Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

josenir,

não tenho como agradecer toda a ajuda que tem dado não somente a mim, mas creio que a muitos no forum.

o osciloscopio que voce está recomendando, ut81b, foi o que eu tambem estava achando melhor, pois ele tem em conjunto funções de multimetro, e para corrente, frequencia e tensão eu posso chavear para função osciloscopio, que ele me mostrará a forma de onda presente nesta medição.

infelizmente o display é monocromatico, mas é de um bom tamanho.

creio que mes que vem, depois de receber meu salário vou comprá-lo.

um grande abraço a todos e um feliz ano novo, com as bençãos de nosso bom deus

sobrinhomario
Membro
Membro
Registado: quarta jan 27, 2010 12:46 pm

Mensagem por sobrinhomario »

boas pessoal

gostaria de agradecer e parabenizar a todos pela partilha de conhecimentos... aprendí muito nos diversos tópicos deste fórum.

pois bem, ocorreu-me uma idéia, que talvez seja absurda, mas eu nunca ví em nenhum lugar, e que se fosse viável baratearia muito a construção de um gerador de ímans... bem, vamos a ela:
tenho visto muitos geradores com um estator e um ou dois induzidos com os imans... mas, porque não fazer o contrário? um prato rotativo com os imans, aproveitando os dois lados deles, e dois estatores bobinados? daria mais trabalho, pois teria que ser feito o dobro de bobinas, mas creio que a economia com o preço dos imans compense... o que acham, seria possível isso?

obrigado pela atenção

sucesso a todos

antonio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

sobrinhomario Escreveu:boas pessoal
gostaria de agradecer e parabenizar a todos pela partilha de conhecimentos... aprendí muito nos diversos tópicos deste fórum.
pois bem, ocorreu-me uma idéia, que talvez seja absurda, mas eu nunca ví em nenhum lugar, e que se fosse viável baratearia muito a construção de um gerador de ímans... bem, vamos a ela:
tenho visto muitos geradores com um estator e um ou dois induzidos com os imans... mas, porque não fazer o contrário? um prato rotativo com os imans, aproveitando os dois lados deles, e dois estatores bobinados? daria mais trabalho, pois teria que ser feito o dobro de bobinas, mas creio que a economia com o preço dos imans compense... o que acham, seria possível isso?
obrigado pela atenção
sucesso a todos
antonio
a principal razão de se usar dois discos com ímãs é para concentrar o campo magnético sem a necessidade de usar núcleo de ferro nas bobinas, e essa é a grande vantagem desse tipo de gerador, a enexistência de cogging. se usarmos um só disco de ímãs o rendimento desses ímãs vai ser fraco devido ao seu campo estar dipersado para todos os lados. assim teríamos que usar núcleo de ferro nas bobinas para fazer com que este campo seja concentrado, mas aí perdemos a vantagem do gerador axial em relação aos que possuem núcleo de ferro, pois teremos cogging. o cogging é causado pela atração do campo dos ímãs aos núcleos de ferro, o que prende o induzido causando perdas mecânicas.
mas não deixa de ser uma ideia válida. falta apenas pensar em uma forma eficiente de concentar o campo magnético.
Ger_AX_campo.jpg
Ger_AX_campo.jpg (19.99 KiB) Visto 11546 vezes

sobrinhomario
Membro
Membro

boas pessoal

ola josenir
mas.... e se as bobinas fossem em série, nos 2 pratos? p.ex. 1 no prato1, a próxima no prato 2 e assim por diante... não daria diferença?

e se as bobinas fossem colocadas em um prato de alumínio... não "fecharia" o campo?

sucesso a todos

antonio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ola josenir
mas.... e se as bobinas fossem em série, nos 2 pratos? p.ex. 1 no prato1, a próxima no prato 2 e assim por diante... não daria diferença?
não. isso não altera o fato principal, que é o campo magnético disperso.
sobrinhomario Escreveu:e se as bobinas fossem colocadas em um prato de alumínio... não "fecharia" o campo?
neste caso pioraria ainda mais, pois os pratos de ferro também ajudam a concentrar o campo. e o alumínio é quase neutro ao campo magnético.
sobrinhomario Escreveu:sucesso a todos

antonio

sobrinhomario
Membro
Membro

boas pessoal

gostaria que me esclarecessem uma coisa

tem umas fotos de motores de impressoras, hd's, etc... que nota-se que de um lado tem as bobinas, mas do outro, tem um só imã redondo, tipo auto falante... como pode? não é a passagem de positivo x negativo pelas bobinas que gera a energia? ou a entrada x saída do campo magnético que a gera?

grato

antonio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

gostaria que me esclarecessem uma coisa
tem umas fotos de motores de impressoras, hd's, etc... que nota-se que de um lado tem as bobinas, mas do outro, tem um só imã redondo, tipo auto falante... como pode? não é a passagem de positivo x negativo pelas bobinas que gera a energia? ou a entrada x saída do campo magnético que a gera?
grato
antonio
complementando: é a passagem dos pólos norte e sul dos ímãs que faz a indução de corrente nas bobinas do motor. um motor precisa de no mínimos 2 pólos. os motores que já ví deste tipo apresentam um ímã em formato de anel, que na verdade está segmentado em duas partes, cada uma ocupando a metade do anel. para quem não observa atentamente, pode achar que se trata de apenas um ímã, mas são dois.

sobrinhomario
Membro
Membro

boas pessoal

obrigado pelos esclarecimentos

mas, sem querer abusar, tenho mais uma dúvida:

já ví fotos de um gerador axial cujos imãs ( no caso só 4) estavam todos com o pólo norte para fora, mas por serem só 4 imãs, estavam bem separados, e 4 bobinas também...

quando partimos um imã, ele passa a ter n e s em cada uma das partes, mas se re-unirmos as partes, ele voltará a ter um só n e um s, correto? se sim, como pode funcionar os pratos de imãs com eles todos juntinhos, como uma foto que ví de um prato com 16 imãs trapezoidais formando um anel certinho? será que o fato deles estarem encostados, não anulou a polaridade?

grato

antonio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

já ví fotos de um gerador axial cujos imãs ( no caso só 4) estavam todos com o pólo norte para fora, mas por serem só 4 imãs, estavam bem separados, e 4 bobinas também...
quando partimos um imã, ele passa a ter n e s em cada uma das partes, mas se re-unirmos as partes, ele voltará a ter um só n e um s, correto? se sim, como pode funcionar os pratos de imãs com eles todos juntinhos, como uma foto que ví de um prato com 16 imãs trapezoidais formando um anel certinho? será que o fato deles estarem encostados, não anulou a polaridade?
grato
antonio
a única disposição válida para os ímãs em um gerador é com os pólos alternados: s n s n... isso é necessário para que seja induzida corrente nas bobinas. e neste caso o fato de os ímãs estarem juntinhos não lhes causa nenhum prejuízo, pelo contrário. como cada ímã possui um ímã adjacente com polaridade diferente, como os opostos se atraem, e como a atração de dois ímãs apenas reforça ainda mais o seu campo, devido a concentrar as linhas de força, a coisa só melhora.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

uma duvida verifiquei que um gerador eolico com imans permanentes com a mesma rotação aqa tenção cai à medida que a carga é aumentada tornando mais dificil atingir a voltagem que à partida era atingida sem uma carga aplicada será isto normal ou estou a fazer mal a medição?.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:uma duvida verifiquei que um gerador eolico com imans permanentes com a mesma rotação aqa tenção cai à medida que a carga é aumentada tornando mais dificil atingir a voltagem que à partida era atingida sem uma carga aplicada será isto normal ou estou a fazer mal a medição?.
não se deve medir tensão em um gerador ou fonte de energia sem carga. as medidas sem carga são falsas medidas. a tensão disponível na saída de um gerador sempre tem que ser considerada em função de uma carga.

sempre que for testar um gerador, ligue uma lâmpada com uma potência um pouco menor que a potência do seu gerador. aí sim, com uma lâmpada consumindo parte da energia gerada você vai ter uma medida mais real.

daffymarco
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mar 01, 2010 5:51 pm

Mensagem por daffymarco »

galera to com um projeto parecido ( um gerador eolico vertical ) e tbm quero o maior rendimento possivel com menos voltas, então no caso dos imãs sobre as bobinas tem diferença de qual polo vai estar virado para a bobina? tem q ser intercalado? e a expessura do fio, qual é o melhor?

eu pensei em fazer uma bobina continua, tipo no pilar central de sustento eu pensei em fazer uma unica bibona de 1m de altura (fica melhor? )

ex:
{| |}
{| |}
{| |}
{| |}
-------
onde as barras é o pilar, e as chaves é a bobina continua.

e a bobina embaixo eu pensei em ser continua tbm ( imaginem pegar um bambole e enrrolar fio esmaltado por todo ele), fica bom?

vlws.....

jocamargo
Membro
Membro
Registado: quinta mar 04, 2010 2:29 pm

Mensagem por jocamargo »

josenir Escreveu:
grato
antonio
a única disposição válida para os ímãs em um gerador é com os pólos alternados: s n s n... isso é necessário para que seja induzida corrente nas bobinas. e neste caso o fato de os ímãs estarem juntinhos não lhes causa nenhum prejuízo, pelo contrário. como cada ímã possui um ímã adjacente com polaridade diferente, como os opostos se atraem, e como a atração de dois ímãs apenas reforça ainda mais o seu campo, devido a concentrar as linhas de força, a coisa só melhora.

oi pessoas
eu só não vou dizer que caí aqui de pára-quedas porque tive um bom tempo buscando um recanto para aprender de bobinas direcionadas para os geradores eólicos, pelo menos para poder ter uma noção do que o pessoal está falando ou se referindo nos outros posts; ou pelo menos para conseguir entender a linguagem utilizada. agora, que estou pegando o bonde andando para um país desconhecido de certeza.
porém, como eu já li o tópico inteiro duas vezes, minha mente já começou a produzir as primeiras imagens e já posso conjugar algumas observações com as quais pretendo fazer um monte de perguntas e quem sabe arriscar a construir meu próprio gerador.

como eu já aprendi que as respostas que o josemir dá automaticamente seguindo sua própria lógica são pelo menos para serem ponderadas aqui vai uma de aspecto bem geral.
então josemir, quer dizer que se eu divido um imã em dois vou ter uma metade do norte e a outro do sul, sendo que na do norte aparece um novo sul e na do sul um novo norte.
agora se eu volto simplesmente a juntar os dois imãs do mesmo jeito que estavam antes de ser dividido vou ter o mesmo antigo norte e sul como antes de cortar, só que na parte dividida ou cortada vou ter um norte atraindo um sul e vice-versa. somente com a uma diferença, a atração de dois ímãs reforça ainda mais o seu campo, devido a concentrar as linhas de força, a coisa só melhora.
isto significa que seu eu quiser melhorar o campo de ação de um imã e só repartir ele no meio?
como o assunto aqui se trata de dois imãs indutores, um por cima e outro por baixo com uma bobina induzida no meio, então divido o de baixo também e os coloco como sendo um em cima e outro em baixo, até colados um no outro para que se pense que são dois imãs, mas na verdade são quatro?. e com uma bobina no meio deles ou preciso dividir a bobina também em duas bobinas?
no primeiro caso eu tinha quatro pólos de dois imãs para dois pólos de uma bobina; no outro eu tenho 8 pólos de quatro imãs para dois pólos de uma bobina ou quatro pólos de duas bobinas.
digamos que eu fique com 4 imãs compondo um só campo com suas linhas de forças concentradas, com uma bobina no meio, a coisa melhora aqui significa mais voltagem, mais amperagem ou produção de energia com menos rotações ou estamos diante de uma melhoria qualitativa?

saudações (jocamargo)

jocamargo
Membro
Membro
Registado: quinta mar 04, 2010 2:29 pm

Mensagem por jocamargo »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:josenir gostaria da tua opinião acerca dos seguinte bobinamentos que eu pretendo fazer. quero poder gerar com a menor rotação possível. tenho 2 discos com 12 imanes de neodímio, cada um deles tem 3 cmm de diâmetro e 1,5cm de espessura, e o estator é circular em fibra tipo bolacha, tenho fotos neste forum e gostaria da opinião do àcerca das vantagens e desvantanges, pretendo usar fio de 1mm. quero ainda saber se para ter mais rendimento necessito de fazer as bobines circulares ou isso tem pouca importância
então você pretende construir um gerador axial de ímãs permanentes. muito bom, já estive olhando o seu projeto e ví que está no caminho certo. como você já deve ter observado, existe muita gente no mundo todo construindo este tipo de gerador, mas ele não está descrito em nenhum livro ou literatura acadêmica, pelo menos até o momento eu não encontrei. se eu tiver errado, favor me corrigir. essa ausência de estudo científico denota a falta de rigor técnico na sua construção, levando-me a crer que falta estudo mais aprofundado sobre ele para que venha a obter melhor rendimento. neste sentido a sua preocupação é bastante pertinente.

então o que existe até o momento é uma ideia de fazer um gerador axial com bobinamento trifásico, o que em tese funcionaria semelhante a um gerador comum (radial) como o alternador automotivo (com imãs embutidos no induzido), mas que na prática esbarra em um problema técnico. o problema é que um estator radial, como aquele que é usado nos motores e geradores comuns possui uma área em cada estremidade com muito espaço livre para abrigar o entrelaçamento das fases. este entrelaçamento ocupa bem mais espaço do que a área do bobinamento que está nos canais do estator, com isso é possível fazer bobinamento com várias fases.

no gerador axial, como ele é plano, não existe esta área para o entrelaçamento. pelo menos nos projetos que são divulgados pela internet, muitos dos quais estão publicado em nosso forum. assim, esta área de entrelaçamento vai obrigar a uma espessura maior do disco das bobinas, aumentando a distância entre os ímãs, diminuindo o aproveitamento do campo magnético, e com isso, uma menor produção de energia, e desperdício de material e trabalho.

um outro aspecto a ser considerado é que na construção desses geradores é comum o uso de uma razão de aproximadamente 1:3/4 entre a quantidade de ímãs e a de bobinas, o que causa dois problemas: 1) as bobinas não se alinham perfeitamente ao ímas e 2) a quantidade de pólos de cada fase não casa com a quantidade de pólos dos discos de ímãs. com isso sempre vai-se obter uma tensão menor do que aquela que seria obtida em um gerador radial com os mesmos ímas e bobinas. estes dois fatos levam o gerador a trabalhar fora de fase, ou fora de sincronismo, os seja, não há sincronismo entre os pólos do bobinamento e os pólos dos ímãs, o que produz energia em tensão mais baixa e com forma de onda deformada, diminuindo consideravelmente o rendimento.

concluindo:
1) é extremamente necessário que a quantidade de ímãs seja igual à quantidade de pólos do bobinamento de cada fase para que se obtenha o melhor rendimento do gerador.
2) é necessário que as bobinas tenha uma distância igual entre o seu iníco e o seu final, e que essa distância seja igual à distância entre o final de uma bobina e o início da próxima. com isso os pólos do bobinamento devem ser dispostos de forma equidistantes, e mantendo a mesma distância que existe entre o centro de um íma e o centro do próximo ímã.
3) como o estator do gerador axial é plano não vejo a viabilidade de se construir um bobinamento trifásico que seja rigorosamente correto e eficiente dentro das limitações mecânicas citadas. um bobinamento monofásico poderá ser feito, e com um pouco de engenho um bifásico.

aí sim, a coisa começaria a tomar um rumo muito promissor. gostaria de convocar os colegas mais estrudiosos a dar uma mãozinha neste assunto, e quem sabe não poderíamos dar aqui uma boa contribuição ao estudo deste tipo de gerador.

agradeço.

josenir.
bobina_axial_9_bob.jpg
gerador_ima.jpg
ola josemir
desculpa ai cara, mas eu continuo com perguntas básicas bailando como saci-pererê na minha mente.
veja bem, meu interesse particular neste momento está direcionado para os tais cata-ventos verticais. eu quase pulei de contentamento quando descobri em outro tópico que você tinha conseguido colocar os alternadores em condição de competir com os motores geradores à base de imãs. porém aí também descobri que não era tão fácil assim, pois os alternadores comuns continuavam necessitando de mais rotações do que lhes podia dar os cata-ventos verticais comuns. portanto tive que me resignar momentaneamente a buscar um outro caminho, sendo que o que eu tenho mais a mão são estes tais geradores axiais. justamente este que você agora decidiu postular algumas normas para o seu bom funcionamento.
somente que estas normas não são assim tão fáceis de serem compreendidas por quem não tem um bom conhecimento teórico e prático da arte da bobinagem.
vamos pelo desenho esquemático que você postou aqui. ele se trata de um gerador de três fazes certo? com três bobinas em cada fase. o que significa 6 pólos por fase certo? o que daria 18 pólos no total.
agora a sua primeira normativa.
1) é extremamente necessário que a quantidade de ímãs seja igual à quantidade de pólos do bobinamento de cada fase para que se obtenha o melhor rendimento do gerador.
o que significa que ele deve ter seis imãs. seis na placa de metal que fica acima da placa com as bobinas ou seis imãs no total sendo três na placa de metal de cima e três na placa de metal de baixo da placa com as bobinas
obs: e não sei como chamar estas placas, para mim, neste caso, os imãs eram os indutores, e as bobinas o induzido, porém o nosso aurélio acha que é as bobinas são as indutoras.
a normativa está dizendo que o bobinamento deve ter 6 ou 18 imãs? no total ou em cada uma das placas, de cima e de baixa da placa de bobinamento?.
e se for trabalhar com o remendo proposto para o camarada 070tiag0 neste mesmo tópico, que foi usar somente uma placa de imãs (sendo a outra sem nenhum imã), quantos imas deveria ter o seu gerador de placa única.

sua segunda normativa diz o seguinte.
2) é necessário que as bobinas tenham uma distância igual entre o seu início e o seu final, e que essa distância seja igual à distância entre o final de uma bobina e o início da próxima. com isso os pólos do bobinamento devem ser dispostos de forma equidistantes, e mantendo a mesma distância que existe entre o centro de um íma e o centro do próximo ímã.
cara, inicialmente eu pensei que você estava se referindo ao comprimento do fio usado em cada bobina (se uma bobina tem um metro de fio do inicio ao final, então deveria ter um metro de distancia de fio entre o final de uma bobina e o início da outra); mas depois de ler muitas vezes comecei achar que você está falando de simetria, isto é, do espaço em linha que ocupa cada bobina; que neste caso se encontram deitadas horizontalmente na placa, portanto eles devem ter uma largura algo parecido com 4 centímetros de largura por 6 centímetros de comprimento, por 2 centímetros de altura isto é, se uma bobina mede 4 cm de largura ela deve ter 4 cm de espaço vazio entre uma bobina e outra. somente assim eu posso entender que do centro de um imã ao centro do outro deve ter a mesma distancia, portanto do centro de uma bobina ao centro da outra também deve ter o mesmo espaço (apesar de que isto não diz que se deve ter um espaço entre uma bobina e outra equivalente a largura da bobina),
se isto está correto (veja que eu não estou duvidando do que você diz, mas sim estou duvidando do que eu compreendi), para este tipo de gerador uma bobina não pode estar colada na outra,
apesar de que a largura aqui referida também pode significar a largura de cada um dos lados da bobina e não a sua largura total ( 2 centímetros mais ou menos).
mesmo assim, não só temos uma infinidade de desenhos de placas de bobinas simetricamente incorretos passeando pela web como eu acho que você mesmo (creio eu) propôs em algum lugar para que se juntassem as bobinas bem pertinho uma da outra.
seguindo com a questão da simetria, também foi dito por aqui em algum lugar (creio eu) que a bobina deveria caber dentro do campo de força de um conjunto de imãs (o de cima e o de baixo).
isto significa dizer que o desenho da bobina deveria ser simétrico ao desenho do imã. pelo menos no que se refere a sua largura, não sei se isto é verdade também para o comprimento de bobina e imã. como também não sei se isto se constitui numa normativa.
porém, se isto for certo ou coerente o desenho proposto pelo camarada 070tiag0 não poderia ser satisfatório nunca (de certa forma ele foi avisado desde o início, mas decidiu seguir o rumo de acordo com as bobinas que já tinha feito).
agora sua terceira normativa.
3) como o estator do gerador axial é plano não vejo a viabilidade de se construir um bobinamento trifásico que seja rigorosamente correto e eficiente dentro das limitações mecânicas citadas. um bobinamento monofásico poderá ser feito, e com um pouco de engenho um bifásico.
que me parece a mais limitante de suas normativas uma vez que retira a possibilidade de se chegar a desenhar sistemas hexafásicos em projetos de geradores axiais.
quando você diz monofásico significa todas as bobinas ligados numa mesma fase e bifásico todas as bobinas divididas em duas fases certo?
o que significa dizer que este desenho esquemático usado como referência, como é trifásico, não serve para este tipo de gerador certo?
você poderia postar um desenho monofásico e um bifásico para que possamos ir nos acostumando com a idéia?
você poderia explicar um pouco mais quais seriam as limitações quando temos que optar por um sistema monofásico ou bifásico em geradores axiais e quais seriam os ganhos em relação aos outros projetos que andam pela web que de certa forma se encontram assimétricos e defasados (com suas fases não sincrônicas)?

saudações (jocamargo)

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jocamargo Escreveu:então josemir, quer dizer que se eu divido um imã em dois vou ter uma metade do norte e a outro do sul, sendo que na do norte aparece um novo sul e na do sul um novo norte.
agora se eu volto simplesmente a juntar os dois imãs do mesmo jeito que estavam antes de ser dividido vou ter o mesmo antigo norte e sul como antes de cortar, só que na parte dividida ou cortada vou ter um norte atraindo um sul e vice-versa. somente com a uma diferença, a atração de dois ímãs reforça ainda mais o seu campo, devido a concentrar as linhas de força, a coisa só melhora.
isto significa que seu eu quiser melhorar o campo de ação de um imã e só repartir ele no meio?
de forma alguma. você tirou uma conclusão equivocada. é sempre bom lembrar a lei de lavoisier: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". quando se quebra um íma ao meio não se pode acreditar que está criando algo que não existia. pelo contrário, o que se consegue é apenas danificar o ímã, pois nunca vai conseguir cortá-lo com medidas perfeitas, e ainda vai perder alguns pedaços.
vale lembrar também que os ímãs mais indicados para uso em geradores eólicos são os de neodímio, que não podem sequer serem arranhados, pois são feitos de pó de terras raras e recorbertos por uma camada de material protetor. eles são altamente sensíveis a umidade. se você destruir uma pequena parte da camada protetora, com um pouco de umidade ele se desmancha.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jocamargo Escreveu:ola josemir
desculpa ai cara, mas eu continuo com perguntas básicas bailando como saci-pererê na minha mente.
...
vamos pelo desenho esquemático que você postou aqui. ele se trata de um gerador de três fazes certo? com três bobinas em cada fase. o que significa 6 pólos por fase certo? o que daria 18 pólos no total.
a quantidade de pólos de um gerador ou motor não pode ser multiplicada pela quantidade de fases. independente da quantidade de fases, a quantidade de pólos de um gerador ou motor é a quantidade de pólos de uma fase.
jocamargo Escreveu:agora a sua primeira normativa.
o que significa que ele deve ter seis imãs. seis na placa de metal que fica acima da placa com as bobinas ou seis imãs no total sendo três na placa de metal de cima e três na placa de metal de baixo da placa com as bobinas
obs: e não sei como chamar estas placas, para mim, neste caso, os imãs eram os indutores, e as bobinas o induzido, porém o nosso aurélio acha que é as bobinas são as indutoras.
a normativa está dizendo que o bobinamento deve ter 6 ou 18 imãs? no total ou em cada uma das placas, de cima e de baixa da placa de bobinamento?.
e se for trabalhar com o remendo proposto para o camarada 070tiag0 neste mesmo tópico, que foi usar somente uma placa de imãs (sendo a outra sem nenhum imã), quantos imas deveria ter o seu gerador de placa única.
no momento não me lembro do gerador citado, mas com tenho dito, acredito que o gerador deve ter a quantidade de imãs igual à quantidade de pólos de cada fase do bobinamento. se usar dois discos com ímãs, o que é mais recomendado, a quantidade deve ser o dobro. para um gerador com 12 pólos por fase serão necessários 12 ímãs em cada disco. neste caso cada par de ímãs que estejam posicionados um de frente para o outro vai formar um único pólo. a vantagem aí é a concentração do campo magnético. com apenas um disco o campo dos ímãs vai estar disperso para todos os lados, induzindo pouco campo nas bobinas, e apresentando baixo rendimento.
jocamargo Escreveu:sua segunda normativa diz o seguinte.
2) é necessário que as bobinas tenham uma distância igual entre o seu início e o seu final, e que essa distância seja igual à distância entre o final de uma bobina e o início da próxima. com isso os pólos do bobinamento devem ser dispostos de forma equidistantes, e mantendo a mesma distância que existe entre o centro de um íma e o centro do próximo ímã.

cara, inicialmente eu pensei que você estava se referindo ao comprimento do fio usado em cada bobina (se uma bobina tem um metro de fio do inicio ao final, então deveria ter um metro de distancia de fio entre o final de uma bobina e o início da outra); mas depois de ler muitas vezes comecei achar que você está falando de simetria, isto é, do espaço em linha que ocupa cada bobina; ....
o seu raciocínio está muito confuso, é melhor verificar algumas fotos que estão junto com o meu texto e observar o desenho de uma bobina feito sobre um par de ímãs. vai ver que o que eu quiz dizer é apenas que as medidas da bobina devem ser tais que ela possa se posta em cima de dois ímas ficando cada um de seus lados sobre o centro de cada ímã.
jocamargo Escreveu:agora sua terceira normativa.
que me parece a mais limitante de suas normativas uma vez que retira a possibilidade de se chegar a desenhar sistemas hexafásicos em projetos de geradores axiais.
quando você diz monofásico significa todas as bobinas ligados numa mesma fase e bifásico todas as bobinas divididas em duas fases certo?
o que significa dizer que este desenho esquemático usado como referência, como é trifásico, não serve para este tipo de gerador certo?
você poderia postar um desenho monofásico e um bifásico para que possamos ir nos acostumando com a idéia?
você poderia explicar um pouco mais quais seriam as limitações quando temos que optar por um sistema monofásico ou bifásico em geradores axiais e quais seriam os ganhos em relação aos outros projetos que andam pela web que de certa forma se encontram assimétricos e defasados (com suas fases não sincrônicas)?
saudações (jocamargo)
infelizmente não vejo viabilidade de construir um gerador axial com mais de duas fases sem prejuízo ao seu rendimento. existem muitos geradores feitos dentro dessa tese de usar 3/4 de bobinas em relação aos ímãs, mas todos resultam em onda senoidal fora de fase. para entender isso é necessário observar a forma de onda das três fases em um osciloscópio, por isso sugiro que deixe suas conclusões para vai à frente. o meu osciloscópio só tem 2 canais, por isso não tenho como lhe mostrar o que acontece com a energia gerada por um gerador assim e a diferença entre a energia de um gerador não-axial de 3 fases.
por enquanto eu sugiro que você confie na minha opinião e construa o gerador com duas fases, o que não impõe nenhuma limitação para geradores eólicos de pequeno porte. eu lhe garanto que para a mesma quantidade de ímãs e de fio, o gerador axial de duas fases vai gerar mais energia do que aquele que dizem ser trifásico.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

bom dia josenir, estou confuso com tanta escrita, pode-me tirar apenas uma dúvida?
como já postei no meu projecto anteriormente, reduzindo o tamanho das bobines consegui colocar uma bobine por cada iman, por outras palavras, como são dois pratos, fica cada bobine por dois imans, como são dezasseis imans por cada prato vou ficar com dezasseis bobines, resolvi fazer quatro pares de quatro bobines, ou seja quatro bobines ligadas em serie com quatro pontes rectificadoras num total de quatro conjuntos, estou a seguir bem o jogo da coisa????????
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:bom dia josenir, estou confuso com tanta escrita, pode-me tirar apenas uma dúvida?
como já postei no meu projecto anteriormente, reduzindo o tamanho das bobines consegui colocar uma bobine por cada iman, por outras palavras, como são dois pratos, fica cada bobine por dois imans, como são dezasseis imans por cada prato vou ficar com dezasseis bobines, resolvi fazer quatro pares de quatro bobines, ou seja quatro bobines ligadas em serie com quatro pontes rectificadoras num total de quatro conjuntos, estou a seguir bem o jogo da coisa????????
obrigado.
não estou entendendo bem a sua construção. seria melhor você rascunhar um desenho que mostre a posição das bobinas e as ligações. agradeço.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

o equema pelo qual eu me segui foi este, só apenas em vez de ter três bobinas cada conjunto tem quatro, ou seja 4x4=16 bobinas no total.
Anexos
Esquema bobina.jpg
Esquema bobina.jpg (37.9 KiB) Visto 10747 vezes

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

num esquema a pressa, mas com as ligações identicas mas em vez de serem três são quatro ( a, b, c, d ) e ( x , y, z, w)
Anexos
16 bobinas.jpg
16 bobinas.jpg (36.89 KiB) Visto 10742 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”