Bombas de água
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo jan 11, 2009 7:22 pm
Bombas de água
olá a todos,
gostaria de saber se alguém tem alguma experiência e/ ou conhecimentos sobre bombas de água submersiveis que trabalham directamente com paineis fotovoltaicos.
gostaria de saber se alguém tem alguma experiência e/ ou conhecimentos sobre bombas de água submersiveis que trabalham directamente com paineis fotovoltaicos.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Re: Bombas de água
caro amigo
hoje em dia ha bastante escolha no mercado para o que pretende .
agora sem responder directamente ha sua questão gostava de lhe perguntar qual é a utilização que pretende dar a uma bomba dessas?
1º so as bombas e os modulos fotovoltaicos andam na casa dos 1300€
2ºquando nao ha radiação solar a bomba nao trabalha a nao ser que tenha uma grande capacidade de armazenamento de agua.
3º faça bem as contas e veja se lhe compensa um investimento desses em comparação com uma submersivel normal 220v/380v
eu estou simplesmente a ser amigo da sua carteira nao o estou a tentar desmoralizar.
4ºse ainda assi, quer avançar pense num sistema de backup para por a sua bomba a trabalhar de modo a que não lhe falte agua no caso de ausencia de sol.
de resto conte nos mais promenores para lhe podermos ajudar.
hoje em dia ha bastante escolha no mercado para o que pretende .
agora sem responder directamente ha sua questão gostava de lhe perguntar qual é a utilização que pretende dar a uma bomba dessas?
1º so as bombas e os modulos fotovoltaicos andam na casa dos 1300€
2ºquando nao ha radiação solar a bomba nao trabalha a nao ser que tenha uma grande capacidade de armazenamento de agua.
3º faça bem as contas e veja se lhe compensa um investimento desses em comparação com uma submersivel normal 220v/380v
eu estou simplesmente a ser amigo da sua carteira nao o estou a tentar desmoralizar.
4ºse ainda assi, quer avançar pense num sistema de backup para por a sua bomba a trabalhar de modo a que não lhe falte agua no caso de ausencia de sol.
de resto conte nos mais promenores para lhe podermos ajudar.
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo jan 11, 2009 7:22 pm
obrigado pela disponibilidade.
a casa é um pouco isolada, não tendo água da rede nem electricidade.
a única coisa que tenho é um poço na zona mais baixa do terreno.
a minha ideia era fazer um furo dentro do poço para ter água para consumo. depois tenho de ter bomba para 2 finalidades destintas, consumo e rega. também estou a pensar ter duas cisternas distintas, de capacidades diferentes, para ambas as finalidades a níveis superiores para posterior uso por gravidade.
a casa é um pouco isolada, não tendo água da rede nem electricidade.
a única coisa que tenho é um poço na zona mais baixa do terreno.
a minha ideia era fazer um furo dentro do poço para ter água para consumo. depois tenho de ter bomba para 2 finalidades destintas, consumo e rega. também estou a pensar ter duas cisternas distintas, de capacidades diferentes, para ambas as finalidades a níveis superiores para posterior uso por gravidade.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
caro amigo
se considerarmos que temos cerca de 5 horas sol média anual, esta bomba poderia tirar a 12v cerca de 1050l/dia .se pretender o dobro do caudal , bastará colocar outro módulo em serie.
como a bomba funciona com o ciclo solar , aconselhamos que seja colocado um sensor de nível no depósito a adquirir em loja da especialidade. será ainda aconselhável a existência de um depósito entre 3000 a 500l depósito que quando estiver cheio a bomba desligará por sobreaquecimento.se este depósito estiver a 3 metros de altura , poderá por gravidade dar pressão ao circuito domestico .
se considerarmos que temos cerca de 5 horas sol média anual, esta bomba poderia tirar a 12v cerca de 1050l/dia .se pretender o dobro do caudal , bastará colocar outro módulo em serie.
como a bomba funciona com o ciclo solar , aconselhamos que seja colocado um sensor de nível no depósito a adquirir em loja da especialidade. será ainda aconselhável a existência de um depósito entre 3000 a 500l depósito que quando estiver cheio a bomba desligará por sobreaquecimento.se este depósito estiver a 3 metros de altura , poderá por gravidade dar pressão ao circuito domestico .
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm
compensa ter um motor de poço?
com uma potencia contratada de 10.35, não ficara mais economico a agua da companhia?
com uma potencia contratada de 10.35, não ficara mais economico a agua da companhia?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
a minha opinião é que não deve fazer o furo no fundo do poço. conheço alguns assim e não se deram bem! tudo começa com o facto da ponta do furo ficar no fundo do poço e a variação do nivel de água do poço fazer com que vá entrar águas superficiais para o furo o que vai fazer com que a qualidade da água do furo baixe. depois no caso de ser necessário montar uma bomba no furo o facto de a ponta estar no fundo do poço não ajuda em nada. se quer fazer um furo faça-o ao lado, mas á superficie da terra.
quanto à bomba eu nas suas condições montava era uma eolica. do tipo daquelas que se vêem nos filmes do faroeste americano. isto para o poço pois para o furo o caso muda de figura dependendo da profundidade a que vai estar a água.
quanto à bomba eu nas suas condições montava era uma eolica. do tipo daquelas que se vêem nos filmes do faroeste americano. isto para o poço pois para o furo o caso muda de figura dependendo da profundidade a que vai estar a água.
a água do poço fica muito mais barata que a água da companhia!joseneves Escreveu:compensa ter um motor de poço?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Novo membro
- Registado: segunda nov 23, 2009 11:54 am
sim, podemos criar um grupo para fazer a bombagem de aguanunobs Escreveu:olá a todos,
leva paineis 12 ou 24v
regulador de carga
bateria(s)
bomba de água
e funciona pode elevar água até 100m , o caudal não é muito, mas pode trabalhar ineterruptamente...................
tudo depende do que se queira e do valor que se possa dispensar
-
- Novo membro
- Registado: segunda nov 23, 2009 11:54 am
sim, podemos criar um grupo para fazer a bombagem de aguanunobs Escreveu:olá a todos,
leva paineis 12 ou 24v
regulador de carga
bateria(s)
bomba de água
e funciona pode elevar água até 100m , o caudal não é muito, mas pode trabalhar ineterruptamente...................
tudo depende do que se queira e do valor que se possa dispensar
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasferra Escreveu:a minha opinião é que não deve fazer o furo no fundo do poço. conheço alguns assim e não se deram bem! tudo começa com o facto da ponta do furo ficar no fundo do poço e a variação do nivel de água do poço fazer com que vá entrar águas superficiais para o furo o que vai fazer com que a qualidade da água do furo baixe. depois no caso de ser necessário montar uma bomba no furo o facto de a ponta estar no fundo do poço não ajuda em nada. se quer fazer um furo faça-o ao lado, mas á superficie da terra.
a água do poço fica muito mais barata que a água da companhia!joseneves Escreveu:compensa ter um motor de poço?
onde moro, zona e vagos, a esmagadora maioria das casas têm furo no poço e a água é de boa qualidade. o meu poço tem 16 m de profundidade e ainda tem um furo com mais 9 m. e o meu poço nem é dos mais fundos há deles com mais de 25 m. já por varias vezes mandei analisar a água e está boa. apesar de haver água da companhia poucas casas a usam.
Inté
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
ainda bem, porque na minha zona os poços têm 6 a 7 metros e as águas superficiais (calcárias) são muito diferentes das dos furos (têm tão poucos minerais que os tubos galvanizados ficam rotos em poucos anos)lrds Escreveu:boasferra Escreveu:a minha opinião é que não deve fazer o furo no fundo do poço. conheço alguns assim e não se deram bem! tudo começa com o facto da ponta do furo ficar no fundo do poço e a variação do nivel de água do poço fazer com que vá entrar águas superficiais para o furo o que vai fazer com que a qualidade da água do furo baixe. depois no caso de ser necessário montar uma bomba no furo o facto de a ponta estar no fundo do poço não ajuda em nada. se quer fazer um furo faça-o ao lado, mas á superficie da terra.
onde moro, zona e vagos, a esmagadora maioria das casas têm furo no poço e a água é de boa qualidade. o meu poço tem 16 m de profundidade e ainda tem um furo com mais 9 m. e o meu poço nem é dos mais fundos há deles com mais de 25 m. já por varias vezes mandei analisar a água e está boa. apesar de haver água da companhia poucas casas a usam.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasficam rotos em poucos anos)
poucos anos?
a minha bomba é de inox mas tinha uns bujons em latão, de 6 em 6 meses ela desferrava. os bujons perdiam a rosca, tive de mandar fazer uns em inox. problema resolvido, há já uns anos.
mas porque raio é que uma bomba de inox trazia bujons de latão? €€€€€?
Inté
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
por falar em bombas e aproveitando alguns experts que aqui estão.
tenho a minha moradia em construção e para bombar aguas residuais de um wc (1 bomba) e pluviais das chuvas (2 bombas) estamos a analisar se vamos:
1. gastar um balurdio em bombas grunfos com quadros electricos xpto
2. gastar algum dinheiro em bombas de outra marca qualquer mas montadas com quadros electricos e avisadores e sei la mais o que...
3. gastar uma ninharia e ir ao aki comprar bombas e liga-las sem quadros dedicados mas sim só com um bezouro para alertar quando uma estiver avariada.
qual a vossa opiniao?
desde já o meu obrigado pela ajuda dispensada.
tenho a minha moradia em construção e para bombar aguas residuais de um wc (1 bomba) e pluviais das chuvas (2 bombas) estamos a analisar se vamos:
1. gastar um balurdio em bombas grunfos com quadros electricos xpto
2. gastar algum dinheiro em bombas de outra marca qualquer mas montadas com quadros electricos e avisadores e sei la mais o que...
3. gastar uma ninharia e ir ao aki comprar bombas e liga-las sem quadros dedicados mas sim só com um bezouro para alertar quando uma estiver avariada.
qual a vossa opiniao?
desde já o meu obrigado pela ajuda dispensada.
XANGO Elite - www.eumudei.com