estou a fazer um seguidor solar, visto que os euros estão caros estou a tentar fazer o seguidor com uma estrutura que tenho por aqui que já está fora de serviço a muito tempo.
bem esta ideia pode servir para todos.
então é assim tenho a tal estrutura que é um pé de uma antena parabólica rotativa, só falta o motor de 18” mas isso arranja-se, como a estrutura é bem resistente estou a pensar em lhe aplicar 2 painéis de 90w = 180w, medidas 120 x 60 até aqui tudo bem, agora a parte que me está a fazer mais confusão.
já pensei em varias situações e já estou a ficar baralhado, o que eu pretendo é um sistema que me de informação ao motor.
sei que há por ai a situação de fazer com células ou mesmo com leds um sistema para seguir o sol, mas julgo que com um sistema de rotação que mova o suporte de 60 em 60 minutos já é bom, quem diz 60 pode dizer 30 ou outros tempos.
uma das ideias era um relógio programável, mas o que eu encontrei tem um intervalo de 60 segundos o que é muito tempo.
a não ser que haja algum relógio programável que eu desconheça em conta.
a ideia é arranjar algo que deixe passar corrente durante segundos e depois ficar em stand bay durante x tempo e quando chegar ao fim do dia o suporte volte para inicio.
a rota que estou a pensar em fazer para testes será esta:
ponto inicial 07:00h 2º ponto 09:00h 3º ponto 11:00h 4º ponto 13:00h 5º ponto 15:00h 6º ponto 17:00h
outra situação:
já estive a ver os temporizadores, idênticos as que se montam nas escadas dos prédios, os dos prédios vão de 1 a 7 minutos, mas vi uns que vão de 1 a 100 segundos, estes serão ideais.
agora é assim como vou fazer tal ligação!!!!
um temporizador chega?
julgo que o material que preciso é um relógio digital um temporizador e um fim de curso, até aqui tudo bem, agora como ligar esta brincadeira toda é que não estou a ver como é....
a ideia é que o relógio as x horas de corrente ao temporizador e o temporizador dar x segundos ao motor , mas no final do dia tipo as 22 horas o sistema voltar para as 7 horas , é este esquema que me está a faltar,.
agradeço alguém que me faça um desenho, é que eu nestas coisas não estou nada a vontade.
outra situação, hoje a conversa com um amigo deu-me uma ideia só não sei se funciona mas ai vai, ele disse que, com um programa no pc dar ordem a porta db9 que por sua vez tem 5v os mesmos ir atracar um relê de seguida um contactor e ai já podia controlar o tempo no dito programa no pc.
agora pergunto eu!!!
a ideia dele deve ser com um script.... e o resto funcionará ??
desde já agradeço todas as ajudas e ideias que venham.
Como fazer um sistema de rotação ??
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Como fazer um sistema de rotação ??
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Como fazer um sistema de rotação ??
porque não acionas o motor com um posicionador de satélite que dê para agendar gravações? bastava programares as gravações em diferentes posições conforme o horário é já está. deves conseguir coisas dessas usadas baratas.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
esteves ,
a tua ideia não é má , eu também tenho mais ou menos essa ideia .
a posição do sol varia 15º de hora a hora , precisas de um temporizador que faça por ex. trabalha 10s descança 3600s, ( 10s é o exemplo que leva o motor a rodar 15º ).
eu costumo usar nos meus automatismos uns temporizadores multi-funçoes da marca carlos-galvazzi e esses até permitem temporizações na ordem dos décimos de segundo e são facilmente programáveis.
precisas de um fim de curso para que , quando chegue ao fim volte ao principio.
a ideia do posicionador de satélite também não é má , mas ainda não a estudei.
se perceberes de electrónica , há vários circuitos para um seguidor solar de 1 ou 2 eixos , são fáceis de construir e bastante baratos e com materiais fáceis de encontrar.
a posição do sol varia 15º de hora a hora , precisas de um temporizador que faça por ex. trabalha 10s descança 3600s, ( 10s é o exemplo que leva o motor a rodar 15º ).
eu costumo usar nos meus automatismos uns temporizadores multi-funçoes da marca carlos-galvazzi e esses até permitem temporizações na ordem dos décimos de segundo e são facilmente programáveis.
se perceberes de electrónica , há vários circuitos para um seguidor solar de 1 ou 2 eixos , são fáceis de construir e bastante baratos e com materiais fáceis de encontrar.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
obg.
pois o meu problema é mesmo a electrónica, pouco entendo, o ideal era alguém que me fizesse a placa, ou então diga-me onde se pode comprar esses temporizadores multi-funçoes que julgo ser o mais fácil de fazer.
o motor da parabólica tenho um de 24 voltes e um de 36 voltes e dai dar-lhe uso era bom assim já não tinha de comprar mais nenhum.
agradeço ajuda.
pois o meu problema é mesmo a electrónica, pouco entendo, o ideal era alguém que me fizesse a placa, ou então diga-me onde se pode comprar esses temporizadores multi-funçoes que julgo ser o mais fácil de fazer.
o motor da parabólica tenho um de 24 voltes e um de 36 voltes e dai dar-lhe uso era bom assim já não tinha de comprar mais nenhum.
agradeço ajuda.
tavares Escreveu:esteves ,
..........:::::Pré-Reforma:::::..........