parece que não são apenas uns poucos animais "sacrificados" pela energia eólica. o efeito que as pás têm sobre os morcegos, por exemplo, parece que é brutal. e embora o morcego possa não ser um "bicho" simpático é extremamente útil em termos ambientais.
por outro lado não podemos por os aerogeradores na mesmo linha dos "velhos moínhos de vento": são realidades totalmente diferente e não tem nada de bucólico: são um negócio de milhões que, como diz o artigo do tópico, é altamente prejudicial para os contribuintes.
se morar perto de agum parque eólico, verifique por si mesmo a quantidade de cadáveres de animais voadores que por lá encontra nessa zona. para o provar, publique as fotos por aqui e informe onde e quando. o morcêgo tem um dos mais aperfeicoados sistemas de orientação e em minha opinião jamais foi catalogado de antipático pois tem recursos que fazem inveja aos humanos e tem um papel importante, especialmente no control de insectos. será que alguém já terá feito um
estudo sério que permita avaliar o decréscimo de colónias devido aos aerogeradores?
conheço algum trabalho do ministério do ambiente, e reconheço o empenho para que as coisas não descambem a favor de interesses duvidosos.
não poderemos pretender comparar os serviços prestados pelos moinhos de vento de antigamente dedicados à elevação de água e à moagem de cereais de forma artesanal, com os serviços dos actuais aerogeradores, concebidos em "state-of-art" para produção eléctrica de uma forma bem limpa e ecológica. indiscutívelmente aprovados ( por entidades reconhecidas em diversas áreas.
o que diremos dos problemas ecológicos provocados por nós já antes referidos e por outros que matam e impedem a prociação de animais:
- habitats naturais destruidos pelos muitos hectares "afogados" no alqueva, castelo do bode, e muitas mais albufeiras daí.
- gases, vapores, cinzas demais poluentes sólidos produzidos em quantidades enormes pelas centrais térmicas do pego, do carregado, etc.
- e por aí...
quanto a negócio de milhões:
uma boa parte da economia referente ás eólicas circula por aqui. torres fabricadas em alferrarede. turbinas construídas no norte, etc...
quanto nos custam em divisas saídas anualmente de portugal as centrais térmicas? qual é a relação do custo por kw/h produzido por elas? e quais são estes valores quando atribuídos á produção aerogerada?
informe-se!!! penso que se pesar devidamente as vantagens e as desvantagens, mudará de idéia. se o quiser fazer, bem entendido!...
por mim, a não ser que já conheça determinado assunto, não tomo tudo o que leio ou escuto como rigorosamente certo. ainda que o conheça procuro actualizá-lo por informação credível com parte de investigação pessoal directa.
até porque pode haver duas verdades diferentes sobre um muesmo assunto sem que alguém esteja a dizer falsidades.
mas, antes de eu emitir alguma opinião procuro conhecer sériamente os factos e ponderar os resultados. se ainda assim ocorrer um erro meu, não faço da minha opinião uma coisa imbatível e reconhecerei humildemente o dito erro.
acho que disse tudo o que haveria para falar, com o único intuito de poder ajudar através da experiência que tenho eque desde há algus anos vennho acumulando, e eventualmente corrigir mal-entendidos a quem achar que a coisa faz sentido. haverá sempre pessoas a favor de algo e outras a contrarias a isto. ficará ao arbítrio de cada um aceitar, ou não, o que aqui expus.