Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diario Micro Produção Vila Nova Gaia (com Seguidor)

Mensagem por Volt »

pois... foste bem mais rápido que eu. o meu registo foi o ano passado e a instalação só agora ficou concluída. o teu 26/4 é o meu 10/5, por isso, espero que o teu 12/5 seja um 2/6 para mim...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Mensagem por Nuno_Vicente »

volt Escreveu:pois... foste bem mais rápido que eu. o meu registo foi o ano passado e a instalação só agora ficou concluída. o teu 26/4 é o meu 10/5, por isso, espero que o teu 12/5 seja um 2/6 para mim...
boas,

se a tua instalação já foi aprovada no dia 10.05 ,ontem ou no máximo hoje, recebes o contrato da edp.
eu enviei logo o contrato assinado e registado no proprio dia. passados 2/3 dias telefonaram-me a agendar a ligação para a semana seguinte.
os serviços da edp funcionaram muito bem.

cumprimentos,
nv

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,

ontem a minha instalação alcançou o meio megawatt, para ser mais concreto 508kw. atingiu este valor em 16 dias o que não está nada mal.
posso agradecer por isso aos excelentes dias de sol da semana passada. entre os dias 16 e 23 a média diária foi de 38.75 kw. fosse sempre assim e era maravilha.
ficam em baixo o grafico com as produções desde a ligação à rede no dia 12.
Maio.JPG
Maio.JPG (38.79 KiB) Visto 5587 vezes
gostava é de receber opiniões acerca das minhas perdas até ao contador. os valores indicados de produção são no inversor.
no contador marca 496 kw, ou seja, tenho 2.35% de perdas.

cumprimentos,
nv

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

nuno_vicente Escreveu:boas,

ontem a minha instalação alcançou o meio megawatt, para ser mais concreto 508kw. atingiu este valor em 16 dias o que não está nada mal.
posso agradecer por isso aos excelentes dias de sol da semana passada. entre os dias 16 e 23 a média diária foi de 38.75 kw. fosse sempre assim e era maravilha.
ficam em baixo o grafico com as produções desde a ligação à rede no dia 12.
maio.jpg
gostava é de receber opiniões acerca das minhas perdas até ao contador. os valores indicados de produção são no inversor.
no contador marca 496 kw, ou seja, tenho 2.35% de perdas.

cumprimentos,
nv
os inversores sma apontam sempre mais que os contadores....
por acaso nunca tinha visto tanta diferença.... o meu difere em 1,5%.... cerca de 85kwh em 6500 kwh produzidos...
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

há sempre perdas mas tambem depende da distância e dos cabos utilizados.
se a secção do cabo for reduzida aumenta a perda por isso deve-se utilizar um cabo com uma secção em função da distãncia até ao contador.
de facto 2,5 é um pouco alto

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,

a distância do inversor ao contador são cerca de 65 metros e o cabo é de 16mm2 de secção. a distância do seguidor ao inversor é curta.

temos de ver que nem tudo é das perdas por efeito de joule nos cabos. como o meu sistema é com seguidor, os motores dele consomem energia. só não sei é quantificar o que será de consumo e o que será por efeito de joule.

estive a analisar os valores do mês de abril do colega sparttacus, que tem um sistema idêntico ao meu, e verifico que também tem perdas de 2.45%. gostaria de saber de outros sistemas com seguidor mas com inversor não sma.

cumprimentos,
nuno vicente

rmazenha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 12:48 pm

Mensagem por rmazenha »

olá!

num sistema quase idêntico ao teu, mas com inversor kaco, tenho registados no inversor 1191kwh e 1188kwh no contador da edp. isto é 0,25%.

quanto ao seguidor, o teu é igual ao meu e no registo de energia consumida medido no contador da edp tenho no primeiro mês 1kwh.

logo, acho que a tua diferença é deveras elevada.

abraço,
rui

rmazenha
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmazenha »

afinal a diferença não é assim tão elevada, esqueci-me que os sma têm transformador.

cumps
rui

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

rmazenha Escreveu:afinal a diferença não é assim tão elevada, esqueci-me que os sma têm transformador.

cumps
rui
olá rui,

não percebi este teu comentário. o que tem a ver o transformador para afinal não ser tão elevado?

cumprimentos,
nv

rmazenha
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmazenha »

olá!

os inversores com transformador produzem à saída uma sinusoide mais perfeita, isto é a distorção harmónica é reduzida (esta situação para a edp é a melhor).

os inversores com transformador permitem ainda um melhor grau de isolamento, uma vez que possuem do lado primário tensões muito mais reduzidas.

porém, a frequência de funcionamento do circuito de comutação vai determinar o "tamanho" do transformador. sendo que quanto mais rápida for a comutação, menor terá de ser o "tamanho" do transformador.

quando disse que o restante das tuas perdas estão no transformador, refiro-me por comparação ao meu inversor kaco que não utiliza esta topologia para conversão de dc em ac. a comutação é feita por pwm (modulação de pulsos) sobre pontes com igbts (transistor bipolar de porta isolada ) que são na realidade semicondutores feitos a partir de óxidos. devido às características destes materias as sua perdas são menores que as dos inversores com transformador.

os enrolamentos e as correntes de foucault no material ferromagnético são o sorvedouro da potência da diferença de valores que tiveste em relação aos microprodutores que não utilizam inversores com transformador.

espero ter ajudado. a electrónica de potência não é o meu forte, mas se houver alguém que queira acrescentar algo, agradeço.

bom sol a todos!
rui

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

rmazenha Escreveu:olá!

os inversores com transformador produzem à saída uma sinusoide mais perfeita, isto é a distorção harmónica é reduzida (esta situação para a edp é a melhor).

os inversores com transformador permitem ainda um melhor grau de isolamento, uma vez que possuem do lado primário tensões muito mais reduzidas.

porém, a frequência de funcionamento do circuito de comutação vai determinar o "tamanho" do transformador. sendo que quanto mais rápida for a comutação, menor terá de ser o "tamanho" do transformador.

quando disse que o restante das tuas perdas estão no transformador, refiro-me por comparação ao meu inversor kaco que não utiliza esta topologia para conversão de dc em ac. a comutação é feita por pwm (modulação de pulsos) sobre pontes com igbts (transistor bipolar de porta isolada ) que são na realidade semicondutores feitos a partir de óxidos. devido às características destes materias as sua perdas são menores que as dos inversores com transformador.

os enrolamentos e as correntes de foucault no material ferromagnético são o sorvedouro da potência da diferença de valores que tiveste em relação aos microprodutores que não utilizam inversores com transformador.

espero ter ajudado. a electrónica de potência não é o meu forte, mas se houver alguém que queira acrescentar algo, agradeço.

bom sol a todos!
rui
viva rui,

o que dizes realmente é verdade, mas tens aí uma variável que não estás a meter na tua equação....
a pergunta é simples:
onde estão a medir a potência (e consequentemente a energia) que o inversor está a meter na rede ?? antes ou depois do transformador ??

além disto, o sma também tem de ter um sistema de pwm com igbts para converter dc em ac, pois nenhum transformador de enrrolamentos funciona em dc... portanto, eu arriscaria a dizer que o transformador deve ser 1:1, servindo apenas para isolamento eléctrico.

eu acho que a questão das diferenças é apenas relacionada com a medição de corrente e tensão (sistema usado) e da forma como é feita! por integração no tempo de pequenos dt.... quanto é ser pequeno ? a corrente é medida como ? a tensão é medida como ?? como se calcula o valor eficaz ?? o factor de potência, será mesmo 1 certinho ??? existem muitas variáveis que podem dar 1,5% de erro....

até posso dar mais um exemplo.... eu tenho uma micro igualzinha à do meu irmão e instalada a 15 mts uma da outra.... o meu inversor tem diferença para o contador de cerca de 1% (inversor kaco a contar menos) e na do meu irmão o inversor conta menos cerca de 1,8% !!!!

impressionante ????....

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

existe ai alguma confusão a meu ver, não estou dentro desses inversores mas posso afirmar com toda a certeza que qualquer sistema em que consista na elevação de tensão e a sua conversão de corrente dc para ac tem de ter efectivamente um transformador, não é um transformador normal como o conhecemos, mas é um transformador de ferrite e de alta frequência, são as chamadas smps.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

por outro lado parece que os kaco têm propensão para contar a menos.
no meu caso a leitura registada no contador é exactamente 1,0069 vezes maior do que a que regista o inversor.
fiz as fórmulas com esse valor logo nos primeiros dias, para me dar a previsão do que deve estar a ser lido no contador e está a manter-se constante, e já lá vai mais de um ano.
e não posso considerar que há “ganhos” desde o inversor até ao contador. o que há são diferenças de contagem. por isso o facto de noutros casos o contador registar menos 2,5% não significa que haja essa perda. estamos a comparar valores obtidos de modos diferentes.
o ideal, e aí tínhamos o valor exacto das perdas, era (só para teste) colocar dois contadores exactamente iguais e calibrados de igual modo nos dois pontos.

claro que era interessante saber as perdas exactas e pode haver algum processo mais "realizável" de o conseguir, mas não estou a ver outro que nos dê valores exactos.

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

desculpa lá valter, só agora reparei que já tinhas dito tudo

tinha lido o tópico todo na diagonal e escapou-me muita coisa

é o que dá andar a pôr a leitura em dia à pressa...

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

rmazenha Escreveu:olá!

boas,

os inverosores da sma são mesmo "os meninos de coro" do mundo dos inversores ....
primeiro porque estão muito limitados na sua saída relativamente à sua potência nominal comparando com a concorrência, agora dizem-me que têem maiores perdas porque fazem uma sinusoide mais perfeita que só é bom para a edp!!!

cá para mim a edp é accionista de peso da sma

ps.
hoje chegou a minha primeira factura da edp. em 12 dias pagaram-me 237€ por 404kw.

cumprimentos
nv

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

uggabugga Escreveu:por outro lado parece que os kaco têm propensão para contar a menos.
no meu caso a leitura registada no contador é exactamente 1,0069 vezes maior do que a que regista o inversor.
fiz as fórmulas com esse valor logo nos primeiros dias, para me dar a previsão do que deve estar a ser lido no contador e está a manter-se constante, e já lá vai mais de um ano.
e não posso considerar que há “ganhos” desde o inversor até ao contador. o que há são diferenças de contagem. por isso o facto de noutros casos o contador registar menos 2,5% não significa que haja essa perda. estamos a comparar valores obtidos de modos diferentes.
o ideal, e aí tínhamos o valor exacto das perdas, era (só para teste) colocar dois contadores exactamente iguais e calibrados de igual modo nos dois pontos.

claro que era interessante saber as perdas exactas e pode haver algum processo mais "realizável" de o conseguir, mas não estou a ver outro que nos dê valores exactos.

ora viva, uggabugga

perfeitamente de acordo... e explico o porquê!

o meu inversor é um kaco, pelo seu testemunho já me sinto mais à vontade em expor a minha experiência (muito curta) pois também verifiquei diferenças de leituras, até % superior, que podiam ser considerados ganhos, que é óbvio, seria um disparate!

até

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,

hoje (11.06.2010) completei um mês após ligação à rede do meu sistema. o contador da edp regista 917kw. foi pena o tempo registado esta semana, que esteve encoberto. estava esperançado que logo no primeiro mês o meu sistema ultrapassasse o mw de energia produzida .
feitas as contas obtive um rendimento de 538€.
nada mau, certo?

cumprimentos,
nv

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

para 3960w de painéis, eu diria que está excelente!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,

hoje o meu sistema atingiu um marco importante. passou os 1000kw. para ser mais preciso atingiu 1023kw no contador (1046kw no inversor).
esta marca foi atingida em 1 mes e 3 dias.

cumprimentos,
nv

Autor do tópico
Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,
hoje o meu sistema fez o primeiro mês completo de produção com 993kw marcados no inversor. fica em baixo o mapa geral de produções e o respectivo gráfico deste mês.
Produção Junho.jpg
Produção Junho.jpg (83.64 KiB) Visto 4728 vezes
Mapa Produções.gif
Mapa Produções.gif (57.88 KiB) Visto 4728 vezes
cumprimentos,
nv

Responder

Voltar para “Projectos”