Wikora ts 200l - Diário
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Re: Wikora ts 200l - Diário
boas a todos.
antes de mais sr irds o sr pediu opiniões de pessoal mais experiente
e foi exactamente o que eu fiz criticando o que vi mal feito alias com factos a comprovar as criticas
no site do fabricante não encontra nenhuma estrutura igual á sua portanto teve de ser alterada não esta em causa a inclinação do colector mas sim a pouca diferença de altura entre o deposito e o colector. isso você ira comprovar com a perda de rendimento do sistema (o sistema funciona mas o rendimento não será o mesmo)
a telha debaixo do apoio do deposito esta reparada (não é a fita que esta na telha) portanto partiu devido ao peso do sistema totalmente cheio (alias tem 2 telhas reparadas)
quanto a acabamentos melhores
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=320
como lhe disse as minhas criticas são baseadas nos factos que estão á vista de qualquer entendedor na matéria.
eu como instalador também já fiz as minhas asneiras não sou perfeito mas garanto-lhe que nunca deixei uma instalação dessa forma
ouça as opiniões de todos e não as considere destrutivas mas sim instrutivas.
cumprimentos
antes de mais sr irds o sr pediu opiniões de pessoal mais experiente
e foi exactamente o que eu fiz criticando o que vi mal feito alias com factos a comprovar as criticas
no site do fabricante não encontra nenhuma estrutura igual á sua portanto teve de ser alterada não esta em causa a inclinação do colector mas sim a pouca diferença de altura entre o deposito e o colector. isso você ira comprovar com a perda de rendimento do sistema (o sistema funciona mas o rendimento não será o mesmo)
a telha debaixo do apoio do deposito esta reparada (não é a fita que esta na telha) portanto partiu devido ao peso do sistema totalmente cheio (alias tem 2 telhas reparadas)
quanto a acabamentos melhores
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=320
como lhe disse as minhas criticas são baseadas nos factos que estão á vista de qualquer entendedor na matéria.
eu como instalador também já fiz as minhas asneiras não sou perfeito mas garanto-lhe que nunca deixei uma instalação dessa forma
ouça as opiniões de todos e não as considere destrutivas mas sim instrutivas.
cumprimentos
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boas
concordo consigo no caso da telha, pormenor que me escapou. em tudo o resto não. no caso da estrutura está enganado, embora não estejam no site da marca foi assim que veio já que até fui eu que a desempacotei, ao que sei foi a 1ª estrutura deste tipo instalada pelo instalador, que também não a conhecia. aliás foi a esse facto que me agarrei para não a pagar. mas como referi anteriormente há outras marcas a fornecer este tipo de estruturas, nomeadamente a vulcano. e apenas há um caso relatado neste forum de queixa de falta de rendimento. mas nesse caso é notório a inclinação descendente do tubo que leva o fluido para o acumulador. é evidente que não tenho nenhuma formação nesta matéria mas há uma coisa. a temperatura do fluido do paineil não é sempre muito superior à temperatura da água? se assim for, e deve ser, funcionará sempre. repare que o ponto de entrada do fluido no painel está muito abaixo da parte inferior do depósito.
alguem que perceba de fisica saberá responder melhor a esta questão.
concordo consigo no caso da telha, pormenor que me escapou. em tudo o resto não. no caso da estrutura está enganado, embora não estejam no site da marca foi assim que veio já que até fui eu que a desempacotei, ao que sei foi a 1ª estrutura deste tipo instalada pelo instalador, que também não a conhecia. aliás foi a esse facto que me agarrei para não a pagar. mas como referi anteriormente há outras marcas a fornecer este tipo de estruturas, nomeadamente a vulcano. e apenas há um caso relatado neste forum de queixa de falta de rendimento. mas nesse caso é notório a inclinação descendente do tubo que leva o fluido para o acumulador. é evidente que não tenho nenhuma formação nesta matéria mas há uma coisa. a temperatura do fluido do paineil não é sempre muito superior à temperatura da água? se assim for, e deve ser, funcionará sempre. repare que o ponto de entrada do fluido no painel está muito abaixo da parte inferior do depósito.
alguem que perceba de fisica saberá responder melhor a esta questão.
Inté
-
nem a propósito dou de caras, no meu trabalho, com o instalador. não o próprio mas o sócio, expliquei-lhe a situação e, agora começou a chover, mas é para mudar a telha assim que o tempo der. alertou-me para o facto de provavelmente ir ser contactado por uma empresa externa que anda a fazer audiorias aos trabalhos efectuados.
Inté
-
ontem céu muito nublado água quente nem vê-la.
hoje com algumas abertas água a 50º nada mau.
hoje com algumas abertas água a 50º nada mau.
Inté
-
ontem segunda, céu com algumas (poucas) nuvens e a água que estava a 33º de manhã à tarde eram 65º. não sei mas acho muito bom
Inté
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
lrds, quando quiseres dar uma informação sobre firmas, ou telefones é favor enviares por mp ou email para não violares o artigo 4ºlrds Escreveu:abiliodinis Escreveu:boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
sds! e bons banhos quentes!
-
boasmauri Escreveu:lrds, quando quiseres dar uma informação sobre firmas, ou telefones é favor enviares por mp ou email para não violares o artigo 4ºlrds Escreveu:abiliodinis Escreveu:boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
sds! e bons banhos quentes!
queiram-me desculpar mas não era minha intenção fazer publicidade, não tenho qualquer interesse nisso. mas já agora deixo uma pergunta. quando falamos aqui nos nomes das marcas, fabricantes e representantes, de sistemas de aqs também não é publicidade?
já aqui vi nomes de instaldores, e de empresas instaladoras. e se for ao sub forum, biomassa sólida, é visivel nomes de marcas que comercializam e fabricam pellets. nomes como, flog, biomex, armazens reis, maxmat, larinox, arsal ambiente, enviro, novalenha, etc. isto, amim, parece-me informação, e foi nessa prespectiva que coloquei o nome da firma, já que é instaladora de aqs. o número de tel. foi apenas para poupar o trabalho de o procurar na lista.
Inté
-
com esta conversa desviei-me do essencial.
ontem mesmo com céu com algumas nuvens tinha água a 66º. estava um pouco mais quente do que é habitual, talvez devido ao dia anterior ser dia de ir à piscina e os duches tomam-se lá.
reparei que o acumulador devia estar cheio de águinha quente, porque depois dos gastos hoje de manhã ainda estava a 60º. e a sonda do termómetro está ao centro do depósito. a minha patroa está maravilhada com esta «coisa».
ontem mesmo com céu com algumas nuvens tinha água a 66º. estava um pouco mais quente do que é habitual, talvez devido ao dia anterior ser dia de ir à piscina e os duches tomam-se lá.
reparei que o acumulador devia estar cheio de águinha quente, porque depois dos gastos hoje de manhã ainda estava a 60º. e a sonda do termómetro está ao centro do depósito. a minha patroa está maravilhada com esta «coisa».
Inté
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
é sim, e também vês nos eléctricos, como em muitos outros lados. não estamos a chamar a atenção a todos, (quando existe dúvidas entre esclarecimento e publicidade) até para haver uma maior comunicação e diálogo.lrds Escreveu: quando falamos aqui nos nomes das marcas, fabricantes e representantes, de sistemas de aqs também não é publicidade?
mas a maioria está a infringir o artigo 4º. pode-se e deve-se falar de marcas, sua eficiência, suas técnicas, seus defeitos, mas não indicar directamente o nome dum fabricante, se no conteúdo esteja interesse comercial: para isso existe os classificados. alguma informação deve ser dada por mp: é melhor que ficar explícita no fórum. isto é um fórum de conhecimentos.
não podes levar a mal porque sei que não foi para fazer publicidade mas ela fica feita explicitamente.
cuidado é com os banhos a 66º, ainda te queimas!
-
acho que a minha resistência não funciona!
devido a gasto excessivo, por via das limpesas gastaram água todo o dia, tive necessidade de ligar a resistência. a água estava a 39º mas passadas 2 h estava igual. em 2 h deveria ter aquecido alguma coisa? ou não?
devido a gasto excessivo, por via das limpesas gastaram água todo o dia, tive necessidade de ligar a resistência. a água estava a 39º mas passadas 2 h estava igual. em 2 h deveria ter aquecido alguma coisa? ou não?
Inté
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
sim! mas o melhor é medir na saída ou no topo do tanque. uma outra solução é verificar o andamento do contador de electricidade quando ligas a resistência.
a partir de agora vai haver muitas patroas maravilhadas com as nossas coisasa minha patroa está maravilhada com esta «coisa»
Porreiro, pá!
-
a resistência esteve toda a noite ligada e de manhã a água estava a 39º. achei pouco, mas por outro lado também pensei que deveria estar mais baixa, porque a essa temperatura estava ela ontem, e deveria ter havido perdas de noite.
passei no instalador para levantar uma fotocópia do contrato e falei na resistência. e quando lhe disse que eu tinha regulado o termostato para 50º ele falou que poderia estar aí a diferença. por vezes nem sepre aquilo que está na rodinha do termostato corresponde à realidade. disse-me para pôr outra vez o termostato nos 60º para ver se depois o termometro acusava os 50º. então é o que vou fazer. depois quando a água estiver fria ligo a resistência e logo vejo.
passei no instalador para levantar uma fotocópia do contrato e falei na resistência. e quando lhe disse que eu tinha regulado o termostato para 50º ele falou que poderia estar aí a diferença. por vezes nem sepre aquilo que está na rodinha do termostato corresponde à realidade. disse-me para pôr outra vez o termostato nos 60º para ver se depois o termometro acusava os 50º. então é o que vou fazer. depois quando a água estiver fria ligo a resistência e logo vejo.
Inté
-
[quote="manuelcar"]sim! mas o melhor é medir na saída ou no topo do tanque. uma outra solução é verificar o andamento do contador de electricidade quando ligas a resistência.
sim mas tenho de esperar que a água esteja mesmo fria.
por outro lado ter a sonda do termometro na saida, também não é bom, podemos ir tomar duche com 50º e ter só meia duzia de litros de água quente e ficarmos «apeados». é conveniente, penso eu de que , que a sonda esteja no máximo a 1/3 do acumulador, sobre a parte de cima.
sim mas tenho de esperar que a água esteja mesmo fria.
por outro lado ter a sonda do termometro na saida, também não é bom, podemos ir tomar duche com 50º e ter só meia duzia de litros de água quente e ficarmos «apeados». é conveniente, penso eu de que , que a sonda esteja no máximo a 1/3 do acumulador, sobre a parte de cima.
Inté
-
apesar do tempo estar incerto, com nuvens e algumas abertas a água lá vai chegando para as necessidades.
Inté
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
há uma coisa que me faz uma certa confusão. isto tem a ver com equipamentos wikora ou outros ts200l de painel unico.
por experiência própria, num dia daqueles mesmo nublados, em que só a resistência é que aquece a água, o meu acumulador gasta perto de 6 kw para pôr cerca de metade do acumulador a 50º. tem toda a lógica, já que fazendo umas continhas, sabemos que 1kw aumenta 21,5l de água 40º. portanto, os meus 6kw da resistência aqueceram, grosso modo, cerca de 120l a 50º, tendo em conta que a água entre a uns 10º, coisa que no inverno, não é dificil.
agora expliquem-me, como um painel de 2 m2, com uma eficiência de digamos 70%, consegue por exemplo em 2 horas de sol aquecer tanto a água como algumas pessoas testemunham aqui?
a não ser que tome duches de 5min (cá em casa demora-se mais, chamem-me gastador ), os 120l de água a 50º, durariam para uns 30min.eu tenho redutores de caudal que restrigem a passagem a 6l/min, já cronometrei, com a torneira aberta totalmente, é o que dá. o que possa sobrar, é gasto nas lavagens da louça
fazemos umas contas:
o painel tem 2m2, com eficiência de cerca de 70%.
em condições optimas, cada m2 do nosso planeta, recebe perto de 1kw de energia por m2, partindo deste valor, com o painel estando perfeitamente perpendicular com o sol, este produzirá por hora: 2m2=2kwx70%=1,4kw. assim, pegando nos meus 6kw para os 120l, eu teria que ter 4h de sol limpo e painel sempre perpendicular ao sol para conseguir o mesmo que a minha resistência eléctrica.
fica a ideia, e se alguem me explicasse como conseguem faze-lo, agradecia.
por experiência própria, num dia daqueles mesmo nublados, em que só a resistência é que aquece a água, o meu acumulador gasta perto de 6 kw para pôr cerca de metade do acumulador a 50º. tem toda a lógica, já que fazendo umas continhas, sabemos que 1kw aumenta 21,5l de água 40º. portanto, os meus 6kw da resistência aqueceram, grosso modo, cerca de 120l a 50º, tendo em conta que a água entre a uns 10º, coisa que no inverno, não é dificil.
agora expliquem-me, como um painel de 2 m2, com uma eficiência de digamos 70%, consegue por exemplo em 2 horas de sol aquecer tanto a água como algumas pessoas testemunham aqui?
a não ser que tome duches de 5min (cá em casa demora-se mais, chamem-me gastador ), os 120l de água a 50º, durariam para uns 30min.eu tenho redutores de caudal que restrigem a passagem a 6l/min, já cronometrei, com a torneira aberta totalmente, é o que dá. o que possa sobrar, é gasto nas lavagens da louça
fazemos umas contas:
o painel tem 2m2, com eficiência de cerca de 70%.
em condições optimas, cada m2 do nosso planeta, recebe perto de 1kw de energia por m2, partindo deste valor, com o painel estando perfeitamente perpendicular com o sol, este produzirá por hora: 2m2=2kwx70%=1,4kw. assim, pegando nos meus 6kw para os 120l, eu teria que ter 4h de sol limpo e painel sempre perpendicular ao sol para conseguir o mesmo que a minha resistência eléctrica.
fica a ideia, e se alguem me explicasse como conseguem faze-lo, agradecia.
-
- Staff Member
em termos de radiação devemos ter cerca de 11 kw/h m2 dia.
isto numa placa horizontal localizada em lisboa por altura do equinócio.
a inclinação, no entanto, altera os dados da equação.
Porreiro, pá!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
manuelcar Escreveu:em termos de radiação devemos ter cerca de 11 kw/h m2 dia.
boas!
para quem não sabe nada, nestes termos, como eu
estes novos valores do "manuelcar" vai alterar radicalmente as contas do "crohn" para + de 1000%... e lá se vai a teoria!!!
-
eu dessas contas não percebo nada, apenas registo aquilo que se passa. hoje de manhã saí de casa e a água estava a 29º à noite estava a 48º. atenção que a sonda está a meio do acumulador. isso poderá dizer que existe água com mais temp. na parte de cima. e também diz que há mais de 100l de água quente, ou não? quando ligo a bailarina tem 90l e tomamos 3 duches, não podemos ´fazer sala na casa de banho
Inté
-
- Staff Member
aqui ficam os dados:
a diferença é que as contas expostas pelo crohn não ponderam o tempo. e ainda é preciso ver que o reporte de grande subida de temperatura em duas horas diz respeito a horas do dia de intensa radiação.
mas não tenho dúvida que um colector em pleno mete as resistências e as caldeiras num canto. não sei qual o rendimento dos meus colectores mas é o que me parece. não me apetecia nada pagar essa energia em gás ou electricidade....
retirados de um documento de confiança. nada de folhetos promocionais. não esquecer que os dados se referem a radiação incidente numa placa de 1m2 horizontala diferença é que as contas expostas pelo crohn não ponderam o tempo. e ainda é preciso ver que o reporte de grande subida de temperatura em duas horas diz respeito a horas do dia de intensa radiação.
mas não tenho dúvida que um colector em pleno mete as resistências e as caldeiras num canto. não sei qual o rendimento dos meus colectores mas é o que me parece. não me apetecia nada pagar essa energia em gás ou electricidade....
Porreiro, pá!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
[quote="manuelcar"]mas não tenho dúvida que um colector em pleno mete as resistências e as caldeiras num canto. não sei qual o rendimento dos meus colectores mas é o que me parece. não me apetecia nada pagar essa energia em gás ou electricidade....
ora viva! manuelcar
são afirmações como esta, que evidenciam uma verdadeira realidade
até
ora viva! manuelcar
são afirmações como esta, que evidenciam uma verdadeira realidade
até