Novas A123 prismáticas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am

Re: Novas A123 prismáticas

Mensagem por elav »

resumindo, se fizer 70 km por dia e a mota tiver autonomia para 100km com as lifepo4 ao fim de 5000 ciclos tenho a bateria com 80% da capacidade, logo as baterias perderam 20% da capacidade em 5000 dias. então se calhar é melhor investir mais um pouco e comprar baterias que façam 200 km porque assim só as iria carregar de 2 em 2 dias logo as baterias iriam perder 20% da capacidade em 10 000 dias, logo iriam durar o dobro do tempo.

alguem sabe quando é que saem as a123 com 100ah?

estive num forum inglês e lá alguem falou em baterias com tecnologia nuclear, alguem percebe destas baterias (é que o meu inglês n é muito bom)?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

elav Escreveu:resumindo, se fizer 70 km por dia e a mota tiver autonomia para 100km com as lifepo4 ao fim de 5000 ciclos tenho a bateria com 80% da capacidade, logo as baterias perderam 20% da capacidade em 5000 dias. então se calhar é melhor investir mais um pouco e comprar baterias que façam 200 km porque assim só as iria carregar de 2 em 2 dias logo as baterias iriam perder 20% da capacidade em 10 000 dias, logo iriam durar o dobro do tempo.

alguem sabe quando é que saem as a123 com 100ah?

estive num forum inglês e lá alguem falou em baterias com tecnologia nuclear, alguem percebe destas baterias (é que o meu inglês n é muito bom)?
10 000 dias são 27 anos, acho que nem a própria química delas dura tanto tempo, mesmo que durasse ao fim de 27 anos ainda tinhas 80 % da autonomia original, contando claro com os dados fornecidos pelos fabricantes, são a meu ver muito optimistas.

um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por elav »

8000 € ja com a mota ou so as baterias?

e estas baterias tão giras - 2 ks 33ps (http://www.ffsolar.com/produtos/index.p ... a=por&id=6)

2 v (1cell ), 2491 ah, 349 x 211 x 630 mm, 94.3 kg.

logo para atingir os 72v tinha de se ter 36 baterias estas 36*2491= 89676 w, ja seria uma potencia razoavel, pena que o carro iria ter um peso so em baterias de 3394kg.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

elav Escreveu:8000 € ja com a mota ou so as baterias?

e estas baterias tão giras - 2 ks 33ps (http://www.ffsolar.com/produtos/index.p ... a=por&id=6)

2 v (1cell ), 2491 ah, 349 x 211 x 630 mm, 94.3 kg.

logo para atingir os 72v tinha de se ter 36 baterias estas 36*2491= 89676 w, ja seria uma potencia razoavel, pena que o carro iria ter um peso so em baterias de 3394kg.
apenas as baterias, daria para uma autonomia de 200-300 kms.

essas são baterias solares, não dão para veículos.
Cumps Inovadores

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

jmal Escreveu:um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
praticamente o dobro das ts. pensava que até era mais caro, de qualquer maneira já seria o suficiente para fazer subir o preço de uma vectrix para uns 14 ou 15 mil euros.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

easy Escreveu:
jmal Escreveu:um pack dessa capacidade para uma mota como as nossas deve ficar à volta de 8000 euros.
praticamente o dobro das ts. pensava que até era mais caro, de qualquer maneira já seria o suficiente para fazer subir o preço de uma vectrix para uns 14 ou 15 mil euros.
pois, mas com 4 vezes mais de capacidade.
Cumps Inovadores

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por elav »

jmal

qual a diferença entre bateria solares e para veiculos, o principio de funcionamento deve de ser identico.
tava a pensar pegar num carro comercial e fazer um ev com baterias solares, existem umas de 4000ah 2v.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

elav Escreveu:jmal

qual a diferença entre bateria solares e para veiculos, o principio de funcionamento deve de ser identico.
tava a pensar pegar num carro comercial e fazer um ev com baterias solares, existem umas de 4000ah 2v.
não me leves a mal, mas tens de ler mais um pouco sobre a tecnologia a aplicar em ve's, nem todas são compativeis e viáveis de utilizar, por exemplo as baterias solares além de serem estacionárias não aguentam os picos de corrente que um motor eléctrico pode "puxar" delas, logo está em causa a sua duração.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

easy Escreveu:
o preço das baterias nimh da vectrix custa mais de 5000€ se encomendado à parte. não faço ideia de quanto quando vendidas na mota mas defrauda de qualquer maneira esse teu valor.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
elav Escreveu:então deve carregar sempre que possivel, imaginemos que tenho as baterias carregadas e faço 10km (perdi 10% da carga das baterias), devo por logo a carregar ou esperar que faça mais km e carregar só qd gastar 70% da carga da bateria?

nem mais, qualquer tipo de bateria "gosta" é de estar carregada, aquele mito que existe do "vício" que se provoca às baterias por estar sempre a carregar não é verdade.
é verdade para o litio mas para as nimh não é bem assim. eu que o diga pois já experimentei o vicio e a autonomia baixou de 75 para 50km... o bom é que com 2 ou 3 descargas completas se recupera tudo ou quase tudo.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
elav Escreveu:então deve carregar sempre que possivel, imaginemos que tenho as baterias carregadas e faço 10km (perdi 10% da carga das baterias), devo por logo a carregar ou esperar que faça mais km e carregar só qd gastar 70% da carga da bateria?

nem mais, qualquer tipo de bateria "gosta" é de estar carregada, aquele mito que existe do "vício" que se provoca às baterias por estar sempre a carregar não é verdade.
é verdade para o litio mas para as nimh não é bem assim. eu que o diga pois já experimentei o vicio e a autonomia baixou de 75 para 50km... o bom é que com 2 ou 3 descargas completas se recupera tudo ou quase tudo.
isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.
sim, pensei que se estava a falar de "efeito de memória"...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:isso deve-se ao efeito de memória e por não ter equalização individual por célula.
sim, pensei que se estava a falar de "efeito de memória"...
certo, tens razão, mas penso que esse efeito não prejudica a longevidade das baterias, apenas a autonomia, isto porque a energia fica retida dentro das mesmas.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

aqui está o quadro que vos prometi, os preços que aparecem com "/us" foram preços convertidos para euros mas sem qualquer custos de transporte e/ou despesas adicionais, os restantes são preços nacionais.

qualquer erro, correcção ou informação adicional apitem, o melhor até seria criar um tópico só com esta informação no primeiro post e eu ia actualizando.
baterias.JPG
baterias.JPG (111.94 KiB) Visto 3565 vezes
Cumps Inovadores

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

excelente jmal!

simplesmente excelente.

diz-me uma coisa, assim características/preço essas headway não estão muito más ou estão? melhores c's que as thundersky e mais densidade energética e melhor preço ou estou a ver mal?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:excelente jmal!

simplesmente excelente.

diz-me uma coisa, assim características/preço essas headway não estão muito más ou estão? melhores c's que as thundersky e mais densidade energética e melhor preço ou estou a ver mal?
pois, estás a ver mal, , dai eu ter explicado que o preço não incluía transporte para tugal e despesas adicionais como alfandega, basicamente deves meter mais 50 % em cima para teres +- uma ideia do preço final.

existem outras marcas que quero incluir, como as gaia, eestor entre outras também muito boas, mas ainda faltam-me dados.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

jmal Escreveu:

simplesmente excelente.

pois, estás a ver mal, , dai eu ter explicado que o preço não incluía transporte para tugal e despesas adicionais como alfandega, basicamente deves meter mais 50 % em cima para teres +- uma ideia do preço final.

existem outras marcas que quero incluir, como as gaia, eestor entre outras também muito boas, mas ainda faltam-me dados.
já conseguiste arranjar os tais dados?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:
jmal Escreveu:

simplesmente excelente.

já conseguiste arranjar os tais dados?
não respondem, portanto ou não vendem ou nem sequer as têm.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

e lembras-te daquela scooter de tracção às 2 rodas, aquilo tinha baterias de lítio donde? ah, é verdade e as emax?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

tracçao às 2? onde se arranja disso? em relaçao às eestor foram arrestadas pelo departamento de defesa dos estados unidos... esqueçam... só para militares.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”