Portugal à frente na Energia Eólica. É isso bom?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Portugal à frente na Energia Eólica. É isso bom?

Mensagem por marcopns »

o_volt Escreveu: há pouco tempo o vascooter (vasco) esteve na china e pôde observar que, por exemplo, scooters eléctricas há às paletes! algumas já são tão antigas que até andam presas por arame. como já puderam ver carros eléctricos tb os há e bons....
já que falas no nosso pm, não te esqueças que efa..., marti..., e outros, estão sempre à coca do estado...e ainda há pouco verfiquei que houve um concurso que não saiu por causa duma destas empresas que precisa de + 1 mês para acabar um protótipo...acordem pessoal! pensam que estamos a apostar em quê...pois no bolso de alguns!
não quis defender o socas, eu nem votei nele... mas passou-se qualquer coisa...
é impressionante o crescimento da marti ... comparando o 1º trimestre de 2008 e 2009 aumentaram de 33% dos proveitos operacionais, em plena crise

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

marcopns Escreveu:
o_volt Escreveu: há pouco tempo o vascooter (vasco) esteve na china e pôde observar que, por exemplo, scooters eléctricas há às paletes! algumas já são tão antigas que até andam presas por arame. como já puderam ver carros eléctricos tb os há e bons....
já que falas no nosso pm, não te esqueças que efa..., marti..., e outros, estão sempre à coca do estado...e ainda há pouco verfiquei que houve um concurso que não saiu por causa duma destas empresas que precisa de + 1 mês para acabar um protótipo...acordem pessoal! pensam que estamos a apostar em quê...pois no bolso de alguns!
não quis defender o socas, eu nem votei nele... mas passou-se qualquer coisa...
é impressionante o crescimento da marti ... comparando o 1º trimestre de 2008 e 2009 aumentaram de 33% dos proveitos operacionais, em plena crise
então já percebeste tudo...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

vamos pensar um pouco?
e sempre conveniente pensar antes de emitir opiniões finais ( o que parece fazer muita falta na generalidade das coisas...).
penso que a energia do vento é uma das melhores em termos de aproveitamento para conforto humano e já é utilizada há milhares de anos para esse efeito.
sempre que nos propomos a percorrer um caminho temos obrigatóriamente de deixar a parte já percorrida para trás. quero dizer que quando obtemos alguma coisa, obrigatóriamente perdemos algo. não é assim
a questão é se teremos mais-valias com o obtido...
claro que o aproveitamento eólico ( por esta regra natural e incontornável que acabei de mencionar) causa pequenos prejuízos ecológicos a curto e a longo prazo, se os compararmos ás restantes energias de custos ambientais pesados que não nos coibimos de usar sem grandes encargos de consciência.

ponderando todos os vectores envolvidos:

- serão uns (poucos) animais sacrificados que pouco significarão no número total dos que morrem naturalmente e dos que nós matamos para nosso uso alimentar e para "nossa diversão"... duvído, muito sinceramente, que uma ave de saúde regular não se aperceba visualmente e auditivamente do obstáculo ao seu percurso e que não faça os cálculos conhecidos para o evitar. nunca me apercebi de choques o sequer de stress evitando os habitats após algum tempo de habituação ás torres que tal como as árvores, nnão de deslocam do local onde estão.
- uma alteração paisagística que até não será das mais desagradáveis que criámos e que continuamos a criar...
- há uma (pequena) destruição de zonas campestres, mas insignificantes perante o que continua intacto (senão o que diremos dos traçados de baixa, média e alta tensão que são uma autêntica teia de aranha que levou muita área natural embora.
- há mais alguns pontos a pagar (menores), como ruído, reciclagem periódica, etc...

ponderemos os benefícios:
- energia de baixo custo na relação investimento e tempo de vida e periodicidade de aproveitamento dela, que estamos a necessitar a cada dia mais.
- poupamos muito dinheiro ao não precisar de comprar a outros no exterior.
- custos ambientais aceitáveis.

a energia eólica é indiscutívelmente uma das boas apostas!!!

(a título de curiosidade: hoje é domingo, 10 de janeiro e dia aberto à caça. desde manhã (apesar deste frio!) escuto disparos de armas, sacrificando animais ( para gáudio (???) do humano primitivo! ). ainda assim este é um efeito ambiental transitório (de prazo curto).
mas: e o chumbo espalhado impunemente no ambiente que esses fulanos distribuem por aí? um metal pesado que (como todos os metais pesados ficará a degradar durante muitos anos (muitos mesmo) o nosso habitat actual que será também o de gerações futuras. alguém quer saber? alguém se queixa??? )

Autor do tópico
miguel21op
Membro
Membro
Registado: quarta dez 09, 2009 10:04 am

Mensagem por miguel21op »

parece que não são apenas uns poucos animais "sacrificados" pela energia eólica. o efeito que as pás têm sobre os morcegos, por exemplo, parece que é brutal. e embora o morcego possa não ser um "bicho" simpático é extremamente útil em termos ambientais.

por outro lado não podemos por os aerogeradores na mesmo linha dos "velhos moínhos de vento": são realidades totalmente diferente e não tem nada de bucólico: são um negócio de milhões que, como diz o artigo do tópico, é altamente prejudicial para os contribuintes.

quanto ao impacto visual sobre a paisagem, estamos conversados...

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

parece que não são apenas uns poucos animais "sacrificados" pela energia eólica. o efeito que as pás têm sobre os morcegos, por exemplo, parece que é brutal. e embora o morcego possa não ser um "bicho" simpático é extremamente útil em termos ambientais.

por outro lado não podemos por os aerogeradores na mesmo linha dos "velhos moínhos de vento": são realidades totalmente diferente e não tem nada de bucólico: são um negócio de milhões que, como diz o artigo do tópico, é altamente prejudicial para os contribuintes.
se morar perto de agum parque eólico, verifique por si mesmo a quantidade de cadáveres de animais voadores que por lá encontra nessa zona. para o provar, publique as fotos por aqui e informe onde e quando. o morcêgo tem um dos mais aperfeicoados sistemas de orientação e em minha opinião jamais foi catalogado de antipático pois tem recursos que fazem inveja aos humanos e tem um papel importante, especialmente no control de insectos. será que alguém já terá feito um estudo sério que permita avaliar o decréscimo de colónias devido aos aerogeradores?
conheço algum trabalho do ministério do ambiente, e reconheço o empenho para que as coisas não descambem a favor de interesses duvidosos.

não poderemos pretender comparar os serviços prestados pelos moinhos de vento de antigamente dedicados à elevação de água e à moagem de cereais de forma artesanal, com os serviços dos actuais aerogeradores, concebidos em "state-of-art" para produção eléctrica de uma forma bem limpa e ecológica. indiscutívelmente aprovados ( por entidades reconhecidas em diversas áreas.
o que diremos dos problemas ecológicos provocados por nós já antes referidos e por outros que matam e impedem a prociação de animais:
- habitats naturais destruidos pelos muitos hectares "afogados" no alqueva, castelo do bode, e muitas mais albufeiras daí.
- gases, vapores, cinzas demais poluentes sólidos produzidos em quantidades enormes pelas centrais térmicas do pego, do carregado, etc.
- e por aí...
quanto a negócio de milhões:
uma boa parte da economia referente ás eólicas circula por aqui. torres fabricadas em alferrarede. turbinas construídas no norte, etc...
quanto nos custam em divisas saídas anualmente de portugal as centrais térmicas? qual é a relação do custo por kw/h produzido por elas? e quais são estes valores quando atribuídos á produção aerogerada?

informe-se!!! penso que se pesar devidamente as vantagens e as desvantagens, mudará de idéia. se o quiser fazer, bem entendido!...
por mim, a não ser que já conheça determinado assunto, não tomo tudo o que leio ou escuto como rigorosamente certo. ainda que o conheça procuro actualizá-lo por informação credível com parte de investigação pessoal directa.
até porque pode haver duas verdades diferentes sobre um muesmo assunto sem que alguém esteja a dizer falsidades.
mas, antes de eu emitir alguma opinião procuro conhecer sériamente os factos e ponderar os resultados. se ainda assim ocorrer um erro meu, não faço da minha opinião uma coisa imbatível e reconhecerei humildemente o dito erro.

acho que disse tudo o que haveria para falar, com o único intuito de poder ajudar através da experiência que tenho eque desde há algus anos vennho acumulando, e eventualmente corrigir mal-entendidos a quem achar que a coisa faz sentido. haverá sempre pessoas a favor de algo e outras a contrarias a isto. ficará ao arbítrio de cada um aceitar, ou não, o que aqui expus.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

esqueci-me de referir um estudo que me parece honesto sobre a mortalidade dos morcêgos, pois presumívelemente a entidade em questão será neutra:
http://www.fort.usgs.gov/batswindmills/

como digo: sempre que progredimos numa direcção, perdemos o que abandonámos. tal aconteceu com a revolução industrial, a energia nuclear, e está a acontecer com a engenharia genética, que como todas as outras inovações
é óptima, mas aposto trará muita chatice no futuro. tudo tem as faces boa e a má. a questão é: os benefícios compensarão as perdas?
no caso da energia eólica, afigura ser positiva por inúmeras razões.

terminei, mesmo!!!

Autor do tópico
miguel21op
Membro
Membro
Registado: quarta dez 09, 2009 10:04 am

Mensagem por miguel21op »

o problema ambiental da energia fotovoltaica é ainda com os materiais com que os painéis são feitos quando chegam ao fim do respectivo ciclo de vida.

sun_rise_pt: acha a new scientist uma publicação credível? então veja lá o que eles dizem sobre os aerogeradores e a chacinados morcegos. a questão não tem nada a ver com a orientação. ora leia lá :
in fact, a new study shows that the moving blades cause a drop in pressure that makes the delicate lungs of bats suddenly expand, bursting the tissue's blood vessels. this is known as a barotrauma, and is well-known to scuba divers.
o meu espírito está sempre aberto como espero que o dos outros também esteja. a minha posição sobre esta matéria já foi diferente. o que penso hoje é o que está no artigo...

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

miguel21op Escreveu:o meu espírito está sempre aberto como espero que o dos outros também esteja. a minha posição sobre esta matéria já foi diferente. o que penso hoje é o que está no artigo...
portugal estar à frente em tudo o que é bom, isso é do melhor; agora estar à frente do que é mau, isso é péssimo!

cada um é livre de expor suas ideias e portanto aceito seu pensamento... mas vejamos:

portugal não está à frente na energia eólica, porque dos resultados de 2008, os estados unidos se tornaram o país com maior potência instalada. os eua contam com 8,35 gigawatts do novo aumento, elevando sua capacidade em 50% e superando a alemanha como o maior produtor de energia eólica, com um total de 25,1 gigawatts, contra 23,9 gigawatts. o país europeu consegue obter, porém, um percentual maior de sua energia de origem eólica. a china duplicou sua capacidade instalada, somando pelo menos 6,3 gigawatts e alcançando 12,2 gigawatts ao todo. nesse ritmo, o gigante asiático está no caminho para superar alemanha e espanha e se tornar o segundo país em termos de capacidade de produção eólica, em 2010.
http://pt.kioskea.net/news/10132-energi ... rescimento
mas se portugal estiver à frente nas instalações eólicas isso sim, ainda é melhor: que é o caso dos eua terem dado uns milhões à edp para instalar aerogeradores (tal como noticiado neste fórum) e ter concorrido em muitos países nas construção de aerogeradores...
quanto a mim desejo que portugal avance em todas as energias renováveis e permita também aos particulares poderem utilizar essas fontes e não serem só os grandes magnátes a terem a exclusividade!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

terá a new scientist alguma credibilidade, certamente. e certamente um departamento governamental não ficará em patamar inferior.

apenas gosto de pesar tudo o que está envolvido... perante as informações que me paracem certas somando aquelas que a minha experiência de vida me trouxe.

qualquer empreendimento tem custos ambientais como eu pretendi indicar no meu primeiro post. não é fácil termos termos tudo optimizado de forma a que os tais custos não apareçam. sempre foi assim, e acredito sempre assim será.

factores a considerar:

- precisamos, ou não de energia com menores custos ambientais?
- será que os aerogeradores matarão mais morcegos que a poluição ambiental (aérea; superficial; no sub-solo; etc...) causada pelas centrais térmicas ou nucleares?
- há decréscimo crítico nas "populações" de morcegos?
- há dificuldade em reciclar componentes dos aerogeradores?

talvez haja outros, que não me recordo...

pesando tudo isto, parecem ser os aerogeradores uma das melhores apostas na produção energética.
as maiores preocupações humanas acho que deveriam ser os excessos (poluidores) que o consumo desenfreado e irracional está causando, e parece estarmos a delegar em gerações futuras a resolução dos problemas que por agora criamos.
será a morte de alguns morcegos que cruzam eventualmente o percurso deles com o percurso de alguma turbina eólica?
alguma vez pensamos na quantide de peixe que será "turbinado" nas centrais hídricas?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:terá a new scientist alguma credibilidade, certamente. e certamente um departamento governamental não ficará em patamar inferior.

apenas gosto de pesar tudo o que está envolvido... perante as informações que me paracem certas somando aquelas que a minha experiência de vida me trouxe.

qualquer empreendimento tem custos ambientais como eu pretendi indicar no meu primeiro post. não é fácil termos termos tudo optimizado de forma a que os tais custos não apareçam. sempre foi assim, e acredito sempre assim será.

factores a considerar:

- precisamos, ou não de energia com menores custos ambientais?
- será que os aerogeradores matarão mais morcegos que a poluição ambiental (aérea; superficial; no sub-solo; etc...) causada pelas centrais térmicas ou nucleares?
- há decréscimo crítico nas "populações" de morcegos?
- há dificuldade em reciclar componentes dos aerogeradores?

talvez haja outros, que não me recordo...

pesando tudo isto, parecem ser os aerogeradores uma das melhores apostas na produção energética.
as maiores preocupações humanas acho que deveriam ser os excessos (poluidores) que o consumo desenfreado e irracional está causando, e parece estarmos a delegar em gerações futuras a resolução dos problemas que por agora criamos.
será a morte de alguns morcegos que cruzam eventualmente o percurso deles com o percurso de alguma turbina eólica?
alguma vez pensamos na quantide de peixe que será "turbinado" nas centrais hídricas?
além de que os animais também evoluem, os morcegos morrem agora mas vão aprender a viver com isso, é uma questão de tempo.

lembram-se das andorinhas, aquelas que faziam, sim faziam voos planados nas estradas, muitas morreram, elas andam cá na mesma, mas aprenderam que na estrada não se deve voar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

para encurtar a conversa pois claramente o núcleo está exposto logo quem quiser ver que veja e quem quiser fechar os olhos que feche. então é assim: o impacto dos parques eólicos sobre a fauna local é mínima e sem efeito, os principais assassinos do ambiente são e sempre foram a poluição humana e a caça humana. dentro do tópico poluição a principal fonte é a industria petroquímica e petrolífera bem como os seus resíduos ao ar livre, a industria do alcatrão e asfalto. o emparcelamento e a reclusão feitas pelas estradas e barragens criam linhas de morte. a loucura humana voraz em recursos e o excesso populacional vem logo a seguir. vejo os ecologistas de pacotilha virem com grandes discursos mas o que reconheço é o seu canibalismo face à industria que nos liberta da poluição e dos problemas ambientais, assim como a sua incrível adaptação no ignorar dos principais problemas e centrar a sua atenção nos pequenos pormenores irrelevantes de indole teorica enquanto o trabalho de campo fica todo por fazer. se soubessem o que se passa o seu discurso mudaria radicalmente.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Energia Eólica”