Comparação scooter eléctrica vs gasolina
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Comparação scooter eléctrica vs gasolina
vivas. soh agora vi este topico e vejo tendencias que nao deviam cah estar. primeiro, fala-se do que nao se sabe assumindo-o como certezas. isso nao se devia fazer. mas compreendo que, por vezes, eh dificil evita-lo (eu tambem falho neste aspecto por vezes, mas tento "vacinar-me")... os 2,7 litros (aos 100) numa 125cc sao tao reais como os 110 kms de autonomia na vectrix... deu pra perceber? este eh soh um exemplo das publicidades pouco "reais"...
mas, vamos lah falar do que interessa: quanto eh que gastam em gasolina (actualmente) por mes? 80? 100? 150? 200 euros por mes? peguem nisso e gastem-no em leasing.
e quanto ah manutençao?!
jah agora, a minha vectrix tem 80 mil kms de garantia (no mais caro e que mais interessa, as baterias). nao eh nada correcto incluirem exemplos de veiculos que, nao soh nao trazem garantia de kms, como dificilmente conseguem fazer 50 mil kms sem abrir ou trocar de motor...
ps: e mesmo considerando esses veiculos de "baixo custo" sem garantias, a minha vectrix vai sair mais barata com o tempo e com os kms...
mas, vamos lah falar do que interessa: quanto eh que gastam em gasolina (actualmente) por mes? 80? 100? 150? 200 euros por mes? peguem nisso e gastem-no em leasing.
e quanto ah manutençao?!
jah agora, a minha vectrix tem 80 mil kms de garantia (no mais caro e que mais interessa, as baterias). nao eh nada correcto incluirem exemplos de veiculos que, nao soh nao trazem garantia de kms, como dificilmente conseguem fazer 50 mil kms sem abrir ou trocar de motor...
ps: e mesmo considerando esses veiculos de "baixo custo" sem garantias, a minha vectrix vai sair mais barata com o tempo e com os kms...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
eu já expliquei que a minha visão/intenção não são os €'s, mas deixem-me lembrar outro pormenor que se costuma falhar que é em assumir que a gasolina não vai subir...
eu sei que também a electricidade sobe, mas façamos contas fáceis:
gasto de gasolina para 1000km -> 100€ (obviamente varia imenso mas vá lá, só para fazer eu me permitir explica um pormenor) aumento da gasolina em 10% num espaço de um ano (que não é nada difícil de acontecer...) = +10€
gasto de electricidade para 1000km -> (aqui há muitos factores, mas vamos também ver a coisa pelo geral) 8€ com aumento de 10% (num espaço de um ano que é muito difícil de acontecer) = +0,80€
e lembrem-se, por mais que tentem duvido que consigam extrair e refinar petróleo por vocês mesmo, já produzir electricidade... não me parece ser assim tão difícil... digo eu...
eu sei que também a electricidade sobe, mas façamos contas fáceis:
gasto de gasolina para 1000km -> 100€ (obviamente varia imenso mas vá lá, só para fazer eu me permitir explica um pormenor) aumento da gasolina em 10% num espaço de um ano (que não é nada difícil de acontecer...) = +10€
gasto de electricidade para 1000km -> (aqui há muitos factores, mas vamos também ver a coisa pelo geral) 8€ com aumento de 10% (num espaço de um ano que é muito difícil de acontecer) = +0,80€
e lembrem-se, por mais que tentem duvido que consigam extrair e refinar petróleo por vocês mesmo, já produzir electricidade... não me parece ser assim tão difícil... digo eu...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
boa tarde,
é com agrado que coloco aqui o meu primeiro post, uma vez que pesquisando soluções para reduzir a conta mensal em combustível, vim cá parar
assim, lendo com atenção este tópico desde o início, venho apresentar uma versão muito mais simples e grosseira de fazer contas em comparações.
não vou comparar uma scooter (moto) eléctrica com uma ci, mas sim com um automóvel diesel.
ora, como gasto +/- 1000€ ano em combustível (gasóleo), para fazer +/- 16.000 km, as contras são estas:
16.000/12 meses = +/- 1.350 km/mes -» 700km relacionado com semana de trabalho sendo o resto extra.
1.000€/12 meses = +/- 85€/mes
tendo em consideração que posso tentar reduzir para metade os km feitos com o automóvel, ou até mais (mas vamos ser mais pessimistas e considerar metade), uma vez que faço quase sempre casa-trabalho-casa de 2ª a 6ª feira que são +/- 35 km = 175km/semana = 700km/mês.
faço +/- 30 km em ae e 5 em aldeia
não vou considerar os fins de semana e, mais uma vez contabiliza-los todos para o automóvel.
isto porque, se há fins de semana que posso andar de moto, haverá outros dias da semana chuvosos que não o posso fazer. portanto, a grosso modo uns dias equivalerão para os outros. aqui poderá colocar-se um ponto de interrogação.
se estas condições se verificarem sempre, daria +/- 400€/ano de diminuição de despesa. arredondei para baixo, para considerar também o consumo eléctrico gasto. assim passei a proporção de 50/50 para 60/40 (automóvel/ve).
agora vou acrescentar 2 ou 3 pontos importantes a a considerar.
1- componente ambiental - não me vou alongar porque todos sabemos dos benefícios.
2- manutenção do automóvel. só em mudanças de óleo e filtros gasto +/- 100€/ano (mínimo), mais pneus, revisões alargadas, gastos imprevistos, etc......
3- filas de transito e ruído do motor........
tudo isto são condicionantes a favor de ve, que não vou contabilizar em €
agora temos 400€/ano a menos.
valor de aquisição: isto depende do que cada 1 queira ou necessite.
para mim tem que ser +/- robusta, uma vez que faço grande percentagem de km em ae.
assim, aquisição/400= nº de anos em que tenho a moto amortizada com valor de retoma=0 (zero).
corrijam p.f. os pontos que acharem incorrectos ou errados.
estou a considerar valores sempre em grosso modo, mas dá para ter uma ideia geral.
assim como cada caso é 1 caso, há que ponderar os prós e contras e fazer contas (como dizia o outro)
é com agrado que coloco aqui o meu primeiro post, uma vez que pesquisando soluções para reduzir a conta mensal em combustível, vim cá parar
assim, lendo com atenção este tópico desde o início, venho apresentar uma versão muito mais simples e grosseira de fazer contas em comparações.
não vou comparar uma scooter (moto) eléctrica com uma ci, mas sim com um automóvel diesel.
ora, como gasto +/- 1000€ ano em combustível (gasóleo), para fazer +/- 16.000 km, as contras são estas:
16.000/12 meses = +/- 1.350 km/mes -» 700km relacionado com semana de trabalho sendo o resto extra.
1.000€/12 meses = +/- 85€/mes
tendo em consideração que posso tentar reduzir para metade os km feitos com o automóvel, ou até mais (mas vamos ser mais pessimistas e considerar metade), uma vez que faço quase sempre casa-trabalho-casa de 2ª a 6ª feira que são +/- 35 km = 175km/semana = 700km/mês.
faço +/- 30 km em ae e 5 em aldeia
não vou considerar os fins de semana e, mais uma vez contabiliza-los todos para o automóvel.
isto porque, se há fins de semana que posso andar de moto, haverá outros dias da semana chuvosos que não o posso fazer. portanto, a grosso modo uns dias equivalerão para os outros. aqui poderá colocar-se um ponto de interrogação.
se estas condições se verificarem sempre, daria +/- 400€/ano de diminuição de despesa. arredondei para baixo, para considerar também o consumo eléctrico gasto. assim passei a proporção de 50/50 para 60/40 (automóvel/ve).
agora vou acrescentar 2 ou 3 pontos importantes a a considerar.
1- componente ambiental - não me vou alongar porque todos sabemos dos benefícios.
2- manutenção do automóvel. só em mudanças de óleo e filtros gasto +/- 100€/ano (mínimo), mais pneus, revisões alargadas, gastos imprevistos, etc......
3- filas de transito e ruído do motor........
tudo isto são condicionantes a favor de ve, que não vou contabilizar em €
agora temos 400€/ano a menos.
valor de aquisição: isto depende do que cada 1 queira ou necessite.
para mim tem que ser +/- robusta, uma vez que faço grande percentagem de km em ae.
assim, aquisição/400= nº de anos em que tenho a moto amortizada com valor de retoma=0 (zero).
corrijam p.f. os pontos que acharem incorrectos ou errados.
estou a considerar valores sempre em grosso modo, mas dá para ter uma ideia geral.
assim como cada caso é 1 caso, há que ponderar os prós e contras e fazer contas (como dizia o outro)
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
acho que as contas estão dentro do normal, mas pelo que vejo andas 30 kms em ae nos dias de trabalho, não sou contra os electricos andarem em ae, mas acho que tenho um veículo tão económico a circular num percurso tão caro, não sei se me entendes, o dinheiro que gastas num mês de ae dá-te para o ano todo em electricidade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
lol,
fizeste as minhas contas quando compre a bereco e chegou perto de 1 ano e pagou se sozinha!
a vectrix o investimento é outro penso que são no minimo 3 anos>!
boa sorte com as contas... a qualidade de vida devia entrar nas ditas pois ganhei muito mais tempo nas deslocações...
fizeste as minhas contas quando compre a bereco e chegou perto de 1 ano e pagou se sozinha!
a vectrix o investimento é outro penso que são no minimo 3 anos>!
boa sorte com as contas... a qualidade de vida devia entrar nas ditas pois ganhei muito mais tempo nas deslocações...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
só não percebo a parte de não poder andar de mota quando chove. eu ando de fato e gravata, todos os dias da semana há mais de 10 invernos. nunca deixei de sair por medo da chuva. realmente, quem nunca fez isto não deve mesmo perceber que é possível! e sou o tipo mais seco do escritório! a mota vai da minha garagem à garagem do trabalho...
agora imaginem se o pessoal da europa do norte tivesse o mesmo receio... especialmente os que andam de bicicleta nos países onde chove 300 dias por ano.
enfim...
quanto às contas, estão feitas completamente "por baixo"... mas pronto, só quando se passa pela realidade de ter um ve é que se percebe que o factor de "cagaço" é exageradamente desajustado.
agora imaginem se o pessoal da europa do norte tivesse o mesmo receio... especialmente os que andam de bicicleta nos países onde chove 300 dias por ano.
enfim...
quanto às contas, estão feitas completamente "por baixo"... mas pronto, só quando se passa pela realidade de ter um ve é que se percebe que o factor de "cagaço" é exageradamente desajustado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
só agora reparei que isto está no diário de bordo vou mover para o local correcto!
veículos eléctricos...!
veículos eléctricos...!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
pois... tinhas razão se pagasse portagens... mas ta bem visto, o erro foi meu que me esqueci de dizer que ando num troço que não tem portagens.jmal Escreveu:acho que as contas estão dentro do normal, mas pelo que vejo andas 30 kms em ae nos dias de trabalho, não sou contra os eléctricos andarem em ae, mas acho que tenho um veículo tão económico a circular num percurso tão caro, não sei se me entendes, o dinheiro que gastas num mês de ae dá-te para o ano todo em electricidade.
é entre grijó e v.n.gaia, ultima saída antes da ponte da arrábida (saída do arrábida shopping para quem conhece).
mas ainda bem que acham que as contas não fogem muito do real e possivelmente podem pecar por escassas. mas gosto de rever números por baixo, pois se apanhar algum contratempo, a margem de manobra é suficiente para fazer face a isso......
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
um conterraneoboostpt Escreveu:pois... tinhas razão se pagasse portagens... mas ta bem visto, o erro foi meu que me esqueci de dizer que ando num troço que não tem portagens.jmal Escreveu:acho que as contas estão dentro do normal, mas pelo que vejo andas 30 kms em ae nos dias de trabalho, não sou contra os eléctricos andarem em ae, mas acho que tenho um veículo tão económico a circular num percurso tão caro, não sei se me entendes, o dinheiro que gastas num mês de ae dá-te para o ano todo em electricidade.
é entre grijó e v.n.gaia, ultima saída antes da ponte da arrábida (saída do arrábida shopping para quem conhece).
mas ainda bem que acham que as contas não fogem muito do real e possivelmente podem pecar por escassas. mas gosto de rever números por baixo, pois se apanhar algum contratempo, a margem de manobra é suficiente para fazer face a isso......
eu vou fazer o percurso sto ovideo-norte shopping logo os km devem ser +/- os mesmos que os teus
estou a ver que os ve's em gaia estão a aumentar, é bom sinal!
ps: não, ainda não comprei o meu ve mas já falta pouco, pouco, pouco...
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
(em off tópico) e eu que ia sendo despedido por ter deixado de usar gravata, eu não fui, mas um colega meu foi. desde então foi o fim da gravata! (não posso dizer há quantos foi, mas foi nos tempos da outra senhora...volt Escreveu: eu ando de fato e gravata, todos os dias da semana há mais de 10 invernos.