Micro-produção de energia atraves de uma bicicleta
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça nov 17, 2009 8:52 am
Micro-produção de energia atraves de uma bicicleta
ola a todos !
nós somos alunos do 12ºano e estamos a desenvolver um projecto sobre energias renováveis para a disciplina de área de projecto. a nossa ideia consiste em adaptar um gerador e uma bateria a uma bicicleta estática para a produção doméstica e armazenamento de energia eléctrica. a ideia, alem de ser ecologicamente correcta, tem outra vantagem, a prática de exercício físico transformando assim, a energia física por nós produzida em energia eléctrica reutilizável sob diversas formas.
alguém percebe do assunto e quer ajudar-nos?
qualquer coisinha serve, uma opinião, um conselho ...
abraço
nós somos alunos do 12ºano e estamos a desenvolver um projecto sobre energias renováveis para a disciplina de área de projecto. a nossa ideia consiste em adaptar um gerador e uma bateria a uma bicicleta estática para a produção doméstica e armazenamento de energia eléctrica. a ideia, alem de ser ecologicamente correcta, tem outra vantagem, a prática de exercício físico transformando assim, a energia física por nós produzida em energia eléctrica reutilizável sob diversas formas.
alguém percebe do assunto e quer ajudar-nos?
qualquer coisinha serve, uma opinião, um conselho ...
abraço
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Re: Micro-produção de energia atraves de uma bicicleta
exactamente.
eu proprio já afirmei que era uma excelente ideia ter um ginásio que fosse quase auto suficiente energeticamente ao aproveitar as calorias gastas pelos clientes para gerar energia. tens o caso das bicicletas, das passadeiras, as maquinas de step, as maquinas de remo. n de máquinas que podiam gerar energia sem perder as caracteristicas fundamentais que actualmente têm.
eu proprio já afirmei que era uma excelente ideia ter um ginásio que fosse quase auto suficiente energeticamente ao aproveitar as calorias gastas pelos clientes para gerar energia. tens o caso das bicicletas, das passadeiras, as maquinas de step, as maquinas de remo. n de máquinas que podiam gerar energia sem perder as caracteristicas fundamentais que actualmente têm.
-
- Membro
- Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm
"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
tvcrabo Escreveu:exactamente.
exacto, depois o resultado do treino não se resumia a tempo ou kms, mas sim kwh produzidos e vendidos à edp, o lema do treino seria, "perca peso e ganhe dinheiro"
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
- Registado: quinta nov 19, 2009 10:18 am
caros
eu já fiz a minha, mas optei por uma bicicleta convencional, que sempre serve 2 propósitos.
projectei um suporte para levantar a roda traseira e com esta fazer girar um alterador automóvel.
não é trivial arranjar uma relação equilibrada entre as diversas multiplicações de velocidade à roda traseira.
no meu casoi inicial, arranjei um alternador de 700w/12v, mas por momentos esqueci-me que as minhas pernas não tinham 70% da força de um cavalo... portanto o primeiro protótipo rodava pouco tempo porque eu me cansava muito... cada vez que começava a gerar corrente e a acender uma lâmpada, lá tinha eu que recuperar o fôlego.
uma solução equilibrada será tentar arranjar um alternador 24v, mas para carregar uma bateria de 12v. com metade da rotação necessária (cerca de metade dos 700rpm mínimos), já gera corrente no sentido de carregar a bateria. numa feira, a quercus usou esse sistema.
se alguém tiver contactos de vendedores de alternadores 24v, agradeço que mos passe também, que também não tenho nenhum...
cumprimentos sinceros
eu já fiz a minha, mas optei por uma bicicleta convencional, que sempre serve 2 propósitos.
projectei um suporte para levantar a roda traseira e com esta fazer girar um alterador automóvel.
não é trivial arranjar uma relação equilibrada entre as diversas multiplicações de velocidade à roda traseira.
no meu casoi inicial, arranjei um alternador de 700w/12v, mas por momentos esqueci-me que as minhas pernas não tinham 70% da força de um cavalo... portanto o primeiro protótipo rodava pouco tempo porque eu me cansava muito... cada vez que começava a gerar corrente e a acender uma lâmpada, lá tinha eu que recuperar o fôlego.
uma solução equilibrada será tentar arranjar um alternador 24v, mas para carregar uma bateria de 12v. com metade da rotação necessária (cerca de metade dos 700rpm mínimos), já gera corrente no sentido de carregar a bateria. numa feira, a quercus usou esse sistema.
se alguém tiver contactos de vendedores de alternadores 24v, agradeço que mos passe também, que também não tenho nenhum...
cumprimentos sinceros
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
os alternadores de 24v são fáceis de arranjar em sucatas.
o problema dos alternadores de carros é necessitarem de muita rotação!
eu não sou entendido na matéria, mas na secção de energia eólica está lá muito bom material e ideias para alternadores.
cumpts
o problema dos alternadores de carros é necessitarem de muita rotação!
eu não sou entendido na matéria, mas na secção de energia eólica está lá muito bom material e ideias para alternadores.
cumpts
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça nov 17, 2009 8:52 am
é verdade, esqueci-me de dar o link do nosso blog http://apedalarsecriaenergia.blogspot.com/
ainda esta com poucas informações, mas ainda assim achei que poderiam gostar de ver
ainda esta com poucas informações, mas ainda assim achei que poderiam gostar de ver
-
- Novo membro
- Registado: segunda fev 01, 2010 12:13 pm
Última edição por Emma em segunda fev 01, 2010 12:24 pm, editado 1 vez no total.
-
- Novo membro
- Registado: segunda fev 01, 2010 12:13 pm
nós também somos de um grupo de área de projecto e estamos a fazer um trabalho sensivelmente na mesma área. nós pretendemos elaborar um projecto de auto-suficiência energética para a nossa escola que incorpore fontes alternativas de energia. devido ás restrições das fontes naturais, consideramos incorporar também outras formas de micro-produção, como através de bicicletas.
como o nosso trabalho tem mais vertentes, será que seria possível obter a vossa colaboração neste aspecto comum?
beijos *.*
contacto: [email protected]
como o nosso trabalho tem mais vertentes, será que seria possível obter a vossa colaboração neste aspecto comum?
beijos *.*
contacto: [email protected]