viva. sabes aqui por estes lados na estrada de leiria para a benedita existe um sucateiro que trabalha muito com citroen e ele tem lá um motor electrico...mas é de um saxo...pela referencia original o do saxo e da berlingo são diferentes mas provavelmente não se perdia nada em ver....rpl Escreveu:pais eu também tenho o contacto dos representantes/fabricantes deste motor o sr. jan p. michel da leroy o problema é que eles na podem vender peças deste motor nem o motor completo, este motor apenas foi fabricado na leroy somer, a patente deste motor pertence ao grupo psa. na psa um menino destes bate-se nos 6mil e alguns eurios. estou a contactar com uma empresa espanhola que talvez tenha condições para fazer a bobinagem nova do rotor. em relação as baterias estão impecáveis a pesar de serem saft de 10/2004 conseguem manter a carga e até a potencia pretendida fiz um teste com uma carga resistiva na vez do motor e portou-se lindamente, não consigo é arranjar cargas para atingir os 15kw. mas já fico satisfeito com 8kw e os auxiliares da carrinha tb ta tudo a funcionar, o controlador carrega a bateria auxiliar.
Citroen Berlingo Electrique
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 21, 2008 11:46 am
Re: Citroen Berlingo Electrique
Carlos Santos
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
boa, nem me lembrava desse, por acaso já lá o estive a ver, tá batido, mas parece que o motor está bom.buri77 Escreveu:viva. sabes aqui por estes lados na estrada de leiria para a benedita existe um sucateiro que trabalha muito com citroen e ele tem lá um motor electrico...mas é de um saxo...pela referencia original o do saxo e da berlingo são diferentes mas provavelmente não se perdia nada em ver....rpl Escreveu:pais eu também tenho o contacto dos representantes/fabricantes deste motor o sr. jan p. michel da leroy o problema é que eles na podem vender peças deste motor nem o motor completo, este motor apenas foi fabricado na leroy somer, a patente deste motor pertence ao grupo psa. na psa um menino destes bate-se nos 6mil e alguns eurios. estou a contactar com uma empresa espanhola que talvez tenha condições para fazer a bobinagem nova do rotor. em relação as baterias estão impecáveis a pesar de serem saft de 10/2004 conseguem manter a carga e até a potencia pretendida fiz um teste com uma carga resistiva na vez do motor e portou-se lindamente, não consigo é arranjar cargas para atingir os 15kw. mas já fico satisfeito com 8kw e os auxiliares da carrinha tb ta tudo a funcionar, o controlador carrega a bateria auxiliar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
pois é já passaram alguns meses mas agora venho com boas noticias, já existe mais um veiculo eléctrico nas estradas de portugal, a citroen berlingo já anda com inspecção agora só falta seguro que se esta a revelar complicado pois ele ainda não estão bem preparados para fazer seguros para veículos eléctricos. se aguem souber como se faz e onde é favor dizer. infelizmente esqueci-me de tirar fotos do rotor ante de o montar, mas digo-vos que ficou um excelente trabalho, mas daqui a uns kms vou voltar a desmanchar o motor pois montar este bicho "é como limpar o cu a meninos", pelo menos não existem pistons e óleo e correis tensores e afins lol. tive outro problema causado por mim quando tentei encaixar o tudo de anticongelante no módulo de baterias frontal, e tive de o retirar porque o tubo saiu fora do sitio, trabalho nada complicado também. deixo algumas fotos dos últimos trabalhos antes de "fechar o capou" agora vai um polimento ao vermelho baço, só para ocupar tempo enquanto não tenho seguro. se tiverem dicas ou algo que eu deva fazer comentários ou afins já sabem.

o motor já montado

a caminho do sitio

quase no sitio

o modulo de baterias frontal

todo lá dentro
aquele abraço electrizante com um suave cheiro a fritos lol

o motor já montado

a caminho do sitio

quase no sitio

o modulo de baterias frontal

todo lá dentro
aquele abraço electrizante com um suave cheiro a fritos lol
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
bom trabalho
tens ai um bom veiculo electrico
parabens!
tens ai um bom veiculo electrico
parabens!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
muito parabéns. e depois vai dando conta de como é a condução, que autonomia consegues, etc.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
já temos mais um veiculo eléctrico em portugal...
parabéns!!! venham mais!
parabéns!!! venham mais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
anticongelante no módulo das baterias ?????
Cumps Inovadores
-
- Contacto:
sim anticongelante! estranho mas é assim as baterias tem dois compartimentos um onde está o electrólito de koh (acho que é assim) e um compartimento exterior com um formato de labirintos onde circula anticongelante para arrefecimento das baterias quando estão a carregar, acho que quando a carrinha está a circular o anticongelante também circula mas não tenho a certeza.
a condução é espetacular parece que vamos a andar de comboio! lol montes de suave e silenciosa, só quando estamos parados é que ouvimos a bomba de direcção assistida e ás vezes a bomba de vácuo do servofreio também ronca um bocado de resto não se ouve nada. houve alguém que perguntou se os 15kw com transmissão directa chega perfeitamente para mover um veiculo com quase 2t não se nega a grandes subidas mesmo quando as baterias já estão a 35% da carga, inclusive o sr do centro de inspecções perguntou-me se a carrinha tinha força para sair dos rolos, aquele do teste dos travões, acho que quando lá vão os smarts quase tem que por o pé de fora para sair lá de cima. , no caso da berlingo mandou um "voo" por cima dos rolos porque o otario do inspector quase que acelerou a fundo e como é óbvio não consegui para ates que as rodas de trás parassem nos rolos lol. tem esnica é o resumo, não é propriamente um v8 mas esmera-se bem.
em relação aos seguros anda não encontrei uma seguradora que faça seguro para a carrinha, toze onde é que tens o seguro?? serges sabes onde posso fazer seguro??
quero andar legal!
a condução é espetacular parece que vamos a andar de comboio! lol montes de suave e silenciosa, só quando estamos parados é que ouvimos a bomba de direcção assistida e ás vezes a bomba de vácuo do servofreio também ronca um bocado de resto não se ouve nada. houve alguém que perguntou se os 15kw com transmissão directa chega perfeitamente para mover um veiculo com quase 2t não se nega a grandes subidas mesmo quando as baterias já estão a 35% da carga, inclusive o sr do centro de inspecções perguntou-me se a carrinha tinha força para sair dos rolos, aquele do teste dos travões, acho que quando lá vão os smarts quase tem que por o pé de fora para sair lá de cima. , no caso da berlingo mandou um "voo" por cima dos rolos porque o otario do inspector quase que acelerou a fundo e como é óbvio não consegui para ates que as rodas de trás parassem nos rolos lol. tem esnica é o resumo, não é propriamente um v8 mas esmera-se bem.
em relação aos seguros anda não encontrei uma seguradora que faça seguro para a carrinha, toze onde é que tens o seguro?? serges sabes onde posso fazer seguro??
quero andar legal!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Platinium
ahh ok, entendido, então e velocidade e autonomia, penso que ainda não saberás devido a estar em processo de legalização, certo ???
Cumps Inovadores
-
- Administrador
faço as minhas as perguntas do jmal mas nos franceses dizem que ronda os 50 a 70kms mas nós por cá somos mais económicos e mais quentes por isso acredito que chegues, com um kit novo de baterias, aos 100km!
manda um video para a malta babar se!!
manda um video para a malta babar se!!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Contacto:
pois aos 90 já chegui mas não quis abusar mais!
a carrinha está toda legal! o que eu falo de ilegar é que já fiz uns km sem seguro, pois não encontro seguradora disponivel para o fazer!
serges sabes onde posso fazer seguro?
todas as seguradoras dizem que não estão a fazer seguro para veiculos electricos! algumas ficaram de inserir os dados mas até hoje nada!
a carrinha está toda legal! o que eu falo de ilegar é que já fiz uns km sem seguro, pois não encontro seguradora disponivel para o fazer!
todas as seguradoras dizem que não estão a fazer seguro para veiculos electricos! algumas ficaram de inserir os dados mas até hoje nada!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Platinium
rpl Escreveu:pois aos 90 já chegui mas não quis abusar mais!
para motas fazem, tens a mapfre, a zurich, entre outras.
Cumps Inovadores
-
- Administrador
rpl Escreveu:pois aos 90 já chegui mas não quis abusar mais!
muito bom!
já enviei mp, no entanto os seguros estão cada vez piores, pois eu sei as dificuldades que passei para ter seguro para a mota!
neste momento é mais fácil mas não compreendo o governo quer eléctricos mas as seguradoras não dão seguros!!! que raio!
força com os kms, pena mesmo é ser vermelha não podes mudar a cor!!!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 21, 2008 11:46 am
viva!!! excelente.
agora só tens de controlar as cargas. o calculador do motor electrico gere também as cargas das baterias. quando fazes diagnostico ao veiculo ele informa o tipo de carga a efectuar, já que existem diversos tipos de carga:
carga normal; esta carga efectua-se sob uma corrente de 20 ampères para atingir a capacidade de 100 ah (duração máxima 5 horas).
carga de igualização.esta carga é accionada automaticamente pelo calculador todos os 1000 ah carregados registados quando das cargas "normais".
esta carga permite "igualizar" as tensões dos 20 monoblocos de 6 volts.esta carga comporta as 2 fases seguintes :
uma carga "normal" e uma sobrecarga sob uma corrente de 5 ampères fixada em 3 horas
carga de manutenção.esta carga efectua-se na oficina de reparação todos os 10000 km ou quando o avisador "necessidade de água" da bateria se acender. esta carga comporta as 3 fases seguintes :
uma carga "normal" .uma sobrecarga sob uma corrente de 10 ampères fixada em 5 horas .uma fase de carga sob uma corrente pulsada de 10 ampères durante 2 minutos todos os 28 minutos durante 72 horas
carga de inicialização.esta carga é necessária quando da substituição dum dos elementos seguintes :
cofre da bateria de tracção
calculador
bloco electrónico
esta carga comporta as 2 fases seguintes :
uma carga sob uma corrente de 10 ampères durante 15 horas
uma fase de sobrecarga sob uma corrente pulsada de 10 ampères durante 2 minutos todos os 28 minutos durante 72 horas
para isto necessitas ter acesso á máquina de diagnostico citroen que ordena o inicio destas cargas.
agora só tens de controlar as cargas. o calculador do motor electrico gere também as cargas das baterias. quando fazes diagnostico ao veiculo ele informa o tipo de carga a efectuar, já que existem diversos tipos de carga:
carga normal; esta carga efectua-se sob uma corrente de 20 ampères para atingir a capacidade de 100 ah (duração máxima 5 horas).
carga de igualização.esta carga é accionada automaticamente pelo calculador todos os 1000 ah carregados registados quando das cargas "normais".
esta carga permite "igualizar" as tensões dos 20 monoblocos de 6 volts.esta carga comporta as 2 fases seguintes :
uma carga "normal" e uma sobrecarga sob uma corrente de 5 ampères fixada em 3 horas
carga de manutenção.esta carga efectua-se na oficina de reparação todos os 10000 km ou quando o avisador "necessidade de água" da bateria se acender. esta carga comporta as 3 fases seguintes :
uma carga "normal" .uma sobrecarga sob uma corrente de 10 ampères fixada em 5 horas .uma fase de carga sob uma corrente pulsada de 10 ampères durante 2 minutos todos os 28 minutos durante 72 horas
carga de inicialização.esta carga é necessária quando da substituição dum dos elementos seguintes :
cofre da bateria de tracção
calculador
bloco electrónico
esta carga comporta as 2 fases seguintes :
uma carga sob uma corrente de 10 ampères durante 15 horas
uma fase de sobrecarga sob uma corrente pulsada de 10 ampères durante 2 minutos todos os 28 minutos durante 72 horas
para isto necessitas ter acesso á máquina de diagnostico citroen que ordena o inicio destas cargas.
Carlos Santos
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
-
- Contacto:
pois a maquina da citroen!!!
onde arranjo uma dessas???
existe um equipamento chamado evlite, acho que foi manofaturado por um carola mas que funciona bemdizem eles http://www.tuer.co.uk/evlite.htm pode dar jeito!
isso dava-me um jeito enorme, tenho é uma duvida de quanto em quanto tempo devo por agua desmineralizada nas baterias??
e se existe algum tipo de electrólito que se possa adicionar (koh), no que diz respeito ás baterias ainda tenho pouca informação, mas o que é certo é que a primeira viagem só deu 50km e agora já faço uns 70km e ainda fico com 20% de reserva. a condução é excelente só temos de ter sensibilidade no pedal do acelerador para não carregar muito á "bruta" nem largar muito à "bruta", sim porque quando largamos o acelerador todo a carrinha reduz como se estivesse a travar.
em relação ao seguro não querendo fazer publicidade, logo seguros 190,93€ com protecção de ocupantes e exclusivo para a critroen berlingo electrique, e até foram simpaticos demoraram dois dias uteis, não como as outras companhias queriam fazer com citroen berlingo com 1000cc ou até 1495cc. quem tem seguros de ev e terem cilindrada podem vir a ter problemas em caso de sinistro em que tenham de vir a ser reembolsados pois as companhias podem arranjar desculpas como o seguro não está feito para a viatura sinistrada que é eléctrica mas o seguro refere uma viatura a "gasolina". pode ser leria do mediador de seguros que contactei mas eles faziam um seguro na global assim ao qual ele me desaconselhou pelos motivos referidos acima.
outro assunto alguém conhece quem deu origem à campanha da edp na colocação dos pontos watt drive que estão espalhados por lisboa??? dava jeito ter uma coisa dessas na figueira da foz só para o caso!
serges em relação aos encontros teria todo o gosto de ir mas a autonomia deixa-me pelo caminho!!! lol mas estou a aperfeiçoar um antigo gerador a gasolina alterado para trabalhar com o famoso hho vamos ver no que d, sabem como é falta de tempo.
onde arranjo uma dessas???
existe um equipamento chamado evlite, acho que foi manofaturado por um carola mas que funciona bemdizem eles http://www.tuer.co.uk/evlite.htm pode dar jeito!
isso dava-me um jeito enorme, tenho é uma duvida de quanto em quanto tempo devo por agua desmineralizada nas baterias??
e se existe algum tipo de electrólito que se possa adicionar (koh), no que diz respeito ás baterias ainda tenho pouca informação, mas o que é certo é que a primeira viagem só deu 50km e agora já faço uns 70km e ainda fico com 20% de reserva. a condução é excelente só temos de ter sensibilidade no pedal do acelerador para não carregar muito á "bruta" nem largar muito à "bruta", sim porque quando largamos o acelerador todo a carrinha reduz como se estivesse a travar.
em relação ao seguro não querendo fazer publicidade, logo seguros 190,93€ com protecção de ocupantes e exclusivo para a critroen berlingo electrique, e até foram simpaticos demoraram dois dias uteis, não como as outras companhias queriam fazer com citroen berlingo com 1000cc ou até 1495cc. quem tem seguros de ev e terem cilindrada podem vir a ter problemas em caso de sinistro em que tenham de vir a ser reembolsados pois as companhias podem arranjar desculpas como o seguro não está feito para a viatura sinistrada que é eléctrica mas o seguro refere uma viatura a "gasolina". pode ser leria do mediador de seguros que contactei mas eles faziam um seguro na global assim ao qual ele me desaconselhou pelos motivos referidos acima.
outro assunto alguém conhece quem deu origem à campanha da edp na colocação dos pontos watt drive que estão espalhados por lisboa??? dava jeito ter uma coisa dessas na figueira da foz só para o caso!
serges em relação aos encontros teria todo o gosto de ir mas a autonomia deixa-me pelo caminho!!! lol mas estou a aperfeiçoar um antigo gerador a gasolina alterado para trabalhar com o famoso hho vamos ver no que d, sabem como é falta de tempo.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Contacto:
e a berlingo já fez 350km, mas estou a notar algo estranho com as baterias, pois no inicio quando parava de carregar o indicador ficava para lá dos 100% e nas ultimas cargas tem vindo a decrescer ontem ficou com 90% no final da carga. alguem sabe o que pode estar a acontecer??
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
-
- Membro Platinium
então e autonomias e velocidades ?
e já agora os comentários dos amigos e conhecidos, pelo menos aqueles mais iluminados.
e já agora os comentários dos amigos e conhecidos, pelo menos aqueles mais iluminados.
Cumps Inovadores
-
- Contacto:
as baterias são de ni-cd ventiladas, mas ainda não entendi bem como devo lidar com elas. ou seja não sei se hei-de descarregar as baterias até a carrinha não andar tipo 15 a 10% ou devo carregar as baterias por volta dos 30 a 40%.
fico á espera que alguém entendido na matéria de baterias que me dê uma dica, visto que estas baterias também levam água desmineralizada e não sei bem quando devo repor, ou se faz mal antes de cada carga completa adicionar agua, também confuso com adicionar água antes da carga ou no fim da carga .
já pesquisei algumas coisas na net mas no que diz respeito as baterias da saft que equipam esta carrinha não encontra respostas às minhas pergunta s.
em relação ao impacto da carrinha aqui pela terra e lá no trabalho...
"então deixas-te cair o motor??" e depois vem a carrinha a andar e ficam com cara de tacho!! "oi então mas. .. isso anda mas. . não leva gasóleo.... também quero uma dessas…oi isso não faz barulho nenhum... parece um empilhador que eu conduzia ... brutal... impecável...isso é legal?.. . " e querem saber o melhor a média por 100km querem saber? querem? fica a módica contia de 1.5€ (médio).
são alguns dos comentários da malta
se algum souber algo sobre as minhas questões podem responder não se acanhem eu agradeço.
autonomia 60km
velocidade maxima:93kmh com gps
fico á espera que alguém entendido na matéria de baterias que me dê uma dica, visto que estas baterias também levam água desmineralizada e não sei bem quando devo repor, ou se faz mal antes de cada carga completa adicionar agua, também confuso com adicionar água antes da carga ou no fim da carga .
já pesquisei algumas coisas na net mas no que diz respeito as baterias da saft que equipam esta carrinha não encontra respostas às minhas pergunta s.
em relação ao impacto da carrinha aqui pela terra e lá no trabalho...
"então deixas-te cair o motor??" e depois vem a carrinha a andar e ficam com cara de tacho!! "oi então mas. .. isso anda mas. . não leva gasóleo.... também quero uma dessas…oi isso não faz barulho nenhum... parece um empilhador que eu conduzia ... brutal... impecável...isso é legal?.. . " e querem saber o melhor a média por 100km querem saber? querem? fica a módica contia de 1.5€ (médio).
são alguns dos comentários da malta
se algum souber algo sobre as minhas questões podem responder não se acanhem eu agradeço.
autonomia 60km
velocidade maxima:93kmh com gps
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm