dá 26v com o berbequim no máximo...não sei se é muito mas já estou contente porque acendeu 3 lâmpadas de 12v
outra coisa que eu reparei, foi quando medi a amperagem nos terminais do gerador ( depois dos 3 rectificadores em paralelo ), marcou 5a... é impressão minha ou isso já mata uma pessoa? :p
menos de 0.1a já serve para matar uma pessoa... só que para fazer essa corrente atravessar o corpo é preciso tensão, e os 26v dc do teu gerador é pouco para isso em condições normais.
legal, mas coloque faça a postagem de alguns dados do seu gerador, por exemplo:
- material usado
- tamanho
- como vai usá-lo
- como o costruiu,
e outras coisas que achar relevante compartilhar com o amigos do forum.
se tiver mais fotos poste também, de tamanho menor se possível.
na construção do gerador usei 12 imans de neodímio,com 9 bobinas de 36 espiras cada.
o disco dos imans foi feito com 2 discos sobrepostos de alumínio. o disco de baixo com 5mm de espessura e o de cima com 2mm (este disco tem "recortes" à medida dos imans, de forma a que fiquem encaixados e não saiam do sítio aquando da colagem). os imans são de 4x2x0,5(cm) e foram colados com cola de soldadura a frio (depois posto aqui a foto, apesar de já estar presente noutro post).
o disco das bobines tem como suporte madeira (que foi enchida com resina com as bobines lá dentro). este suporte em madeira foi feito por um torneiro e quanto às medidas desse suporte eu depois meto aqui um esquema. o cabo que utilizei foi de secção 0,5mm2.
o eixo também foi por um torneiro, mas ele aproveitou a minha ideia de usar umas "rodinhas" dobradas como suporteparaos rolamentos. depois também meto aqui fotos das "rodinhas" e decomo os rolamentos estão.
quanto às aplicações...não faço ideia:) liguei três lâmpadas de 12v e também já liguei um daqueles motores que deitam água, também funcionou e deitou água bem. portanto fico com ideia que se pode usar um gerador para accionar um sistema de rega, até associado ao controlo de carga (com temporizador ou assim). mas devo usar o gerador para iluminação, talvez com um sensor de luz para ser accionado à noite.
e quanto às dúvidas podem perguntar...mas aviso já que não sou nem de perto um expert nestas coisas:p potarei as fotos quando puder