Gerador eólico - ajuda construção

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
blader18
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mai 19, 2010 8:14 pm

Gerador eólico - ajuda construção

Mensagem por blader18 »

boas pessoal! sou novo aqui no forum e precisava dumas dicas! vou iniciar um projecto para construir quatro geradores eólicos de três pás com 5 metros cada! precisava duma ajuda para alguns passos, como por exemplo a melhor forma para as pás, materiais, etc... alguém me dá umas dicas?

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Gerador eólico - ajuda construção

Mensagem por JP Jacinto »

olá

a pá de um aerogerador tem o desenho de uma asa de avião, que por sua vez tem o desenho da asa de um pássaro. mas estão todas dispostas no mesmo sentido de rotação.

se só vai usar 3 pás com 5m pode usar o desenho desses aerogeradores, mas aconselharia a fazer as pás mais largas (vistas de frente) para expôr uma maior àrea ao vento e trabalhar com ventos mais fracos.

ou seja, pegue o desenho por exemplo da mitsubishi e aumente a largura da pá para o dobro. terá uma turbina potente.

cumprimentos

jp jacinto

Autor do tópico
blader18
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mai 19, 2010 8:14 pm

Mensagem por blader18 »

jp jacinto Escreveu:
olá

a pá de um aerogerador tem o desenho de uma asa de avião, que por sua vez tem o desenho da asa de um pássaro. mas estão todas dispostas no mesmo sentido de rotação.

se só vai usar 3 pás com 5m pode usar o desenho desses aerogeradores, mas aconselharia a fazer as pás mais largas (vistas de frente) para expôr uma maior àrea ao vento e trabalhar com ventos mais fracos.

ou seja, pegue o desenho por exemplo da mitsubishi e aumente a largura da pá para o dobro. terá uma turbina potente.

cumprimentos

jp jacinto

obrigado pela ajuda, mas sabe onde posso encontrar esses desenhos? convinha-me um formato que pudesse abrir num programa de desenho 3d porque vou fazer as pás numa máquina cnc... ou pelo menos onde procurar...
obrigado

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

boas , aqui a gente ñ inventa nada, apenas lê bastante e procura pelo site, pois falta de informação ñ falta. aqui vai uma pequena ajuda.
http://otherpower.com/blades.html
boa sorte.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

e também pode ver os mitsubishi em:

http://www.mhi.co.jp/en/products/detail/products.html

a pá de madeira apontada na resposta acima é apenas bidemensional. por isso vou tentar colocar aqui um desenho que fiz para quem quiser usar. fácil de fazer usando um metal suave. também pode fazer em madeira, mas para torcer terá de molhar e aquecer essa.

http://www.jacinto-murat.pt/wing-air.jpg

cumprimentos

jp

semionovas
Membro
Membro
Registado: quarta mai 19, 2010 2:33 pm

Mensagem por semionovas »

estou a ver muita informação no fórum sobre os geradores ,para as turbinas foi falado muito pouco , pergunto :
na configuração de construção a partir de tubos de plastico pvc como ficaria o desenho das pás da turbina ? o que poderia ser feito para melhorar o rendimento destas turbinas ?instalar um "winglet" – ( uma pequena asa fixa na ponta perpenducular ao perfil da asa) ajudaria ? alguem tem desenhos detalhados com medidas porpocionais ?

semionovas

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

blader18 Escreveu:boas pessoal! sou novo aqui no forum e precisava dumas dicas! vou iniciar um projecto para construir quatro geradores eólicos de três pás com 5 metros cada! precisava duma ajuda para alguns passos, como por exemplo a melhor forma para as pás, materiais, etc... alguém me dá umas dicas?
eu lhe perguntaria o seguinte: já fez uma turbina eólica com pás de 4m? se você responder que não, eu lhe perguntaria: já construiu uma com pás de 3m? se responder que não, eu lhe perguntaria: já construiu uma com pás de 2m? ... e assim por diante.

se ainda não construiu uma turbina com pás de 4m não estará habilitado a construir uma com pás de 5m, e assim por diante.

eu lhe recomendaria começar por baixo. consiga primeiro acender um led com a ventoinha menor que encontrar, e vá progredindo aos poucos. a coisa não é tão fácil quantro parece.

enfim, se estiver ao seu alcance fazer uma turbina com 3 pás de 5m, não precisará perguntar nada a ninguém. você é um privilegiado. parabéns ! se ainda vai construir 4 de uma só vez, você é uma indústria !

boa sorte.

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá

seminovas, o winglet tem o mesmo perfil que a asa (pá) da turbina e ao rodar produz uma força em direcção ao centro da turbina.

isso vai criar uma força de suporte à resistência da rotação em cada pá. por exemplo, imagine que a turbina apanhava com o pior vendaval da história... a rotação seria tão elevada que a própria inércia da pá tenderia a parti-la no ponto mais fraco, projectando a pá para bem longe.

é a mesma força utilizada em engenharia civil para o pré-esforço e explica-se do seguinte modo.

se você pegar uma pilha de livros e os apertar bem, conseguirá manter essa pilha na horizontal. ao retirar a pressão os livros irão cair. o mesmo princípio faz o winglet na asa de um avião ou na ponta de uma pá de turbina eólica.

josenir, você é brilhante no que toca a electricidade, já o comprovei lendo vários posts seus aqui neste fórum. mas não seja tão céptico quanto a produzir umas pás de 5m. sim é dificil, mas não tanto. uma vela de windsurf tem praticamente 5 m de altura, imagine juntar 3 dessas velas e reforçar essa estrutura com cabos como faziam nos antigos moínhos de vento que usavam para produzir pão. já não parece tão complicado pois não?
a dificuldade dependerá sobretudo do tipo de material a utilizar e da facilidade com que se trabalha esse material. por exemplo, se utilizar tubos de alumínio e fibra de vidro (com resina) será resistente e leve.

com folhas metálicas também é possível (se fôr um serralheiro será o mais fácil) ou madeira se tiver algum amigo marceneiro.

para mim seria o material compósito, a fibra de vidro e o tubo de alumínio, mas cada um sabe das suas limitações.

e lembrem-se querer é poder.

cumprimentos a todos

jp jacinto

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

jp jacinto Escreveu: ...
josenir, você é brilhante no que toca a electricidade, já o comprovei lendo vários posts seus aqui neste fórum. mas não seja tão céptico quanto a produzir umas pás de 5m. sim é dificil, mas não tanto. uma vela de windsurf tem praticamente 5 m de altura, imagine juntar 3 dessas velas e reforçar essa estrutura com cabos como faziam nos antigos moínhos de vento que usavam para produzir pão. já não parece tão complicado pois não?
...
e lembrem-se querer é poder.
cumprimentos a todos
jp jacinto
eu não disse que é impossível, ou que é muito difícil, etc. nada disso. apenas tentei passar a mensagem de que: "tudo na vida precisa ser começado do começo". qualquer um sabe muito bem que não é possível construir um prédio de dez andares começando a construir primeiro o décimo. o colega nos apresentou, à primeira vista, um projeto muito ambicioso para um iniciante, só isso. procurei usar um pouco de humor, espero que ele não se sinta desestimulado com isso.

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

seminovas

esqueci ainda um pormenor sobre o winglet. além do que falei acima, também serve para reduzir as espirais de vento que se formam na ponta das pás.

essas saídas de vento em espiral provocariam vibrações que teriam a prazo efeito destruidor nas pás. isso numa pá com 30 ou 40 metros é importante, pois a velocidade na ponta é bastante grande (alguém escreveu um dia que é cerca de 200 km/h, e não andará longe nos aerogeradores de 80m).

já nas turbinas caseiras, com diâmetros inferiores a 5 ou mesmo 10m esse efeito é desprezível, ou seja, não me parece que vala a pena entrar com os winglets no projecto. a não ser que se queira por efeito estético.

cumprimentos

jp

semionovas
Membro
Membro
Registado: quarta mai 19, 2010 2:33 pm

Mensagem por semionovas »

jp jacinto ,
obrigado pelas suas explicações ,
estou com mais uma dúvida , nas turbinas de aerogeradores com pás de tubo de pvc , se fosse enchido com uma massa leve a parte concova das pás não haveria ganho na eficiência da turbina ?
a massa que estou a me referir seria de resina poliester com carga de microesferas ocas de vidro .

semionovas

Responder

Voltar para “Energia Eólica”