E fazer um gerador a partir de Motor de arranque automovel?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

E fazer um gerador a partir de Motor de arranque automovel?

Mensagem por system32 »

boas,
pelo que parece um motor de arranque tem imanes como estator e enrolamento e escovas para o rotor.

será que funcionaria como gerador??
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: E fazer um gerador a partir de Motor de arranque automovel?

Mensagem por Ferra »

system32 Escreveu:boas,
pelo que parece um motor de arranque tem imanes como estator e enrolamento e escovas para o rotor.

será que funcionaria como gerador??
quem sou eu para discordar mas parece-me que os motores de arranque não têm imanes. têm enrolamentos tanto no estator(bobines indutoras) como no induzido (bobines induzidas). deste modo quando o motor está parado e em esforço para rodar (na fase inicial do arranque) a intensidade é muita e assim também o campo magnético... mas posso estar errado...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

já percebi, alguns parecem imanes, mas não são, aquilo são mesmo os fios das bobines, dão pouco mais que uma volta ao estator.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

pois,
talvez,
eu estive com um na mão à uns dias e pareceu-me muito estreito para ter bobines no estator, mas se voces dizem que é uma volta ou duas...

é pena...
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

ora bem rapaziada, há alguns motores de arranque com ímanes no extractor que são bastante poderosos, posso indicar alguns modelos de carro que os tem, vw polo 1.4 diesel, fiat punto diesel, mas há mais. estes têm 6 ímanes que dão sempre para fazer algumas engenhocas.

ps.motor de arranque não foi feito para produzir energia, mas para a consumir e produzir trabalho por breves segundos.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

boa!

quanto a trabalhar por breves instantes, é natural que assim seja, mas nem quero imaginar a potencia de um motor de arranque , principalmente de de um diesel de à uns anos, é que com a compressaão que tipicamente desses motores. os motores tem de ter potencia para os colocar a rolar e é imença. claro que não podemos esperar que gere a mesma qiantidade, mas de for metade seria optimo!

josé luís cabete Escreveu:ora bem rapaziada, há alguns motores de arranque com ímanes no extractor que são bastante poderosos, posso indicar alguns modelos de carro que os tem, vw polo 1.4 diesel, fiat punto diesel, mas há mais. estes têm 6 ímanes que dão sempre para fazer algumas engenhocas.

ps.motor de arranque não foi feito para produzir energia, mas para a consumir e produzir trabalho por breves segundos.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

experimente e depois diga o resultado pois estou curioso!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

bem, seria muito divertido pegar em qualquer coisa, e com uma varinha mágica tocar-lhe, e essa coisa vira-se a coisa que tanto queremos, mas cada coisa foi feita com um fim bem específico.

há estava aqui escrevendo estas linhas e tive um pensamento brilhante, é que já está estudado e creio que também aplicado em automóveis, um 2-1 ou seja, um alternador e ao mesmo tempo motor de arranque, que fica situado entre o motor e a caixa de velocidades.

ps. talvez com um destes consigas os teus ideais.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”