pelo que vi não me parece que é tudo com tubos: claro que o que funciona são as pás e essas não são em tubos! e chamas ventoinha a um aerogerador?
se estás interessado em fazer uma igual, porque não? ideias neste fórum encontras, só falta teres vontade de fazeres.
sds
Associado 69 Antes de abrir um tópico utilize aPesquisa Prece
o tubo de p.v.c. para pequenas hélices, serve perfeitamente. se tiveres tubo de 200m/m ou 300m/m de diâmetro melhor. fica mais forte e aguenta melhor a força do vento.
começas por arranjar um tubo com um bom diâmetro e 1,10m de comprimento. riscas uma linha recta (a) ao comprimento do tubo, divides ao meio a partir desse ponto fazes um circulo com 6cm de raio. do ponto central a cada uma das extremidades medes 50cm. no ponto dos 50cm traças uma perpendicular de 3cm. na outra ponta do tubo e também no ponto dos 50cm traças outra perpendicular, desta vês para o lado oposto, também com 3cm. por ultimo juntas através duma linha a ponta da perpendicular á parte exterior do circulo. fazes o mesmo na outra ponta, para o lado oposto. quando tudo estiver desenhado agarras uma serra tico-tico com uma lamina de picado fino, cortas tudo. tem sempre o cuidado de cortar por fora do risco. quando fores fazer a rectificação final o risco vai servir de orientação. depois de rectificares tudo com lixa podes equilibrar. fazes um furo com uma broca de 2m/m no centro da hélice, tiras a broca do berbequim passas o lado de trás da broca pelo furo que fizestes. com a broca enfiada pelo furo e segura com uma das mão, rodas a hélice com a outra mão. se depois de parar a hélice ficar parada na horizontal, está equilibrada. se não estiver equilibrada tens que tirar material na pá que ficou em baixo, até conseguires o equilíbrio. todas estas medidas podem ser alteradas proporcionalmente, depende do tamanho de hélice que se queira fazer. «com esta explicação toda se voltares a perguntar a alguém como se fazem ventoinhas só podes estar a brincar.» bom trabalho