viva ao forum,
tenho uma moradia 3 pisos, em que o aquecimento central é exclusivamente feito por um recuperador de calor a lenha. o sistema está preparado para uma outra fonte de aquecimento (gasóleo ou gás?).
também tenho pré-instalação para ar condicionado.
ora o meu problema, é que o aquecimento apenas por lenha não é suficiente para aquecer a casa (moro em braga, onde as temperaturas podem ser bastantes baixas).. e estou a pensar em alternativas.
gasóleo não me agrada muito por questões ambientais e também pela constante subida do preço do gasóleo. gas também não é opção, pq o canalisado ainda não chegou ao local onde moro.
posto isto vejo duas alternativas:
1 - ar condicionado
será que compensa e que tem rendimento nas alturas de maior frio?
qualidade do ar? é um problema? ou com as novas máquinas já não é um problema
2 - bombas de calor
pelo que tenho visto existem duas possibilidades: alta temperatura e baixa temperatura.
quais as diferenças? na alta temperatura, posso continuar a usar os meus actuais radiadores? e na baixa temperatura tenho de colocar uns ventilo-convectores?
qual é mais vantajosa?
podem ajudar-me nesta questão?
desde já o meu obrigado
Problemas com Aquecimento Central Lenha - ALTERNATIVAS
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Problemas com Aquecimento Central Lenha - ALTERNATIVAS
boas
sugiro que procures mais info sobre pellets. penso que seja a solução mais económica
sugiro que procures mais info sobre pellets. penso que seja a solução mais económica
-
algumas questões sobre pellets:
1 - qual é o custo de uma caldeira a pellets? (o meu recuperador actual é de 22.000kcal)
2 - qual o custo das pellets? qual o custo médio por mês se tiver sempre a caldeira a trabalhar para uma temperatura de 18 a 19ºc?
3 - autonomia da caldeira? (de quanto em quanto tempo e com que quantidade de pellets tenho de carregar a caldeira)
agradeço a quem me puder ajudar
1 - qual é o custo de uma caldeira a pellets? (o meu recuperador actual é de 22.000kcal)
2 - qual o custo das pellets? qual o custo médio por mês se tiver sempre a caldeira a trabalhar para uma temperatura de 18 a 19ºc?
3 - autonomia da caldeira? (de quanto em quanto tempo e com que quantidade de pellets tenho de carregar a caldeira)
agradeço a quem me puder ajudar
-
estive a fazer mais umas pesquisas e uns orçamentos depois, eis as minhas conclusões:
1 - tenho um orçamento para uma ecoforest de 24kcal por 3200€ e para uma de 29kcal para 3900€
o que acham? é uma boa marca? está a um bom preço ou sugerem alternativas?
2 - custo das pellets, 15kg por 3,75€
disseram-me que para a de 24kcal gastaria um saco de 15kg por dia.. porque segundo me disse o vendedor tinha um consumo de 2kg/hora.
alguém me pode dar feedback sobre estes valores? são realistas ou devo esperar por consumos maiores
3 - autonomia: os 40kg (ou 60 kg) de depósito dão para cerca de 3 dias (de acordo com os consumos acima)
confirma-se? e em termos de limpeza, de qt em qt tempo teria de limpar as cinzas? (falaram-me numa semana para os modelos acima)
procuro opiniões, porque não conheço quem tenha caldeira a pellets e acho que o objectivo do forum é mesmo trocar experiências para ajudar a tomar decisões acertadas
1 - tenho um orçamento para uma ecoforest de 24kcal por 3200€ e para uma de 29kcal para 3900€
o que acham? é uma boa marca? está a um bom preço ou sugerem alternativas?
2 - custo das pellets, 15kg por 3,75€
disseram-me que para a de 24kcal gastaria um saco de 15kg por dia.. porque segundo me disse o vendedor tinha um consumo de 2kg/hora.
alguém me pode dar feedback sobre estes valores? são realistas ou devo esperar por consumos maiores
3 - autonomia: os 40kg (ou 60 kg) de depósito dão para cerca de 3 dias (de acordo com os consumos acima)
confirma-se? e em termos de limpeza, de qt em qt tempo teria de limpar as cinzas? (falaram-me numa semana para os modelos acima)
procuro opiniões, porque não conheço quem tenha caldeira a pellets e acho que o objectivo do forum é mesmo trocar experiências para ajudar a tomar decisões acertadas