paineis a apanharem banhos de sol
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jan 26, 2010 2:28 am
paineis a apanharem banhos de sol
boas a todos tenho a ligação a rede ainda atrasada no entanto tenho os painéis no telhado a apanharem banhos de sol,será que por estarem expostos ao sol sem estarem a produzir para a rede não se danificaram?
é que na ficha técnica dos painéis diz o seguinte.cubra todos os módulos com tela ou material opaco antes de fechar ou abrir as conexões eléctricas.
vá lá ,quem souber informe o pessoal.
já agora outra pergunta .será que não dá para ligar a rede interna da casa e consumir a energia que os painéis produzem?
é que na ficha técnica dos painéis diz o seguinte.cubra todos os módulos com tela ou material opaco antes de fechar ou abrir as conexões eléctricas.
vá lá ,quem souber informe o pessoal.
já agora outra pergunta .será que não dá para ligar a rede interna da casa e consumir a energia que os painéis produzem?
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Re: paineis a apanharem banhos de sol
boasciclone Escreveu:boas a todos tenho a ligaçao a rede ainda atrasada no entanto tenho os paineis no telhado a apanharem banhos de sol,será que por estarem expostos so sol sem estarem a produzir para a rede nao se danificaram?
é que na ficha tecnica dos paineis diz o seguinte.cubra todos os módulos com tela ou material opaco antes de fechar ou abrir as conexões elétricas.
va lá ,quem souber informe o pessoal.
ja agora outra pergunta .será que nao dá para ligar a rede interna da casa e consumir a enrgia que os paineis produzem?
conforme o que escreveste a cobertura dos painéis deve-se fazer quando abres ou fechas as conexões eléctricas e isto para que não apanhes nenhum "choque" porque se os painéis estiverem ao sol estão a produzir energia eléctrica apesar de não ir para lado nenhum excepto através de ti se lá puseres os dedos .
quanto ao poderes ligar os painéis à rede da casa, dá para o fazer mas se não estiveres devidamente habilitado o melhor é consumires a que vem da edp e esperares que liguem os painéis à rede.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
parece que o problema da cobertura não é por se estragarem mas por precaução e não apanhares choque eléctrico.
quanto a utilizares a energia produzida, se conseguires a boa ligação por quem montou os mesmos ou por ti (se souberes), porque não utilizar até estar devidamente ligado à rede?
quanto a utilizares a energia produzida, se conseguires a boa ligação por quem montou os mesmos ou por ti (se souberes), porque não utilizar até estar devidamente ligado à rede?
-
Autor do tópico - Membro
´alexjp4 Escreveu:boasciclone Escreveu:boas a todos tenho a ligaçao a rede ainda atrasada no entanto tenho os paineis no telhado a apanharem banhos de sol,será que por estarem expostos so sol sem estarem a produzir para a rede nao se danificaram?
é que na ficha tecnica dos paineis diz o seguinte.cubra todos os módulos com tela ou material opaco antes de fechar ou abrir as conexões elétricas.
va lá ,quem souber informe o pessoal.
ja agora outra pergunta .será que nao dá para ligar a rede interna da casa e consumir a enrgia que os paineis produzem?
conforme o que escrevestes a cobertura dos paineis deve-se fazer quando abres ou fechas as coneções electricas e isto para que não apanhes nenhum "choque" porque se os paineis estiverem ao sol estão a produzir energia electrica apesar de não ir para lado nenhum excepto através de ti se lá posseres os dedos .
quanto ao poderes ligar os paineis á rede da casa, dá para o fazer mas se não estiveres devidamente habilitado o melhor é consumires a que vem da edp e esperares que liguem os paineis á rede.
já agora dá para dar uma pequena ajuda?será que ligando os fios que saem do inversor a uma tomada de casa,não dará para pôr o sistema a funcionar para consumo interno?
-
Autor do tópico - Membro
pode dar uma dica de como se faz a ligaçao?mauri Escreveu:parece que o problema da cobertura não é por se estragarem mas por precaução e não apanhares choque eléctrico.
-
- Membro Platinium
a minha opinião tal como a do alexjp4 é se não souberes, não faças nada.ciclone Escreveu:pode dar uma dica de como se faz a ligaçao?mauri Escreveu:parece que o problema da cobertura não é por se estragarem mas por precaução e não apanhares choque eléctrico.
stop: com a electricidade não se brinca. deverá ser um técnico ou alguém que saiba bem o que está a fazer.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
boas
se ligares os fios que saem do inversor a uma tomada não vai funcionar, mas como parece que não estás à vontade em mexer com a electricidade penso que o melhor mesmo é esperares mais um pouco, até pelo pouco que vais poupar em electricidade se calhar não compensa os riscos que podes correr.
até que pelo que parece amanhã já vão voltar as nuvens.
cumprimentos
se ligares os fios que saem do inversor a uma tomada não vai funcionar, mas como parece que não estás à vontade em mexer com a electricidade penso que o melhor mesmo é esperares mais um pouco, até pelo pouco que vais poupar em electricidade se calhar não compensa os riscos que podes correr.
até que pelo que parece amanhã já vão voltar as nuvens.
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
eu meti o meu fronius ligado a instalação da minha casa da seguinte maneira,cabo azul(neutro) ligado ao cabo azul de uma tomada,cabo castanho (fase) ligado cabo castanho da tomada,e o cabo verde e amarelo(terra) ligado ao cabo terra da tomada,funcionou perfeitamente enquanto não me ligaram a rede,inclusive o contador de consumo ,quando a produção era superior ao consumo da casa o contador de produção marcava no sentido inverso.ciclone Escreveu:pode dar uma dica de como se faz a ligaçao?mauri Escreveu:parece que o problema da cobertura não é por se estragarem mas por precaução e não apanhares choque eléctrico.
obs. se não tiver conhecimento sobre electricidade aconselhava-o a estar paradinho,porque um pequeno descuido é a morte do artista,e os cemitérios estão cheios de heróis.
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Platinium
bom conselho, mas este é o mais importante:jama Escreveu:eu meti o meu fronius ligado a instalaçao da minha casa da seguinte maneira,cabo azul(neutro) ligado ao cabo azul de uma tomada,cabo castanho (fase) ligado cabo castanho da tomada,e o cabo verde e amarelo(terra) ligado ao cabo terra da tomada,funcionou perfeitamente enquanto nao me ligaram a rede,incluseve o contador de consumo ,quando a produçao era superior ao consumo da casa o contador de produçao marcava no sentido inverso.
jama Escreveu:obs. se não tiver conhecimento sobre electricidade aconselhava-o a estar paradinho, porque um pequeno descuido é a morte do artista,e os cemitérios estão cheios de heróis.
-
Autor do tópico - Membro
ok jama ,vou mesmo seguir o seu conselho,vou estar quietinho que sou capaz de ganhar mais.obrigado
-
Autor do tópico - Membro
os meus paineis durante a tarde apanham uma pequena sombra provocada pela antena terrestre da televisao,será que esta pequena sombra interfere no rendimento dos paineis?
-
- Novo membro
- Registado: terça abr 06, 2010 3:03 pm
boas, sim interfere e muito porque vai matar as celulas de silicio que o painel tem e esse painel em vez de ter 100% de funcionalidade so ja fica com 80% , porque os paineis tem as celulas de silicio ligadas paralelamente entre si e quando saem do painel para ligar os cabos saim em serie porisso acho que divias cortar a antena ou entao desvia la do sitio para nao fazer mais sombra sobre ele...ciclone Escreveu:os meus paineis durante a tarde apanham uma pequena sombra provocada pela antena terrestre da televisao,será que esta pequena sombra interfere no rendimento dos paineis?
cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
conheço um caso com seguidor, que grande parte da tarde leva com a sombra de um poste de média tensão, daqueles de cimento, imagino a quebra que aquilo provoca, se uma célula tapada quase que poe um painel de rastos, imagino várias, ainda por cima uma faixa de alto a baixo em paineis que estão em série. aposto que naquele caso, se tivessem posto um sistema fixo, teriam ficado melhor servidos.