Norquente fora do programa do governo?!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Tom_Joad
Membro
Membro
Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm

Norquente fora do programa do governo?!

Mensagem por Tom_Joad »

ando a pensar instalar o sistema termossifão 200l da norquente, mas eis q hoje quando fui ao site oficial do programa do governo, a norquente foi retirada das marcas abrangidas:

http://www.paineissolares.gov.pt/marcas.html

alguém sabe o q se passou? já agora, alguém sabe quando e quais as novas marcas q vão ser incluidas no programa?
ainda uma outra pergunta: a minha casa é de 2002 e tem aquecimento central, mas penso q não tem pré-instalação para os painéis solares. caso opte por instalar os painéis, está abrangida a ligação dos mesmos à caldeira e restante circuito de água?

cumprimentos

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: Norquente fora do programa do governo?!

Mensagem por tvcrabo »

podem ter sidos excluidos por nao cumprirem prazos, nao sei.

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

oh pá.
esta não estava à espera. realmente ainda não apareceu ninguém com norquente instalado.
espero que venham novidades boas no fim do mês, senão fico a ver o solar por um canudo.
cumprimentos
tlicas

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

como não está???

acabei de entrar no link e está lá!!

tom_joad Escreveu:ando a pensar instalar o sistema termossifão 200l da norquente, mas eis q hoje quando fui ao site oficial do programa do governo, a norquente foi retirada das marcas abrangidas:

http://www.paineissolares.gov.pt/marcas.html

alguém sabe o q se passou? já agora, alguém sabe quando e quais as novas marcas q vão ser incluidas no programa?
ainda uma outra pergunta: a minha casa é de 2002 e tem aquecimento central, mas penso q não tem pré-instalação para os painéis solares. caso opte por instalar os painéis, está abrangida a ligação dos mesmos à caldeira e restante circuito de água?

cumprimentos
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

nj05
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm

Mensagem por nj05 »

boas

acabei agora de ligar para o nº telefónico de apoio mencionado no site paineissolares.gov.pt, dado que fiz encomenda de um sistema cf com pagamento a pronto e tenho instalação já marcada.

o que me disseram foi que a norquente deixou de aceitar encomendas provisoriamente até dia 1 de julho em virtude de de momento ter dificuldades para satisfazer as respectivas entregas. dizem que as encomendas realizadas até ontem continuam todas válidas e o processo decorrerá normalmente. dizem também que a partir de 1 de julho a situação deverá ser normalizada.

resta saber se foi a norquente que pediu esta situação, ou se lhe foi imposta (mais provável...).

espero é que não haja surpresas de maior devido a esta questão...

cumps

ajms
Membro
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Mensagem por ajms »

fazem cada uma...
só neste país mesmo...

estava a ponderar seriamente em ir para a cf da norquente e agora tenho que esperar até julho!!!! isto se a situação se normalizar o que eu duvido....

se a norquente tem dificuldades em satisfazer os demais pedidos (pudera! o preço é aliciante) ponham outras marcas no programa com preços idênticos já que as actuais marcas do programa não o fazem!!!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

se a norquente tem dificuldades em satisfazer os demais pedidos (pudera! o preço é aliciante) ponham outras marcas no programa com preços idênticos já que as actuais marcas do programa não o fazem!!!
fazem cada uma...
só neste país mesmo...

estava a ponderar seriamente em ir para a cf da norquente e agora tenho que esperar até julho!!!! isto se a situação se normalizar o que eu duvido....

eu tambem gostaria de ter um audi ao preço de um renault.
vocês já repararam que mesmo com esta campanha em vez de procurarem qualidade procuram preço baixo, voçes acham que os instaladores tem margem de lucro exorbitantes que os sistemas solares são tudo o mesmo, para para pensar por ex o porque da norquente ter mais m2 por kit e é a mais barata e ainda com diferenças concideráveis.

bom e barato sai caro

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

a norquente regressou ao site... estranho.

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

no site http://www.paineissolares.gov.pt/marcas.html, a norquente já não está presente, mas no site http://www.medidasolartermico2009.com/produto.html, ainda é possível ver esta marca.

parece que o primeiro site é que é o oficial, publicitado e actualizado. o segundo, aparentemente igual, não tem sido actualizado.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

instal
Membro
Membro
Registado: sábado jun 13, 2009 11:23 am

Mensagem por instal »

sou instalador com cap e uma das coisas que me ensinaram é que os equipamentos "termossifão" para cumprirem o rccte teriam de ser certificados.
tenho o programa solartem, actualizado (penso eu), e não consta os sistemas termossifão da norquente, como cerificados (certif ou keymark).
se não constam da lista como é possível ultrapassar essa situação?
alguem me sabe responder?

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

instal Escreveu:sou instalador com cap e uma das coisas que me ensinaram é que os equipamentos "termossifão" para cumprirem o rccte teriam de ser certificados.
tenho o programa solartem, actualizado (penso eu), e não consta os sistemas termossifão da norquente, como cerificados (certif ou keymark).
no site da norquente (www.norquente.pt) está lá o modelo certificado pelo certif.

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Mensagem por AdeptoSolar »

instal Escreveu:sou instalador com cap e uma das coisas que me ensinaram é que os equipamentos "termossifão" para cumprirem o rccte teriam de ser certificados.
caro instal:

verifiquei de facto que o colector da norquente é certificado.
o facto de não surgir na base de dados do solterm (como tantos outros) não significa que não o possa propor. terá de adicionar na base de dados do solterm.
já agora se me permite, o software é solterm e não o nome de refere.
cumprimentos,
as

dadlive
Membro
Membro
Registado: segunda nov 23, 2009 7:08 pm

Mensagem por dadlive »

boa tarde gostaria de perguntar atodos os que tem depositos de termosifaoou nao deuma maneira geral todos os depositos que se preocupam com os banhos quentes solares temperaturas de60 graus e ninguem fala da salmonela pois as resitencias estao programadas para 60 graus sem sol como fica como nao poderia deixar de ser gostaria que me explicassem como funciona o termosifao norquente entre outros se nao garante 30 cm desde opainel ao deposito como manda a regra

dadlive
Membro
Membro

Mensagem por dadlive »

ca estou gostaria de saber porque que depois de se comprar um sistema a norquente na hora de aplicar aparece uma conta com extras que nem ao diabo lembra sera que depois de comprar um sistema nao e obrigaçao do instalador instala-lo funcional.
ou sera que se nao pagar os extras vai ser montado um sistema sem funcionabilidade como e a maioria dos casos montados pelos instaladores da norquente
sou instalador a varios anos com cap e estou aver osolar a voltar atraz no tempo e pena estas empresas nao serem vistoriadas

dadlive
Membro
Membro

Mensagem por dadlive »

continuando nos instaladores sabemo que todos os depositos tem que ser aplicado um vaso de espançao os depositos norquente nao nessecitam muito me contam devem expandir no verao para um vaso de expançao interior eu e que nao sei

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

dadlive Escreveu::diable: continuando nos instaladores sabemo que todos os depositos tem que ser aplicado um vaso de espançao os depositos norquente nao nessecitam muito me contam devem expandir no verao para um vaso de expançao interior eu e que nao sei
ora viva! dadlive

parece-me um pouco nervoso, mas tenha calma, explique lá esses problemas com a norquente de modo que entenda-mos os seus motivos de tanta revolta.
fala no problema da salmonela e ou talvez, também legionella, este assunto já foi muito discutido aqui no forum nos finais de 2009, mas diga lá o que pensa sobre esta matéria?
os extras, quais são afinal os extras que estão a ser pagos como tal? (tenho um interesse especial neste assunto, ainda não me foi aplicado o ts da norquente)
vaso de expansão, qual é o problema a final, não funciona, este assunto mexe com a segurança do sistema, agradeço-lhe que seja mais especifico?

resta-me agradecer as suas explicações.

até

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu já perdi a conta às vezes que li o mesmo e o mesmo percebi, ou seja, muito pouco...

se quiser, sr. dadlive, pode fazer uma pesquisa aqui no fórum sobre esse assunto. estou certo que encontrará respostas às suas dúvidas, visto que, como o paulol referiu, esse problema já aqui foi debatido.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

dadlive
Membro
Membro

Mensagem por dadlive »

quando fiz formaçao para aquirir o cap(embora ja monte sistemas solares a varios anos)uma das coisas que focaram na formaçao foi que todos os depositos termoacumuladores tinha que ser aplicado um vaso de espançao ois se a agua aqueçe aumenta de volume para onde espande ?claro que dispara na valvula de segurançapor isso talvez a norquente as monte no exterior assim nao se deteta a pinga que fica
outro ponto que gostava de salientar e nao me foi exclarecido pela norquente quando enviei um mail foi se o sistema de termosifao para funcionar precisa que a distancia que liga do mesmo painel seja no minimo 30cm(esta em qualquer manual da especialidade)para que a agua (com glicol)circule quando aquece sera que sem uma valvula de retençao quando esta frio nao faz o inverso ,ou seja aqueço os paineis frios com a resitencia pois o principio e o mesmo.
quanto ao bicho (legionela ou salmonela como queiram chamar )tambem esta em qualquer manual que so se mata a partir do 70 graus talvez eu esteja errado mas dizerem que so se desenvolve em quantidades de agua superiores a 200 l mt me contam esta-se sempre a aprender
o que gosto mais na norquente e o isolamento a prova de "fogo tipo karmonflex e pena e nao ser a prova de uv ainda bem que a espessura contrabalança pois e 3mm quando a legislaçao diz que deveria sertalvez no minimo19mm
junto com o tubo multicamada nao ha-ser nada pois com atempertura que o termosifao atinge talvez a agua quando sai da misturadora indevidamente aplicada no exterior saiba apex que e amateria do interior do tubo.ainda estou para ver se o interior estanhado do sera ou nao nocivo talvez nao pois senao nao podia ser montado.ja dizia o outro "o burro sou eu"

dadlive
Membro
Membro

Mensagem por dadlive »

quanto aos extras cobrados por alguns instaladores norquente sao relogio programador ,deslocaçao de estrutura,ligaçao de resistençia tem algum jeito o cliente ter de pagar o cabo e a ligaçao da resitencia ,se ela ja foi paga a norquente e para por a funcionar,nos contratos que as vezes sao fornecidos (deviam ser sempre fornecidos)aos clientes no banco diz por uma questao de marketing "chave na mao "depois chega o instalador e diz que no contrato so contempla 10 mts tubo para a ligaçao quando excede esse troço o cliente tem que pagar senao adeus ha mais para montar.gostaria de saber se nas garantias excluem valvulas e diversos asseçorios de ligaçao no exterior porque sera que os instaladores ensistem em montar as valvulas(termostaticas/segurança)junto dos depositos.
nao estou contra a norquente ,so e pena e que por causa de alguns instaladores que querem sair da crise atodo custo andem para ai a montar sistemas de qualquer maneira depois vai acontecer como ha 15 anos atraz aquando os emigrantes vieram com a moda do solar nao faltou instaladores feitos a pressao para queimar o solar,nao se lembram eles que o solar e o futuro a montar sistemas assim daqui a pouco toda a gente se queixa do solar
quanto a norquente continuo a dizer que nao sou contra so e pena que nao seja eu que tenha inundado o mercado com um sistema baratuxo que agora os instaladores fracos ou nao e que os vao montar rapidinho pois o da norquente ja la canta os clientes agora que se amanhem pois depois deste tempo de espera vale tudo

dadlive
Membro
Membro

Mensagem por dadlive »

gosto especialmente do kit solar fornecido pela norquente (2 valvulas termostaticas)gostaria era de saber ler para poder ler nas instruçoes tanto dos paineis como do termoacumulador mas ainda mais queria ler era como tecnico como regulo avalvula se ela ou eu vejo mal ou na literatura da mesma nao menciona temperaturas sera que foi feita para afinar a "olhometro" ou estou a ver mt mal ou nao entendo estas modernisses .quando e para encher o circuito com glicol ainda e melhor e meia bola em força e la vao as perçentagens ,gosto especialmente do isolamento dos paineis pois nao sabia ,fiquei agora a saber que o poliuretano(que e um isolamento termico/acustico)fica em desvantagem com a la mineral sera(la-rocha ou la vidro)que e um isolamento essencialmente acustico sera que a norquente na ficha tecnica do paineis queria dizer la mineral (ceramica)nao me parece pos quando se fura quando fura para fixar os paineis com aqueles autoperfurantes em (inoxoferro desculpem-me a palavra)o que aparece e la de rocha molhadinha nem enxarca nem nada ;dai as condençaçoes digo eu nao sei
dou valor aos portugueses que sou inventamos a polvora solar basta olhar para o preço do sistema para ver a qualidade ora bem ele bonito e .a primeira vista ate brilha e pena e aquela resistencia ceramica do tempo do cilindro da minha avo que funcionava ,mas em 2010 quando ja ha outros tipos de resistencia porque sera que ainda uasmos aquelas sao mt boas ou contribuem para baixar o preço do sistema eu nao queria dizer longe disso mal do sistema queria era entender a politica aplicada "sera vender bom e barato nao me parece se o sistema custa metade do preço dos outros nao e de desconfiar

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”