SOS 41º 25' N

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
3jdias
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta mai 18, 2007 8:13 pm
Localização: NORTE

SOS 41º 25' N

Mensagem por 3jdias »

boa tarde,

alguém me pode ajudar a calcular o angulo + correcto?

com o fim de instalar paineis para microgeração fv, preciso projectar uma bancada em ferro (c/ dois postes ferro i). como o local se situa a 45º 25' n de latitude, necessito calcular o angulo de inclinação + correcto nesta latitude. em alternativa saber o angulo "ideal" para verão e o "ideal" para inverno. eu sei que tenho de ter em conta o movimento aparente do eixo da terra, na latitude onde me encontro em dia algum os raios solares incidem perpendicularmente ao solo. será que este calculo de angulo é somente uma média aritemética da inclinação dos raios solares ao longo do ano. não moro na linha do equador pois se assim fosse teria de colocar os paineis horizontalmente. quem puder ajudar, desde já o meu obrd

cpts
j. dias


Santigas
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quinta jan 07, 2010 7:48 pm

Re: SOS 41º 25' N

Mensagem por Santigas »

podes utilisar o calculador

http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#

calcula até a produção previsivel para lucal
3jdias Escreveu:boa tarde,

alguém me pode ajudar a calcular o angulo + correcto?

com o fim de instalar paineis para microgeração fv, preciso projectar uma bancada em ferro (c/ dois postes ferro i). como o local se situa a 45º 25' n de latitude, necessito calcular o angulo de inclinação + correcto nesta latitude. em alternativa saber o angulo "ideal" para verão e o "ideal" para inverno. eu sei que tenho de ter em conta o movimento aparente do eixo da terra, na latitude onde me encontro em dia algum os raios solares incidem perpendicularmente ao solo. será que este calculo de angulo é somente uma média aritemética da inclinação dos raios solares ao longo do ano. não moro na linha do equador pois se assim fosse teria de colocar os paineis horizontalmente. quem puder ajudar, desde já o meu obrd

cpts
j. dias


Autor do tópico
3jdias
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta mai 18, 2007 8:13 pm
Localização: NORTE

Re: SOS 41º 25' N

Mensagem por 3jdias »

santigas Escreveu:podes utilisar o calculador

http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#

calcula até a produção previsivel para lucal
muito obrigado pela ajuda santigas, é optimo o calculador . podemos até fazer a previsão de rentabilidade para a instalação num telhado, introduzindo a orientação e inclinação deste.
cmpts
j. dias

Responder

Voltar para “Projectos”