Biodiesel em Portugal
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta dez 07, 2006 10:49 am
Biodiesel em Portugal
boas. estou a elaborar um estudo económico sobre as potencialidades das energias renováveis e desejava saber o preço de venda do biodiesel das fábricas que o produzem à galp. alguem sabes este valor? ou mesmo as margens de lucro das fábricas que produzem biodiesel em portugal (torrejana e iberol)?
desde já o meu obrigado e cumprimentos.
desde já o meu obrigado e cumprimentos.
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 24, 2006 7:18 pm
-
Autor do tópico - Membro
...
e sabem por exemplo, quanto biodiesel é possível obter de uma tonelada de biomassa (millho, trigo, etc)?
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro
- Registado: terça dez 12, 2006 12:44 pm
Eu sei
olha eu como tou a trabalhar nesse projecto agr fui visitar a iberol ha duas semanas. o maior produtor ca e como tal o maior cliente da petrogal em biodiesel. eles tão a vender +- a 1€/litro a petrogal.
boa sorte po teu estudo!
boa sorte po teu estudo!
Marlene
-
Autor do tópico - Membro
Obrigadão
muito obrigado pela tua resposta!!! e conseguiste mais alguma informação relevante da parte deles? margem de lucro? custo de produção? racio toneladas de biodiesel/toneladas de biomassa?
-
- Membro Dedicado
-
- Membro Dedicado
Re: Obrigadão
em relação ao rendimento massa/massa tudo depende da matéria prima.afonsoaires Escreveu:muito obrigado pela tua resposta!!! e conseguiste mais alguma informação relevante da parte deles? margem de lucro? custo de produção? racio toneladas de biodiesel/toneladas de biomassa?
-
Autor do tópico - Membro
Pois é...
isso depende.mas estava a peguntar para cada tipo de biomassa: girasol, soja, colza, milho, etc tenho pesquisado na internet e por incrível que pareça não é assim tão fácil encontrar os racios de cada tipo. se conseguises orientar uma tabela com isso era um luxo :p
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
"...racio toneladas de biodiesel/toneladas de biomassa?"
afonsoaires, vê neste site:
http://journeytoforever.org/biodiesel_yield.html
afonsoaires, vê neste site:
http://journeytoforever.org/biodiesel_yield.html
B100
-
- Membro
- Registado: terça dez 12, 2006 12:44 pm
Fui mto bem recebida
sim, na iberol foram super porreiros. axo k tb´é pq o ppl lá é todo da minha área. mas isso tb podia dar pa eles n serem muito simpáticos né? enfim, só tenho a dizer bem da minha ida lá! bjinhos
Marlene
-
- Membro Dedicado
-
- Membro Dedicado
Última edição por xico norris em segunda mar 12, 2007 7:04 pm, editado 1 vez no total.
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
-
- Membro
- Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm
eu peço desculpas por não poder dizer neste momento, porque isso foi-me divulgado e explicado por um colega meu engenheiro quimico, que quando procurava o que era feiro à glicerina que sobrava no processo de produção de biodiesel, encontrou por acaso matéria sobre transformação da glicerina em biodiesel. vou tentar saber o principio quimico e coloco aqui. é claro que para quem dominar esta tecnologia vai ser uma mais valia para negociar com quem produz biodiesel. porque eu conheço quem produz de forma industrial e neste momento tem alguma dificuldade em vender.
-
- Membro Dedicado
amigo barbasbarbas Escreveu:ahhhhhh
outro profissional
amigo xico,
será que nos podias falar um pouco de filtragem?
barbas
vais ter que ser mais específico, filtragem em que situação?
Última edição por xico norris em segunda dez 18, 2006 10:00 am, editado 1 vez no total.