e lavas a roupa sempre a 55 graus?jmgsousa Escreveu:também tenho excesso de produção de água quente, com o ts de 300 litros, por isso optei por ligar a água quente directamente ás máquinas de loiça e roupa. a de loiça não é recente (6/7 anos) mas a de roupa tem 1 ano, acham que posso ter problemas?
Maquina Roupa para Painel Solar
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
Re: Maquina Roupa para Painel Solar
-
jmgsousa
- Membro Silver

- Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm
por uma misturadora, era uma possibilidade, mas nesse caso era necessário por duas válvulas anti-retorno, não?
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
na loiça é sempre a 55º.
na roupa, é quase sempre, excepto quando a roupa é de cores vivas que tingem, eu deixo-me pelos 40 e coloco uma toalhita woolite que absorve a tinta extra.
de salientar que deve-se evitar que a agua entre a mais de 60º, pois a mangueira de entrada de agua foi feita para agua fria e não está preparada para receber agua quente e penso que terá uma vida mais curta.
quanto á valvula anti-retorno, eu coloquei uma para evitar que a agua suba ao painel devido á agua da rede ter mais pressão.
na roupa, é quase sempre, excepto quando a roupa é de cores vivas que tingem, eu deixo-me pelos 40 e coloco uma toalhita woolite que absorve a tinta extra.
de salientar que deve-se evitar que a agua entre a mais de 60º, pois a mangueira de entrada de agua foi feita para agua fria e não está preparada para receber agua quente e penso que terá uma vida mais curta.
quanto á valvula anti-retorno, eu coloquei uma para evitar que a agua suba ao painel devido á agua da rede ter mais pressão.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
system32
- Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
c_s_amaral Escreveu:e lavas a roupa sempre a 55 graus?jmgsousa Escreveu:também tenho excesso de produção de água quente, com o ts de 300 litros, por isso optei por ligar a água quente directamente ás máquinas de loiça e roupa. a de loiça não é recente (6/7 anos) mas a de roupa tem 1 ano, acham que posso ter problemas?
no meu caso eu tenho a misturadora afinada para 45º e chega ao duche 41-42º.
chega perfeitamente. aliás as misturadoras termoestaticas que tenho tem como limite 40º . apartir dai, por razões de segurança temos de carregar num botão para elas darem mais. ou seja 40º chega aperfeitamente para o banho. e poupo/rentabilizo na agua quente.
e assim lavo a roupa 45º.
se quizer mais, a maquina aquece o resto..
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
Master
- Membro Silver

penso que 40º é pouco para banhos, principalmente no frio.
eu até não me importo, mas a maria e os miúdos, nem pensar.
a agua da minha misturadora do painel novo sai a 70º e regulo depois para os banhos misturando agua fria ao gosto de cada um, para as maquinas é a outra misturadora que regula para 55º ou menos.
eu até não me importo, mas a maria e os miúdos, nem pensar.
a agua da minha misturadora do painel novo sai a 70º e regulo depois para os banhos misturando agua fria ao gosto de cada um, para as maquinas é a outra misturadora que regula para 55º ou menos.
-
jmgsousa
- Membro Silver

mas que misturadora tens nas máquinas? não passa da água fria para a quente? tens valvulas antiretorno?
é que na pessão da água fria tenho 5/6 bar's, e na água quente á entrada do painel, um redutor para 3bar's
é que na pessão da água fria tenho 5/6 bar's, e na água quente á entrada do painel, um redutor para 3bar's
-
Master
- Membro Silver

não entendo o que querem dizer com passadores de agua.
expliquem-me.
expliquem-me.
-
Master
- Membro Silver

o que eu tenho é o que está na foto em baixo.
penso que se chama misturadora.
eu rodo para a temperatura que quero, que vai de fria a 55º, está mesmo ao lado das maquinas e conforme o tipo de roupa que estiver a lavar eu rodo para a temperatura adequada.
antes dessa tenho outra que está regulada para 70º junto a um dos paineis.
penso que se chama misturadora.
eu rodo para a temperatura que quero, que vai de fria a 55º, está mesmo ao lado das maquinas e conforme o tipo de roupa que estiver a lavar eu rodo para a temperatura adequada.
antes dessa tenho outra que está regulada para 70º junto a um dos paineis.
- Anexos
-
- DSC07949.JPG (148.13 KiB) Visto 3854 vezes
-
jmgsousa
- Membro Silver

se bem me lembro compraste na internet, não foi? não te recordas onde?
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
passadores são valvulas manuaismaster Escreveu:não entendo o que querem dizer com passadores de agua.
expliquem-me.
Inté