então e aqueles que fazem tudo bem e os carros não cedem passagem.mauri Escreveu:então e aqueles que nem sequer à passadeira chegam e em vez de atravessar a direito e de olhar, não olham e atravessam de esquina?lrds Escreveu:boas
chegados à zona da passadeira, sem olhar para lado nenhum, amandam-se, sim, amandam-se, para cima da dita cuja. .
tanto em automobilistas, ciclistas, peões, e tudo o mais (advogados, juízes, sapateiros, não vou enumerar todos), há-os com civismo e os que não têm: isso faz parte da sociedade....
Petição "Alteração do CE reforçando direitos de ciclistas.."
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Petição "Alteração do CE reforçando direitos de ciclistas.."
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
certo!jmal Escreveu: então e aqueles que fazem tudo bem e os carros não cedem passagem.
esses estão incluídos aqui:
mauri Escreveu: tanto em automobilistas, ciclistas, peões, e tudo o mais (advogados, juízes, sapateiros, não vou enumerar todos), há-os com civismo e os que não têm: isso faz parte da sociedade....
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
ler coisas destas é que me preocupam muito. é um facto e tem razão quando diz que o peão não se pode atirar de qualquer maneira para a estrada, mesmo estando na passadeira. mas os peões ao atravessar na passadeira têm prioridade, isto é outro facto. um facto não choca com o outro e estão ambas as situações previstas no código da estrada.lrds Escreveu:boas
eu sou automobilista, peão e ciclista, e quer circule de uma ou de outra maneira tento ter o maximo de cuidado. uma das coisas que me preocupa muito é a de que os peões pensarem que lá por atravessarem na passadeira têm prioridade. os peões não podem interromper o fluxo de transito. então é vê-los caminhar no passeio e, de repente, chegados à zona da passadeira, sem olhar para lado nenhum, amandam-se, sim, amandam-se, para cima da dita cuja. e depois, os automobilistas são uns assassinos.
da mesma maneira um condutor de um veículo a que tenha prioridade sobre um veículo b também não pode usar dessa mesma prioridade de má fé, provocando um acidente. como o meu instrutor de condução dizia: "a prioridade não se tem, conquista-se".
o que eu acho estranho no meio disto tudo é que há condutores que não dão prioridade aos peões nas passadeiras mas dão aos outros veículos quando chegam a um cruzamento ou a uma rotunda. vejo isto acontecer diariamente: condutores que nem sequer abrandam antes da passadeira, mas meia dúzia de metros mais à frente já param só para ver se vêm carros. a que se deverá esta diferença de comportamento?
a meu ver a maior razão para além da falta de educação, de civismo, da ignorância pelas mais elementares regras do ce é a covardia. esses condutores sabem que o peão acabará por parar e não se atravessará porque se o fizer, mais mal é o dele, que leva com um carro de duas toneladas. já ao chegar a uma rotunda, esse mesmo condutor pára, porque se não o fizer leva com outro carro em cima. é ou não é covardia? peço desculpa, mas não encontro outro nome para esta dualidade de comportamentos.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boas
mas desde quando é que os peões têm prioridade? mesmo na passadeira só podem atravessar se não houver veiculos na via.
só têm prioridade se já estiverem na passadeira e posteriormente aparecer um veiculo.
o peão mesmo que esteja para atravessar a via na passadeira é obrigado a esperar que não haja fluxo de trafego, na via.
mas desde quando é que os peões têm prioridade? mesmo na passadeira só podem atravessar se não houver veiculos na via.
só têm prioridade se já estiverem na passadeira e posteriormente aparecer um veiculo.
o peão mesmo que esteja para atravessar a via na passadeira é obrigado a esperar que não haja fluxo de trafego, na via.
Inté
-
- Membro Platinium
acórdão nº 0210115 de tribunal da relação do porto, de 26 junho 2002lrds Escreveu:boas
tribunal da relação
nas passagens de peões, são estes que têm a prioridade do atravessamento da via, devendo o condutor deixar passar os peões que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
.....provocando-lhe lesões causais da sua morte incorrendo assim na autoria do crime de homicídio por negligência prevista e punida pelo artigo 137 ns.1 e 2 do código penal.
....mostra-se ajustada a indemnização de 12469,95 € para o viúvo e 7481,97 € para cada filho, por danos morais sofridos por estes
...mostra-se equilibrada a indemnização de 6000 contos correspondente à perda do direito à vida
acórdão nº 0210115 de tribunal da relação do porto, de 26 junho 2002
fonte http://jurisprudencia.vlex.pt/vid/22548529
-
- Membro
- Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm
ainda a sobre a prioridade nas passadeiras...
um dia em bruxellas, estava no meio de uma passadeira e admirei-me por um veiculo nao parar ou abrandar a marcha, coisa que nunca tinha acontecido até entao. qual nao foi o meu espanto, depois de atravessar, era um jipe land rover com matricula portuguesa.....acho que isso diz tudo....
um dia em bruxellas, estava no meio de uma passadeira e admirei-me por um veiculo nao parar ou abrandar a marcha, coisa que nunca tinha acontecido até entao. qual nao foi o meu espanto, depois de atravessar, era um jipe land rover com matricula portuguesa.....acho que isso diz tudo....
Daniel Melo
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
seria possivel voltar a tópico em questão e deixar essas questões!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boas
e os que estão no passeio junto às passadeiras e só lá estão a ver a vista e não querem atravessar?
o automobilista pára e eles até viram a cara para o lado. o peão tem prioridade sim, se já estiver na passadeira e posteriormente aparecer o automóvel, caso contrário não.
e os que estão no passeio junto às passadeiras e só lá estão a ver a vista e não querem atravessar?
o automobilista pára e eles até viram a cara para o lado. o peão tem prioridade sim, se já estiver na passadeira e posteriormente aparecer o automóvel, caso contrário não.
Inté
-
o que é o caso contrário? será que é o peão estar na passadeira e anteriormente ter passado um veículo? ou será que é o peão ainda não estar na passadeira? a meu ver, em nenhum destes casos se coloca a questão de quem tem prioridade. num caso o veículo já passou, no outro o peão ainda não está na zona de circulação mutua, onde se gera o conflito. será outro caso que eu não estou a ver?lrds Escreveu:o peão tem prioridade sim, se já estiver na passadeira e posteriormente aparecer o automóvel, caso contrário não.
-
- Membro Platinium
o assunto do tópico é: "petição alteração do ce reforçando direitos de ciclistas" já foi colocado no fórum e até foi devidamente discutido...pelo que nada mais há a acrescentar.
-
o assunto tem reticencias. não cabia todo por falha da plataforma do fórum, não minha. o assunto completo está no primeiro post e diz: petição "alteração do código da estrada reforçando direitos de ciclistas e peões". na tua primeira intervenção foi a isto que respondeste. posto isto, não sei onde está o offtopic se estamos a falar de direitos de peões.mauri Escreveu:o assunto do tópico é: "petição alteração do ce reforçando direitos de ciclistas" já foi colocado no fórum e até foi devidamente discutido...pelo que nada mais há a acrescentar.
-
- Membro
- Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm
ora bem, se este forum existe com o intuito da discussão sobre energias renováveis e alternativas,o que faz aqui uma petiçao para alterar o codigo de estrada? vendo as coisas por este prisma, eu acho que o proprio topico não tem cabimento neste forum...
Daniel Melo
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
visto que o objectivo do post inicial foi cumprido, não existe motivo para falar mais nele, está um pouco fora de tópico, se preferirem abram um tópico nesta mesma secção, "off-topic/conversa" sobre o assunto do código da estrada em relação aos peões.
Cumps Inovadores