Importação Microgeração 3,45 kW
-
toino
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta dez 01, 2010 10:03 pm
Importação Microgeração 3,45 kW
boas, sou recente leitor do vosso forum, acabei de me registar para tentar aprender e partilhar com voçês todos.
estou interessado na venda de energia fotovoltaica, já tenho pré registo e estou a comparar propostas.
se comprar em portugal fica-me a instalação em ca. 18.000€ tudo montado.
se comprar o mesmo sistema importado fica-me a instalação em ca. 10.000€ tudo montado.
as minhas duvidas são as seguintes:
1. o equipamento é o mesmo, seja o orçamentado cá em portugal ou o para importação.
se importar o sistema uma emprensa de montagem e instalação ( não a que vende o eqipamento!!!!!) pode montar e tratar de toda a burocracia par chegar ao fim, ligação é rede, vistorias, certiel, edp, etc..... ?
estou interessado na venda de energia fotovoltaica, já tenho pré registo e estou a comparar propostas.
se comprar o mesmo sistema importado fica-me a instalação em ca. 10.000€ tudo montado.
1. o equipamento é o mesmo, seja o orçamentado cá em portugal ou o para importação.
se importar o sistema uma emprensa de montagem e instalação ( não a que vende o eqipamento!!!!!) pode montar e tratar de toda a burocracia par chegar ao fim, ligação é rede, vistorias, certiel, edp, etc..... ?
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Importação Microgeração 3,45 kW
boas!
partindo do principio que todo o equipamento está homologado e certificado para instalações em portugal, na minha modesta opinião, trata-se apenas de um pormenor (€€€...?) um acordo monetário para tratar da burocracia e instalação, de uma empresa certificada para este fim e de preferência nacional...
com esta crise, julgo que não será muito difícil encontrar, mas isto sou eu a pensar alto...!?!?
deve ver bem as questões das garantias dos equipamentos, quem as assume???...deve ficar com documentação bem explicita nesta matéria!
partindo do principio que todo o equipamento está homologado e certificado para instalações em portugal, na minha modesta opinião, trata-se apenas de um pormenor (€€€...?) um acordo monetário para tratar da burocracia e instalação, de uma empresa certificada para este fim e de preferência nacional...
com esta crise, julgo que não será muito difícil encontrar, mas isto sou eu a pensar alto...!?!?
deve ver bem as questões das garantias dos equipamentos, quem as assume???...deve ficar com documentação bem explicita nesta matéria!
-
toino
Autor do tópico - Membro

sim o painel tem 12 anos de garantia ao produto e as restantes garantias de rendimento, o inversor é da sma e tem o habitual, 5 anos. o fornecedor é uma grande empresa internacional alemã. só não compro é a estrutura para o telhado deles porque fica muito cara no transporte. essa posso comprar cá, não sei é aonde ? já contactei uma empresa port. e ficarão a olhar para mim porque só queria preço da estrutura e não do resto.
podem dar-me uma sugestão onde posso comprar estruturas ?
tenho que elevar os paineis a 30º.
podem dar-me uma sugestão onde posso comprar estruturas ?
tenho que elevar os paineis a 30º.
-
cmm
- Membro Dedicado

- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
boa tarde, ponho algumas reservas a essa instalação chave na mão de 10000,00€, quanto aos 18000,00 se a potênciafor só 3.45kw também acho que o orçamento é um pouco elevado, mas não aconselho a inventar muito em relaçao à execução de uma micro produçãomas força.
toino Escreveu:boas, sou recente leitor do vosso forum, acabei de me registar para tentar aprender e partilhar com voçês todos.
-
toino
Autor do tópico - Membro

caro cmm, são os orçamentos que recebi,
por 10.000€ compro o sistema lá fora, compro a estrutura em portugal, o contador de venda, etc...e mando instalar tudo por uma empresa nacional. os trabalhos de construção civil tb são da minha responsabilidade (rosos, etc...).
mas, ainda não tenho resposta á minha pergunta inicial:
por 10.000€ compro o sistema lá fora, compro a estrutura em portugal, o contador de venda, etc...e mando instalar tudo por uma empresa nacional. os trabalhos de construção civil tb são da minha responsabilidade (rosos, etc...).
mas, ainda não tenho resposta á minha pergunta inicial:
-
PaulOL
- Membro Gold

boas! toino
por curiosidade, pode-se saber em quanto lhe fica só o equipamento "lá fora" e já agora quais são os equipamentos em questão?
para mim já não faz qualquer diferença, mas para os futuros mps era uma boa dica para perceber os €€€ que se poderão estar a desperdiçar, se for esse o caso...!
já agora, já encontrou alguma empresa portuguesa que lhe faça a montagem e trate da certificação?
boa sorte
por curiosidade, pode-se saber em quanto lhe fica só o equipamento "lá fora" e já agora quais são os equipamentos em questão?
para mim já não faz qualquer diferença, mas para os futuros mps era uma boa dica para perceber os €€€ que se poderão estar a desperdiçar, se for esse o caso...!
já agora, já encontrou alguma empresa portuguesa que lhe faça a montagem e trate da certificação?
boa sorte
-
gpn
- Membro

- Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm
esse orçamento já inclui iva? sendo uma compra intracomunitária não paga iva na compra, mas apenas na venda ao consumidor final.
-
toino
Autor do tópico - Membro

aqui vai:paulol Escreveu:boas! toino
1. 14 paineis baxthor btm-250w-zn
2. sma sunny boy sb4000tl-20
3. 100m cabo 6mm2
4. 200 tomadas mc4 + 200 fichas mc4 de ligação
5. transporte 250€ (1 palete)
subtotal 6.550€ sem iva (somos empresa e vamos compra para nós)
5. contador de venda - falta
6. estrutura inclinação 30º - falta
7. montagem, instalação, certificação - falta
ainda não tenho preços para a instalação de uma empresa.
-
JDuarte
- Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
boas,
segundo informação do site srm o inversor cotado não serve para o regime bonificado em portugal, terá de ter cuidado com esses pequenos/grandes detalhes.
segundo informação do site srm o inversor cotado não serve para o regime bonificado em portugal, terá de ter cuidado com esses pequenos/grandes detalhes.
-
toino
Autor do tópico - Membro

obrigado jduarte, ainda não me tinha apercebido.
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
atençao aos 3500w de pot. de paineis ,isso vai dar pouco rendimento, essa potencia ao fim de limpo, pouco mais dá de 17 kw dia , isto no verao ,porque de inverno mesmo com sol , ai meu deus, tudo o que seja menos de 4300w de paineis é pouco.toino Escreveu:aqui vai:paulol Escreveu:boas! toino
1. 14 paineis baxthor btm-250w-zn
2. sma sunny boy sb4000tl-20
3. 100m cabo 6mm2
4. 200 tomadas mc4 + 200 fichas mc4 de ligação
5. transporte 250€ (1 palete)
subtotal 6.550€ sem iva (somos empresa e vamos compra para nós)
5. contador de venda - falta
6. estrutura inclinação 30º - falta
7. montagem, instalação, certificação - falta
ainda não tenho preços para a instalação de uma empresa.
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
toino
Autor do tópico - Membro

atençao aos 3500w de pot. de paineis ,isso vai dar pouco rendimento, essa potencia ao fim de limpo, pouco mais dá de 17 kw dia , isto no verao ,porque de inverno mesmo com sol , ai meu deus, tudo o que seja menos de 4300w de paineis é pouco.
jama, queres dizer que deviam ser mais painéis ?? olha que só posso injectar 3.45kw
jama, queres dizer que deviam ser mais painéis ?? olha que só posso injectar 3.45kw
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
olha os 3.45kw é a potencia nominal que se aplica ao inversor,e este valor nao pode ser ultrapassado, agora potencia de paineis podes meter o que quiseres desde que o inversor aguente.porque depois a que descontar as perdas do sistema,para ficares com uma ideia le este topico aqui http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 15#p137515toino Escreveu:atençao aos 3500w de pot. de paineis ,isso vai dar pouco rendimento, essa potencia ao fim de limpo, pouco mais dá de 17 kw dia , isto no verao ,porque de inverno mesmo com sol , ai meu deus, tudo o que seja menos de 4300w de paineis é pouco.
O SOL quando nasce é para todos

-
PaulOL
- Membro Gold

jama, queres dizer que deviam ser mais painéis ?? olha que só posso injectar 3.45kw[/quote]
boas! toino
vai-me desculpar, mas por esta sua ultima frase, dá para ver que ainda esta um pouco verde nesta matéria, se não vejamos:
os 3.45kw não é o limite que pode injectar mas sim o limite da potencia nominal do inversor, agora a potencia máxima já pode ser o que o aparelho der e quanto mais melhor...
só para que saiba o "jama" tem um srº.inversor que injecta muito acima dos 4 kw que dá pelo nome de fronius ig40, se que não dá para quem tem contrato de 3.45kw, visto que a potencia nominal é de 3.50kw.
se fizer uma pesquisa aqui no forum, vai verificar que a maioria tem de potencia instalada superior a 4.000 wp ou muito próximo deste valor. no meu caso tenho para esse mesmo contrato, 4.140wp, mas espero não ficar por aqui...
boas! toino
vai-me desculpar, mas por esta sua ultima frase, dá para ver que ainda esta um pouco verde nesta matéria, se não vejamos:
os 3.45kw não é o limite que pode injectar mas sim o limite da potencia nominal do inversor, agora a potencia máxima já pode ser o que o aparelho der e quanto mais melhor...
só para que saiba o "jama" tem um srº.inversor que injecta muito acima dos 4 kw que dá pelo nome de fronius ig40, se que não dá para quem tem contrato de 3.45kw, visto que a potencia nominal é de 3.50kw.
se fizer uma pesquisa aqui no forum, vai verificar que a maioria tem de potencia instalada superior a 4.000 wp ou muito próximo deste valor. no meu caso tenho para esse mesmo contrato, 4.140wp, mas espero não ficar por aqui...
-
toino
Autor do tópico - Membro

boas, claro que sou verde, mas espero lá chegar.
já vi que p. expl. o kaco powador 3600 xi dcs 3.45 pt dá, e o forum falam muito bem dele.
eu tenho cá um orçamento que refere esse inversor. possivelmente não consigo importar esse inversor e devo comprar cá ?
quais são os outros inversores que recomendam para a mp de 3.45 ?
já vi que p. expl. o kaco powador 3600 xi dcs 3.45 pt dá, e o forum falam muito bem dele.
eu tenho cá um orçamento que refere esse inversor. possivelmente não consigo importar esse inversor e devo comprar cá ?
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
para uma 3.45 só recomendo um inversor.... o kaco 3600dcs pt.toino Escreveu:boas, claro que sou verde, mas espero lá chegar.
de resto não vejo melhor alternativa.
para as 3.68, ou o sma 3.68 ou o fronius (dependendo da potencia de paineis que se pretende colocar).
abraço
-
toino
Autor do tópico - Membro

obrigado valter silva,
um á parte:
mais uma vez os grandes engenheiros da edp, certiel e sabe-se lá quêm mais, andou a inventar especificações para inversores muito específicos, para esta nação. era tão fácil pegar no que é produzido em serie e em grande volume para ser aplicado cá. mas não, no meu caso necessito de um inversor com 3450 w de potência nominal, e não com 3300, 3500, 3800, 4000, etc......
tudo para comprar um inversor especifico para portugal, no meu caso o kaco powador 3600 xi dcs 3.45 pt.
ainda bem que há uma opinião positiva sobre este kaco
são uns filhos da p**a, não me admiro que internacionalmente nos viram as costas, são mesmo escumalha os nosso governantes
mas eu vou lixa-los, vou aumentar o défice, vou comprar a microgeração lá fora
um á parte:
mais uma vez os grandes engenheiros da edp, certiel e sabe-se lá quêm mais, andou a inventar especificações para inversores muito específicos, para esta nação. era tão fácil pegar no que é produzido em serie e em grande volume para ser aplicado cá. mas não, no meu caso necessito de um inversor com 3450 w de potência nominal, e não com 3300, 3500, 3800, 4000, etc......
tudo para comprar um inversor especifico para portugal, no meu caso o kaco powador 3600 xi dcs 3.45 pt.
ainda bem que há uma opinião positiva sobre este kaco
são uns filhos da p**a, não me admiro que internacionalmente nos viram as costas, são mesmo escumalha os nosso governantes
mas eu vou lixa-los, vou aumentar o défice, vou comprar a microgeração lá fora
-
PaulOL
- Membro Gold

mas eu vou lixa-los, vou aumentar o défice, vou comprar a microgeração lá fora [/quote]
completamente errado...está a "lixar-nos" a todos, depois não se queixe, + + + iva, + + + portagens, - - -apoios sociais...etc, etc.
completamente errado...está a "lixar-nos" a todos, depois não se queixe, + + + iva, + + + portagens, - - -apoios sociais...etc, etc.
-
toino
Autor do tópico - Membro

pauolol,
os meus descontos no passado, chegavam para pagar 5 reformar médias, no futuro não sei se vou beneficiar com isso, porque certamente algum governante o vai esperdiçar,
o meu iva é pago a tempo e horas,
os custos com as portagens nos autoestradas de m****a neste país, ficam para mim sozinho em ca. 1400€ anuais,
sabes que um cidadão suiço paga 30€ para usar os autoestradas durante um ano ?
apoios sociais graças a deus não necessito, mas confirmo que este pais não é socialmente justo,
como tb não é justo no o seu rigor fiscal,
portanto este país tem que bater no fundo ,para recomeçar de novo!
os meus descontos no passado, chegavam para pagar 5 reformar médias, no futuro não sei se vou beneficiar com isso, porque certamente algum governante o vai esperdiçar,
o meu iva é pago a tempo e horas,
os custos com as portagens nos autoestradas de m****a neste país, ficam para mim sozinho em ca. 1400€ anuais,
sabes que um cidadão suiço paga 30€ para usar os autoestradas durante um ano ?
apoios sociais graças a deus não necessito, mas confirmo que este pais não é socialmente justo,
como tb não é justo no o seu rigor fiscal,
portanto este país tem que bater no fundo ,para recomeçar de novo!
-
PaulOL
- Membro Gold

boas! toino
estimo em vê-lo falar assim… por muitos anos!
quanto ao pagar, estamos iguais…
apoios sociais, para que se saiba, também não são para mim, mas para quem realmente precisa, é nesses que estou a pensar!
voltando ao tema principal, então não pode aplicar um sma 3.300?
julgo que pode, mas não deve, pois fica a perder para o kaco 3600, quanto a superior é evidente que não, aqui comungo a desilusão , porque se não neste momento não tinha um kaco, mas sim um outro srº.inversor…
os painéis baxthor btm-250w-zn, em termos de perdas por temperatura, não parecem ter um bom valor em (p) -0.5 %/k, vai condicionar alguma produção principalmente no verão, quando eles deviam produzir no máximo.
já encontrou alguma empresa, que aceite as suas condições?
1 abraço
estimo em vê-lo falar assim… por muitos anos!
quanto ao pagar, estamos iguais…
apoios sociais, para que se saiba, também não são para mim, mas para quem realmente precisa, é nesses que estou a pensar!
voltando ao tema principal, então não pode aplicar um sma 3.300?
julgo que pode, mas não deve, pois fica a perder para o kaco 3600, quanto a superior é evidente que não, aqui comungo a desilusão , porque se não neste momento não tinha um kaco, mas sim um outro srº.inversor…
os painéis baxthor btm-250w-zn, em termos de perdas por temperatura, não parecem ter um bom valor em (p) -0.5 %/k, vai condicionar alguma produção principalmente no verão, quando eles deviam produzir no máximo.
já encontrou alguma empresa, que aceite as suas condições?
1 abraço