digamos que os futuros micro-produtores vão demorar muito mais tempo a pagar o investimento...jama Escreveu:valter já agora diga o que viu, isto se for possivel ,o pessoal tambem gosta de saber novidades.valter silva Escreveu:a nova lei já anda em projecto de lei....volt Escreveu:parece que sim...
o que li não era nada de interessante... a ser aprovada como a vi mata a microprodução!
Registos
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Registos
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
tozito
- Membro

- Registado: segunda fev 25, 2008 3:01 pm
caros colegas,
sou um "possível" futuro microprodutor, tenho andado a acompanhar de perto este site já a algum tempo, assim como vários projectos e tb tenho andado a recolher muita info e orçamentos.
no entanto e perante a suspensão actual dos registos, tentei saber mais sobre as futuras possíveis disposições a entrar em vigor mas não consegui encontrar nada. alguém me pode ajudar e esclarecer sobre o que nos espera?
obrigado.
sou um "possível" futuro microprodutor, tenho andado a acompanhar de perto este site já a algum tempo, assim como vários projectos e tb tenho andado a recolher muita info e orçamentos.
no entanto e perante a suspensão actual dos registos, tentei saber mais sobre as futuras possíveis disposições a entrar em vigor mas não consegui encontrar nada. alguém me pode ajudar e esclarecer sobre o que nos espera?
obrigado.
-
mauri
- Membro Platinium

- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
olá tozito, bem vindo.
espero que venhas a participar mais no fórum e que alguém te responda ao que pretendes.
entretanto seria bom te apresentares em apresentações.
cumprimentos.
espero que venhas a participar mais no fórum e que alguém te responda ao que pretendes.
entretanto seria bom te apresentares em apresentações.
cumprimentos.
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
andam movimentação neste momento... não posso dizer nada do que li/vejo....tozito Escreveu:caros colegas,
obrigado.
mas a coisa está mais encaminhada.... daqui a uns 2 meses devem haver novidades....
-
tozito
- Membro

obrigado pelas respostas...
2 meses... pois sempre a lentidão do costume...
alguem sabe já agora como se vê os projectos em consulta pública, estive a ver no site do parlamento mas não me entendo....
2 meses... pois sempre a lentidão do costume...
alguem sabe já agora como se vê os projectos em consulta pública, estive a ver no site do parlamento mas não me entendo....
-
jasmim
- Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
o futuro não é risonho para os futuros micro-produtores.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=433749
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Valter Silva
- Membro Silver

é preciso dar o desconto jornalistico....jasmim Escreveu:o futuro não é risonho para os futuros micro-produtores.
normalmente não sabem ver as coisas como são!
de lembrar:
1 - a tarifa actual não seria 0,65€/kwh..... e agora será de 0,4€/kwh...
2 - a bonificação era durante 5 anos (e agora será de 8 ou 10, ainda em discussão!)
3 - findo a bonificação o preço de venda é muito mais simpático (0,24€/kwh)
4 - as instalações trifásicas podem ter mais potência!
5 - o acesso é facilitado e democrático
portanto cuidado com o que se lê e escreve! eu já vi o projecto de lei e respectivos comentários das associações do sector!....
-
Volt
- Membro Platinium

a notícia não é assim tão desanimadora... 8 anos a 40 cêntimos o quilowatt, ainda rende bem...
-
tozito
- Membro

boas noticias então
já tenho o pré-registo, logo que abram o site posso me inscrever espero que continuem com ano zero, assim tento aproveitar 8,95 anos :p
já agora onde se pode consultar o projecto de lei?
já tenho o pré-registo, logo que abram o site posso me inscrever espero que continuem com ano zero, assim tento aproveitar 8,95 anos :p
-
Valter Silva
- Membro Silver

não haverá ano zero !!! o tempo é contado a partir da data de ligação.tozito Escreveu:boas noticias então
o projecto de lei ainda não está para consulta pública. está a ser discutido com os parceiros....
edit: parece que foi hoje aprovado em conselho de ministros! agora vai ao parlamento e depois ao pr.
abraços
-
tozito
- Membro

pelo menos não se perde tempo, 8 anos são 8 anos e pronto...
sempre se recupera mais algum €€€ em 8 anos do em 5 à tarifa "antiga" (0,55€), obviamente com tempo de retorno superior.
resta agora saber os pormenores...
sempre se recupera mais algum €€€ em 8 anos do em 5 à tarifa "antiga" (0,55€), obviamente com tempo de retorno superior.
resta agora saber os pormenores...
-
jasmim
- Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
no site de "renovaveisnahora" aparece a seguinte mensagem:
de 27 de julho a 31 de agosto pode alterar tipo de fonte e potência dos pré-registos existentes
aparentemente não se poderá efectuar o registo definitivos antes de 31 de agosto. pelos vistos também pode-se aumentar a potência sem ter em conta a potência contratada na edp.
de 27 de julho a 31 de agosto pode alterar tipo de fonte e potência dos pré-registos existentes
aparentemente não se poderá efectuar o registo definitivos antes de 31 de agosto. pelos vistos também pode-se aumentar a potência sem ter em conta a potência contratada na edp.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
-
nelo69
- Membro

- Registado: segunda jan 11, 2010 1:02 pm
boas:
estamos todos a desesperar que se registem as microproduçoes,mas penso que a nova legislaçao que ai vem nao e em nada boa para os futuros microprudutores.
pois vejam se produzirmos cerca de 7344kw anuais a o,55€ sao 4039€(nos anos seguintes reduzir 0,8% na produçao)ja a 0,40€ sao 2937€ e grande a diferença,so nos primeiros 5 anos perdemos 5415€, e nos restantes anos a diferença e semelhante.no final de 20 anos perde-se +/- 20.000€ sem contar com o ano o.
pergunto sera que vale o investimento de cerca de 20.000€,para estar 20 anos a produzir e so receber 36.000€ sem contar com as manutençoes e pagamento de avarias,etc...??????
da que pensar nao?
bem hajam
nelo69
estamos todos a desesperar que se registem as microproduçoes,mas penso que a nova legislaçao que ai vem nao e em nada boa para os futuros microprudutores.
pois vejam se produzirmos cerca de 7344kw anuais a o,55€ sao 4039€(nos anos seguintes reduzir 0,8% na produçao)ja a 0,40€ sao 2937€ e grande a diferença,so nos primeiros 5 anos perdemos 5415€, e nos restantes anos a diferença e semelhante.no final de 20 anos perde-se +/- 20.000€ sem contar com o ano o.
pergunto sera que vale o investimento de cerca de 20.000€,para estar 20 anos a produzir e so receber 36.000€ sem contar com as manutençoes e pagamento de avarias,etc...??????
da que pensar nao?
bem hajam
nelo69
-
Volt
- Membro Platinium

creio que estás a fazer mal as contas nelo69.
já faço aqui um simulador para tirar teimas.
ps: aqui está.
pps: ajudem-me a preencher os restantes dados, sff.
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
volt Escreveu:creio que estás a fazer mal as contas nelo69.
por acaso nao era isto que querias?
- Anexos
-
- novas tarifas.JPG (155.13 KiB) Visto 5528 vezes
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
Volt
- Membro Platinium

obrigado jama. eu já tinha visto esse pdf mas não me lembrava onde.
mas, já agora, como é que se calculam os valores (da tarifa) do "nosso" 6º ano de produção (e seguintes)?
e quais as estimativas de perdas para o sistema? 80% a partir dos 10 anos? será? só isso?
ps: no meu simulador quero contar com o ano 0... gostava que ficasse o mais perfeito possível.
mas, já agora, como é que se calculam os valores (da tarifa) do "nosso" 6º ano de produção (e seguintes)?
e quais as estimativas de perdas para o sistema? 80% a partir dos 10 anos? será? só isso?
ps: no meu simulador quero contar com o ano 0... gostava que ficasse o mais perfeito possível.
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
volt Escreveu:obrigado jama. eu já tinha visto esse pdf mas não me lembrava onde.
pela lei antiga o decreto-lei dizia que a partir do 6º ano a tarifa a aplicar era a tarifa que estivesse em vigor nesse ano, ou seja apanhávamos a tarifa de quem estivesse a entrar na micro-produção nesse ano, e no ano seguinte a mesma coisa, e assim sucessivamente até aos 15 anos, agora como as leis vão supostamente mudar, sinceramente não sei.
O SOL quando nasce é para todos

-
Volt
- Membro Platinium

pois... então estamos no mesmo pé. também queria saber como vai ser...
obrigado.
obrigado.
-
JDuarte
- Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
boas,volt Escreveu:pois... então estamos no mesmo pé. também queria saber como vai ser...
obrigado.
eu acho que toda a gente quer saber... porque isto de mudar regras a meio do jogo!.
eu procurei fazer um investimento que tivesse retorno garantido no período dos 5 anos. (se forem mantidas as previsões do pvsyst será em 3,5 anos), mas claro que tenho interesse em saber como vai ser depois dos 5,5 anos (5 + 0,5 do ano zero).
-
saloio
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am
boas
no portal para registo apareceu esta mensagem hoje (16set10). "dia 21 de setembro das 18h às 21h, o portal estará encerrado para actualizações no mesmo".
será que está a sair novidades para novos registos?
cumprimentos
no portal para registo apareceu esta mensagem hoje (16set10). "dia 21 de setembro das 18h às 21h, o portal estará encerrado para actualizações no mesmo".
será que está a sair novidades para novos registos?
cumprimentos
*****Saloio*****