muito obrigado mais uma vez pelas explicações detalhadas.elias_np Escreveu:enfim, talvez não seja interessante você estar tentando "inventar a roda". se aproveite da minha experiência, que já bati muito a cabeça com este problema e já cheguei à conclusão segura de que três vezes o número de espiras é o limite para um bom desempenho, tanto para geração em baixa rotação quanto para aproveitamento da potência máxima. se você usar mais que isso vai conseguir gerar com menos rotação, mas vai ficar com a potência reduzida. se usar menos precisará de mais que 300 rpm para a partida.
mais uma coisa. sendo o bobinamento original constituido por meias bobines com 11 pares de fio(22 espiras no total), pela regra do triplo das espiras, quantas espiras deverei aplicar tendo em conta que vou passar para bobines completas?
1- isto é, esqueço os meia bobinas e contabilizo a 22 espiras x 3 o que dá 66 espiras a instalar no novo bobinamento?
2- ou, pelo facto do bobinamento original ser feito por meias bobines, devo contabilizar apenas metade das espiras (11 neste caso), o que pela regra do triplo daria 33 espiras a instalar?