Alguem tem experiencias com os paineis da Martifer?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
buz77inas
Membro
Membro
Registado: sábado abr 12, 2008 5:20 pm

Alguem tem experiencias com os paineis da Martifer?

Mensagem por buz77inas »

tenho uma proposta de
20x215w painel multicristalino mprime 4300 wp
inversor sunny 3800v

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Alguem tem experiencias com os paineis da Martifer?

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes

não tenho propriamente experiência, mas foi uma das marcas que tive em opção até ao fim. optei por produto "melhor", "penso eu de que", pela principal razão de que os painéis em causa, tem baixa eficiência +- 14%, e elevada perca com as temperaturas altas.
se vir no tópico (projectos), os actuais 3 primeiros "projectos", dão particular informação para alicerçar a escolha.
o projecto "micro-produção 3,3 kwp, algarve de acbajamo" tem painéis mts.
leia com atenção a explicação de "jama", que é aquilo que está em causa ao fim e ao cabo.
claro que se quiser comprar um produto superior, o preço também será bem diferente. em minha opinião um bom produto, leia-se painel, paga-se igualmente rápido, pois produz mais diariamente. a questão estará em quanto está disposto a investir/gastar, agora.
leia os diferentes tópicos e vai ver que não falta informação.
mas avance, acredite que este é o caminho!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
buz77inas
Membro
Membro

Mensagem por buz77inas »

sim já li "micro-produção 3,3 kwp, algarve de acbajamo", com 3600wp.
eu estou a falar de 4300 wp, por aquilo que ouvi falar, estes paineis situam entre os monocristalinos e os policristalinos.
tb sei que os melhores paines são os da sanyo e sunpower.
mas isso tb sao outros valores. os valores que tenho sao 17000.

estou muito confuso, marcas, rendimento, eficiencia e preços?

já agora trocou para que marca e potencia?
obrigado

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

boas...

eu optei por uma solução de paineis amorfos de película fina, mais conhecidos por thin film.
em oliveira de azemeis há uma empresa a produzir este tipo de paineis, e quando falo em produzir é fazer tudo, não é importar células e montar cá. eu só optei pelos "chinocas" porque os "nossos" não tinham moldura de protecção.

se a área a ocupar não for problema, estude a instalação com thin film, pois terá um bom rendimento com um preço bastante baixo. eu gastei 12500€ com todas as despesas incluidas (kit, montagem, preparação do terreno, vedação do terreno, registo, etc).

tenho 4125w instalados. fica um printscreen da aplicação de monitorização do inversor, feita no sábado com cerca de 29º de temperatura ambiente. repare-se que os paineis estavam a disponibilizar 4126w.
Rend_ThinFilm.jpg
Rend_ThinFilm.jpg (49.32 KiB) Visto 3895 vezes
a minha melhor ponta medida no contador é de 3900w (média a 15 minutos), mesmo com 40w de perda entre inversor e contador, o que significa que nas horas de maior calor os paineis mantêm os 100% de rendimento e o inversor mantem-se nos 95,5%.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

buz77inas Escreveu:sim já li "micro-produção 3,3 kwp, algarve de acbajamo", com 3600wp.
eu estou a falar de 4300 wp, por aquilo que ouvi falar, estes paineis situam entre os monocristalinos e os policristalinos.

obrigado

saudações verdes

a minha produção está descrita em micro-produção, gondomar. estão lá as minhas razões.

em relação a mts, mesmo 4300 wp, parece-me curto, e o preço nem por isso. a esse nível eu instalaria, (lá para 4600wp), para manter a produção equivalente aos meus 4230wp
mas, aprecio a opção de jduarte, se não houver dificuldade com o espaço. essa seria também a minha opção. e o preço, parece-me muito mais ajustado.

preferi sanyo porque:
- menor área por painel (são dos mais pequenos em mono ou poli), logo mais espaço livre no telhado o que facilita a manutenção e/ou eventual distribuição;
- melhor eficiência/aproveitamento da luz, (= ou acima de 17%), e menor decaimento (30%).
- mais leves, (16 kg / uni). isto pode até nem ter importância, mas não vejo necessidade de sobrecarregar a lage.

pondere e faça a sua escolha, de acordo com a sua realidade.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
buz77inas
Membro
Membro

Mensagem por buz77inas »

bondadesua Escreveu:
buz77inas Escreveu:sim já li "micro-produção 3,3 kwp, algarve de acbajamo", com 3600wp.

obrigado

saudações verdes

a minha produção está descrita em micro-produção, gondomar. estão lá as minhas razões.

em relação a mts, mesmo 4300 wp, parece-me curto, e o preço nem por isso. a esse nível eu instalaria, (lá para 4600wp), para manter a produção equivalente aos meus 4230wp
mas, aprecio a opção de jduarte, se não houver dificuldade com o espaço. essa seria também a minha opção. e o preço, parece-me muito mais ajustado.

preferi sanyo porque:
- menor área por painel (são dos mais pequenos em mono ou poli), logo mais espaço livre no telhado o que facilita a manutenção e/ou eventual distribuição;
- melhor eficiência/aproveitamento da luz, (= ou acima de 17%), e menor decaimento (30%).
- mais leves, (16 kg / uni). isto pode até nem ter importância, mas não vejo necessidade de sobrecarregar a lage.

desde já o meu obrigado.
pois eu não tenho muito espaço, perto de 28 m2.
já agora, mono ou poli? estamos a falar de que valores?

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

boas,

eu conheço uma instalação martifer. no tópico sobre a minha mp tenho as produções dessa instalação comparativamente à minha e a uma outra baseada em paineis conergy. pode ser que ajude na decisão.

fica o url http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 8&start=60

Autor do tópico
buz77inas
Membro
Membro

Mensagem por buz77inas »

já tinha visto.

se calhar vou mesmo, ou para sanyo ou sunpower.
depende dos €€€€€€€€??????

Responder

Voltar para “Micro-Produção”