Casa Semi-autónoma

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
iznogud
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jan 07, 2010 10:28 am

Casa Semi-autónoma

Mensagem por iznogud »

bom dia a todos.

antes de mais apresento-me.

tenho formação na área da informática, com alguma predominância em programação e em sistemas.
já há algum tempo que venho a este fórum ler os vários posts interessantes sobre tudo o que tem a haver com a geração e uso eficiente da energia.
é um tema que muito me interessa, embora sem grandes conhecimentos.

entretanto resolvi registar-me pois, embora tenha lido alguns posts com temas semelhantes, não encontro nada que responda especificamente às questões que gostaria de colocar.
tenho uma pequena casa em fase de recuperação onde gostava de aplicar algumas das ideias partilhadas por aqui.
a casa em questão tem pouco menos do que 50 metros quadrados, e está na fase em apenas existem as paredes e o telhado. a instalação eléctrica, bem como as canalizações ainda não existem.

a minha ideia original era tornar a casa energeticamente independente, o que implicava um investimento demasiado elevado para a casa em questão e para a utilização que esta teria no dia-a-dia.
assim, penso que outra possibilidade (até por causa dos poucos recursos disponíveis) seria ter um "sistema híbrido", com uma instalação eléctrica convencional e uma infra-estrutura que funcionasse autonomamente, com recurso a energia acumulada em baterias, depois de gerada em painéis fotovoltaicos, ou mesmo num gerador aéolico (menos provável).

eu compreendo que só esta informação é insuficiente para grandes observações, mas logo à partida tenho algumas dúvidas que podem inviabilizar esta ideia, logo à partida.

por exemplo: - é realista ter uma instalação eléctrica a 12v(?) que contempla alguma iluminação, e a alimentação de pequenos(!) equipamentos eléctricos/electrónicos?

agradeço qualquer comentário que possam dispensar sobre esta ideia!

obrigado.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Casa Semi-autónoma

Mensagem por mauri »

iznogud Escreveu:bom dia a todos.

antes de mais apresento-me.
bem vindo! e que desfrutes do fórum quanto baste!
(só que há uma secção de apresentações e lá te apresentavas!)
de resto tudo bem!

iznogud Escreveu: é realista ter uma instalação eléctrica a 12v(?) que contempla alguma iluminação, e a alimentação de pequenos(!) equipamentos eléctricos/electrónicos?.
é sim. claro que total independência isso nem falar pelos custos elevados!
mas a iluminação e alguns aparelhos pode ser de 12v. eu já vi à venda frigoríficos (pequenos) de 12v.
eu tenho um pequeno painel e já consegui reduzir os custos da electricidade! e se tiveres electricidade da cª podes colocar lâmpadas leds que economizas bastante!
assim vais colocando uns painéis consoante as possibilidades e se houvesse ( eu procuro e não encontro) uns pequenos aerogeradores quase que ficarias independente! com os aerogeradores não seriam necessárias muitas baterias (as quais acho o preço exagerado!), porque esses trabalham também à noite que é quando não existe sol para os painéis!
quando tiveres uma produção já boa fazes a conversão para 220v e utilizas o que te der mais jeito!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Geral”