Qual o melhor seguidor?
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Qual o melhor seguidor?
viva,
gostaria de saber qual a vossa opinião relativamente a estes seguidores:
1 - seguidor solar 2 eixos degger 5000 nt
2 - seguidor solar 2 eixos sr04 martifer solar
obrigado.
gostaria de saber qual a vossa opinião relativamente a estes seguidores:
1 - seguidor solar 2 eixos degger 5000 nt
2 - seguidor solar 2 eixos sr04 martifer solar
obrigado.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Re: Qual o melhor seguidor?
já la vão 78 visitas. ninguém me sabe informar?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
jasmim Escreveu:já la vão 78 visitas. ninguém me sabe informar?
viva! jasmim
com paciência, alguém lhe dirá algo sobre o assunto, da minha parte estou a zero, o meu sistema é fixo e nunca me debrucei sobre essa questão.
até
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 08, 2009 12:48 pm
viva!
também passei pelo mesmo dilema, mas para além dos seguidores que refere tinha também os da dasoluz, pesos, feina e da clavijo (com posicionamento por relógio astronómico).
acabei por optar pelo deger 5000nt.
o da martifer não se pode considerar um seguidor de dois eixos, mas sim de eixo e meio. na própria documetação do seguidor é revelada uma eficiência menor que a de um seguidor de 2 eixos e maior que os seguidores de um eixo.
outro ponto que me levou a escolher o deger: a montagem. é só fazer o maciço, esperar 1 a 2 dias para consolidação e colocar a estrutura no topo (apertar 8 parafusos) e já está.
o da martifer requer muitos mais parafusos e tem somente um motor. o segundo eixo é conseguido mecanicamente com através de um cardan. o seguimento é também feito por relógio astronómico: sabe-se que no ano 4056 o sol estará na posição xy às h horas.
o deger faz o seguimento por dois sensores colocados na estrutura. e tenta maximizar a radiação solar recebida. porém, em dias com muitas abertas (nuvens e sol)desloca-se muitas vezes para a posição horizontal para receber mais radiação.
como a questão da montagem só é relevante para o instalador, pondere o custo de um e de outro, assim como os prováveis tempos de paragem: todos dizem que não é necessária manutenção, mas sabemos que dois motores têm mais probabilidade de avaria que um, assim como os sensores. a lubrificação é exigida em todos os modelos.
cumprimentos,
rui
também passei pelo mesmo dilema, mas para além dos seguidores que refere tinha também os da dasoluz, pesos, feina e da clavijo (com posicionamento por relógio astronómico).
acabei por optar pelo deger 5000nt.
o da martifer não se pode considerar um seguidor de dois eixos, mas sim de eixo e meio. na própria documetação do seguidor é revelada uma eficiência menor que a de um seguidor de 2 eixos e maior que os seguidores de um eixo.
outro ponto que me levou a escolher o deger: a montagem. é só fazer o maciço, esperar 1 a 2 dias para consolidação e colocar a estrutura no topo (apertar 8 parafusos) e já está.
o da martifer requer muitos mais parafusos e tem somente um motor. o segundo eixo é conseguido mecanicamente com através de um cardan. o seguimento é também feito por relógio astronómico: sabe-se que no ano 4056 o sol estará na posição xy às h horas.
o deger faz o seguimento por dois sensores colocados na estrutura. e tenta maximizar a radiação solar recebida. porém, em dias com muitas abertas (nuvens e sol)desloca-se muitas vezes para a posição horizontal para receber mais radiação.
como a questão da montagem só é relevante para o instalador, pondere o custo de um e de outro, assim como os prováveis tempos de paragem: todos dizem que não é necessária manutenção, mas sabemos que dois motores têm mais probabilidade de avaria que um, assim como os sensores. a lubrificação é exigida em todos os modelos.
cumprimentos,
rui
-
obrigado aos dois.
assim estou mais esclarecido. penso que vou optar pelo deger.
assim estou mais esclarecido. penso que vou optar pelo deger.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 08, 2009 12:48 pm
olá!
os outros também têm protecção para ventos fortes (intensidade superior a 10m/s).
rui
os outros também têm protecção para ventos fortes (intensidade superior a 10m/s).
rui
-
- Membro
- Registado: quarta abr 21, 2010 11:54 pm
olá eu gostava de ter esclarecimentos em relação aos ventos fortes que obrigam o(s) seguidor(res) a colocar-se na horizontal, estou numa area muito ventosa e perto do mar, gostaria de saber o limite de estabilidade da estrutura aos ventos.
-
- Membro
- Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm
viking-tuga Escreveu:olá eu gostava de ter esclarecimentos em relação aos ventos fortes que obrigam o(s) seguidor(res) a colocar-se na horizontal, estou numa area muito ventosa e perto do mar, gostaria de saber o limite de estabilidade da estrutura aos ventos.
viva açores, lindas ilhas pelas quais fiquei "apaixonado" breve voltarei para mais 1 semana..
o que me admira é pensar em fotovoltaica e não eólica. pelo menos no pico encontrei um gerador de 5kw que considero um dos melhores do mercado embora seja fabricado na china. tem software de control e "self driven" por estação meteo.
sobre os seguidores, nem todos têm a particularidade da posição de segurança, determinada por anemómetro. mesmo tendo anemómetro, são raros aqueles que depois do por do sol se colocam em defesa, pois o sistema entra em "sleeping mode" durante a noite para poupança de energia e fica totalmente inactivo até ao nascer do sol do dia seguinte. esta questão é muito importante e nos meus conhecimentos de há longos anos só conheço um software que o faz. este software tem como base o calculo astronómico e, por incrível que pareça é de desenvolvimento português na sua totalidade. tenho o prazer de conhecer o autor com o qual colaborei para um projecto de focagem por espelhos.
cuidado com a velocidade média do local que poderá ser um impedimento para o sistema fotovoltaico
o mesmo poderá ficar eternamente em defesa...