[Projecto] BTT Vilar eléctrica

Responder

Autor do tópico
Rui Claro
Membro
Membro
Registado: quarta dez 23, 2009 6:22 pm

Vilar eléctrica

Mensagem por Rui Claro »

ora então, à semelhança do que alguns membros deste fórum têm vindo a fazer, também eu e dois colegas vamos converter uma bicicleta para eléctrica. quem sabe poderemos organizar uma corrida de e-bikes. ou não.
a bicicleta é uma vilar de 11 anos. parada há 4. a ideia é usar um motor hub e, pelo que temos visto, os chineses são capazes de ser os melhores. mas lá está, o sentido de postar num fórum é para que haja sugestões. se souberem de algum motor, estamos cá para ouvir.
antes de fazer a conversão é preciso arranjar a bicicleta em si. portanto esta primeira mensagem ainda é o arranjo. lá para a terceira já contamos ter motor para começar a montagem.
ah e baterias. sugestões de baterias precisam-se.
é só. obrigado pela atenção.

11 anos e praticamente nova. quer dizer, quase nova.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Re: Vilar eléctrica

Mensagem por lopesviii »

um dos colegas sou eu

a 1ª ajuda que precisa-mos é de um motor, barato, mas sem comprometer a eficiencia
Imagem

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Vilar eléctrica

Mensagem por serges »

vá pessoal comecem a dar dicas sobre o projecto e que material podem usar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Re: [Projecto] BTT Vilar eléctrica

Mensagem por klinzter »

a pedido do autor deste topic, foi alterado titulo deste post.

abr.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

não sei quais são os vossos conhecimentos na area, mas se são como os meus, praticamente zero, faria algo como o nosso colega paixão e podem ver o tópico da conversão dele aqui.
a vantagem de comprar um kit é em principio sair mais barato e sabemos à partida que os componentes vão trabalhar todos bem entre si pois são sistemas já testados.
se comprarem peça por peça também haverá de funcionar, mas para além de ter mais trabalho corre-se o risco de de ter problemas.
em relação às baterias aconselho, como a maioria se não toda a malta aqui do fórum, a por litio algo como o paixão fez. é necessário um investimento maior, mas a longo prazo sai mais em conta e as performances são bem melhores...
boa sorte para a conversão.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
Rui Claro
Membro
Membro
Registado: quarta dez 23, 2009 6:22 pm

Mensagem por Rui Claro »

pelo que temos visto, os kits são um pouco caros. daí tentarmos montar com peças separadas. o problema agora será encontrar um motor bom e em conta. se tiverem sugestões, força. ebay, china, o que for.

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

viva rui e companhia.
antes de mais começaria por sugerir para redimensionares as imagens. é muito difícil navegar neste tópico com as imagens tão grandes.

e para continuar, parabens pelo empenho no restauro da antiga vilar. eu tambem comecei por electrificar uma orbita que já tenho com alguns anos. podes ver o desenvolvimento neste tópico: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=9142

a aplicação do motor fora do eixo poderá saír mais em conta mas são aplicações mecânicas que tens que fazer e nem sempre funciona bem à 1ª, a menos que sejam soluções já testadas. podes ainda ver as conversões do jmal com motores fora do eixo.

quanto às baterias, para mim é discutível se lítio é a melhor opção. a título de exemplo: 3x12v/7ah de gel=50€. 36v/10ah de lítio=500€ !!! são mais leves e mais eficientes na performance mas pesam muito na carteira. depende do orçamento de cada um. pelo menos com as de chumbo não inviabilizas a realização do projecto. fazes as experiências que tens a fazer e fazes depois o upgrade se o desafio te agradar. ou usas as de chumbo até acabarem. quando forem à vida já popas-te o suficiente para comprares as de lítio.

eu tenho ainda algumas caixas de baterias. caso precises avisa.
quanto ao motor, um simples motor de escovas poderá custar uns 50€ no ebay mas não é muito eficiente.

enfim, já tens alguma informação.

bons projectos.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

rui,

se diminuíres a resolução da tua maquina antes de tirar as fotos, elas ficam automaticamente muito mais pequenas.
é só uma sugestão.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

brevemente o fórum terá essa função como teve no passado.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”