Microhídricas

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mini-Hídrica caseira

Mensagem por MacSousa »

viva
tenho um projecto para construção de moradia em fase de aprovação.
quando comprei o terreno (1600 m2) o vendedor informou-me de uma passagem de água para terceiros pelo meu terreno. aceitei na mesma o negócio. logo a seguir um dos donos da água veio falar comigo para saber da minha posição a respeito. lá o sosseguei informandop que a água (que está entubada) vai continuar a poder passar.
a seguir comecei a pensar que, uma vez que o tubo desde a entrada no meu terreno até à saída tem um desnível de alguns 10 metros e o caudal é razoável (talvez 1,5 polegadas) posso aproveitar aquela água para ter uma mini-hídrica só minha. como a água não se destina ao consumo humano a qualidade não é afectada.
antes de sair do meu terreno a água vai a um depósito onde é dividida pelos 4 proprietários. sai portanto em 4 tubos. já deu para notar que no verão o caudal diminui mas no inverno jorra água por todo o lado naquele depósito. o meu objectivo é aplicar um pequeno gerador à entrada do depósito de divisão da água e com ele obter energia para o aquecimento eléctrico no inverno e forçar a circulação de ar no verão, com troca de calor com o subsolo. julgo que se adequa porque no verão, embora tenha menos àgua (potência) a circulação de ar não exige muito.
que lhes parece?
alguem me pode dar formulas ou métodos de calcumar a potência do gerador a instalar em função do caudal e do desnível?
em termos legais, tenho de obter algum tipo de licenciamento?

obrigado

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Re: Mini-Hídrica caseira

Mensagem por hynek »

macsousa Escreveu:viva
tenho um projecto para construção de moradia em fase de aprovação.
quando comprei o terreno (1600 m2) o vendedor informou-me de uma passagem de água para terceiros pelo meu terreno. aceitei na mesma o negócio. logo a seguir um dos donos da água veio falar comigo para saber da minha posição a respeito. lá o sosseguei informandop que a água (que está entubada) vai continuar a poder passar.
a seguir comecei a pensar que, uma vez que o tubo desde a entrada no meu terreno até à saída tem um desnível de alguns 10 metros e o caudal é razoável (talvez 1,5 polegadas) posso aproveitar aquela água para ter uma mini-hídrica só minha. como a água não se destina ao consumo humano a qualidade não é afectada.
antes de sair do meu terreno a água vai a um depósito onde é dividida pelos 4 proprietários. sai portanto em 4 tubos. já deu para notar que no verão o caudal diminui mas no inverno jorra água por todo o lado naquele depósito. o meu objectivo é aplicar um pequeno gerador à entrada do depósito de divisão da água e com ele obter energia para o aquecimento eléctrico no inverno e forçar a circulação de ar no verão, com troca de calor com o subsolo. julgo que se adequa porque no verão, embora tenha menos àgua (potência) a circulação de ar não exige muito.
que lhes parece?
alguem me pode dar formulas ou métodos de calcumar a potência do gerador a instalar em função do caudal e do desnível?
em termos legais, tenho de obter algum tipo de licenciamento?

obrigado
é uma boa ideia. não é difícil fazer uma micro-hídrica caseira, embora tenha algum nível de complexidade.
primeiro tens de saber o caudal disponível em m3/segundo (q), não em pulgadas, na parte superior - entrada de água no terreno.
o segundo passo é medir o desnível e a distância entre estes dois pontos (captação e restituição de água - h).
depois podes fazer uma estimativa de potência a instalar:
q x h x 6 = p

exemplo:
caudal 20 lt/s = 0,02 m3/s
desnível 10 m
potência = 0,6 kw

depois tens de escolher o tipo de turbina a usar, neste caso provavelmente uma pelton - roda com conchas sobre quais actua o jacto. segue o tipo de tensão de geração - uma potência até 3 kw - basta um alternador do carro ou camião - 12 ou 24 v. eventual modulação para 220 v.

esquece licenciamentos, os custos e chatices matam qualquer viabilidade logo à partida. mas se tiveres pachorra andar 10 anos a tentar licenciar.....

http://www.energiasrenovaveis.com/html/ ... idrica.asp
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MacSousa »

obrigado
essa formula faltava-me e é muito importante para avaliar as potencialidades.

sobre o tipo de gerador, também estava a pensar no alternador de automovel. sei que tenho que desmultiplicar a rotação até > 2000 rpm mas isso consegue-se facilmente
há uma duvida relativamente ao uso do alternador. no exemplo que dá obtem-se uma potência de 0,6 kw. ora se usar um alternador 12v vou ter 600 w a 12v. ao fazer a correcção para 220 v mantemos os 600 w ou a potência cai na proporção?

se, por ex e utilizando aqueles valores que indicou de caudal e diferença de nível, tiver o alternador 12 v a produzir os tais 600 w a alimentar uma bateria de automóvel, aplicar um modelador para 220 v à saída da bateria e ligar a um berbequeim de 600 w (220 v) de potência a energia que está a ser produzida alimenta o berbequim em trabalho contínuo, isto é, sem necessitar de energia extra acomulada na bateria ?
cumprimentos
obrigado

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MacSousa »

hynek Escreveu:
q x h x 6 = p

exemplo:
desnível 10 m
potência = 0,6 kw
só mais uma coisa:
na formula o factor 6 é obtido da acelaração gravitacional (9,8..) deduzindo a quebra de cerca de 30% entre a energia bruta e a energia útil?
se assim for posso considerar que esta formula já dá a energia útil do sistema ou não?

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

macsousa Escreveu:obrigado
essa formula faltava-me e é muito importante para avaliar as potencialidades.

sobre o tipo de gerador, também estava a pensar no alternador de automovel. sei que tenho que desmultiplicar a rotação até > 2000 rpm mas isso consegue-se facilmente
há uma duvida relativamente ao uso do alternador. no exemplo que dá obtem-se uma potência de 0,6 kw. ora se usar um alternador 12v vou ter 600 w a 12v. ao fazer a correcção para 220 v mantemos os 600 w ou a potência cai na proporção?

se, por ex e utilizando aqueles valores que indicou de caudal e diferença de nível, tiver o alternador 12 v a produzir os tais 600 w a alimentar uma bateria de automóvel, aplicar um modelador para 220 v à saída da bateria e ligar a um berbequeim de 600 w (220 v) de potência a energia que está a ser produzida alimenta o berbequim em trabalho contínuo, isto é, sem necessitar de energia extra acomulada na bateria ?
cumprimentos
obrigado
tensão é uma coisa, potência é outro (para calcular esta precisamos tensão e corrente), quando temos corrente contínua, podemos calcular a potência assim:
12 v (volt) x 50 a (ampér) = 600 w (watt)

com corrente alternada a fórmula é um bocado diferente. tens de contar sempre com perdas quando fazes da cc uma ca. depende das condições, material usado, metodologia, etc.... por isso não dá para uma máquina de igual potência.

os tais 600 w cc podem dar uns 400 w ac. o resto é calor produzido pelo ondulador.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

macsousa Escreveu:
hynek Escreveu:
q x h x 6 = p

exemplo:
desnível 10 m
potência = 0,6 kw
só mais uma coisa:
na formula o factor 6 é obtido da acelaração gravitacional (9,8..) deduzindo a quebra de cerca de 30% entre a energia bruta e a energia útil?
se assim for posso considerar que esta formula já dá a energia útil do sistema ou não?
sim, mais ou menos:

g (9,81) x rendimento da turbina (uma deste tamanho terá uns 80%) x rendimento do alternador (uns 80%).
a realidade pode ser diferente. também temos perdas de carga no circuito de água.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

cmatos02
Membro
Membro
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm

calculo de vazao de agua

Mensagem por cmatos02 »

este site pode lhe ajudar bastante http://www.alterima.com.br/vazao.htm

EVFan
Membro
Membro
Registado: terça dez 08, 2009 10:10 pm

Mini hídricas - situação e potência einstalada

Mensagem por EVFan »

olá pessoal
tenho um trabalho para fazer sobre mini hídricas
alguém tem mapas de distribuição das mini hídricas no nosso país? nem que seja de 1900 pico?
preciso também de dados sobre potências instaladas!
obgdo
E Muitos Electrões

hrff
Membro
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:20 pm

Microhídricas

Mensagem por hrff »

boa tarde a todos...

costumo visitar este fórum com alguma regularidade pois pretendo vir a ser microprodutor, será que alguém me sabe dizer se existe alguma instalação de microgeração recorrendo a uma microhídrica?
estou particularmente interessado nesta tecnologia pois tenho um terreno propicio para este efeito.
tenho visto alguns sites e existem algumas midroturbinas hídricas denominadas por comfort220 mas não consigo encontrar nenhuma informação relativamente a estas microturbinas, não se se é um fabricante ou apenas um modelo, será que alguém me pode ajudar?

abc

hugo

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Microhídricas

Mensagem por serges »

olá

creio que o unico será o hynec, é o unico no forum mas podem sempre aparecer mais...

experimenta enviar lhe um mail!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

hynek
Staff Member
Staff Member

Re: Microhídricas

Mensagem por hynek »

no passado e também recentemente fui abordado por várias pessoas com pedidos de ajuda para aproveitar energia hídrica dos pequenos cursos de água, para gerar electricidade para aquecimento ou iluminação. em princípio trata-se de um gerador que não será movido por um motor a gasolina ou gasóleo, mas a água.

este desafio parece-me interessante. posso aproveitar meus conhecimentos sobre mini-hídricas, adquirir conhecimentos necessários e levar tudo para o campo prático.

já desenvolvi uns modelos para calcular as dimensões e características das micro-turbinas para começar, as turbinas do tipo cross-flow (mitchel-bánki) e pelton, já que estas são as mais simples e fáceis de construir.

calculei e já estou a desenhar a primeira micro-turbina cross-flow, para um local real. também já tenho quem a executa. daqui poderá surgir, espero eu, uma experiência interessante e inspiradora para muitas pessoas. noutras partes do mundo, mais desenvolvido e avançado, este ramo está muito adiantado. talvez portugal seja um país que já esteja maduro para isso também. vamos ver.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Micro-Produção”