Como fazer um painel solar a partir das células
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Como fazer um painel solar a partir das células
encontrei este artigo que achei bastante bom, e aqui vos o deixo:
original em inglês: basic solar panel design
traduzido para português pelo google: design básico de um painel solar
original em inglês: basic solar panel design
traduzido para português pelo google: design básico de um painel solar
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Montagem dos meus painéis solares
olá!
resolvi abrir este tópico para mostrar aos amigos como vai ocorrer a construção dos painéis solares.
desde a montagem das placas até a instalação final.
o que comprei para este projeto foi:
170 células solares de 0,5v/1,7w, no qual vou utilizar 150 somente, para montar 3 painéis de 25v/85w.
1 inversor grid tie de 250w para conectar os painéis a rede elétrica.
1 chapa de compensado naval de 2,5x1m para colocar os 3 painéis montar as laterais e fechar com vidro.

no começo foi um pouco difícil de soldar as placas, mas logo se pega prática. cada painel vai ter 50 células, 5 colunas de 10 células. eu medi o tempo que levo para soldar cada 10 células e foi de 30min, com toda calma e cuidado.
quando terminei de soldar as primeiras 10 células já fui testá-las e obtive 5,1v e 4,1a em curto. eu medi a tensão e corrente com um multímetro e acho que a tensão que eu medi não é a de circuito aberto, pois quando eu coloco um multímetro para fazer a medição ele tem um circuito interno para fazer essa medição, então eu imagino que essa tensão seja a nominal das células.

4 colunas já prontas(10 células cada).

próximas 40 células a serem soldadas.

inversor grid tie de 250w.

estrutura de madeira já montada.
apesar do compensado naval ser resistente a água, eu resolvi passar uma mão de tinta nele.

hoje eu finalizei 9 colunas, do total de 15. só não fiz mais pois acabou as células, tenho uma encomenda com 80 células que ainda está nos correios e agora temos feriado segunda e terça da semana que vem. então acho que vai demorar ainda para eu terminar por completo o painel.
o vidro acho que vou colocar em 3 partes, e as células vou fixar com silicone.
eu estou com medo de quebrar alguma células no mexer o painel pois ele enverga um pouco quando ergue ele. por esse motivo também, vou fixar as células com somente 1 ponto de silicone no meio delas, e não vou deixá-las muito perto da base. só vou largar as células em cima de um ponto de silicone.
espero que gostem do que tenham visto até agora.
amanhã já vou colocar 5 colunas no painel e testá-los com o inversor.
aguardo os comentários.
abraços!
resolvi abrir este tópico para mostrar aos amigos como vai ocorrer a construção dos painéis solares.
desde a montagem das placas até a instalação final.
o que comprei para este projeto foi:
170 células solares de 0,5v/1,7w, no qual vou utilizar 150 somente, para montar 3 painéis de 25v/85w.
1 inversor grid tie de 250w para conectar os painéis a rede elétrica.
1 chapa de compensado naval de 2,5x1m para colocar os 3 painéis montar as laterais e fechar com vidro.

no começo foi um pouco difícil de soldar as placas, mas logo se pega prática. cada painel vai ter 50 células, 5 colunas de 10 células. eu medi o tempo que levo para soldar cada 10 células e foi de 30min, com toda calma e cuidado.
quando terminei de soldar as primeiras 10 células já fui testá-las e obtive 5,1v e 4,1a em curto. eu medi a tensão e corrente com um multímetro e acho que a tensão que eu medi não é a de circuito aberto, pois quando eu coloco um multímetro para fazer a medição ele tem um circuito interno para fazer essa medição, então eu imagino que essa tensão seja a nominal das células.

4 colunas já prontas(10 células cada).

próximas 40 células a serem soldadas.

inversor grid tie de 250w.

estrutura de madeira já montada.
apesar do compensado naval ser resistente a água, eu resolvi passar uma mão de tinta nele.

hoje eu finalizei 9 colunas, do total de 15. só não fiz mais pois acabou as células, tenho uma encomenda com 80 células que ainda está nos correios e agora temos feriado segunda e terça da semana que vem. então acho que vai demorar ainda para eu terminar por completo o painel.
o vidro acho que vou colocar em 3 partes, e as células vou fixar com silicone.
eu estou com medo de quebrar alguma células no mexer o painel pois ele enverga um pouco quando ergue ele. por esse motivo também, vou fixar as células com somente 1 ponto de silicone no meio delas, e não vou deixá-las muito perto da base. só vou largar as células em cima de um ponto de silicone.
espero que gostem do que tenham visto até agora.
amanhã já vou colocar 5 colunas no painel e testá-los com o inversor.
aguardo os comentários.
abraços!
-
- Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Re: Montagem dos meus painéis solares
olá fábio
vejo que a obra já está em marcha
para resolver este problema devias de dividir o painel em dois, mais pequeno é sempre melhor de movimentar e com riscos menores
vejo que a obra já está em marcha
,eu estou com medo de quebrar alguma células no mexer o painel pois ele enverga um pouco quando ergue ele.
para resolver este problema devias de dividir o painel em dois, mais pequeno é sempre melhor de movimentar e com riscos menores
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
olá tó miguel!
com certeza se dividir o painel melhora. mas eu fiz uns testes e isso não vai ser preciso, elas ficaram muito bem acomodadas.
já estão coladas 5 colunas no painel. não vou continuar hoje pois estou sem fios para fazer as ligações e testes.
amanhã de manhã compro os fios, termino a montagem da primeira parte, faço os testes e já colo as outras 4 colunas que estão prontas aqui.
abraço!
com certeza se dividir o painel melhora. mas eu fiz uns testes e isso não vai ser preciso, elas ficaram muito bem acomodadas.
já estão coladas 5 colunas no painel. não vou continuar hoje pois estou sem fios para fazer as ligações e testes.
amanhã de manhã compro os fios, termino a montagem da primeira parte, faço os testes e já colo as outras 4 colunas que estão prontas aqui.
abraço!
-
- Membro Platinium
-
- Membro Silver
- Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm
ola, parabens pelo projecto...
so tenho uma questão,ira ligar depois o inversor directamente a uma tomada? o que acontece quando os paineis estao a gerar energia e a casa nao esta a consumir?(para onde vai essa energia?)
bom trabalho!
so tenho uma questão,ira ligar depois o inversor directamente a uma tomada? o que acontece quando os paineis estao a gerar energia e a casa nao esta a consumir?(para onde vai essa energia?)
bom trabalho!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
bom trabalho, smarley
é bom colocares aqui a maneira como se monta painéis solares, para ver se há mais pessoas interessadas em fazer o mesmo reduzindo assim o custo exagerado dos painéis solares.
força e avante!
é bom colocares aqui a maneira como se monta painéis solares, para ver se há mais pessoas interessadas em fazer o mesmo reduzindo assim o custo exagerado dos painéis solares.
força e avante!
-
- Membro Silver
olá pessoal, que bom que também se interessaram no assunto.
achei que não estava do agrado de todos pois só o amigo tó miguel comentou no post...
k__x
como o meu medidor é bi-direcional, quando a casa não está consumindo energia ele vai girar para trás, diminuindo a contagem de kwh dele.
mauri
com certeza! essa é a minha idéia, painéis solares de baixo custo.
daqui a pouco vou sair para comprar o material para a instalação e para terminar o painel para os testes.
infelizmente hoje não temos sol por aqui, então não vai ser possível testar ver os resultados.
abraços!
achei que não estava do agrado de todos pois só o amigo tó miguel comentou no post...
k__x
como o meu medidor é bi-direcional, quando a casa não está consumindo energia ele vai girar para trás, diminuindo a contagem de kwh dele.
mauri
com certeza! essa é a minha idéia, painéis solares de baixo custo.
daqui a pouco vou sair para comprar o material para a instalação e para terminar o painel para os testes.
infelizmente hoje não temos sol por aqui, então não vai ser possível testar ver os resultados.
abraços!
-
- Membro Silver
obrigado...
mas o que te referes a "medidor"?
a ligação nao é assim?:
paineis solares -> inversor de corrente -> tomada de casa
abraço
mas o que te referes a "medidor"?
a ligação nao é assim?:
paineis solares -> inversor de corrente -> tomada de casa
abraço
-
- Membro Silver
isto!
a ligação é exatamento isso, mas a rede da casa funciona assim.
energia da concessionária - medidor de energia - rede da casa
o que vou fazer é o seguinte:
energia da concessionária - medidor de energia - rede da casa - inversor - painéis solares
o medidor que falo é o contador... que mede a energia consumida pela casa.
ele pode ser bi-direcional, ou seja, gira para os dois lados, tanto para mais quanto para menos.
abraço!
a ligação é exatamento isso, mas a rede da casa funciona assim.
energia da concessionária - medidor de energia - rede da casa
o que vou fazer é o seguinte:
energia da concessionária - medidor de energia - rede da casa - inversor - painéis solares
ele pode ser bi-direcional, ou seja, gira para os dois lados, tanto para mais quanto para menos.
abraço!
-
- Membro Silver
terminei a montagem e fiz uns testes.
como não tenho sol, não pude testar a força do painel.
mas já constatei que o inversor funciona mesmo...
mesmo com 50ma de corrente ele funcionou.
só que o meu amperímetro acho que está estragado...
pois quando eu ligo ele, ele da um pulo para o máximo!
eu liguei o amperímetro em série com o positivo, bem como deve ser...
alguém já viu isso com um amperímetro analógico?
eu testei em curto, e a corrente com o inversor ligado e mesmo assim ele só da um pulo para o máximo.
se eu inverto os fios nele, ele da um pulo para o mínimo.
abraços!
como não tenho sol, não pude testar a força do painel.
mas já constatei que o inversor funciona mesmo...
mesmo com 50ma de corrente ele funcionou.
só que o meu amperímetro acho que está estragado...
pois quando eu ligo ele, ele da um pulo para o máximo!
eu liguei o amperímetro em série com o positivo, bem como deve ser...
alguém já viu isso com um amperímetro analógico?
eu testei em curto, e a corrente com o inversor ligado e mesmo assim ele só da um pulo para o máximo.
se eu inverto os fios nele, ele da um pulo para o mínimo.
abraços!
-
- Membro Silver
demasiada amperagem para o amperimetro?
-
- Membro Silver
creio que não, pois a corrente máxima das placas é 3,6a.
agora, porque juntaram o meu tópico???
agora, porque juntaram o meu tópico???
-
boa pergunta smarley, algum moderador baralhou-se e juntou as mensagens do teu tópico a um que eu tinha aberto
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
eu já tinha reparado nisso e coloquei a pergunta na moderação.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
acredito que possa girar para os dois lados, mas não sei se será possível ele girar ao 'contrário' e injectares potência na rede, e duvido ainda mais que a concessionária autorize a injecção de potência pela tomada, mesmo que não se ultrapasse o consumo próprio.smarley Escreveu:energia da concessionária - medidor de energia - rede da casa - inversor - painéis solares
e o alcance do amperímetro é de quanto?smarley Escreveu:creio que não, pois a corrente máxima das placas é 3,6a.
o multímetro analógico cá de casa tem um alcance máximo de apenas 300 ma (corrente contínua).
-
- Membro Silver
sobre o amperímetro eu descobri que os chineses montaram errado.
eles pegaram um multímetro de 20ma e colocaram adesivo e caixa de 20a.
amanhã vou ter que providenciar outro por aqui mesmo.
acho que tenho um de 10a guardado para quebrar o galho.
hoje eu consegui testar o painel por uns 5min.
com muito pouco sol o resultado foi satisfatório.
resultou em 50w entregues a rede elétrica.
e o sol não era nem perto do que ocorre normalmente... estava com muitas nuvens...
acho que amanhã o tempo vai limpar, aí poderei ver o quando o painel pode gerar realmente.
abraços!
eles pegaram um multímetro de 20ma e colocaram adesivo e caixa de 20a.
amanhã vou ter que providenciar outro por aqui mesmo.
acho que tenho um de 10a guardado para quebrar o galho.
hoje eu consegui testar o painel por uns 5min.
com muito pouco sol o resultado foi satisfatório.
resultou em 50w entregues a rede elétrica.
e o sol não era nem perto do que ocorre normalmente... estava com muitas nuvens...
acho que amanhã o tempo vai limpar, aí poderei ver o quando o painel pode gerar realmente.
abraços!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
por questão de organização, os moderadores, em tópicos semelhantes, costumam bloquear o mais recente e deixar o mais antigo aberto às participações. para isso serve a pesquisa ou a leitura de tópicos, afim de evitar o repost.
em caso de posts relevantes, fundem-se as mensagens, de forma a concentrar num só local o mesmo debate, sem a necessidade de ir lá no bloqueado ver o que foi escrito.
em caso de posts relevantes, fundem-se as mensagens, de forma a concentrar num só local o mesmo debate, sem a necessidade de ir lá no bloqueado ver o que foi escrito.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Platinium
obrigado luciano pela explicaçãoluciano kaefer Escreveu:por questão de organização, os moderadores, em tópicos semelhantes, costumam bloquear o mais recente e deixar o mais antigo aberto às participações. para isso serve a pesquisa ou a leitura de tópicos, afim de evitar o repost.
fica aqui a minha explicação ao njay e smarley:
o tópico do njay é anterior ao do smarley, como referido pelo luciano e pelas regras da moderação o tópico do smarley devia de ser apagado em beneficio do tópico do njay, por ter sido colocado dias antes. seria injusto para o smarley, que está a fazer um projecto e a publica-lo com grande pormenor.
assim como ambos os projectos falam do mesmo, aqui juntos se completam e deixam a informação toda no mesmo local, para quem queira consultar.
nota: no entanto gostaria, que da parte de ambos, verifiquem, se a semelhança dos projectos é total ou se há algum pormenor que marque a diferença
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
acho que há aqui alguma confusão em relação ao conteúdo dos 2 tópicos. eu apenas deixei um link para um artigo que ensina a fazer um painel solar a partir das células (o tópico agora ficou com o título "montagem dos meus painéis solares", que não tem nada a ver pois eu não montei painéis solares nenhuns), e o smarley está a fazer uma espécie de "diário de bordo" em que além de mostrar como montou os seus painéis, está a mostrar o resto do sistema todo, a discutir e a mostrar a evolução do mesmo. não se trata de um caso de re-post. esta fusão parece-me especialmente injusta para o smarley. eu gostaria que os tópicos voltassem a ser separados.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e