Instalação de painel a Tubos de vácuo

Autor do tópico
fernandofernandes
Membro
Membro
Registado: domingo nov 29, 2009 10:33 pm

Instalação de painel a Tubos de vácuo

Mensagem por fernandofernandes »

instalei um painel a tubos de vácuo (30 tubos) para águas sanitárias. gostava que todos os entendidos nesta matéria fizessem os comentários e indicassem principalmente os aspectos negativos ou falhas existentes.
junto fotos da instalação.

fotos

de salientar que o painel foi colocado dia 11 de janeiro e até ao momento ainda não houve uma hora de sol, contudo a temperatura do depósito (300l) já subiu ligeiramente.

desde já agradeço a colaboração que seja prestada.
cumprimentos a todos

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Re: Instalação de painel a Tubos de vácuo

Mensagem por Tó Miguel »

gostei do que vi nas fotos.
vejo que és um homem decidido e para quem tinha dúvidas da intenção aí estão as fotos, para mostrar um tipo de instalação, que no que me diz respeito, ainda não tinha conhecimento de nenhuma em pleno funcionamento.
vai dando noticias da sua eficácia.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

boas,
parece-me que tem pouca inclinação, penso que deveria ter mais, pelas fotos!
quanto tem?

qual e a zona?

Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm

Mensagem por Smarley »

qual o princípio de funcionamento da parte que aquece neste aquecedor?

ele é totalmente aberto ali dentro da caixa de cima e dos canos de vidro ou tem tubos que percorem os canos de vidro?

ele tem sensor de temperatura para circular a água quando ela esquentar?

Autor do tópico
fernandofernandes
Membro
Membro

a inclinação do painel na realidade não é muita (15º) aproximadamente. o fornecedor disse-me que estes tubos só necessitam de 5º de inclinação para funcionarem a 100%. como o meu telhado tem 15º, deixei-o ficar nesta posição. esteticamente fica melhor.
aquilo que verifiquei é que devia ter colocado um purgador automático na saída do painel (junto à sonda t1), porque apesar de ter cuidado a encher o circuito primário (não deixar ar) verifico que ainda se nota algumas bolhas de ar e a bomba circuladora acaba por fazer algum ruído.
em relação à resposta enviada pelo smarley eu não percebi o que ele pretendia saber.
pelo que peço desculpa de não responder.

gostava de saber se na realidade devo ou não colocar o purgador automático.
ele é indispensável ou pode ficar sem ele.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

vejo que ainda à pessoal que não sabe o funcionamento deste sistema fica aqui a dica:

funcionamento
os paineis de tubo de vácuo vaciosol funcionam da seguinte forma: uns espelhos desenhados de forma especial, recolhem a incidência de raios solares e reflectem-nos através dos tubos de vácuo. os tubos estão construidos de uma forma semelhante a um termo:
dois tubos de vidro encaixados um dentro do outro que se unem nas extremidades. o vácuo que existe entre os tubos permite a entrada dos raios solares, mas não permite que saía o calor. no interior do vácuo, no tubo de dentro, situa-se o absorsor. uma chapa condutora térmica, de aluminio, transmite o calor obtido para o líquido solar que, por sua vez, o transporta para o depósito de água quente.
Sócio ANE Nº 16

Autor do tópico
fernandofernandes
Membro
Membro

o funcionamento é exactamente esse. então acha que a inclinação de 15% é suficiente?

e que me diz à colocação do purgador automático na saída do painel?

obrigado pela ajuda.

verifico com satisfação que sabe na perfeição o funcionamento dos painéis a tubos de vácuo.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

eu pesquisei e achei estas informações:

latitude ângulo de inclinação
0 a 4 graus 10 graus
5 a 20 graus latitude + 5 graus
21 a 45 graus latitude + 10 graus
46 a 65 graus latitude + 15 graus
66 a 75 graus 80 graus
Sócio ANE Nº 16

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

se tomarmos em conta que a latitude de lisboa é de 38º a inclinação ideal deveria ser 48º, portanto mais 33º do que tens.
Última edição por Tó Miguel em domingo jan 17, 2010 12:34 pm, editado 2 vezes no total.
Sócio ANE Nº 16

Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm

Mensagem por Smarley »

visto que você editou a sua mensagem e os dados estão corretos agora.
pode apagar esta minha tó miguel.
Última edição por Smarley em domingo jan 17, 2010 12:38 pm, editado 1 vez no total.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:se lisboa é 38.
a inclinação deve ser 48 graus, pois:
latitude................ângulo de inclinação
21 a 45 graus......graus da latitude + 10 graus
ok já rectifiquei a nota
Sócio ANE Nº 16

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Mensagem por kanyboy »

primeira coisa, meteram te vasos de expançao de ferro vitrificado, nao é la muito bom material, segundo parece-me que os isolamentos estao uma miseria, no verao é indiferente, mas no inverno nao é, terceira, tens toda a razao tem de ter um purgador a saida do painel se tem ar lembra-te que vai entrar mais nao tarda tens de chamar a manutençao, e por ultimo, n me parece que te tenhao metido uma misturadora termostatica, e isso é muito importante, porque te tranforma 300l em 500 ou 600l.
ja agora quanto te levaram pelo sistema todo, incluindo a montagem?
um kit semelhante ao teu mas melhorado e com a montagem custa 2980, quando te falo no melhorado ja estou a falar no vaso de expançao em inox e na misturadora termostatica, se n estou em erro é isso 30 tubos e 300l.

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

tó miguel Escreveu:vejo que ainda à pessoal que não sabe o funcionamento deste sistema fica aqui a dica:

funcionamento
os paineis de tubo de vácuo vaciosol funcionam da seguinte forma: uns espelhos desenhados de forma especial, recolhem a incidência de raios solares e reflectem-nos através dos tubos de vácuo. os tubos estão construidos de uma forma semelhante a um termo:
dois tubos de vidro encaixados um dentro do outro que se unem nas extremidades. o vácuo que existe entre os tubos permite a entrada dos raios solares, mas não permite que saía o calor. no interior do vácuo, no tubo de dentro, situa-se o absorsor. uma chapa condutora térmica, de aluminio, transmite o calor obtido para o líquido solar que, por sua vez, o transporta para o depósito de água quente.
alguem me pode informar se os tubos são fixos ou se, de alguma maneira, podem ser rodados? é que se isso for possivel temos o problema da inclinação resolvido... digo eu !

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

fernandofernandes Escreveu:instalei um painel a tubos de vácuo (30 tubos) para águas sanitárias. gostava que todos os entendidos nesta matéria fizessem os comentários e indicassem principalmente os aspectos negativos ou falhas existentes.
junto fotos da instalação.

de salientar que o painel foi colocado dia 11 de janeiro e até ao momento ainda não houve uma hora de sol, contudo a temperatura do depósito (300l) já subiu ligeiramente.

desde já agradeço a colaboração que seja prestada.
cumprimentos a todos
boas,

eles até funcionam a 0º (terraço), ou a 90º (parede). estes painéis são super eficientes, talvez até em demasia, para o nosso clima.

com uma instalação a 15º, desejo-te boa sorte para o pico do verão. para não teres problemas de sobreaquecimento » sobrepressão » falta de fiabilidade na instalação, neste período, pensa seriamente em implementares um esquema para tapar os paineis da radiação solar nas horas mais quentes. o ideal seria o comando ser feito pela sonda temperatura nos painéis ou no depósito.

agradece ao instalador ter maximizado a instalação para o verão (que é quando menos precisas da água quente).
mas parabéns, ficou uma instalação muito bonitinha.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Mensagem por kanyboy »

icarho Escreveu:
tó miguel Escreveu:vejo que ainda à pessoal que não sabe o funcionamento deste sistema fica aqui a dica:

funcionamento
alguem me pode informar se os tubos são fixos ou se, de alguma maneira, podem ser rodados? é que se isso for possivel temos o problema da inclinação resolvido... digo eu !
se sao tubos ( redondos ) vais rodar para quê, aquilo n tem faces por mais q rodes fica igual.

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

kanyboy Escreveu:
icarho Escreveu:

funcionamento
se sao tubos ( redondos ) vais rodar para quê, aquilo n tem faces por mais q rodes fica igual.
mas os tubos não têm uma parte reflectora? obviamente que se forem totalmente transparentes seria irrelevante rodá-los mas no caso de parte da superficie interna ser reflectora para concentrar os raios solares no centro do tubo a conversa muda de figura...ou não?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

se forem cpc, devido à configuração do reflector, é como se os tubos rodassem.

alexfilho
Membro
Membro
Registado: domingo fev 21, 2010 6:36 pm

Mensagem por alexfilho »

boas
eu moro na zona centro, e colocaram-me os tubos 1º a 25º que era a inclinação do telhado e não aquecia a agua, depois colocaram-nos a 35º e continua a aquecer muito pouco (só no verão maximo 63º no deposito)
segundo tenho lido tanto neste como noutros foruns e para a minha latitude deveria estar a cerca de 45º a 50º de inclinação.
não sei se isto ajuda em alguma coisa, mas pela minha experiencia a 0º como um colega informa não funciona.

to

dadlive
Membro
Membro
Registado: segunda nov 23, 2009 7:08 pm

Mensagem por dadlive »

gostaria de saber o que vao fazer ao excesso de temperatura no verao vao chamar o instalador para tirar tubos ou vao esperar para ver o que se vai estragar com a tempertura em demasia atemperatura dos tubos estagnaçao e imensa sera que vai de ferias descançado em portugal segundo os entendidos nao temos clima para tubos de vacuo (heat pipes)

clarapg
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jun 29, 2010 12:24 pm

Mensagem por clarapg »

kanyboy Escreveu: ja agora quanto te levaram pelo sistema todo, incluindo a montagem?
um kit semelhante ao teu mas melhorado e com a montagem custa 2980, quando te falo no melhorado ja estou a falar no vaso de expançao em inox e na misturadora termostatica, se n estou em erro é isso 30 tubos e 300l.
km fornece com esses preços? não queres dar contacto? isso são valores com iva ou sem iva?

Responder

Voltar para “Energia Solar”