Programa energia solar - Sanitech
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Programa energia solar - Sanitech
sim. mantém um registo cuidadoso porque isso vai ajudar a tomar decisões.
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am
boas pessoal,
o mês de dezembro já acabou e gastei em electricidade para aquecer água foi de:
11,20€
não achei muito uma vez que aquase todos os dias esteve enebuado.
no ano passado em gaz gastei 23 euros, ou seja uma poupança de pouco mais de 50%.
vamos esperar por dias de sol.
votos de um optimo 2010
11,20€
no ano passado em gaz gastei 23 euros, ou seja uma poupança de pouco mais de 50%.
votos de um optimo 2010
-
- Membro Silver
boas,
alguem sabe me ajudar a fazer uma conta, é o seguinte:
1 tanque de 50 litros, a 60 graus, a misturar com a agua corrente (penso que sejam uns 15º graus, alguem sabe?), quanto litros me dão a 40 graus?
sera que me fiz entender?
um abraço
alguem sabe me ajudar a fazer uma conta, é o seguinte:
1 tanque de 50 litros, a 60 graus, a misturar com a agua corrente (penso que sejam uns 15º graus, alguem sabe?), quanto litros me dão a 40 graus?
sera que me fiz entender?
um abraço
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
se as contas não me falham, cerca serão 90l.
tambem foi mais ou menos o que gastei. perfeitamente dentro do que esperava gastar. e que continua dentro das previsões de cerca de 60 eur anuais.jackslater Escreveu:boas pessoal,
11,20€
votos de um optimo 2010
-
- Membro Silver
janeiro = 10.58€
mas francamente dezembro e janeiro nem sol houve, meses para esquecer.
estes dias agora de sol tem sido uma maravilha nem um "pingo" de electricidade.
mas francamente dezembro e janeiro nem sol houve, meses para esquecer.
estes dias agora de sol tem sido uma maravilha nem um "pingo" de electricidade.
-
- Membro Silver
desculpem lá era porreiro alguem com o modulo solar a gaz coloca-se aqui os valores da factura de dezembro e janeiro só para termos uma ideia.
um abraço
um abraço
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm
boas
então e novidades sobre os paineis?
pelos vistos foi uma marca pouco solicitada, e não se consegue saber muito.
está satisfeito com a compra? rendimento? já teve alguns problemas? prós e contras?
claro que de "inverno" já se sabe que é sempre pouco.
encomendei um kit em outubro e ainda estou á espera da montagem, vamos ver se ainda é este mês.
vnc
então e novidades sobre os paineis?
pelos vistos foi uma marca pouco solicitada, e não se consegue saber muito.
está satisfeito com a compra? rendimento? já teve alguns problemas? prós e contras?
claro que de "inverno" já se sabe que é sempre pouco.
encomendei um kit em outubro e ainda estou á espera da montagem, vamos ver se ainda é este mês.
vnc
-
- Membro Silver
apesar do inverno estar a ser rigoroso estou bastante satisfeito.
a instalação penso eu que foi bem feita, nem tive de pagar a estrutura para orientar a sul nem nada, na minha opinião ficou bom.
és de que zona?
no meu caso só preciso de um pouco de sol para não usar o apoio, mas nas ultimas semanas tem sido escasso.
a instalação penso eu que foi bem feita, nem tive de pagar a estrutura para orientar a sul nem nada, na minha opinião ficou bom.
és de que zona?
no meu caso só preciso de um pouco de sol para não usar o apoio, mas nas ultimas semanas tem sido escasso.
-
- Membro Dedicado
bons dias
sou de santarém. a empresa que vai instalar é a vilarc**om(não sei de posso colocar o nome completo), do cartaxo.
pelo que consegui saber o kit já vem com misturadora (não sei se é mesmo da sanitech, ou se é o instalador que "oferece"), mas encomendei sem modulo solar, e um funcionário do instalador "deu-me umas luzes" que sai mais barato colocar o modulo solar em vez de ligar a resistência.
já tenho o material em casa agora só tenho que esperar que o tempo melhore e, em principio se o tempo permitir, pois não quero ninguém em cima do telhado de um 1º andar com chuva, será montado nas proximas duas semanas, também não me tenho chateado muito pois com este tempo...
após ter tido uma conversinha com o importador, e com o instalador, lá me deram esta data, pois desde outubro que fiz a encomenda, e tenho a sensação que têm estado a empurrar um para o outro, o instalador diz que o importador não teve material, o importador diz que o instalador só pediu o kit nos finais de janeiro.
axo que se não tivesse acabado o apoio do governo já teria mudado de instalador ou de marca, pois já está a acabar o 4º mês de espera.
inicialmente, pensei numa estrutura para o montar numa parede virada a sul, mas o instalador pediu-me 270€ pela mesma. disse-lhe que não, se ele a oferece-se poderia monta-lo ai e não lhe pagava mais nada, pois todas as ligações necessárias estariam a cerca de 1.5mts, ou em alternativa e uma vez que tinha pedido para cobertura inclinada, teriam de instalar ni telhado do 1º andar, onde os 10 mts de tubagem não sei vão chegar.
o que fico mesmo com eles (instalador e importador), é que atraz de mim foram mais dois familiares para a marca, e mesmo apesar de terem 3 instalações para fazer num raio de 200mts não facilitarem em nada, nem pensam em fazer as 3 instalações em simultânio.
um deles pagou a totalidade em dezembro e na semana passada recebeu a factura de 2009, eu como será atravez de credito fico a ver navios, pois não vou poder abater nada no irs de 2009, e para o de 2010 não se sabe como será, se foi como no ano passado, fico com menos 400€ no bolso, pois como vou instalar os paineis para microprodução não poderei abater a totalidade.
vnc
sou de santarém. a empresa que vai instalar é a vilarc**om(não sei de posso colocar o nome completo), do cartaxo.
pelo que consegui saber o kit já vem com misturadora (não sei se é mesmo da sanitech, ou se é o instalador que "oferece"), mas encomendei sem modulo solar, e um funcionário do instalador "deu-me umas luzes" que sai mais barato colocar o modulo solar em vez de ligar a resistência.
já tenho o material em casa agora só tenho que esperar que o tempo melhore e, em principio se o tempo permitir, pois não quero ninguém em cima do telhado de um 1º andar com chuva, será montado nas proximas duas semanas, também não me tenho chateado muito pois com este tempo...
após ter tido uma conversinha com o importador, e com o instalador, lá me deram esta data, pois desde outubro que fiz a encomenda, e tenho a sensação que têm estado a empurrar um para o outro, o instalador diz que o importador não teve material, o importador diz que o instalador só pediu o kit nos finais de janeiro.
axo que se não tivesse acabado o apoio do governo já teria mudado de instalador ou de marca, pois já está a acabar o 4º mês de espera.
inicialmente, pensei numa estrutura para o montar numa parede virada a sul, mas o instalador pediu-me 270€ pela mesma. disse-lhe que não, se ele a oferece-se poderia monta-lo ai e não lhe pagava mais nada, pois todas as ligações necessárias estariam a cerca de 1.5mts, ou em alternativa e uma vez que tinha pedido para cobertura inclinada, teriam de instalar ni telhado do 1º andar, onde os 10 mts de tubagem não sei vão chegar.
o que fico mesmo com eles (instalador e importador), é que atraz de mim foram mais dois familiares para a marca, e mesmo apesar de terem 3 instalações para fazer num raio de 200mts não facilitarem em nada, nem pensam em fazer as 3 instalações em simultânio.
um deles pagou a totalidade em dezembro e na semana passada recebeu a factura de 2009, eu como será atravez de credito fico a ver navios, pois não vou poder abater nada no irs de 2009, e para o de 2010 não se sabe como será, se foi como no ano passado, fico com menos 400€ no bolso, pois como vou instalar os paineis para microprodução não poderei abater a totalidade.
vnc
-
- Membro Dedicado
bons dias
após mais de uma semana e vem, não vem, hoje chove, amanha não, lá tenho os paineis montados e em funcionamento.
o funcionário do instalador foi 5*, tentou fazer o melhor possivel, e resolveu alguns precalços.
agora só falta assinar o contrato de manutenção mas a clausula 5 ainda se mantêm em "qualquer das partes" em vez de cliente. alguem conseguiu a alteração do contrato?
vnc
após mais de uma semana e vem, não vem, hoje chove, amanha não, lá tenho os paineis montados e em funcionamento.
o funcionário do instalador foi 5*, tentou fazer o melhor possivel, e resolveu alguns precalços.
agora só falta assinar o contrato de manutenção mas a clausula 5 ainda se mantêm em "qualquer das partes" em vez de cliente. alguem conseguiu a alteração do contrato?
vnc
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
vnc[/quote]
viva! vnc
é bom ter alertado para esse pormenor na clausula 5, há muito tempo que esta questão foi levantada, pensava eu, que já os novos contratos viessem corrigidos, mas pelos visto não!
vou estar atento quando me entregarem para assinar, porque ainda estou à espera da aplicação do sistema que encomendei em novembro...
até
vnc[/quote]
viva! vnc
é bom ter alertado para esse pormenor na clausula 5, há muito tempo que esta questão foi levantada, pensava eu, que já os novos contratos viessem corrigidos, mas pelos visto não!
vou estar atento quando me entregarem para assinar, porque ainda estou à espera da aplicação do sistema que encomendei em novembro...
até
-
- Membro Silver
no meu escrevi à mão a alteração, deve de valer o que vale.
vnc quem foi o teu instalador?
-
- Membro Dedicado
foi o sr. filipe da vilarc0m, do cartaxo.jackslater Escreveu:no meu escrevi à mão a alteração, deve de valer o que vale.
vnc
-
- Membro Silver
à muito que não escrevo, a resistência à muito que esta desligava de fins de outubro até agora gastei 25euros de electricidade, por isso mega satisfeito.
para o ano instalo um termoacumulador de 30l para não estar preocupado com a hora dos banhos.
para o ano instalo um termoacumulador de 30l para não estar preocupado com a hora dos banhos.
-
- Membro Silver
pessoal continuo super satisfeito, vou ligar a máquina de lavar loiça e lavar roupa ao sistema para poupar mais qualquer coisa.
agora queria uma opinião vossa, eu queria montar ou um cilindro eléctrico ou um esquentador eléctrico para dar apoio? isto porque no inverno existem dias que se um tomar banho ás 19:00 o outro toma às 23:00 já a agua esta fria.
o preço de instalação é praticamente igual, não sei qual dos dois se torna mais rentável.
muito obrigado
agora queria uma opinião vossa, eu queria montar ou um cilindro eléctrico ou um esquentador eléctrico para dar apoio? isto porque no inverno existem dias que se um tomar banho ás 19:00 o outro toma às 23:00 já a agua esta fria.
o preço de instalação é praticamente igual, não sei qual dos dois se torna mais rentável.
muito obrigado
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
o problema dos esquentadores eléctricos é a energia instantanea que necessitam. esquentadores eléctricos com potências de 8kw e mais não é anormal, o que para as potências contartadas que temos, costuma ser demais. acho que mesmo com as percas do acumulador, este compensa mais do que aumentar a potência contratada.
-
- Membro Silver
o esquentador que vi era 5kw de facto é muito. mas se a agua ja vem pre aqucida será que usa os 5kw?
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
boasjackslater Escreveu:pessoal continuo super satisfeito, vou ligar a máquina de lavar loiça e lavar roupa ao sistema para poupar mais qualquer coisa.
muito obrigado
porque é que não utilizas a resistência que vem?! (não sei se estes paineis já trazem resistência) no depósito dos paineis de aqs é que mesmo estando frio e teres que aquecer uma quantidade maior de agua, mesmo que não gastes toda a que estiver aquecida vai-se aguentar por algum tempo e se vier um dia com algum sol a agua já está a uma temperatura superior ao que está na canalização, e se calhar já dá para os banhos todos e se fizeres contas ao investimento inicial que vais fazer, vai dar para muitos anos de electricidade para aqueceres a agua, quanto á agua já vir pré aquecida para o esquentador electrico em principio o consumo de 5kw vai-se manter, a não ser que o esquentador enha um termostato e regule a temperatura de saída, e então já não necessita dessa potência toda para aquecer a agua.
eu tenho termoacomulador e deixei de o utilizar porque parece-me que tenho mais vantagens em aquecer a agua do depósito do aqs do que estar a aquecer a agua do termoacomulador, mas isto é a minha opinião.
-
- Membro Silver
boas alexjp4,
eu uso a resistência do aqs, em novembro, dezembro e janeiro ele liga das 5:00 às 7:00 e das 18:00 às 20:00 (isto se necessário) o problema é que se eu tomar banho ás 20:10 a resistência já não liga, quando eu for tomar banho às 2 da manha a agua já esta fria. ou seja para tirar o máximo rendimento não tenho sempre a resistência ligada, mas com isso tenho de controlar as horas e não queria.
eu uso a resistência do aqs, em novembro, dezembro e janeiro ele liga das 5:00 às 7:00 e das 18:00 às 20:00 (isto se necessário) o problema é que se eu tomar banho ás 20:10 a resistência já não liga, quando eu for tomar banho às 2 da manha a agua já esta fria. ou seja para tirar o máximo rendimento não tenho sempre a resistência ligada, mas com isso tenho de controlar as horas e não queria.
-
- Membro Dedicado
jackslater Escreveu:boas alexjp4,
bons dias
e não é possivel ligar no relogio/dijuntor antes de tomar banho e desligar no fim, eu usava esse metodo quando tinha cilindro electrico a trabalhar com um relójio, o unico incoviniente penso ser mesmo o ter de ligar e desligar manualmente. e em cerca de 10 anos foram poucas as vezes que tive de ligar o esquentador por não ter água quente disponivel, talvez uma vez por ano, no maximo. e ao fim de semana também não tenho horários, tanto posso tomar banho ás 5 da manha, como ás 11 da noite.
vnc