FIOS DE COBRE PARA BOBINAR
-
José Luís Cabete
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
FIOS DE COBRE PARA BOBINAR
como disse algures por aqui, tenho um gerador com imanes permanentes de uma motorizada, marca ducati, foi-me dito que para obter mais eficiência teria que o rebobinar com mais fio. agora algumas perguntas!
o que obtenho com mais fio?
e se o fio for mais grosso? é de 0.6 se for 0.8 ou 1.0mm
para o suporte das bobines pensei fazer em alumínio, para não ter prisão magnética, será que dá?
o gerador usava lâmpadas de 12v40/45w com regulador de tensão.
para o suporte das bobines pensei fazer em alumínio, para não ter prisão magnética, será que dá?
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: FIOS DE COBRE PARA BOBINAR
parece-me que mais voltas dá mais volts e fio mais grosso dá mais intensidade (com limites )josé luís cabete Escreveu:como disse algures por aqui, tenho um gerador com imanes permanentes de uma motorizada, marca ducati, foi-me dito que para obter mais eficiência teria que o rebobinar com mais fio. agora algumas perguntas!
o suporte deve ser ferromagnetico pois é mais eficiente!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
o ferra está certo em tudo, excepto, penso eu, na grossura do fio. ter fio mais grosso não dá mais corrente, mas permite mais corrente. isto é, para ser possível o gerador fornecer x ampéres, ele tem que ser bobinado com cobre com uma grossura que aguente essa amperagem. depois, convém o fio ser ainda mais grosso porque isso baixa a resistência "óhmica" e logo menos energia é desperdiçada (aquece) nos enrolamentos do gerador, o que é especialmente tão mais importante quanto mais fio tiveres... porque a resistência de um fio de cobre depende da grossura (secção) e comprimento.
por outro lado, fio mais grosso é mais caro e se forem dadas muitas voltas de fio as camadas exteriores vão ficar mais afastadas do núcleo ferroso, o que diminui a "eficiência" da geração eléctrica.
portanto, é tudo uma questão de compromissos... muitos compromissos... de encontrar um ponto de equilibrio, o que neste caso não é fácil pois as combinações são muitas e a matemática bastante complexa.
por outro lado, fio mais grosso é mais caro e se forem dadas muitas voltas de fio as camadas exteriores vão ficar mais afastadas do núcleo ferroso, o que diminui a "eficiência" da geração eléctrica.
portanto, é tudo uma questão de compromissos... muitos compromissos... de encontrar um ponto de equilibrio, o que neste caso não é fácil pois as combinações são muitas e a matemática bastante complexa.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Ferra
- Membro Gold

completissimo!njay Escreveu:o ferra está certo em tudo, excepto, penso eu, na grossura do fio. ter fio mais grosso não dá mais corrente, mas permite mais corrente. isto é, para ser possível o gerador fornecer x ampéres, ele tem que ser bobinado com cobre com uma grossura que aguente essa amperagem. depois, convém o fio ser ainda mais grosso porque isso baixa a resistência "óhmica" e logo menos energia é desperdiçada (aquece) nos enrolamentos do gerador, o que é especialmente tão mais importante quanto mais fio tiveres... porque a resistência de um fio de cobre depende da grossura (secção) e comprimento.
quando falei fio mais grosso dá mais intensidade coloquei (com limites )...
a razão o njay já explicou! obrigado!
-
José Luís Cabete

obrigado pelas respostas.
mais umas perguntinhas!
em um motor monofásico encontrei os seguintes dados.
kw 0.6 potencia em kw, 1kw=100kg se fosse em cv teríamos 0.8cv-75kg-m/s
n 2800 r.p.m. rotações por minuto /voltas completas
v 220 tensão de alimentação da rede
a 5 consumo ah será?
hz 50 hertz não sei o que é
prote. ip44 o que será?
condens. uf 16 sei que serve para o arranque do motor, é chamado c/de carga permanente, capac. de 16 uf
vc450 o que será?
quero melhorar os meus conhecimentos nesta área, se poderem ajudem, se estiver alguma coisa errada digam!
mais umas perguntinhas!
em um motor monofásico encontrei os seguintes dados.
kw 0.6 potencia em kw, 1kw=100kg se fosse em cv teríamos 0.8cv-75kg-m/s
a 5 consumo ah será?
hz 50 hertz não sei o que é
prote. ip44 o que será?
condens. uf 16 sei que serve para o arranque do motor, é chamado c/de carga permanente, capac. de 16 uf
vc450 o que será?
quero melhorar os meus conhecimentos nesta área, se poderem ajudem, se estiver alguma coisa errada digam!
-
Ferra
- Membro Gold

kw 0.6 potencia em kw,
kw=1000w
se fosse em cv teríamos 0.8 cv
1cv=735w
a 5 consumo ah
hz 50 hertz ciclos por segundo (eletricidade alternada)
prote. ip44 respeita a norma portuguesa 44 (segurança/isolamento)
condens. uf 16 serve para o arranque do motor, capac. de 16 uf
vc450 não sei
kw=1000w
se fosse em cv teríamos 0.8 cv
1cv=735w
a 5 consumo ah
hz 50 hertz ciclos por segundo (eletricidade alternada)
prote. ip44 respeita a norma portuguesa 44 (segurança/isolamento)
condens. uf 16 serve para o arranque do motor, capac. de 16 uf
vc450 não sei
-
dinamnes
- Membro

- Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
ola ...em ralaçao ao fio arranjo kualker medida.... xegando a aproximadame 2.80mm temos barra para bobinar... ja vi ke n e u kaso.. trabalho numa empresa de bobinagens.....rebobinamos kuase tudo... so fika nos arredores de aveiro.. se poder ajudor fiko kontent por isso
abraço
abraço
-
Josenir
- Colaborador

- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
vc450 é a tensão de trabalho do capacitor. é normal que seja de 450v devido ao motor ser alimentado em 220v.ferra Escreveu:condens. uf 16 serve para o arranque do motor, capac. de 16 uf
vc450 não sei
-
paulojorgevl
- Membro Dedicado

- Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm
esse condensador nao serve para arranque mas sim funciona permanentemente.
logo se chama condensador permanente.
-
Ferra
- Membro Gold

já agora...
e o que significa nm? ou será nms?
está num motor electrico de um estore.
aparece associado a 8, 20....
e o que significa nm? ou será nms?
está num motor electrico de um estore.
aparece associado a 8, 20....
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
nm newton-metro...torque..força do torque
dinamnes, por quanto fica o rolo de cobre para bobinas e quantos metros trás? de 0.8, 1 e 2 mm
dinamnes, por quanto fica o rolo de cobre para bobinas e quantos metros trás? de 0.8, 1 e 2 mm
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
dinamnes
- Membro

- Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
axo ke anda a volta de 10 euros o kilobluesky Escreveu:nm newton-metro...torque..força do torque
abraço
-
José Luís Cabete

ora cá ando eu com umas ideias. tenho por aqui vários motores eléctricos todos eles queimados, ando a pensar em meter-me a bobinar um deles, daí vai e pôs-me a observar o dito.
é um motor trifásico de 1.1kw, 2850 rpm
o extractor é de 24 canais
o fio de cobre é de 0.55 foi o que deu no micrómetro
começando a mexer nos fios cheguei a seguinte conclusão, cada fase é formada por 4 bobines, como cada bobine entra em 2 canais temos, 3 fazes 4 bobines por fase igual a 12 bobinas como cada bobina entra em dois canais, temos os canais completos.
também pode ver que as ditas bobinas tem espaços diferentes entre si, ou seja vou ter que fazer na mesma fase 2 tipos de bobina.
ora como a primeira vez em tudo sempre causa algum stress, e muitas duvidas, venho aqui expor o assunto para que alguma alma caridosa possa ajudar.
ps .será que eu vou conseguir bobinar o dito motor?
é um motor trifásico de 1.1kw, 2850 rpm
o extractor é de 24 canais
o fio de cobre é de 0.55 foi o que deu no micrómetro
começando a mexer nos fios cheguei a seguinte conclusão, cada fase é formada por 4 bobines, como cada bobine entra em 2 canais temos, 3 fazes 4 bobines por fase igual a 12 bobinas como cada bobina entra em dois canais, temos os canais completos.
também pode ver que as ditas bobinas tem espaços diferentes entre si, ou seja vou ter que fazer na mesma fase 2 tipos de bobina.
ora como a primeira vez em tudo sempre causa algum stress, e muitas duvidas, venho aqui expor o assunto para que alguma alma caridosa possa ajudar.
ps .será que eu vou conseguir bobinar o dito motor?
-
Cabul
- Membro Silver

- Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
amigo, não estamos a trocar ideias em telemóveis "sms", convém utilizar português, certo. na boadinamnes Escreveu:axo ke anda a volta de 10 euros o kilobluesky Escreveu:nm newton-metro...torque..força do torque
abraço
-
Cabul
- Membro Silver

- Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
paulojorgevl Escreveu:esse condensador nao serve para arranque mas sim funciona permanentemente.
o condensador é mesmo para o arranque. quando a tensão é ligada, cria um desfasamento de tensão entre a que é aplicada no rotor e a do estator estator. é como se fosse uma segunda tensão, que dá a força de arranque. se não fosse assim a a tensão aplicada nas bobines do estator e nas do rotor através do colector estavam com a frequência em sincronia, o que fazia com que o motor não arrancasse. o condensador provoca a desfasagem necessária ao arranque. depois do arranque tem um interruptor centrífugo desliga o condensador. o motor continua a rodar porque a "velocidade" da tensão a percorrer as bobines do rotor em relação às do estator está atrasada devido ao arrasto. o rotor está em esforço mecânico. por isso se chamam motores assincronos. contrario ao motores por exemplo dos corta relvas que são síncronos. levam mais tempo a arrancar, têm menos potência e param se fazem muito esforço.