caríssimos (infelizmente) as férias já terminaram e estamos prontos para passar à acção.
duas semanas na praia, a recarregar as baterias à base de energia solar, faz muito bem ao corpo e aos neurónios. é uma ajuda preciosa para o “desafio” que agora começa.
para os invejosos , deixo aqui duas imagens admiráveis da nossa praia de eleição – cabanas de tavira.
temp. da água: 23ºc
conforme tinha ficado combinado com o amigo armando borges, a “máquina foi-nos entregue hoje, sábado, ao final do dia. por agora estamos a arranjar um espaço dedicado na garagem, para deitamos mãos à obra.
amanhã, já teremos mais algumas fotos com os pormenores do “principio do fim”.
para "provocar" esse bichinho nas pessoas que potencialmente podem usar uma base melhor que as produções chinesas e ficarem com uma moto ao seu gosto mantendo toda a qualidade ciclística, neste caso dos produtos japoneses, os meus eleitos
ora viva, caro veraneante sortudo, entendo muito bem o que queres dizer mas ... existem outras verdades, vê lá se concordas: tanto os chineses como os japoneses têm os olhos em bico, por isso parece que vêem melhor que os ocidentais. outra coisa parece estar em grande com a raça amarela, pelos vistos eles entendem as vantagens economicas dos veiculos electricos, por isso quando dizem que fazem então fazem mesmo, seja de que maneira for... grande mérito, não? graças a eles e depois de uma reciclagem nacional bem feita por alguns representantes temos por ai motas electricas que não são assim de tão fraca qualidade como podem parecer ser e a verdade é que até podemos comprar uma! isso é fantastico apesar de não parecer. por isso ao converteres uma japonesa isso torna-te muito mais chinês do que pensas ser, pois concretizas os teus sonhos e tens um raciocinio certo. topas? um abraço oriental. j
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
ao fim de alguns dias de muita luta e persistência, conseguimos finalmente arrumar e encontrar o espaço certo na garagem, para definitivamente dar sequência ao nosso projecto.
durante o fim-de-semana montámos todos os plásticos, incluindo a cablagem eléctrica que tinha sido removida na oficina, para facilitar a desmontagem do motor, radiador e linha de escape. fizemos o levantamento das cotas do espaço disponível no interior da carenagem, que nos deu uma perspectiva bem real do espaço livre. a pesagem também foi feita e chegámos a um valor bastante interessante de +- 95 kg. muito bom.
aproveitámos também para tirar algumas fotos e fazer um pequeno filme, em que é bem visível todo o conjunto, e a estética desportiva da moto, agora já com um novo suporte de matrícula, oferecido pelo grande amigo armando borges da motonova, apenas ficaram a faltar as piscas traseiros, para substituir os existentes que não são legais.
aqui está ela limpinha de motor e escape.
por esta altura, com excepção do pack de baterias que ainda está em fase de análise /decisão, já estão praticamente seleccionados todos os elementos principais, motor controlador, carregador, etc. os pormenores serão dados a seu tempo.
enquanto não chegam os primeiros componentes, a “máquina”vai ser objecto de total revisão. os plásticos e as jantes vão em breve para a pintura, e o quadro vai ser limpo e polido. travões, suspensões vai tudo ser desmontado e revisto. obviamente que os pneus também serão novos. o objectivo é manter as mesmas cores base, vermelho e branco pérola, mas com novos autocolantes mais apropriados para um veículo verde. para alteração da imagem a condizer com os novos padrões mais ecológicos, estou a ter a especial ajuda dos especialistas da 2print, e aproveito para deixar aqui um voto de boas férias ao ludovico, que nos deu uma boa ajuda nos últimos dias.
portanto meus amigos, à medida que tudo isto for avançando, serão colocadas no fórum fotos e mais vídeos para que, quem tiver curiosidade e interesse, possa acompanhar todos os detalhes e a evolução do trabalho.
ps. peço desculpa ao bluesky não ter respondido à provocação sobre os “olhos em bico”, mas nunca é tarde meu amigo. é verdade que os chinocas também têm os olhos em bico mas devem ser cópias, que é a especialidade deles. também é verdade que são muito empreendedores e oportunistas e a eles devemos a produção em grande escala de modelos eléctricos como as scooters. agora quanto à qualidade das mesmos aí já não alinho contigo. para mim os verdadeiros e genuínos olhos em bico, são os do povo do sol nascente que desde há muitos anos fabricam produtos com extrema e real qualidade como a tua dr 350. a propósito quando é que avanças com o projecto? era interessante que numa próxima concentração de ve`s estivessem presentes algumas conversões de motos. fica aqui o desafio.
o meu projecto avança a passo de caracol mas espero encontrar uma equipe interessada em trabalhar na minha supermotard electrica. como ves o meu projecto é diferente do teu, mas no final teremos duas rainhas da estrada que vão dar muito gozo montar. de momento são grandes dores de cabeça pois são muitas as peças a substituir. paz
estilos diferentes, mas o mesmo objectivo - a conversão de ci.
o perm 132, é efectivamente uma solução com muita qualidade, mas o seu custo é bastante elevado.
por quase metade do preço tens o mars 0709 que embora tenha menos uns "pozinhos" de potência e binário, é, comparativamente, uma boa opção e assim as células duram mais uns kms.
quanto a mim o mais importante é ter uma solução equilibrada entre potência e autonomia.
num projecto deste tipo temos de refrear o entusiasmo, se não quem sofre é a carteira €€€.
esse é um dos problemas que estou a tentar contornar, o pagamento dos direitos alfandegários.
pelo que sei nem sempre isso acontece, mas é um risco real para compras fora da ue.
em relação ao motor são idênticos ou mesmo iguais ,tanto o mars como o etek rt têm as mesmas características.
obrigado pelo link, vou indagar junto deles se existe algum distribuidor na europa.
carlos.g Escreveu:esse é um dos problemas que estou a tentar contornar, o pagamento dos direitos alfandegários. pelo que sei nem sempre isso acontece, mas é um risco real para compras fora da ue.
em relação ao motor são idênticos ou mesmo iguais ,tanto o mars como o etek rt têm as mesmas características.
obrigado pelo link, vou indagar junto deles se existe algum distribuidor na europa.
para compras desse valor não tens qualquer hipótese.
desse valor e desse peso e tamanho. vais ter que no minimo pagar iva em cima do valor total (incluindo portes). não sei se leva direitos aduaneiros e quanto, mas dá para consultar isso on-line da "pauta aduaneira", embora dê algum trabalho encontrar a classificação certa.
fica aqui o link da mars, eles também vendem on-line:
njay Escreveu:desse valor e desse peso e tamanho. vais ter que no minimo pagar iva em cima do valor total (incluindo portes). não sei se leva direitos aduaneiros e quanto, mas dá para consultar isso on-line da "pauta aduaneira", embora dê algum trabalho encontrar a classificação certa.
fica aqui o link da mars, eles também vendem on-line:
motores não tenho importado, mas baterias, alguns kg, e o iva e direitos foi o que me saiu mais barato até agora, o pior são os honorários, taxas, emolumentos e o raio mais que eles inventam.
ainda não cheguei a essa parte. por acaso sabes se já alguém pediu orçamentos a esse distribuidor?
no site apenas está publicado o custo do transporte na europa, para portugal são cerca de 60€+iva, até 40 kg.
carlos.g Escreveu:ainda não cheguei a essa parte. por acaso sabes se já alguém pediu orçamentos a esse distribuidor?
no site apenas está publicado o custo do transporte na europa, para portugal são cerca de 60€+iva, até 40 kg.
não faço ideia. mas estou curioso para comparar com os preços cá em pt.
pode ser uma opção interessante, mas estou a ficar com o meu timing no limite.
além de que, em principio, vou adquirir alguns componentes em kit.
não sei quais são as intenções do outro possível interessado. vou enviar mp
como o prometido é devido aqui vão mais algumas novidades sobre a evolução do trabalho, que por agora está totalmente dedicado à desmontagem das peças principais (suspensões e travões), para uma merecida revisão geral.
começámos pelo eixo da frente, como poderão ver no filme que fizemos, e dedicámos também algum tempo a desmontar toda a secção frontal com os faróis incluídos e todos os plásticos da carenagem. contamos durante este fim se semana desmontar também o eixo traseiro e respectivo mono-amortecedor.
com excepção da suspensão invertida da frente que será entregue aos “especialistas”, para substituir retentores e recarregar, os outros componentes serão revistos por nós.
vamos aproveitar para actualizar as cores e melhorar o acabamento de algumas peças, como as maxilas dos travões, que mais á frente iremos mostrar o "antes e o depois".
o processo de revisão geral da moto continua com muito empenho e esforço, e já com muitas horas de dedicação à causa, até porque o tempo disponível é escasso.
nesta fase estamos a ter imenso trabalho com o processo dos 3 r`s.
restauro, recuperação e renovação de todos os componentes e peças, conforme nos tínhamos proposto desde o início do projecto. portanto está tudo a correr dentro do previsto.
ao mesmo tempo também nos está a dar muito gozo e satisfação confrontar o “antes e o depois”. deixamos aqui algumas fotos que testemunham todo o nosso esforço, mas que nos servem de redobrado incentivo para continuarmos;
lembram-se do braço oscilante traseiro,
antes…
depois de reparado, com acabamento especial em tinta de inox e duas demão de verniz de alta temperatura, para aumentar a resistência ao desgaste e impactos….
as pinças da frente eram assim…
e agora, após total renovação, pintura com tinta de alta temperatura – cor bronze velho – e acabamento com verniz de alta temperatura novos parafusos em aço inox, ficaram assim….
a frente estava assim…
depois de uma revisão geral (retentores novos, e mudança de óleo) pelo nosso grande amigo armando borges da motonova, seguidamente foi toda limpa e polida cá em casa…… e o resultado está à vista,
os banco foram forrados de novo com revestimento moderno e anti-escorregamento. aproveitou-se para suavizar os bordos ao estilo mais actual das motos desportivas
por agora, e por último, o amortecedor traseiro também recebeu um tratamento especial e está neste óptimo estado…
em breve daremos mais noticias com mais novidades sobre a evolução do projecto
com essa dedicação não importa as dificuldades, já vos dou os parabéns pelo trabalho "concluido". continuo curioso sobre a vossa estrategia na organização dos elementos electricos, se a mota vai sofrer uma remodelação estrutural (quadro) para alojamento de baterias/motor ou mesmo para melhoramento da ciclistica. continuação do bom trabalho.
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