elias_np Escreveu:olá a todos.
comecei agora a ensaiar a bobinagem de um alternador de automóvel para utilizar como aerogerador, e com isso começaram as dúvidas.
o objectivo é utilizar o circuito de regulação de excitação publicado noutro tópico do forum, e chegar aos 12 volt às 300rpm.....
questão 1: o bobinamento original permitia 12v x 27amp=324 w. como tenho de pelo menos triplicar o número de espiras e necessito de gerar cerca de 200w, será este alternador demasiado pequeno para o efeito?
você pode fazer a conta da seguinte maneira: 14,5v x 27a = 391,5w. o alternador gera em 14,5v e não em 12v, logo a potência máxima dele é 391,5w. se você fizer um trabalho bem feito no bobinamento pode conseguir um pouco mais do que a metade da potência original, logo é bem provável que consiga os 200w pretendidos. eu tenho conseguido um pouco mais que isso usando o alternador bosch de 12v x 30a.
elias_np Escreveu: questão 2 : nos ensaios estou a fazer o seguinte: alimento o rotor através de uma fonte de alimentação regulada de modo a fornecer 1 amp de corrente para gerar campo magnético, este valor de corrente é aceitável ou deverei fornecer mais corrente?
o ideal é alimentar a bobina do induzido com uma bateria e medir qual a corrente máxima, e usar um terço desta corrente para os testes. assim você simula condições mais reais (funcionamento em baixa rotação). outro jeito mais fácil é usar uma lâmpada incandescente automotiva em série com a bobina do estator, pois a lâmpada absorve parte da corrente.
elias_np Escreveu:questão 3: estou a testar várias bobines, com vários números de espiras e fio de vários diâmetros. estou a fazer uma única bobine de cada tamanho e depois ensaio a 300rpm, fornecendo 1amp para a geração do campo, e colocando uma resistência de 2k ohm entre as pontas da bobine, só para ter uma ligeirissima carga.
prefira usar uma carga mais próxima da potência real que o gerador vai trabalhar. o ideal é uma lâmpada automotiva de pelo menos 10w.
elias_np Escreveu:no entanto, mesmo com 60 espiras uma bobine de teste só atinge uma tensão de 1,5volt (medido em ac em rms). ora se cada fase irá ser composta por 6 bobinas, será que posso extrapolar que, para este número de espiras iria atingir 1,5x6=9 volt por fase. esta dedução é correcta ou irá haver algum aumento extra de tensão devido à ligação em estrela das várias fases?
se uma bobina fornece 1,5v com certeza as 6 bobinas de uma fornecerão 9v. se a ligação for em estrela em tese a tensão deveria ser de 18v, uma vez que a fases trabalharão em série, duas a duas. mas como existe um defasamento entre fases de 60º, a tensão vai ser de 9 x (raiz quadrada de 3, ou 1,732), isto é, 9 x 1,732 = 15,58v.
só que tem mais um detalhe: você está considerando a medida em corrente alternada, e deve considerar que a conversão para corrente contínua vai resultar em uma tensão de aproximadamente 25% maior que a tensão ca. ou seja, 15,58v + 25% = 19,47v.
isso fazendo as contas a grosso modo. se você for usar o rigor ainda vai ver que tem mais algum detalhe ainda a ser levado em conta.
elias_np Escreveu:em suma, receio que se esta extrapolação for correcta, necessitarei de ter bobinas com muitas espiras (cerca de 80) e com isso tenha de utilizar um fio demasiado fino, que não permita no final gerar com segurança os 200w a que me proponho.
desde já o agradecimento antecipado pelas vossas explicações.
enfim, talvez não seja interessante você estar tentando "inventar a roda". se aproveite da minha experiência, que já bati muito a cabeça com este problema e já cheguei à conclusão segura de que três vezes o número de espiras é o limite para um bom desempenho, tanto para geração em baixa rotação quanto para aproveitamento da potência máxima. se você usar mais que isso vai conseguir gerar com menos rotação, mas vai ficar com a potência reduzida. se usar menos precisará de mais que 300 rpm para a partida.
boa sorte.