Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Tudo que seja relacionado com Projectos

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por Valter Silva »

flag21 Escreveu:bom trabalho .parabens

tenho um equipaqmento semelhante com paineis sanyo 235 mas com com seguidor que estão a produzir, a ver pelos valores aqui publicados mais 9 a 11 kwh por dia em média.
o maximo atingido foram 37 kwh.
para seguidor parece-me muito pouco...
todos os seguidores que conheço com painéis "não sanyo" chegam facilmente aos 40kwh por dia. e alguns são instalações de 3.45kwh.

com painéis sanyo esperaria sempre uns 45-50kwh por dia. pelo preço que eles custam!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

posso perguntar a quanto compram e a quanto vendem à edp?

parabéns pelo sistema!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por PaulOL »

lennoxlewis Escreveu:posso perguntar a quanto compram e a quanto vendem à edp?

parabéns pelo sistema!

boas!

são numeros muito fáceis de encontrar...
mesmo assim aqui vai:
- quem vende, vai desde 0.650€ até a 0.5573€ depende da data do registo.
- quem compra, é só ver o valor na sua factura da edp!

até

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

obrigado

pelo que percebi há um compromisso de 15 anos sobre o valor da venda, mas isto é um investimento importante mesmo assim.

abraço, boa sorte


Autor do tópico
cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por cjdmc »

boas tardes.

como alguns de vós sabem a minha micro-geração é composta por duas filas de 8 paineis, tenho uma inclinação de telhado de 45º, e queria fazer uma experiência parecida com a do jama, mas para já fazia uma estrutura para os 8 paineis que estão mais à mão ( os de baixo) , mas tenho uma duvida, será que é possivel ter duas filas de paineis, com ângulos diferentes ?? caso visse que a produção aumentava só para os 8 que estão em baixo, pensaria alterar a inclinação para todos !!!
uns dizem que sim, outros dizem que não.... o que acham ??

eu sei que um unica estrutura para levantar 8 paineis é complicado, estava a pensar fazer uma estrutura para dois ou três paineis...
um abraço

carlos costa

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

num mundo ideal era interessante ter uma estrutura tipo girassol que iria seguindo o movimento do sol ao longo do dia.

será assim tão dificil?

abraço ao forum


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por CrOhN »

cjdmc Escreveu:boas tardes.

como alguns de vós sabem a minha micro-geração é composta por duas filas de 8 paineis, tenho uma inclinação de telhado de 45º, e queria fazer uma experiência parecida com a do jama, mas para já fazia uma estrutura para os 8 paineis que estão mais à mão ( os de baixo) , mas tenho uma duvida, será que é possivel ter duas filas de paineis, com ângulos diferentes ?? caso visse que a produção aumentava só para os 8 que estão em baixo, pensaria alterar a inclinação para todos !!!
uns dizem que sim, outros dizem que não.... o que acham ??

eu sei que um unica estrutura para levantar 8 paineis é complicado, estava a pensar fazer uma estrutura para dois ou três paineis...
um abraço

carlos costa
se as duas filas estiverem em strings diferentes, não vejo porque não dará para ter inclinaçãoes idferentes.
lennoxlewis Escreveu:num mundo ideal era interessante ter uma estrutura tipo girassol que iria seguindo o movimento do sol ao longo do dia.

será assim tão dificil?

abraço ao forum
não, já existem há muito tempo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por PaulOL »

cjdmc Escreveu:boas tardes.

como alguns de vós sabem a minha micro-geração é composta por duas filas de 8 paineis, tenho uma inclinação de telhado de 45º, e queria fazer uma experiência parecida com a do jama, mas para já fazia uma estrutura para os 8 paineis que estão mais à mão ( os de baixo) , mas tenho uma duvida, será que é possivel ter duas filas de paineis, com ângulos diferentes ?? caso visse que a produção aumentava só para os 8 que estão em baixo, pensaria alterar a inclinação para todos !!!
uns dizem que sim, outros dizem que não.... o que acham ??

eu sei que um unica estrutura para levantar 8 paineis é complicado, estava a pensar fazer uma estrutura para dois ou três paineis...
um abraço

carlos costa
boas,

pois tanto pode, como deve começar pelos de baixo, ao contário corre o risco de no verão a fila de cima sombrear a debaixo, dependendo da distancia entre filas.
inversamente à regulação do jama e visto que já tem 45º no telhado, está bom para o inverno (melhor só 55º), terá de fazer subir a parte da frente dos paineis para optimizar o verão de modo a conseguir uns 20º.
sobre as duas filas com inclinações diferentes, já está bem respondido.
sobre o rendimento, os que têm a voz da experiencia dissem que o rendimento melhora 10 a 12% por ano, eu acredito que sim, pois com esses ajustes dos angulos melhoram a posição dos paineis (perpendicular) em relação à radiação solar ao longo do ano, logo melhor rendimento.

boa sorte.


Autor do tópico
cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por cjdmc »

bons dias.

em relação às strings, como é que eu sei se tenho duas ou uma, desculpem a minha ignorância....

pelo que vi, os cabos que vêm dos paineis e ligam ao inversor são 3, um terra e mais dois pretos, mas estes pretos não sei se têm lá dentro mais fios, ou se um é o positivo e o outro o negativo. não sei se perceberam a ideia... mas vou perguntar ao eng. responsável se o meu sistema tem duas strings.

um abraço

carlos costa


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por Valter Silva »

cjdmc Escreveu:bons dias.

em relação às strings, como é que eu sei se tenho duas ou uma, desculpem a minha ignorância....

pelo que vi, os cabos que vêm dos paineis e ligam ao inversor são 3, um terra e mais dois pretos, mas estes pretos não sei se têm lá dentro mais fios, ou se um é o positivo e o outro o negativo. não sei se perceberam a ideia... mas vou perguntar ao eng. responsável se o meu sistema tem duas strings.

um abraço

carlos costa
sendo assim tens uma string.
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por cjdmc »

boas noites.

fui ao telhado e verifiquei que vêm 5 cabos, um terra e 4 pretos, por isso deve ser com duas strings...

desta forma penso que posso fazer a experiência em levantar a fila de baixo dos paineis.

um abraço
carlos

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por jama »

cjdmc Escreveu:boas noites.

fui ao telhado e verifiquei que vêm 5 cabos, um terra e 4 pretos, por isso deve ser com duas strings...

desta forma penso que posso fazer a experiência em levantar a fila de baixo dos paineis.

um abraço
carlos
claro que podes fazer a experiencia, levantas uma fila, depois desligas uma delas, e vez quanto produz. depois fazes o inverso desligas uma e ligas a outra.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por cjdmc »

bons dias.

jama, vou abordar o eng. responsável para lhe pedir apoio a desligar/ligar a "string", não quero meter-me em alhadas.... primeiro vou ter a percepção do ganho em elevar os paineis, depois irei poderar o aumento de um painel. penso que mais do que um painel não iria ganhar muito dado que o meu inversor só permite 3,68 kw/h (sunny boy sb 3800).

ontem - quarta feira - conclui-se mais uma semana, a terceira, aqui deixo um ficheiro com as minhas produções.
um abraço

carlos costa
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]


Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por jama »

cjdmc Escreveu:bons dias.

jama, vou abordar o eng. responsável para lhe pedir apoio a desligar/ligar a "string", não quero meter-me em alhadas.... primeiro vou ter a percepção do ganho em elevar os paineis, depois irei poderar o aumento de um painel. penso que mais do que um painel não iria ganhar muito dado que o meu inversor só permite 3,68 kw/h (sunny boy sb 3800).

ontem - quarta feira - conclui-se mais uma semana, a terceira, aqui deixo um ficheiro com as minhas produções.
um abraço

carlos costa
só mais um painel penso que não é possível dado que tens duas strings com 8 painéis cada e com mais um vai ficar desequilibrado o sistema porque fica uma string com 9 painéis e outra com 8 tinhas de aumentar 2 painéis para ficarem as duas strings iguais com 9 painéis cada, e se pusesses mais 2 ficavas com 4320wp e o inversor aguentava perfeitamente. mais 2 painéis era a configuração ideal
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Re: Diario da microprodução - Abrunheira/Sintra

Mensagem por cjdmc »

boas tardes.

com base na partilha de experiências, venho colocar aqui os valores do meu primeiro mês de produção.

inicio: 6/mai (dia completo, dado que a produção começou dia 5/mai pelas 16 horas)
fim: 5/junho

um abraço a todos.

carlos costa
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]


Responder

Voltar para “Projectos”