Como as baterias são carregadas?!

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Amnésia
Membro
Membro
Registado: terça mai 11, 2010 7:01 pm

Como as baterias são carregadas?!

Mensagem por Amnésia »

boa noite pessoal,

tenho mais uma pergunta...

uma bateria de 12 volts e 40a poderia ser carregada em 8 horas, sendo que a tensão fornecida pelo alternador é de 12v constantes e 5a também constantes? pois penso assim 40a da bateria divididos por 5a do alternador serão 8 horas... estou certo?
bem, partindo do princípio que meu raciocínio está certo, penso eu que se deve trabalhar para aumentar a corrente em vez da tensão, mas se for isso mesmo como aumentar a corrente sem alterar a tensão? pelo que já andei lendo, quanto mais rpm, mais tensão, mas não se explica nada sobre corrente obtida.

teria como alguém dar uma esclarecida sobre esse assunto? tensão, corrente, bateria, como carregar, ou até mesmo fornecer links que expliquem melhor.

obrigado...
"Lutar e lutar até que os cordeiros tornem-se leões!"
"O que os olhos vêm e os ouvidos ouvem a mente acredita!"

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Re: Como as baterias são carregadas?!

Mensagem por José Luís Cabete »

caro amnésia, as baterias de automóvel são designadas baterias de arranque, embora seja dito que são de 12v mas na realidade á outras explicações. uma bateria que marque 12v está completamente descarregada, quando uma bateria é nova isto é, quando tem tudo o potencial para armazenar energia, tem que ter entre 12.7 e 12.8v, á medida que vai envelhecendo este valor vai diminuindo, quando chega aos 12.4v ainda faz o seu trabalho mas, a baixo deste valor tudo está seriamente comprometido, ainda pode por em funcionamento o motor em dias mornos ou quentes mas quando chega os dias frios do inverno está tudo perdido.

a carga de uma bateria faz-se entre os 14.2v e 14.7v com amperagens entre os 50-100a fornecidos pelo alternador que é um péssimo gerador de energia, isto tendo em vista a relação energia consumida e energia produzida.
uma bateria nunca se deve medir, quando esta acabou de ser carregada, pois ainda não estabilizou, deve-se esperar pelo menos umas 4-6 horas.

bem agora vou eu dormir a ver se também estabilizo.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Autor do tópico
Amnésia
Membro
Membro

Mensagem por Amnésia »

bom dia josé luís,

o que estou tentando entender é como as baterias são carregadas, não necessariamente, acho que talvez você não tenha entendido muito bem o que expliquei no tópico.

é basicamente o seguinte, se eu forneço 12v a 5a (por hora) a uma bateria de 12v e 50a, ela seria carregada em 10 horas?
e se eu conseguisse fornecer os mesmos 12v a 10a (por hora) a essa mesma bateria ela seria carregada em 5 horas?

acho que agora expliquei melhor... rsrsrsr

o meu raciocínio está correto?!

obrigado

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

de uma forma simples é mais ou menos isso, amnésia.

só que a bateria seria de 12v 5ah (ampère hora) e não de 5a. e há limitações na "velocidade" de carregamento das baterias, que depende da sua capacidade (os ah) e da tecnologia (chumbo, nicad, lítio, etc), ou seja, podia não ser possível (ou saudável para a bateria) carregá-la a 10a. essas informações obtém-se do fabricante da bateria em causa (e mesmo dentro das baterias da mesma tecnologia os parametros podem variar um bocado).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Amnésia
Membro
Membro

Mensagem por Amnésia »

bom dia pessoal,

a respeito desse carregamento das baterias, estive pensando em uma possibilidade, mas não sei se é possivel ou viável economicamente, etc...

eu poderia usar um nobreak tanto como regulador como para inversor?
pensei o seguinte, o nobreak é ligado direto na rede elétrica, que na minha região é 220v, e pega essa tensão e converte em 12v para carregar a sua bateria (interna ou externa). tenho visto que os nobreaks mais novos tem engates para baterias externas que são carregadas da mesma forma que as baterias internas. então penso eu que seria só questão de ligar aos fios que vem da turbina no local que o nobreak usa para entrada da tensão da rede elétrica.

isso é possível mesmo ou estou delirando?!

vlw

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

só se a tua turbina produzir 220v ac e mais ou menos constantes... o que não me parece.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Mensagem por kidney »

oi ,pessoal meu nome e kidney e sou de fortaleza ce. queria saber se alguem sabe como recondicionar baterias velhas de carro ,aqui perto da minha casa tem um senhor que as recondiciona, e as vende, e ainda dá 1 ano de garantia.muito obrigado.

Thiago
Membro
Membro
Registado: segunda jun 21, 2010 2:44 am

Mensagem por Thiago »

kidney Escreveu:oi ,pessoal meu nome e kidney e sou de fortaleza ce. queria saber se alguem sabe como recondicionar baterias velhas de carro ,aqui perto da minha casa tem um senhor que as recondiciona, e as vende, e ainda dá 1 ano de garantia.muito obrigado.
uma bateria de carro contém ácido sulfúrico, placas (degradadas) de chumbo e provavelmente alguns sulfatos (venenosos) em seu interior.
penso que seria necessário remover os sulfatos, substituir as placas ruins, fazer um bom trabalho de solda e preenchê-la com ácido.
é um risco que não vale a pena.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”