Sistema Forçado Zantia
-
jmgsousa
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm
Sistema Forçado Zantia
instalei um sistema forçado zantia no final do ano passado, que me tem dado alguns problemas.
será normal as seguintes situações?
- a valvula de segurança no minimo passar 24h constantemente a pingar?
- haver descargas durante o dia nas horas de mais calor, de encher 3 a 4 baldes de agua.
desde já obrigado pela vossa opiniao.
- haver descargas durante o dia nas horas de mais calor, de encher 3 a 4 baldes de agua.
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Sistema Forçado Zantia
boas!jmgsousa Escreveu:instalei um sistema forçado zantia no final do ano passado, que me tem dado alguns problemas.
tem a resposta no tópico "programa energia solar - vulcano".... últimas intervenções.
até
-
jmgsousa

afinal parece que era pressão a mais na rede. tinha perto de 6bar's. foi colocada uma válvula redutora á entrada da água fria, vamos ver se melhora.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
se a válvula redutora de pressão foi colocada á entrada do acumulador pode-se dar o caso da pressão existente na rede passar para o circuito das a.q.s.
existem torneiras monobloco (torneiras normais de casa ou mesmo misturadoras termostáticas das colunas de hidromassagem) que em certas posições fazem by pass logo a pressão inferior vai igualar á pressão superior
alem de que se tivermos pressões diferentes nos dois circuitos a regulação do caudal nas torneiras não é tão exacta e por vezes até tem variação de caudal
a colocação ideal da válvula redutora de pressão é logo a seguir do contador, por vezes é complicado devido ao espaço existente, mas seria o local correcto.
eu até sou da opinião que deveria de ser obrigatório a instalação de válvula redutora de pressão e válvula de retenção logo a seguir do contador.
existem torneiras monobloco (torneiras normais de casa ou mesmo misturadoras termostáticas das colunas de hidromassagem) que em certas posições fazem by pass logo a pressão inferior vai igualar á pressão superior
alem de que se tivermos pressões diferentes nos dois circuitos a regulação do caudal nas torneiras não é tão exacta e por vezes até tem variação de caudal
a colocação ideal da válvula redutora de pressão é logo a seguir do contador, por vezes é complicado devido ao espaço existente, mas seria o local correcto.
eu até sou da opinião que deveria de ser obrigatório a instalação de válvula redutora de pressão e válvula de retenção logo a seguir do contador.
-
PaulOL
- Membro Gold

boas, fyntasfyntas Escreveu:se a válvula redutora de pressão foi colocada á entrada do acumulador pode-se dar o caso da pressão existente na rede passar para o circuito das a.q.s.
estou a 100% de acordo
não só porque assim tenho, como é a melhor técnica para este tipo de problema(s)!
até
-
jmgsousa

afinal ainda não foi deste. hoje, com o sol que esteje a válvula de segurança abriu por completo, e permaneceu aberta até a água estar apenas tépida, altura em que decidi cortar a entrada de água no depósito.
isto não é normal, pois não?
-
PaulOL
- Membro Gold

boas,jmgsousa Escreveu:afinal ainda não foi deste. hoje, com o sol que esteje a válvula de segurança abriu por completo, e permaneceu aberta até a água estar apenas tépida, altura em que decidi cortar a entrada de água no depósito.
claro que não é normal, deve pedir que lhe mudem essa válvula, porque algo se passa de errado, não é normal descarregar até ficar tépida. no meu caso tenho um ts300l, a temperatura ontem atingiu 78º e nem uma gota deitou fora.
até
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
obviamente que não é uma situação normal
tente tirar fotos e coloque aqui no forum
tente tirar fotos e coloque aqui no forum
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
parece-me que essa válvula tem dificuldade em fechar, depois de abrir. deve estar com defeito.
Inté
-
jmgsousa

não estou bem a ver como adicionar as fotos, se me der uma dica...
-
lrds
- Membro Silver

está uma explicação num tópico salvo erro em regras e suporte técnicojmgsousa Escreveu:não estou bem a ver como adicionar as fotos, se me der uma dica...
Inté
-
jmgsousa

-
jmgsousa

mas pelos vistos ainda não foi desta... sempre que está sol, e abrimos a agua quente, resultado, uma grande descarga de agua... pareceme que a valvula apenas detecta temperatura quando abrimos a agua...
-
PaulOL
- Membro Gold

jmgsousa Escreveu:mas pelos vistos ainda não foi desta... sempre que está sol, e abrimos a agua quente, resultado, uma grande descarga de agua... pareceme que a valvula apenas detecta temperatura quando abrimos a agua...
boas, jmgsousa
tente colocar as fotos um bocadinho mais pequeninas, é que assim fico com a sensação que estou a ser "encandeado pelos faróis de um carro"... estou a brincar, mas...dava jeito!
até
-
jmgsousa

penso que o meu problema também será um excesso de produção de água quente no verão, qual será a melhor opção?
-
lrds
- Membro Silver

afinal parece-me que a montagem de uma valvula de segurança que actua com base na temp. não é muito viavel já que quando actua vaza praticamente o acumulador, ou então está mesmo avariada
Inté
-
jmgsousa

a valvula depois de abrir e não voltar a fechar foi trocada, mas continua aquela situação de fazer descargas (por temperatura) só qd abrimos a agua quente, e aí de grandes quantidades, afinal é normal? hoje qd estava sol também verifiquei que a pressão vai dos 3,5bar aos 6,5 / 7bar em questão de meia hora, e aí é claro que temos de por o vaso de expansão, não é?
vou se calhar também tapar um dos dois paineis, pois se calhar estão a produzir mais que o consumo.
vou se calhar também tapar um dos dois paineis, pois se calhar estão a produzir mais que o consumo.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
o vaso de expansão é fundamental, quer no circuito primário, quer no secundário. não há grande interesse em subir ao telhado para estar a tapar ou sombrear parcialmente os colectores. assim que estes atingem a temperatura de estagnação a coisa pára por si.
Porreiro, pá!
-
jmgsousa

caro lbvp
será possível descrever o porquê de cada uma das opções que recomenda? (não necessário para a válvula redutora, já que já se encontra instalada), mas para a valvula de retenção e vaso de expansão.
apenas para que possa defender melhor perante o instalador.
penso que não seja normal ter as descargas de boas quantidades de água...
obrigado.
será possível descrever o porquê de cada uma das opções que recomenda? (não necessário para a válvula redutora, já que já se encontra instalada), mas para a valvula de retenção e vaso de expansão.
apenas para que possa defender melhor perante o instalador.
penso que não seja normal ter as descargas de boas quantidades de água...
obrigado.
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
a pressão vem de dentro do deposito, logo a reguladora de pressão não vai ter grande influência. não quer dizer que não deva existir regulação da pressão, mas neste caso não vai ter efeito.lbvp Escreveu:coloque tambem valvula redutora de pressão para 3 bar na entrada do deposito...
reguladora de pressão, não é a mesma coisa que redutora de pressão. a redutora reduz quer ela esteja alta ou baixa, já a reguladora, só actua quando a pressão ultrapassa o valor estabelecido.