Quadro eléctrico vs carregadores

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Quadro eléctrico vs carregadores

Mensagem por tavares »

olá,

venho a brir este tópico de modo a tentar elucidar muita gente que faz confusão entre a potencia do quadro eléctrico e a potencia do carregador .

antes de começar a lei de ohm:
p=ui
u=p/i
i=p/u
p= potencia em watt
u= tensão em volt
i= intensidade em ampere

os nossos quadros eléctricos:
3,45kw = 230x15
6,9kw = 230x30
10,35kw= 230x45
10,35kw=400x15x1,73
13,8kw= 400x20x1,73
20,7kw= 400x30x1,73

estas são as potencias mais usadas sendo que uma vivenda certifica-se para 20,7kva embora os moradores possam por exemplo requisitar só 10,35kva, em monofásico os 3,45 são normalmente para serviços comuns sem elevador e o minimo que se certifica uma instalação para habitação são os 6,9kva

quando temos um carregador de 48v e 20a temos uma potencia de:
p=48x20 = 960w

se tivessemos um carregador de 100a a 48v teriamos:
p=100x48= 4800w

para as nossas motas de 72v poderiamos ter um carregador de 100a se tivessemos um quadro monofásico de 45a:
p=100x72= 7200w
e como pus em cima um quadro de 45a são 10350w portanto sobra ainda bastante potencia.

não sei se existem carregadores trifásicos para as motas mas por exemplo poderiamos ter um de 72v 250a
p=72x250= 18000w um quadro trifasico a 30a chegava prefeitamente.

é claro que a potencia na entrada é ligeiramente superior á saida porque há sempre as percas!!!!!

qual a potencia que uma tomada aguenta?
continuação da lei de ohm,
p=ui
p= 230x16= 3680w
numa habitação por lei não deve haver mais de seis tomadas por circuito sendo este protegido a jusante por disjuntor de 16a, com excepção de máquinas de lavar e secar em que um unico disjuntor alimenta uma unica tomada (máquina) e o fogão ou forno que é protegido por disjuntor de 20a.

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Re: Quadro eléctrico vs carregadores

Mensagem por Romi »

tavares a tua explicação é elucidativa, e cada caso é um caso.
eu no meu apartamento tenho 3.45kva de potência contratada. logo mais que 3 carregadores de 72v 15a (que é o meu), mandam-me o diferêncial da edp logo abaixo, isto supondo que não tenho mais nenhuma carga ligada (quase impossível).

mesmo que tivesse mais potência contratada, tinha que se ter cuidado para ligar mais carregadores em fases diferentes, ou seja protegidas por 2 ou mais disjuntores distintos, senão caput outra vez...
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

romi Escreveu: eu no meu apartamento tenho 3.45kva de potência contratada. logo mais que 3 carregadores de 72v 15a (que é o meu), mandam-me o diferêncial da edp logo abaixo, isto supondo que não tenho mais nenhuma carga ligada (quase impossível).
exactamente,
p=72x15=1080w

se ligasses 3 carregadores daria 3240w , mas isto é a potencia de saida dos carregadores porque a potencia da entrada e bocadinho mais, e facilmente ultrapassaria a potencia dos 3,45kva e claro desligava o disjuntor da edp.
romi Escreveu: mesmo que tivesse mais potência contratada, tinha que se ter cuidado para ligar mais carregadores em fases diferentes, ou seja protegidas por 2 ou mais disjuntores distintos, senão caput outra vez...
desde que a potencia não ultrapasse o valor máximo admitido em cada circuito e qua a soma de todos não ultrapasse o da potencia contratada, não há problema

a ideia do post foi devido a algumas dúvidas do género:

como é que posso ter um carregador de 20a se o meu quadro é só 15a?

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Mensagem por daikoni »

tavares Escreveu:

como é que posso ter um carregador de 20a se o meu quadro é só 15a?
isso é pelas leis da física... através dos transformadores consegues fazer 2 coisas, ou aumentar os amperes (e consecutivamente diminuis a voltagem) ou aumentares a voltagem (não deveria de chamar voltagem, mas sim diferença de potencial, que é o nome correcto), e diminuirás amperes.

explicando a electricidade com um exemplo estúpido que me lembrei agora para tentar explicar isto (corrijam-me se estiver enganado, já não tenho física há algum tempo):

- amperes = "quantidade" de corrente
- diferença de potencial (a.k.a. voltagem) = força da corrente

imagina um rio com água, se o rio for largo (tiver muito espaço) a água corre em geral mais devagar, mas no entanto tem muita água... se o rio de repente fica estreito, toda aquela quantidade de água, aumenta a velocidade, é mais agressiva! menos quantidade de água a passar, mas muito mais violentamente...

tás a ver a ideia?

o exemplo é completamente estúpido, por isso, se não perceberes, ignora... e fica-te por isto simplificado:

consegue-se sacrificar amperes em troca de diferença de potencial (volts), e vice-versa.

daí quando vês "o meu quadro é de 15a e o carregador é de 20a", repara no output, irás ver que em casa tens uns 220 ou 230v, e a saída do carregador serão no máximo, provavelmente, uns 70v.
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

muito bom este tópico.

5* para vocês (especialmente ao tavares).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

daikoni Escreveu:
daí quando vês "o meu quadro é de 15a e o carregador é de 20a", repara no output, irás ver que em casa tens uns 220 ou 230v, e a saída do carregador serão no máximo, provavelmente, uns 70v.
sim é precisamente isso que estou a explicar , temos a potencia de saida e a potencia de entrada.

mais um exemplo ( vou considerar um carregador ideal ou seja sem percas, para facilitar os cálculos

carregador:
entrada = 230v
saída= 72v a 15a
p=ui
potencia de saída = 72x15 = 1080w
intensidade de corrente na entrada = i=p/u = 1080/230 = 4,69a

portanto para um carregador de 72v a 15a bastariamos ter na entrada 230v e 4,7a

deu para perceber?

daikoni
o teu exemplo do rio e água está mal explicado , não é assim que funciona , o exemplo que deste é para a resistencia de um cabo eléctrico, não falei em diferença de potencial porque isso é muito técnioco e voltagem toda a gente percebe.

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Mensagem por daikoni »

tavares Escreveu:
daikoni Escreveu:
daikoni
o teu exemplo do rio e água está mal explicado , não é assim que funciona , o exemplo que deste é para a resistencia de um cabo eléctrico, não falei em diferença de potencial porque isso é muito técnioco e voltagem toda a gente percebe.

por isso é que eu disse "esquece!".. eu sei que é disparate

edit: por saber que as pessoas entendem melhor "voltagem", é que também usei o conceito várias vezes.
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

olá ,

estou a efectuar alguns trabalhos para a camara municipal de portalegre, e hoje em conversa com o eng. electrotécnico ele disse que vai passar a ser obrigatório nas obras novas, nas garagens particulares a termos que deixar um ponto de energia para futuros ponto de carga particular.

a câmara de portalegre está também a construir alguns parques de estacionamento e tenho em mãos o projecto de um deles para eu orçamentar, mas o engraçado é que vem lá na memória descritiva que temos que " prever a aplicação de alguns pontos de recarga com as caracteristicas da portaria ................................................ que há-de sair".

parece que começa a aparecer um principio.

em relação ás habitações particulares , não custa nada a aplicação de um ponto para futuras ligações, o mesmo pode ser um tubo de 25 a terminar numa caixa de aparelhagem funda e a aplicação de uma tampa na mesma tudo isto rondará os 10 euros, quando a pessoa adquirir o veiculo então aplica-se o restante material de acordo com o veiculo que a pessoa tenha , como não há tomadas domésticas para mais de 16a dever-se-á então aplicar uma tomada tipo ce com corrente de acordo com o necessitado.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

tavares Escreveu:olá ,

estou a efectuar alguns trabalhos para a camara municipal de portalegre, e hoje em conversa com o eng. electrotécnico ele disse que vai passar a ser obrigatório nas obras novas, nas garagens particulares a termos que deixar um ponto de energia para futuros ponto de carga particular.

a câmara de portalegre está também a construir alguns parques de estacionamento e tenho em mãos o projecto de um deles para eu orçamentar, mas o engraçado é que vem lá na memória descritiva que temos que " prever a aplicação de alguns pontos de recarga com as caracteristicas da portaria ................................................ que há-de sair".

parece que começa a aparecer um principio.

em relação ás habitações particulares , não custa nada a aplicação de um ponto para futuras ligações, o mesmo pode ser um tubo de 25 a terminar numa caixa de aparelhagem funda e a aplicação de uma tampa na mesma tudo isto rondará os 10 euros, quando a pessoa adquirir o veiculo então aplica-se o restante material de acordo com o veiculo que a pessoa tenha , como não há tomadas domésticas para mais de 16a dever-se-á então aplicar uma tomada tipo ce com corrente de acordo com o nessecitado.
mas achas que a aposta vai passar por cargas rápidas em casa ou lentas? tipo durante a noite? aí essa de 16a é mais do que suficiente, né?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

tavares Escreveu:mas achas que a aposta vai passar por cargas rápidas em casa ou lentas? tipo durante a noite? aí essa de 16a é mais do que suficiente, né?
eu acho que ainda é cedo para termos uma ideia , e isso depende do que a pessoa comprou, nós sabemos que para a totalidade das motas que se encontram neste momento no mercado a nossa tomada doméstica é mais que suficiente , mas se por exemplo uma pessoa comprar um carro que venha equipado com um carregador de 200v 20a , isso são 4000w e assim já ultrapassa a potencia admissivel pela nossa tomadinha.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

tavares Escreveu:
tavares Escreveu:mas achas que a aposta vai passar por cargas rápidas em casa ou lentas? tipo durante a noite? aí essa de 16a é mais do que suficiente, né?
eu acho que ainda é cedo para termos uma ideia , e isso depende do que a pessoa comprou, nós sabemos que para a totalidade das motas que se encontram neste momento no mercado a nossa tomada doméstica é mais que suficiente , mas se por exemplo uma pessoa comprar um carro que venha equipado com um carregador de 200v 20a , isso são 4000w e assim já ultrapassa a potencia admissivel pela nossa tomadinha.
sim, mas pelo que li, os construtores estão a optar por cargas lentas de 8 horas...logo se fosse 8h a 20a, dava 160a...não acredito muito!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

souza1234
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 08, 2010 8:47 pm

Mensagem por souza1234 »

carregador proposto em espanha.
penso que a carga rápida vai recorrer ao sistema trifásico.
Anexos
22052010918.jpg
22052010918.jpg (131.21 KiB) Visto 3404 vezes
Existe um Deus comum. A Mãe Natureza.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”