Temperatura fotovoltaicos

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por alexjp4 »

njay Escreveu:pensei numa outra forma usando ventoínhas, que calculo que funcionaria muito bem se as costas do painel não forem de um material termicamente isolante.

criar uma pequena tampa em caixa por trás do painel (1 ou 2 cm de espessura), de madeira muito fina ou folha de metal, com buracos laterais e um buraco grande ao centro onde se coloca uma ventoínha de pc no lado exterior.

a ventoínha, alimentada por um outro pequeno painel paralelo ao painel principal, suga o ar para fora, forçando-o a entrar pelas laterais da caixa arrefecendo as costas do painel.

basta uma ligação directa da ventoinha ao mini-painel. quando há mais sol é quando o painel irá trabalhar e é quando mais se quer arrefecer o painel principal.

boas

então como é que arrefeces o ar?
é que estas a puxar o ar quente da rua e força-lo podes baixar alguns graus mas nada de significativo.
os paineis deveriam trabalhar a temperaturas que deveriam rondar os 25ºc, se estiverem 38ºc á sombra na rua, dificilmente atingiras essa temperatura só com o ar forçado.
mas é uma questão de experimentarem e fazerem os registos de temperatura.

arison
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jul 12, 2010 7:11 pm

Mensagem por arison »

boas amigos
sobre a questão das ventoinhas, não sei se dará o que pretende o amigo, mas normalmente eu uso as ventoinhas para retirar o calor e nunca para injectar vento para dentro do que quer que seja. por isso acho que deveria colocalas de forma de retirar o calor de trás dos paineis
SWCOBRA - "BOMBOCA"

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

pensando um pouco mais ainda se consegue fazer mais fácil: apenas uma folha fina de madeira/metal/acrílico com o buraco+ventoínha ao centro, presa às costas do painel nos 4 cantos e muito próxima destas (alguns mm, a experimentar). o ar é forçado a entrar nas costas do painel ao longo de toda a periferia, e saí pelo centro forçado pela ventoínha.

será que só compensa se houver arrefecimento do ar? se o sistema conseguir baixar a temperatura dos paineis em 15ºc*, temos um ganho de 6.75% de potência (9% com 20ºc de abatimento). é relevante? não sei, digam-me vocês.
é possível "extrair" ar de locais mais frescos, mas isso já pode exigir bastante mais investimento.

arison, mas é mesmo isso que eu descrevi. a ventoínha puxa o ar para fora, ar este que entra pelas laterais do painel e sai ao centro através da ventoínha.

* por exemplo estando o painel a 60ºc e conseguindo o sistema baixar para 45ºc, com uns 38ºc de temperatura ambiente
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

viva pessoal. talvez já um pouco tardia a minha intervenção sobre este assunto, de qq maneira cá vai.
já há paineis fotovoltaicos que fazem tambem o aquecimento de água. esses paineis têm uma caixa na parte de trás e que funciona básicamente como o radiador dos automóveis. o painel ao aquecer transmite o calor para a água. a água terá que circular para libertar o calor do painel. nunca dei muita atenção ao assunto e como eu , talvez muita gente, daí que talvez a ideia não esteja muito divulgada. temos que pensar nos problemas com a acumulação de calcários que poderão contribuir para reduzir o tempo de vida do painel. talvez usar glicol elimine esse problema. nada como estudar o assunto.

Estrela G.
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda set 20, 2010 11:55 am

Mensagem por Estrela G. »

post integralmente moderado por conter informações comerciais pessoais. vetada pelo regulamento. art. 4º. luciano kaefer

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”