Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3727
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
já debatido aqui alguns pontos, sobre a conduta, civismo e leis existentes na petição "alteração do código da estrada reforçando direitos de ciclistas e peões" aqui neste tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... pe%c3%b5es
http://www.peticao.com.pt/codigo-da-est ... stas-peoes
venho aqui novamente lançar o tema, pois acho o assunto de extrema importância.
vivo numa cidade (montijo) onde temos alguns km de ciclovias e apesar das ligações entre ramais não serem bom e por vezes acabados abruptamente, o que é um facto é que poucos são os municípios com este tipo de infra-estruturas, o que vemos em vez disso é vias de comunicação, sem qualquer pista ou protecção, para peões e muito menos para ciclistas.
foi desprezado já a alguns anos, estes dois tipos de mobilidade e um pouco por culpa dos planos de ordenamento e planos directores, que simplesmente desprezaram este facto.
já debatido aqui alguns pontos, sobre a conduta, civismo e leis existentes na petição "alteração do código da estrada reforçando direitos de ciclistas e peões" aqui neste tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... pe%c3%b5es
http://www.peticao.com.pt/codigo-da-est ... stas-peoes
venho aqui novamente lançar o tema, pois acho o assunto de extrema importância.
vivo numa cidade (montijo) onde temos alguns km de ciclovias e apesar das ligações entre ramais não serem bom e por vezes acabados abruptamente, o que é um facto é que poucos são os municípios com este tipo de infra-estruturas, o que vemos em vez disso é vias de comunicação, sem qualquer pista ou protecção, para peões e muito menos para ciclistas.
foi desprezado já a alguns anos, estes dois tipos de mobilidade e um pouco por culpa dos planos de ordenamento e planos directores, que simplesmente desprezaram este facto.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: quarta fev 03, 2010 9:46 pm
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
pois por acaso vi a discussão que não me parou despercebida.
e de facto mauri chegou a esta conclusão e para mim é uma realidade absoluta....
"tanto em automobilistas, ciclistas, peões, e tudo o mais (advogados, juízes, sapateiros, não vou enumerar todos), há-os com civismo e os que não têm: isso faz parte da sociedade...."
.........................................................................................................................................................
mas acho que em relação aos ciclistas nós não somos um país de muita tradição pelo uso de bicicletas e talvez por essa mesma razão não está implementado um circuito para as biclas ...como tomando por exemplo holanda e tendo em consideração que o monte mais alto tem 200 metros em contrapartida com a serra da estrela.
acho que as biclas devem ir para o bus.na atura em que nasci para andar na rua era obrigatório uma matrícula.
quando aos peões e passadeiras,
a estrada é para os carros as passadeiras para os peões passarem, à quem dê passagem e quem não dê , assim como à quem passe sem ver, por se achar com as costas quentes ...
quem tem a prioridade se os carros ou os peões? eu do que dei no meu código é que os peões só devem passar se não virem carros ou esperar que deem passagem.
isto porque a passadeira é para evitar que se atravesse em qualquer parte das estrada.e assim evite o acidente.
em relação ao montijo e às essas obras, deve haver uma entidade a quem se reclame . acho que ,comissão de moradores e assim chegar à junta. as juntas podem fazer muito mas tem que vir a da parte dos moradores .
e de facto mauri chegou a esta conclusão e para mim é uma realidade absoluta....
"tanto em automobilistas, ciclistas, peões, e tudo o mais (advogados, juízes, sapateiros, não vou enumerar todos), há-os com civismo e os que não têm: isso faz parte da sociedade...."
.........................................................................................................................................................
mas acho que em relação aos ciclistas nós não somos um país de muita tradição pelo uso de bicicletas e talvez por essa mesma razão não está implementado um circuito para as biclas ...como tomando por exemplo holanda e tendo em consideração que o monte mais alto tem 200 metros em contrapartida com a serra da estrela.
acho que as biclas devem ir para o bus.na atura em que nasci para andar na rua era obrigatório uma matrícula.
quando aos peões e passadeiras,
a estrada é para os carros as passadeiras para os peões passarem, à quem dê passagem e quem não dê , assim como à quem passe sem ver, por se achar com as costas quentes ...
quem tem a prioridade se os carros ou os peões? eu do que dei no meu código é que os peões só devem passar se não virem carros ou esperar que deem passagem.
isto porque a passadeira é para evitar que se atravesse em qualquer parte das estrada.e assim evite o acidente.
em relação ao montijo e às essas obras, deve haver uma entidade a quem se reclame . acho que ,comissão de moradores e assim chegar à junta. as juntas podem fazer muito mas tem que vir a da parte dos moradores .
Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma.
LAVOISIER
LAVOISIER
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3727
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
vou começar por responder pelo fim, eu não estou a reclamar nada da câmara do montijo, muito pelo contrario o que estou a dizer é que é das poucas camaras municipais que se preocupa com as pistas, que não só servem para os ciclistas como para os peões.
o que diz respeito ao respo acho que já foi respondido no outro topico e não vale a pena bater mais no ceguinho
no que diz respeito à falta d tradição, a pista do montijo é cada vez mais utilizada, o que só prova que a tradição não nasce cria-se
o que diz respeito ao respo acho que já foi respondido no outro topico e não vale a pena bater mais no ceguinho
no que diz respeito à falta d tradição, a pista do montijo é cada vez mais utilizada, o que só prova que a tradição não nasce cria-se
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: quarta fev 03, 2010 9:46 pm
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
ok.
mas as juntas de freguesia têm capacidade para resolver situações ...como por exemplo , se acharem que em determinadas zonas é possível uma pista de bicicletas, podem falar com a junta através da comissão de moradores.as juntas têm capacidade para fazer isso ...e se a comissão de moradores for boa!!!!
por outro lado ,
estava-me a referir ao uso generalizado das bicilcletas em todos os lados .
há zonas onde se pode fazer, mais uma faixa nas estradas para as bicicletas.
e atendendo que o uso da bicicleta começa a ser um opção com já algum peso.
deveria-se ter isso em consideração em toda a estrada que se fizesse de novo .
mas por exemplo na cidade de lisboa é zona que não acho possível em todo lado e podem mesmo pôr em risco quem anda de bicicleta...
acha giro fazerem pistas em acessos das escolas ....se não andassem a assaltar os putos.
na minha zona por exemplo tenho uma via de bicicletas ...mas é cortada em várias zonas pela impossibilidade de continuação.
não há espaço para mais uma meia faixa .
mas as juntas de freguesia têm capacidade para resolver situações ...como por exemplo , se acharem que em determinadas zonas é possível uma pista de bicicletas, podem falar com a junta através da comissão de moradores.as juntas têm capacidade para fazer isso ...e se a comissão de moradores for boa!!!!
por outro lado ,
estava-me a referir ao uso generalizado das bicilcletas em todos os lados .
há zonas onde se pode fazer, mais uma faixa nas estradas para as bicicletas.
e atendendo que o uso da bicicleta começa a ser um opção com já algum peso.
deveria-se ter isso em consideração em toda a estrada que se fizesse de novo .
mas por exemplo na cidade de lisboa é zona que não acho possível em todo lado e podem mesmo pôr em risco quem anda de bicicleta...
acha giro fazerem pistas em acessos das escolas ....se não andassem a assaltar os putos.
na minha zona por exemplo tenho uma via de bicicletas ...mas é cortada em várias zonas pela impossibilidade de continuação.
não há espaço para mais uma meia faixa .
Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma.
LAVOISIER
LAVOISIER
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3727
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
parece que estamos a falar a mesma linguagem
pois a grande questão é que em obras novas se continue a desprezar essa situação
pois a grande questão é que em obras novas se continue a desprezar essa situação
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: quarta fev 03, 2010 9:46 pm
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
eu se calhar estava ainda a partir pedra, e a tua já estava em pó.
Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma.
LAVOISIER
LAVOISIER
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3727
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
pois bem me pareciarroolleerr Escreveu:![]()
eu se calhar estava ainda a partir pedra, e a tua já estava em pó.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
- Mensagens: 536
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
boas
de vagos à praia da vagueira há um boacado de ciclovia que pouca gente usa. é que está construida ao mesmo nivel das bermas cheias de gravilha que depois cai para a pista e quem lá passar arrisca-se a furar. e os motoqueiros de 2 e 4 rodas atravessam-na em vários pontos ficando tudo num caos.
de vagos à praia da vagueira há um boacado de ciclovia que pouca gente usa. é que está construida ao mesmo nivel das bermas cheias de gravilha que depois cai para a pista e quem lá passar arrisca-se a furar. e os motoqueiros de 2 e 4 rodas atravessam-na em vários pontos ficando tudo num caos.
Inté
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3727
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
pois é... quem faz estes projectos nunca anda ou andou de bicicleta.lrds Escreveu:boas
de vagos à praia da vagueira há um boacado de ciclovia que pouca gente usa. é que está construída ao mesmo nível das bermas cheias de gravilha que depois cai para a pista e quem lá passar arrisca-se a furar. e os motoqueiros de 2 e 4 rodas atravessam-na em vários pontos ficando tudo num caos.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7877
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
- Localização: Amadora
Re: Código da estrada em relação aos peões, ciclistas e não só
em três manifestações este final de semana, os activistas expuseram seus protestos totalmente peladões.
ontem, a manifestação foi em lima, onde os peruanos circulando pela capital com suas bicicletas, literalmente mostraram o peru em favor do meio ambiente e pela construção de ciclovias. eu só acho que esta onda de pedalar pelado queima, ou melhor, assa o "meio ambiente" dos ciclistas. se é que você me entende.
....hoje pela manhã em madrid, activistas tiraram a roupa em protesto contra as touradas, cobrindo-se com sangue falso e "bandeirillas". visualmente, as fotos são de uma plástica perfeita. resta saber que impacto terá sobre a tradição madrilena.
fonte:http://jorgejansen.blogspot.com/2010/03 ... elado.html
...neste sábado (13), em são paulo, terminou com a detenção de ao menos quatro ciclistas por 80 manifestantes, uns com roupa de banho, outros pelados, participaram da pedalada pelada em sp. causa:“o desfecho da manifestação vem justamente confirmar a mensagem que a gente queria passar: de que o ciclista está exposto a um trânsito e a políticas públicas de mobilidade obscenas. a violência contra o ciclista é diária".
fonte: http://diariodaregiaoonline.com.br/noti ... elada/4555
ontem, a manifestação foi em lima, onde os peruanos circulando pela capital com suas bicicletas, literalmente mostraram o peru em favor do meio ambiente e pela construção de ciclovias. eu só acho que esta onda de pedalar pelado queima, ou melhor, assa o "meio ambiente" dos ciclistas. se é que você me entende.
....hoje pela manhã em madrid, activistas tiraram a roupa em protesto contra as touradas, cobrindo-se com sangue falso e "bandeirillas". visualmente, as fotos são de uma plástica perfeita. resta saber que impacto terá sobre a tradição madrilena.
fonte:http://jorgejansen.blogspot.com/2010/03 ... elado.html
...neste sábado (13), em são paulo, terminou com a detenção de ao menos quatro ciclistas por 80 manifestantes, uns com roupa de banho, outros pelados, participaram da pedalada pelada em sp. causa:“o desfecho da manifestação vem justamente confirmar a mensagem que a gente queria passar: de que o ciclista está exposto a um trânsito e a políticas públicas de mobilidade obscenas. a violência contra o ciclista é diária".
fonte: http://diariodaregiaoonline.com.br/noti ... elada/4555