka Escreveu:ora viva.
nessa situação penso que o melhor será colocar um depósito com sistema de autoclismo antes da bailarina.
assim a pressão se for elevada fará retorno pelo tanque,que deve ter um respirador.
no entanto a pressão da água quente terá a ver com a altura a que estiver o tanque.

cumps.
truka.
boas
sim, já tinha pensado nessa situação, mas, para mim está fora de questão, por razões estéticas.
Inté

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

mais do que se preocupar com a pressão, deveria era instalar um termómetro.
para quê aquecer a água acima de 80º c. ?
pode crer que se proceder controlando a temperatura não vai ter problemas, a pressão não irá subir para além da pressão da entrada.
um sistema tão simples como uma bailarina que queima lenha não tem possibilidades de se automatizar pelo que vai sempre que a acompanhar a combustão, não é?
NovaEnergia Sócio Nº 14

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

viva,
pois a dificuldade é mesmo essa.
não será fácil controlar a quantidade de lenha para assim controlar a temperatura da água.

o melhor será contactar um casa especializada em caldeiras ou aquecimento de água pois há muito material especifico para estas situações:pressostatos,válvulas de segurança,vasos de expansão etc.

cumps.
truka
Sempre a aprender.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

melobanha Escreveu:mais do que se preocupar com a pressão, deveria era instalar um termómetro.
para quê aquecer a água acima de 80º c. ?
pode crer que se proceder controlando a temperatura não vai ter problemas, a pressão não irá subir para além da pressão da entrada.
um sistema tão simples como uma bailarina que queima lenha não tem possibilidades de se automatizar pelo que vai sempre que a acompanhar a combustão, não é?
boas

repare bem na foto do post acima, está lá um termómetro. eu alem disso na minha apliquei um manómetro para medir a pressão. e não faz ideia da da velocidade em que a pressão sobe até ao máximo do manómetro, assim que a água começa a aquecer. por isso, mais do que a temperatura, tenho que me preocupar com a pressão, embora tenha uma valvula de segurança. a temperatura é dificil de controlar, pois até o tipo de lenha tem influência nisso. além do mais o problema maior é a minha esposa que por vezes a água está a 60º e ainda põe mais uma acha, depois para chegar aos 90º é muito fácil.
se aplicam um vaso de expansão numa caldeira com certeza que poderei aplicar um na bailarina, não é necessário automatizar nada, apenas melhorar o funcionamento. só queria a opinião de quem perceba do assunto para saber se é benéfico a aplicação do vaso ou não. até já lhe apliquei uma válvula termostática, para proteger a tubagem dentro de casa, e assim também poupo alguma água quente.
Inté

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

tal como afirmei é necessário, num sistema como esse, controlar à vista a combustão para que não haja sobreaquecimento.
se a pressão sobe da maneira como descreve é possivel que a razão esteja em o vaso não se encontrar completamente cheio de água, isto é, existe um espaço do vaso com ar.
antes de iniciar o sistema deverá verificar esta situação, abrindo a água de entrada e deixar sair todo o ar pela parte superior do vaso.
NovaEnergia Sócio Nº 14

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

obrigado pela imagem! assim já sei o que é!
a minha opinião é que deve ter em atenção a temperatura e a pressão porque estão intimamente ligadas! o vaso de expansão vai resolver o facto de a valvula de expansão pingar. com ele, a expansão da água que é o que origina o pingar, passa a ser compensada. passa também a demorar muito mais tempo a pressão a subir pois o que faz com que ela suba muito depressa é o facto de a água ser incompressivel e qualquer expansão que ocorra, e devido ao facto de estar contida num recipiente indeformavel, origina uma subida de pressão muito rapida apesar de a dilatação ser muito pequena. o vaso de expansão vai introduzir no sistema um lugar onde se pode dar a tal deformação do sistema.
fez muito bem em meter uma termoestática para proteger a canalização porque sei de um caso em que existia uma caldeira, mas daquelas que se metem nas lareiras, também alimentada com água de pressão. um belo dia em que o senhor esteve todo o dia em casa com a lareira acesa quando abriu a torneira em vez de água saiu vapor! como a tubagem era em pex o resultado foi ter de mudar todo o circuito por onde passou o vapor, já para não falar no risco de uma queimadura.
para controlar a queima de lenha e a temperatura existe uma valvula que quando a temperatura sobe acciona uma alavanca que fecha a entrada de ar e o lume fica brando.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

ferra Escreveu:obrigado pela imagem! assim já sei o que é!
a minha opinião é que deve ter em atenção a temperatura e a pressão porque estão intimamente ligadas! o vaso de expansão vai resolver o facto de a valvula de expansão pingar. com ele, a expansão da água que é o que origina o pingar, passa a ser compensada. passa também a demorar muito mais tempo a pressão a subir pois o que faz com que ela suba muito depressa é o facto de a água ser incompressivel e qualquer expansão que ocorra, e devido ao facto de estar contida num recipiente indeformavel, origina uma subida de pressão muito rapida apesar de a dilatação ser muito pequena. o vaso de expansão vai introduzir no sistema um lugar onde se pode dar a tal deformação do sistema.
fez muito bem em meter uma termoestática para proteger a canalização porque sei de um caso em que existia uma caldeira, mas daquelas que se metem nas lareiras, também alimentada com água de pressão. um belo dia em que o senhor esteve todo o dia em casa com a lareira acesa quando abriu a torneira em vez de água saiu vapor! como a tubagem era em pex o resultado foi ter de mudar todo o circuito por onde passou o vapor, já para não falar no risco de uma queimadura.
para controlar a queima de lenha e a temperatura existe uma valvula que quando a temperatura sobe acciona uma alavanca que fecha a entrada de ar e o lume fica brando.
boas
agradeço a explicação. penso que devo aplicar o vaso na entrada da agua fria, entra a bailarina e a valvula antiretorno. e qual será o tamanho do vaso? não deverá ser muito grande visto a bailarina só levar 90l de água.
quanto à valvula de controle de chama, tenho uma cá em casa, e já esteve aplicada. só que quando mudei a bailarina de local tive que a tirar visto não ter espaço para ela, é pena. vou ver se consigo fazer uma no próprio tubo, sem ter de acrescentar mais nada.
Inté

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

lrds Escreveu: agradeço a explicação. penso que devo aplicar o vaso na entrada da agua fria, entra a bailarina e a valvula antiretorno. e qual será o tamanho do vaso? não deverá ser muito grande visto a bailarina só levar 90l de água.
quanto à valvula de controle de chama, tenho uma cá em casa, e já esteve aplicada. só que quando mudei a bailarina de local tive que a tirar visto não ter espaço para ela, é pena. vou ver se consigo fazer uma no próprio tubo, sem ter de acrescentar mais nada.
então se tem a valvula de controle de chama está à espera de quê? tem um sistema automático à sua disposição e não o usa??!!
sim, penso que o vaso de expansão é colocado nesse local, se fosse eu, era onde o colocava. quanto à dimensão do mesmo não lhe sei dizer, mas existe neste site pelo menos um user (manuelcar) que provavelmente o pode ajudar. pode ser que passe por aqui... ou mande-lhe uma pm.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

agora que sou abastecido por água da companhia cuja pressão não chega a 2 bars não há mais excesso de pressão na bailarina. não cheguei a montar o vaso de expansão.
Inté

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

então isso só pode estar a acontecer porque não existe actualmente nenhuma valvula de retenção (ou está inoperacional) entre a bailarina e a rede. em caso de a água da rede falhar e tivera bailarina acesa, se abrir uma torneira de água fria pode-se dar o recuo da água contida na bailarina para a torneira. espero que na melhor das hipoteses, os tubos da canalização aguentem...

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

normalmente, e é de boa norma todos os contadores da rede publica de abastecimento tem válvula de retenção. portanto não é por aí, já tinha opinado que não havia razão para alarme.
mas vamos admitir que a válvula de retenção do contador deixa passar qualquer excesso de pressão para a rede, o que cacontece é que o contador anda ao contrário o que como é obvio não intressa ao fornecedor do serviço, e depois, teem ideia do tamanho da rede, que efeito é que esse aumento de pressão provocaria?
NovaEnergia Sócio Nº 14

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

não é bem assim...
realmente os contadores têm uma valvula de retenção, mas são poucas as que ao fim de 6 meses continuam a funcionar...
até pode haver contadores que andem para trás mas tenho as minhas duvidas. acredito mais que mesmo com a água a circular para trás continuam a contar para a frente!

o problema de pressão não é na rede! é em sua casa se a dita valvula estiver a funcionar. se não estiver não se gera a pressão mas, dá-se o refluxo de água quente para a canalização de água fria. com sorte sai da torneira fria água morna. com azar a canalização abre fugas ou escalda as mãos. se for em hidronil é quase certa a fuga ou deformação da canalização.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

é claro que convem ter uma valvula de retenção na entrada da água fria no reservatório.
mas como deve saber a água mais quente ocupa a parte superior do reservatório onde deverá estar a saída. o aumento da pressão ao ocorrer dá-se em todos os sentidos e não só para o lado da entrada. o fenómeno de refluxo que refere é assim muito pouco provavel, até porque a simples abertura duma torneira equilibrará a pressão de imediato.
NovaEnergia Sócio Nº 14

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

melobanha Escreveu:é claro que convem ter uma valvula de retenção na entrada da água fria no reservatório.certo
mas como deve saber a água mais quente ocupa a parte superior do reservatório sei onde deverá estar a saída.certo
o aumento da pressão ao ocorrer dá-se em todos os sentidos e não só para o lado da entrada.certo
. o fenómeno de refluxo que refere é assim muito pouco provavel errado, até porque a simples abertura duma torneira equilibrará a pressão de imediato.certo
.
como parece ter conhecimentos de hidraulica vou comentar.
realmente a pressão exerce-se em todos os sentidos mas o fenómeno de refluxo dá-se devido a existir uma baixa pressão num ponto. esse ponto é o tubo de entrada de água devido ao mau funcionamento ou inexistencia de uma válvula de retenção. não é o de saida porque é suposto as torneiras estarem fechadas. no corpo da bailarina nem vale a pena falar porque estamos de acordo.
a simples abertura de uma torneira equilibra de imediato a pressão mas e enquanto tem a bailarina acesa e as torneiras fechadas? a libertação de pressão pode estar a dar-se e como a saida mais viavel é a rede, surge o tal refluxo. apenas acrescento que estamos a falar de uma bailarina e as temperaturas em jogo são um pouco diferentes das de um acumulador e se não há controlo da combustão pode-se gerar vapor que vai originar pressões e consequentes refluxos com um volume que nada tem a ver com as dilatações de água normais. neste panorama pode esgotar practicamente toda a água da bailarina com a consequente saida de água que se encontra no topo, pelo tubo de água fria. entende agora o porquê do tal escaldão que se pode apanhar nas torneiras de água fria quando não existem valvulas para o impedir?
as valvulas de retenção, de segurança e o balão de expansão foram criadas e montadas para sua segurança. prescindir delas não impedem que o sistema não funcione mas se apresentar anomalias ou acha aceitavel que correr o risco compensa o preço que elas custão, força! quem sou eu para andar aqui a mandar bitaites á que tempos, quando os riscos não sou eu que os vou correr...

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas
vou esclarecer aqui um pormenor porque talvez não me tenha explicado bem.
o excesso de pressão era dentro da dentro da bailarina, que está equipada com valvula de retenção na entrada da fria, e a funcionar bem. ora essa pressão passava lógicamente para a tubagem, da quente, e podia danificá-la. isto passava-se quando era alimentada por água do poço ( motor de balão que disparava aos 3,5 bares).

agora que é alimentada por água da rede pública, que anda à volta dos 2 bares, não há mais excesso de pressão.
Inté

Responder

Voltar para “Geral”